O ESPÍRITO SANTO O DEUS SOBERANO.

ESPÍRITO SANTO O DEUS SOBERANO.

 PNEUMATOLOGIA  
A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO.                         
Tópicos da matéria:



DEFINIÇÃO DA MATÉRIA –I


    O Assunto em questão parafraseia o digno e poderoso Espírito Santo de Deus, teologicamente aluzido como a 3ª Pessoa da Santíssima Trindade. Então os tópicos a serem abordados neste estudo são:


* O ESPÍRITO DE DEUS.
* COMO É QUE A BÍBLIA NOS APRESENTA  ELE?
* NOMES QUE O IDENTIFICAM.
* O ESPÍRITO SANTO É UM SER PESSOAL?
* O ESPÍRITO SANTO É DEUS?
* POR QUE ELE É TAMBÉM É CHAMADO DE O ESPÍRITO DE CRISTO?                           
* O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS!
* O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO  NA VIDA DA IGREJA.
* BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO UMA REALIDADE.
* DONS DO ESPÍRITO SANTO.
* O FRUTO DO ESPÍRITO.
* ELE PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO DOS SANTOS?
* COMO SERÁ SUA PARTICIPAÇÃO NA GRANDE TRIBULAÇÃO?


Desenvolvimento da lição:


Texto: “Eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro consolador, para estar convosco para sempre” (Jo 14.16).

O objetivo deste assunto é: 

1-      Apresentar o Espírito santo.
2-      Saber sobre suas diversas operações.
3-      Seu papel como Deus.
4-      Sua obra.
5-      Seus nomes.
6-      Compreender o significado e direção de sua operação.

*DEFINIÇÃO DA MATÉRIA II.

     O Assunto em evidência trata sobre o Santo Espírito de Deus. A Matéria em questão é chamada de PNEUMATOLOGIA! Que compreende as junções Gregas de: Pneuma=Fôlego; E Logia= Tratado, Discurso Expressão, Ciência, Palavra, Estudo, Doutrina, e etc.

Note: Pneumatologia é “A Ciência que procura estudar a pessoa do Divino Espírito Santo”! O termo mais apropriado para esta definição é o que intitula esta matéria: “A Doutrina do Espírito Santo”!

Agora outra observação: Essa Ciência também é identificada por: PARACLETOLOGIA! Oriundo também do grego Paracleto, é uma expressão que sig. Advogado ajudador, ainda Consolador!

→A definição de fato é: Paracletologia é a Matéria que estuda as qualidades e atributos funcionais do Santo Espírito de Deus! Amém!         

*O ESPÍRITO DE DEUS.

      Por que Ele é chamado assim?  1º Por que Procede de Deus, (Jo 15.26); 2º Por que Ele é: a Essência viva de Deus em ação. 3º Por que Ele é o Próprio Deus em movimento (Gn 1.2). Neste estudo veremos que Ele, O Pai e o Filho, são uma, Só Essência Divina!
Porém para compreendermos essa ação Divina é preciso visualizar a doutrina da Santíssima Trindade Isto já abordado na Matéria que envolve a Divindade Plena de Jeová!

     Como isto é possível? Bom, só para desencargo de consciência, seria mais ou menos assim:  Somos uma Xerox da original, porém nossas partes não podem se SEPARAR e andar por ai! Mais podem desejar coisas diferentes, como?

1- Nosso corpo deseja. 2- Nossa alma se emociona. 3- Nosso espírito tem sede.

Obs: Estes três focos fazem partes de uma psicologia divina. Esses três sentimentos junto formam o que precisamos realmente nesta vida!

Note: Um homem sem emoção não vive vegeta! Sem desejo, é uma máquina fria sem vida, esta morta! Sem sede, é sem razão! Como se pode vê, um completa o outro, somos chamados de seres tricotômicos, temos alma, corpo e espírito. Feitos a imagem e semelhança do Pai do Filho e do Espírito Santo! Isto só comprova a expressão Divina: “Façamos o homem a nossa imagem e conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26)! E expressão: “Espírito de Deus” sig. Que Ele vem, procede do Deus Pai! Ele é a razão da Trindade. Veja como: Toda blasfêmia contra o Pai e o Filho serão perdoadas, porém contra o Espírito Santo não será perdoada! Por que dirigir qualquer blasfêmia contra Ele, é atacar a razão da Trindade, menosprezar a lógica Divina!

*COMO É QUE A BÍBLIA NOS APRESENTA ELE?

     Segundo a Bíblia Ele é uma Deidade plena (At 5.3,4). Entenda: A expressão Deidade sig. Aquele que possui qualidades Divinas!
A Bíblia expressa essa Divindade na criação, onde a mesma o apresenta como:

1- O Criador... (Gn 1.2; 26). Foi (Ele quem ornou os Céus “Jó 26.13”), A Conjectura de Gênesis se consolida com (Sl 104.30). Ele foi enviado para dar vida, criar, e renovar a face da terra!

Note: O segundo versículo da escritura diz que ele aparecia: “Se movendo sobre a face das águas; O que isto quer dizer? Simples Ele estava ali como preservador da terra, pois logo, logo ela a (a terra) sairia de seu estado Caótico para dar vida à nova criação de Deus! (cf Gn 1.1-27).

2-  Como promessa do Pai (Is 11.1; Jl 2.28,29; Ap5. 5).
3-  Como Enviado do Pai e do Filho Jesus (Jo 14.8-18). 
4-  Como Enviado da graça (Zc 12.8-10). 
5-  Como Espírito de adoção (Rm 8.13-17).
6-  Como Espírito da verdade (1ª Jo 5.6-12). 
7-  Como Espírito da glória de Deus (1ª Pe 4.12-16). Isto é só uma prévia há muitas outras referências sobre este sacro assunto!


*NOMES QUE O IDENTIFICAM:

     As Escrituras Sagradas, se refere a  cada uma das Essências da Divindade Plena, com nomes  e atributos pessoais relacionados a eles! Dentre as muitas, que já foram citados sobre Jeová, assim como diversos nomes, o mesmo faz ela (A Bíblia) a respeito deste Insigne Ser (O Espirito Santo). Vamos vê alguns destas qualidades nominais referidas a Ele em particular.
1-      Espírito de Deus, (1ª Jo 4.2; Rm 8.14,26).
2-      Espírito de Cristo. (At 6.7).
3-      Espírito Consolador.
4-      Espírito da promessa. (Jl 2.28,29; Lc 24.49; Ef 1.13).
5-      Espírito da graça. (Zc 12.10). Sendo Ele o Espírito do favor imerecido, aqueles que desdenham da sua obra serão castigados severamente (Hb 10.29; Zc 12.10). É ainda chamado de o Espírito da graça por que sua ação tinha como eficácia demonstrar a GRAÇA de Deus em Jesus Cristo!
6-      Espírito de Santidade. Sendo Divino Ele é todo poderoso, e santo como o Pai como o Filho: Veja que Isaías Registra a expressão Santo: três vezes; “Santo, Santo, Santo...” (Is 6.3). Uma para o Pai, outra para o Filho, e outra para Ele! Santo porque procede da Divindade plena, no Pai e no Filho!
7-      Espírito de adoção. (Rm 8.15; 16). Quando o pecador recebe a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, Ele é adotado pelo Espírito Santo (Gl 4.6)!
8-      Espírito de verdade. (Jo 14.17).
9-      Espírito de glória. (1ª Pe 4.14).


Obs: Tais nomes estão relacionados à: “Sua obra, sua operação, seu poder e sua Divindade plena” Vide: Isaías no (Cap. 11.2; 61.1). Onde Ele aparecerá como Mantenedor da obra vicária de Cristo, ungindo e capacitando O Messias, como previsto e anunciado pelo Profeta! Porém: Numa segunda rela de nomes seus atos são apresentados como Capacidades extraordinárias sobre o Cristo que haveria de vir. Veja (Is 11.2):

> O Espírito do Senhor... (vide Is 61.1). 
>O Espírito de sabedoria... (Lc 2.40,52; 1ª Co 1.30).   
> O Espírito de Inteligência..., (Lc 2.47). 
> O Espírito de Conselho,..,E o seu nome será... Conselheiro... (Is 9.6)! 
>O Espírito de Fortaleza,,,, “ Descerá sobre vós a virtude do Espírito Santo...(At 1.8). 
> O Espírito de Conhecimento..., Vide o que Pedro disse sobre Cristo: “Antes crescei na graça e no conhecimento que há em Cristo Jesus...” (2ª Pe 3.18).

     Uma observação: O Espírito Santo é comumente chamado de há 3ª Pessoa da Santíssima Trindade, composta do Pai, do Filho Jesus e DELE (o Espírito Santo)! Se esse conceito é certo então era para ele ser a segunda, pois ele é o segundo SER citado na Bíblia (Gn 1.2). “Bom! Mas isso se explica; a razão é por que ele veio como a terceira manifestação Divina da Trindade, sendo enviado por Jesus a sua Igreja”. Não vos deixarei órfão disse ele (Jesus), enviarei outro consolador que estará convosco para sempre (Jo 16.13). Como já foi dito na Doutrina de Deus, na conjectura da Trindade, Deus poder separa suas Essências, cada uma com vontades e desejos próprios.
1-Na Manifestação dele como o Pai Ele é a Lei, poderoso e inviolável!
2-Na sua Manifestação como Filho Jesus, ele é a Misericórdia, se compadecendo de sua criação mergulhada na miséria do pecado precisando ser salva!
3-Porém! Na pessoa do seu Santo Espírito ele vem como o favor imerecido, mostrando sua graça salvífica, capacitaria e renovadora (At 1.8; 2.1-6; Lc 24.49; Jl 2. 28). Mais adiante falaremos sobre isto com mais precisão!

*O ESPÍRITO SANTO É UM SER PESSOAL?

     Note: Jesus usa pronome pessoal para se referir ao Espírito Santo: “Quando ELE vier...” *(cf Jo 16.8,13;14.26). A Pessoa do Espírito Santo, (como já vimos) é Divina, Soberana e Eterna! Alguns acham que ele não passa de uma força ativa (Como os T. de Jeová, algumas correntes espíritas, e atualmente a Nova Era).                                     

-Veja bem! Força, sopro, vento, fogo, luz resplandecente enfim, não são nomes, são qualidades!  Quando se vê estas coisas procedendo dele, sig que Ele é  Deus!
-O que, o qualifica como pessoa é justamente isso a capacidade de justamente produzir! Veja bem! Produzir: são qualidades descritivas de suas operações!

-Pra finalizar Jesus o chamou de Outro (conjectura pessoal); O identificou como Ele (outra conjectura pessoal). Disse que Ele Ensinaria, consolaria, e guiaria, isso é o que? Força, vento? Ou trata-se de uma pessoa com responsabilidade? Tais quais como aparece no livro de Gênesis. (Gn 1.2), é dito que Ele pairava, estava, andava por cima das águas! Logo Ele é bem pessoal, digo Real! Amém!

1- A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO.

* Um Deus Pessoal.

     O que caracteriza uma pessoa? Isso já foi mencionado Espírito Santo tem personalidade fortíssima! No caso Dele o que caracteriza-o como um ser pessoal?
É o que vamos vê! Isto só nos será possível por meio de seus Atos” vistos e sentidos entre nós!
Obs: Primeiro é preciso saber quer: O Intelecto dele é tremendamente surpreendente! Por quê?
Veja: Ele é chamado de Espírito de Sabedoria, porque é: “Aquele que detém o conhecimento profundo e o discernimento das profundezas de Deus”!

*Segundo “seu “Conhecimento”: Revela-nos que Ele é aquele que tem toda a Ciência do Saber. Veja Jesus mesmo disse “Ele vos ensinara em tudo” (*)!

*Terceiro sua “Inteligência: Sig que Ele é Aquele que age com prudência e com consciência”! (Mt 10.19,20; Ap 2.7). Então não pode ser uma força como alguns afirmam!

1- Age por vontade própria (isto é: Pensa: 1ªCo 2.10,11, 16). Isso é atitude de quem possui personalidade!
2- Ensinam (Jo 14.26). Atitude de quem estar presente compromissado!
3- Consola atitude de quem esta perto!
4- Guiar, Atitude de quem conduz!

Obs: Os Cristãos primitivos eram chamados de seguidores do caminho! Veja por quê? Deus nos escolhe e em seguida nos mostra o caminho de seu favor salvífico! Jesus se manifesta como: O Caminho desta conjectura (Jo 14.6). “Quando o crente descobre o caminho da salvação Deus nos diz: “Este é o caminho andai nele”“. Só que para andarmos neste caminho precisaríamos do auxilio, de alguém que nos servisse de guia, de condutor para nos orientar como andar sem nos desviamos dele! É ai que entra o Espírito Santo. Um Ser pessoal presente entre nós, habitando! (Rm 8.9,11; Ef 2.22); Guiando-nos (v.14).


2- O PERSONALIDADE SENTIMENTAL DO ESPÍRITO SANTO.


*Por acaso o Espírito que em vós habita tem ciúmes?  

     Segundo o raciocínio humano: Uma pessoa é conhecida pelo seu caráter e pela sua personalidade! Este perfil caracteriza os sentimentos, que ao serem vistos no SER, indicam que ele existe como SER real e ativo sobre o plano da existência!

Obs: Tais sentimentos foram vistos no Cristo! Ele amou chorou, ficou triste, sentiu a dor do físico e a da alma! O próprio Deus, também demonstrou seus sentimentos, com sua criação: João nos revela que Ele amou o mundo de tal maneira... (Jo 3.16)! Também demonstrou insatisfação: “Destruirei o homem que criei da face da terra...” (Gn 6,7); estas reações são amostras reais de sentimentos pessoais! Estes mesmos sentimentos também são vistos nele (o Espírito Santo), logo isso prova que ele é real como Pessoa Divina: Esse assunto só nos é necessário por conta dos incrédulos que não acreditam na sua existência, Já nós cremos e vemos suas ações em cada crente! Em virtude disto é a Bíblia quem nos revela seus atos sentimentais, corroborando sua existência como pessoa distinta, porém Pessoa Divina!                                                                                                                                                         
*Segundo a Bíblia os sentimentos do Espírito Santo corroboram com sua personalidade.


2.1- Ele Sente, (Rm 8.26; Gl 4.6).

     Segundo esta revelação dada a Paulo seus sentimentos transcendem, ao ponto de interceder por sua criação com gemidos inexprimíveis. Quando isto ocorre o mesmo se coloca como ajudador dos crentes na hora da oração!

2-2- Ele se entristece, por que Ama, na mesma proporção (Ef. 4.30).

O que pode causa-le tristeza?

1- O inimigo, (Ef 4.27), neste caso, isso só é possível quando o crente da lugar a evasão do diabo!
2- O ato de furtar (Ef 4.28), Todo ato ilícito praticado por qualquer Cristão que seja é de seu desagrado!
3- Palavras torpes (Ef 4.29), O cristão não vive de torpe ganância. Palavras pejorativas e de baixo escalão ferem sua sensibilidade!
4- A Mentira (At 5: 3,5,9,10), por que todos que mentem são considerados filhos do diabo! Os mentirosos ficarão de fora da graça!
5- A Blasfêmia (Mt 12.31,32). Toda blasfêmia contra o Pai e o Filho será perdoada; mas contra Ele não haverá perdão. Por quê? Porque Ele é a ultima manifestação do favor de Deus, pecando-se contra Ele não há ninguém pra intercede! Entende por que Ele é uma pessoa?


3- ELE AGE VOLUNTARIAMENTE.

Como? (1ª Co 12.11) Operando tudo... -(At 20.28), Constituindo... -(At 11.12), Ele fala... -(At 2.4), Ele dirige a fala dos novos revestidos... -(At 13.1,2), Ele separa... -(1ª Tm 4.1), Ele confirma o ministério do crente...    


4- ELE PODE SER RESISTIDO.

1º- (At 7.51)... A dura cerviz do homem! É resistência ao seu operar, todavia é bom lembrar que Ele é Deus e nada resiste ao seu não ao seu poder!
2º- (Gn 6.3)... A carne (Carnalidade)! Falo dos desejos da carne! Uma carne que almeja o pecado não pode atrair o Doce, lindo Espírito Santo!
3º- (1ªTe 5.19)... Nãos estingai-o! Veja: extinguir é deixar a chama se apagar, é não colocar combustível para alimentar as chamas! É não invocá-lo, é não amá-lo, é não reconhecê-lo, é não adorá-lo, tudo isto é extingui-lo!

*O ESPÍRITO SANTO É DEUS? 


      Essa é uma pergunta que não seria mais necessário fazê-la! Todavia, só para redargüir os que insistem em dizer que Ele não passa de uma força ativa! Então é preciso Sim! Aluzirmos sobre esta questão.

Note: O Espírito Santo não é apenas uma influência como muitos pensam, Ele é Deus de fato, ou seja, Ele é Onipotente, Soberano, É Senhor absoluto! Nas Escrituras Ele é chamado de Deus (At 5.3,4). É chamado de Senhor (1ª Co 3.18). A Deidade dele é vista: “Por que três são os que testificam no Céu: O Pai, A Palavra, e o Espírito Santo, e estes três são UM” (1ª Jo 1.7)!

Como Deus ele é:

1- Onisciente. (1ª Co 2.10,11; Sl 139.14,15, 16). Sabe tudo, passado presente e futuro! Nada foge de seu golpe de vista!
2- Onipotente. (At 17.24-28). Pode tudo, é todo poderoso, magnífico em poder!                                      
3- Onipresente. (Sl 139.7-12). O mundo esta em suas mãos, seu trono esta nos céus, mas seus pés estão aqui na terra! Como Deus Ele é Eterno. (Hb 9.14). Auto-existente, não possui passado presente nem futuro! É Soberano. Esta acima de tudo, Ele é Deus.                                                                                                                       
Suas obras como Deus:


1-      Criou: (Gn 1.2; Jó 26.13).
2-      Ressuscitou a Jesus dentre os mortos (Rm 8.11).
3-      Regenera o pecador (Jo 3.5-8).
4-      Jesus o colocou no mesmo patamar de Divindade plena, iguais a Ele e o Pai (Mt 28.19).


*POR QUE ELE É TAMBÉM CHAMADO DE O ESPÍRITO DE CRISTO?        


     É chamado de o Espírito de Cristo por uma questão de Essência, oriunda de sua origem Divina como Deus. Isto não o descaracteriza nem o diminui, pelo contrário valoriza o ministério de Jesus.
Obs: O ministério do Espírito Santo na vida do Mestre era tão real que Paulo o chama de “O Espírito de Jesus (At 16.7), Ainda de o Espírito de Jesus Cristo (Fp 1.19). Em algumas referências. A sintonia de Jesus, com o espírito Santo, era tão forte que Pedro, o chama de Espírito de Cristo (1ª Pe 1.11). Ele aparece também como: o “Espírito de seu Filho”... *(Gl 4.6).
    *Esta fraseologia (Espírito de seu Filho), se consolida com o que disse o próprio Cristo: “Não vos deixarei órfãos”... Note: Esta expressão que dizer que seriamos adotados pelo Espírito Santo, e feitos filhos de Deus segundo a fé (Rm 8.15; Gl 3.26-29). Sim! O próprio Espírito testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16)!  Por quê? Por que, Ele procede de Cristo, pensa e age como Cristo no fator salvação e libertação: Mais uma vez: Paulo irá chamá-lo de Espírito de Cristo (Rm 8.9b), Por que sua ação se consolida com a de Cristo libertar o homem da vida pecaminosa, daí Paulo o chama de: Espírito de Liberdade (Rm 8.2). 

Note: Jesus veio para salvar e libertar, o Espírito veio primeiro para caracterizar o ministério de Cristo, depois para dar continuidade ao ministério dele por meio da Santa Igreja, Eleita e predestinada aos Céus, por meio de seu sacrifício vicário! Amém!!! Como seria essa caracterização em Cristo?


1- AGINDO NO MINISTÉRIO DE CRISTO.

     Essa ação serviria para, caracteriza sua relação com Cristo: Como seria isto? O seu trabalho era para APROVAR o ministério de Jesus, tornando-o crédulo aos homens (Mt 18.20). Também Caracteriza a relação de Cristo com Ele (Jo 16.13). Como?
1.1- Como o Ungido de Deus (Is 61.1; At 4. 27).
1.2- Como Varão aprovado (At 2.22).


 Veja bem: Ele era e ainda o é Chamado de Espírito de Cristo, Por que Ele seria dado (Enviado) pelo próprio Cristo, como Selo: (Ap 7.1-7). Paulo disse que Ele era o selo da promessa! Porém Foi João quem disse: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com Fogo”... (Mt 3.11).

Note: É somente sobre seu Senhorio, que reconheceríamos a Divindade de Cristo, como nosso Senhor e salvador (1ªCo 12.3). Logo: Ser chamado de Espírito de Cristo sig. Que ambos possuem a mesma Essência Divina oriunda da mesma fonte, Eterna que os qualifica como pessoa da mesma entidade, Deus! Amém!!!
1.3- No ministério de Jesus Cristo. >Ele veio testificar do Cristo. >Ele veio Ungir o Cristo. >Ele veio Capacitar o Cristo. >Ele veio para Nos fazer crer no Cristo!  Como? Primeiro por meio de: “Sua obra com Cristo”. Segundo: “Seu amor ao Cristo”. Terceiro: “Sua disponibilidade para o Cristo”. Quarto: “Sua ação através do Cristo”.

A Relação de seu ministério com Cristo é visto assim:

1-      Operou na promessa de vinda do Cristo (Gn 3.15; 1ª Pe 1.9-11).
2-      Operou na Encarnação do Cristo (Lc 1.35; Mt !.20).
3-      Foi Ele quem preservou o Cristo quando Criança (Mt 2.12).
4-      Mostrou sua importância com o verbo que viria (Lc 2.25-29).        
5-      O Espírito Santo revestiu a Jesus com Poder para exercer o seu ministério com eficácia (Lc 3.22).
6-      Por meio dele Jesus teve um ministério aprovado por Deus. (Lc 5.17; 6.19; Mt 12.28).
7-      Resistiu à angústia do Jardim (Mt 26.36-46; Ef 5.2).
8-      Superou a rejeição dos homens, foi morto, mais foi ressuscitado pelo mesmo Espírito Santo (Rm 8.11; Ef 1.20).
9-      Hoje Ele continua a obra do Cristo operando na vida do homem.
10-  Convencendo. Da JUSTIÇA! Do PECADO e do JUÍZO (Jo 16.8)! 
11-  O próprio Cristo valorizou o seu ministério (Se eu não for Ele não virá... ”Jo 16.7”).


2- AS EXPRESSÕES USADAS POR CRISTO SOBRE ELE, TAIS QUAIS:


1- Consolador. 
2-  Espírito da Verdade... 
3-  Guia... (Jo 16.13ª). 
4-  Mestre, (Jo 16.8-11)! 

Refletem seu Ministério particular dentro da obra vicária concernentes, a salvação e restauração dos crédulos em Cristo!

3- O SIGNIFICADO DE CONSOLADOR.

    Este significado já foi visto, porém só para desencargo de consciência. Reveja mais uma vez com mais clareza! O Termo é uma expressão oriunda do grego Paracleto=” sig. Advogado, Intercessor, e“ Consolador. Por esta razão às vezes dar-se o nome da matéria que tenta estudá-lo de Paracletologia!  Neste caso Pneumatologia ou Paracletologia são Matérias que estudam a pessoa bendita do Espírito Santo! Como já foi visto dantes!

Importante: Jesus via a vinda dele como consolo, conforto e fortalecimento para sua Igreja! Já o Apóstolo Paulo descreve, para o nosso conhecimento de causa que ele Intercede por nós... (Rm 8.26). Preste atenção nas duas observações abaixo:

Obs 1: Advogado é aquele que advoga isto é: Intercede! Porém Cristo em sua conjectura quis dizer muito mais que isso! A expressão: Consolador vem acoplada de:  1- Guiar, 2- Ensinar, 3- Convencer.
Obs 2: Do grego há uma expressão que se encaixa no que Cristo quis dizer realmente: Tal expressão é “Aio” e sig. “Alguém conduzindo (ou aquele que conduz), uma criança em lugar dos pais, com a mesma autoridade dos pais”. Suma: “Aio é um tutor legal”!
*Tal expressão também se refere a: Aquele que possui a mesma autoridade, o mesmo poder, e que é igual semelhante ao original com a mesma qualidade do original!

Vamos vê:

Ele é Igual a Cristo.  
Tem o mesmo poder de Cristo
A mesma autoridade de Cristo, para conduzir a Igreja de Cristo! E fazer prevalecer o plano da Salvação.


Como?

1- Convencendo o pecador de seu pecado...   
2- Justificando o pecador arrependido de seus pecados...
3- Revelando a justiça Divina aos pecadores que insistem em se manterem na prática do pecado. E como seria Isto?


Mostrando que:O salário do pecado é a morte...” (Rm 6.23).* O mundo jaz no maligno... *Os que amam o mundo, não podem alcançar o favor de Deus, sem conversão... (1ª Jo 2.15). *Aquele que não for justificado será condenado...!

>Por esta razão é que foi enviado; fazer prevalecer o ministério de Cristo como e dando continuidade, por meio dos novos conversos a fé no Cristo filho de Deus! Amém!


*O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS!

     Isaías profetizou que: "Um rebento brotaria do tronco de Jessé, e de suas raízes um renovo frutificaria" (Cap. 11. I). Sobre ele repousaria: 0 Espírito do Senhor; o Espírito de Sabedoria, o Espírito de inteligência; digo de: "consciência" por que Ele é o cabeça da Igreja (Ef 5.23); o Espírito de Conselho (Is 9.6); o Espírito de Fortaleza; o Espírito de Conhecimento- isto é de: "ciência de DEUS"! Ainda: o Espírito Temor!

Obs. Cristo ao se humanizar-se, esvaziou-se de toda sua gloria e poder Divino por opção! Uma prova de sua humanidade: "Se eu quiser anjos virão a mim" "legiões deles vira a mim "(Mt.26.53). 0 que ele estava dizendo era: →Eu vim como homem e quero viver como homem, para mostrar aos homens que e possível amá-Io, respeitar, honrar, e adorar a DEUS, em um corpo de carne! Porém para realizar a vontade de DEUS, ele precisaria de Um reforço. Este Reforço foi notório na vida dos homens e mulheres no A. Testamento. E agora estaria na sua vida de forma Extraordinária como disse Isaías no (Cap.61. I): "O Espírito do SENHOR Javé, esta sobre mim, pois que O SENHOR me ungiu...". O Espírito de Sabedoria e inteligência, já estava sobre ele desde os doze anos de idade (Lc 2.40). E também (v.47).

Note: Vamos, mais além... A ação do Espírito Santo estava em Cristo desde o ventre de Maria. Veja: Quando sua mãe Maria, abraçou Isabel, que também estava grávida de João Batista... No “ventre Joãozinho saltou e Isabel foi cheia do Espírito Santo” (Lc 1.39-41), unção pura!
>Jesus agora esta com trinta e três anos, vai ser batizado por João, e algo sobrenatural acontece. 0 Espírito Santo desce sobre ele em forma de um pomba (Mt 3.16-17). 0 reforço veio para caracterizar 0 ministério de Cristo.   

Suma: Por meio. Dele Cristo fez sinais extraordinários, viveu, morreu, e foi ressuscitado! (leia Rm.8.11).

1- Ele foi o responsável pela Gestação do verbo no ventre de Maria (Mt 1.21). 
2- Ele foi responsável por guardá-lo (Mt 2.13-18). 
3- Ele foi responsável por Enchê-lo da Sabedoria e Conhecimento (Is 11.1,2).     
4- Ele foi Responsável por Caracterizá-lo (Mt  3.13-17). 
5- Ele Foi responsável por usá-lo em sinais milagres e curas (Is 61.1). 6- Ele foi responsável Por ressuscitá-lo.

    E Nestes Últimos dias tem sido responsável por substituí-lo como tutor legal da sua Igreja! O Seu ministério Em Cristo foi notório: Tanto que Pedro diz: “A Jesus Cristo, varão aprovado diante de vós com sinais e maravilhas...”

* O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NA  VIDA DA IGREJA.

    Os aspectos de seu ministério no Antigo Pacto eram: Criar, inspirar e Capacitar, foi assim no: A. Testamento Capacitou os profetas (inspirando-os) a pré-anunciarem a vinda do Messias! A também pré-anunciarem juízos e castigos p/ nações! Tal forma de ação era: “Rápida e objetiva”.

Como?  Ele descia sobre o Profeta, o Sacerdote ou sobre o Rei. Operava o dom da inspiração e após o individuo realizar seu intento. Logo ele partiu p/ junto de sua Essência Eterna!    
Diz-se que tal atuação era como uma espécie de “CONTA-GOTAS”. Porque tal atuação não era plena como é hoje, depois de sua vinda como enviado de Jesus a Igreja (At 1-8; 2.1-6).

Obs: Joel profetizou dizendo: “Nos últimos dias derramarei do meu Espírito sobre toda carne...” (Ap. 2.21)! Entenda tal expressão quer dizer: que esse derramar era pleno (total)! Jesus confirma isso dizendo: “Descera sobre vos a virtude do Espírito Santo...” (At 1.8).
Porém antes ele havia dito: “Ele ficara convosco p/sempre”. Isso quer dizer que tal ação proveniente do Espírito Santo, não mais seria como no A. Pacto! Mais sim de forma, plena e total.


1- O QUE CLASSIFICA O SEU MINISTÉRIO?

    Texto: "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas de tudo 0 que tiver ouvido, e vos anunciara 0 que ha de vir", (Jo 16.13). 

     Bom! A expressão diz: “Quando vier...” sig, que ele viria, porém para isto se concretizar Jesus teria que parti. Ele mesmo afirmou isto: "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não vira a v6s; mas, quando eu for, vo-lo enviarei" (Jo 16.7). Ele já veio, e esta conosco ha, mais de dois mil anos, fazendo jus a uma promessa de Cristo: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16).
Vamos conhecer um pouco de seu SACROSSANTO MINISTÉRIO:

a) As três colunas de seu Ministério:

CONSOLAR: (Jo 14.16).
ENSINAR: (Jo 14.26).
GUIAR: (Jo 16.13; Rm 8.14).

b) As Bases, das Colunas Ministeriais de sua ação são:

1- A PALAVRA: (Ef 6. 17b).
2- OS DONS: (1ª Co 14.1-5).
3- O FRUTO: (GI 5.22).

c) A Essência de seu Ministério; é visto em três aspectos:

1º A nossa no Cristo, (Gl 2.5; 3. 14,22; Rm 8. 9;Jo15. 26; 16.13, 14).
2° A nossa FIDELIDADE em Deus (Ap 2.10,11).
3° A nossa COMUNHÃO com Ele. (Jo 6. 18; Rm 8. 11, 16; G1 5.16-18).

d) Símbolos que o qualificam!

1º- 0 FOGO (Mt 3.11; At 2.3); 0 poder sobrenatural da Divindade plena.
2º- A AGUA e 3- CHUVA (Jo14.1 0,14); A Purificação por meio da lavagem.
4º- 0 VENTO (At 2.2); A obra em expansão, 0 Evangelho se espalhando sem fronteiras.
5º- 0 OLEO (Hb 1,9; Is 61.1); Capacitação ministerial: Profetas, Sacerdotes e Governadores.
6º- A POMBA (Mt 3.16); Sig. Doçura. Simplicidade e Missões: A Pomba é a única ave na Ornitologia que não possui fel! O sensor de amargura que se perfurado estraga toda a carne! Dentro das escrituras ela aponta para A missão em três aspectos Vide: (Gn 8.8-12):  Noé e o Dilúvio, a pomba que vai e volta para a arca.
>Esse processo fala-nos da vinda do Espírito Santo em três aspectos. No Antigo Pacto missões rápidas e objetivas, logo voltava para o seio de sua Eternidade. No ministério de Cristo, demorou mais um pouco na missão ao retornar levou consigo o galho da Oliveira verdadeira Jesus. Em sua terceira viagem veio e não retornou mais esta conosco até esta Igreja se arrebatada! Glória a Deus!

7º- SELO. A Marca da promessa:  ou carimbo é a garantia da posse! Quando se Sela ou carimba algo, esta se dizendo a quem aquilo pertence! Somos selados pelo Espírito Santo então pertencemos a Ele!


2- SINAIS REAIS DE SEU MINISTÉRIO:

1º_Todas as vezes que o Espírito Santo se manifesta tem: "MOV1MENTO", veja: "Estavam todos reunidos aproximadamente 120 pessoas; E de repente veio do céu um som como de um vento, veemente e impetuoso "... (At 2. 1-6). E segundo os trausentes que por ali passavam viam eles, se movimentarem como se estivessem cheios de Mosto! O que e mosto? Vamos descobrir: o mosto na raiz hebraica era uma espécie de vinho sem fermentação chamado de "Tirosh" que sig literalmente: "vinho novo", sem fermentação! Ainda sob a ótica do movimento em (At 4.31; Acabando eles de orarem, Desceu sobre eles O Espírito Santo e... “La vem O Movimente de novo”... “Moveu-se o lugar onde estavam, e foram cheios do Espírito Santo”.

2º_Todas as vezes que Ele se manifesta tem: "M1STÉRIOS", veja: "E foram vistas por eles línguas repartidas como de fogo". Esta é uma alusão que usamos como prova de que ouve um batismo por causa das línguas estranhas que falavam!
 Note porém que: Antes das portas se abrirem é dito que eles falavam línguas repartidas como fogo: indica uma língua de mistérios, e diferente! Quando as portas se abriram estas línguas se tornaram profecias literais e compreensíveis a todos os trausentes que por ali passavam! Para muitos continuava sendo um mistério, pois como seria aquilo uma vez que sendo todos Judeus (no templo) se faziam compreender por todos que ali estavam de diversas localidades, Gregos, Romanos, Cretenses, Árabes e etc.
Estas línguas se manifestaram na casa de Cornélio, enquanto Pedro lhes anunciava O Cristo (At 10.44-47). E, quando comecei a falar, caiu sobre eles O Espírito Santo, como também sobre nos no principio. (Cap. 11.16),

3º_Todas as vezes que Ele se manifesta tem: "REVELACÕES", veja: Os crentes estavam reunidos numa casa orando em Antioquia quando de repente; Ele bradou dizendo: "Apartai-me a Paulo e a Barnabé... "(At 13,2). No (Cap 11.28), Ágabo por' meio dele descreve uma grande fome sobre a terra, e se cumprira na época de Cláudio César. Ainda no (Cap 21.10, II), Este mesmo Ágabo tem uma revelação com Paulo preso em Jerusalém caso ele fosse para lá! Mesmo assim ele foi por amor a obra vicária de Jesus!

4º_ Todas as vezes que Ele se manifesta tem: "SINAIS E PRODÍGIOS”, entendam: Sinais do grego é “SIMEON” e se refere a coisas extraordinárias! Já prodígios, são consequências originadas pelos sinais. Sim! Todas as vezes que Ele se manifestava na Igreja primitiva havia Sinais e prodígios (At 2: 8,19).

* A Fome prevista por Ágabo é fruto de S1NA1S.
* A 1greja primitiva clamava por S1NA1S... (At 4.30).                                                                              *No (Cap 3), Um coxo com mais de quarenta anos, recebe a cura Milagrosa por meio dos SINAIS do Espírito Santo (Cap 4.16,22).

5º_ Todas as vezes que o Espírito Santo se manifesta tem: CURAS. M1LAGRES e SEPARACOES!  E agora começo a entrar nos DONS. (1ª Co12. 4). Sim! DONS que ajudam a 1greja a Frutificar nele, (1ª Co 14.14).
Note: Jesus usa pronome pessoal para se referir ao Espírito Santo: “Quando ELE vier...” *(cf Jo 16.8,13;14.26). A Pessoa do Espírito Santo, (como já vimos) é Divina, Soberana e Eterna! Alguns acham que ele não passa de uma força ativa (Como os T. de Jeová, algumas correntes espíritas, e atualmente a Nova Era).

Ele veio movimentar e caracterizar a Igreja de Jesus com:

1-      O Batismo! (Mt 3.11). Esse batismo é chamado de Dom de Deus!
2-      Os Dons Capacitores: (1ª Co 12.6-11).
3-      O Fruto (Gl 5.22,23).


* BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO UMA REALIDADE.

*Uma promessa (Jl 2.28,29). *Uma prova (Mt 3.11). *Uma afirmação (Lc 24.49; At 1.5,8). *O cumprimento da profecia (At 2.1-6). Deus prometeu o Espírito Santo, como revestimento para seus filhos conversos (Jl 2.28: At 1.8). Essa vinda seria caracterizada como um derramamento: De como água sobre os sedentos, um manancial em terras secas. Cristo mesmo disse que daria águas vivas aos que Nele acreditassem! Uma alusão ao Espírito Santo como fonte de águas vivas dessedentando os crentes em Jesus, que abraçaram a fé!

João disse: “Após mim vem um que não sou digno de desatar suas sandálias... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo...” (Mt 3.11). Esta seria a prova!

Jesus disse: “Ficai em Jerusalém ate que do alto sejai-vos revestidos do poder” (Lc 24.49). Aqui ver-se a afirmação!


Quando estava sendo assunto aos céus disse: “Mais vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias” (At 1.5). Aqui se cumpre a promessa profética!

>Logo o Batismo com o Espírito Santo é uma realidade! Ele veio como uma espécie de revestimento de poder caracterizando a Igreja sob a ótica de Cristo a dar continuidade ao ministério da pregação, com uma nova responsabilidade, Anunciar a segunda volta de Cristo!
>O Batismo com o Espírito Santo era praticado (digo Buscado) pela Igreja primitiva! Foi predito que Tal condição seria dada a todos quanto Deus nosso Senhor o chama-se!

O que caracteriza o Batismo com Ele? Bom!  O falar em línguas ficou aceito como prova da Evidência do batismo na vida do crente, como prova! Mais ainda há algumas especulações sobre esse assunto! Algumas linhas Teológicas afirmam que: O Simples fato de você aceitar a Jesus você já é batizado pelo Espírito Santo! Outros acreditam que o crente pode se queimado, com o fogo da gloria, porém não é batizado! Seria o caso de se tornar um crente cheio como descreve as escrituras Em (At 6).     

->Sim, talvez!? Porém, o Falar em línguas em Atos (Cap. 2) Prova-nos apenas o cumprimento da descida veemente e impetuosa! Outra prova é que os revestidos que ali estavam gozaram de uma carga extraordinária de poder sobrenatural e começaram a magnífica a Deus em outras línguas (no início misteriosa depois estrangeira) tanto é que os trausentes que ali estavam os viram e ouviram magnificar o nome de Deus (At 2.1-6). Agora as línguas repartidas como que de fogo, expressavam o que já disse “Mistérios” mais também indicavam: A autoridade com que falavam das grandezas de Deus! E eram compreendidos! “Quando estas línguas entram no campo da incompreensão, são chamadas, de Línguas de mistérios, ou de anjos” (1ª Co 12; 13).
>Agora quando Paulo diz que os que falam em mistério, fala a língua dos anjos só Deus pode compreendê-lo tal fala ainda que não compreendida por quem fala; Diz Paulo que a tal edifica o crente, pois ele fala diretamente com Deus!
>Ficou aceito que para se reconhecer o batismo na vida de alguém o mesmo teria que expressar tais línguas, quando estivesse sendo envolvido no poder do Espírito Santo!
>Porém a medida que o novo crente se converte logo o mesmo recebe o Espírito Santo em sua vida! Para ajudá-lo a prosseguir na caminhada! Porém o batismo só com sinais de fogo! Línguas estranhas e de mistérios! Ou seja, sinais visíveis da ação do Espírito Santo na vida do crente! Amém!!!!


*DONS DO ESPÍRITO SANTO.

      Depois do batismo de fogo, símbolo da consagração divina de Deus em nós! Vem uma carga de Armas poderosas oriundas do Espírito Santo, que são: DONS (do grego charismaton): cujo significado é: Dádivas. Ofertas. Presentes; Também é visto como; Poderes espirituais dados pelo Espírito aos filhos de Deus. (1ª Pe 4: 10). Porém não devemos confundir Dons com Dom!
Note: O Dom quem nos dar é Deus! E quem faz chegar até nós, é o Senhor Jesus (Mt 3.11). Estou falando do Batismo com O Espírito Santo. (At 5.32; 10.45; 11.16,17). Esse batismo, era uma espécie de Revestimento de poder, como descreverá o Senhor Jesus Cristo em (Lc 24.49). Já os dons propriamente ditos são classificados por características sobrenaturais na vida do cristão (1ª Co 12.1-11)! Tais dons são chamados de:
1-      A palavra da Sabedoria.
2-      A Palavra da Ciência (ou Conhecimento e revelação).
3-      A Fé (Aqui é caracterizada como uma fé sobrenatural).
4-      O Dom de Curar (Esse para se manifesto precisa da ação da fé sobrenatural).
5-      A Operação de Maravilhas (Capacidade de fazer coisas admiráveis).
6-      A Profecia (Capacidade de verbalizar a vós literal de Deus).
7-      O Dom do Discernimento (Capacidade de interpretar agir com sabedoria).
8-      Variedade de línguas (Glossário divino).
9-      A Interpretação de Línguas (Capacidade de interpretar, discernir, o dialeto Divino).

Obs: Estes dons são para causar IMPACTOS SOBRENATURAIS, são armas poderosas usadas contra as forças do mal em prol da causa Mestra! E o que é bom! É que os mesmos ajudam na frutificação da Igreja (1ª Co 14.14).

*DONS MINISTERIAIS:

1- Profeta. O profeta é movido pela Divina inspiração de Deus, como Ágabo (Atos 11.27-30; 21.10-11), o profeta é responsavél por mostrar o caminho reto em direção a Deus e a sua vontade soberana. Seja por meio de: exortação, edificação ou consolação esse é o papel deste “NABI” de Jeová!
2- Evangelista. O Dom deste individuo é caracterizado pela:
“Pregação, O ensino, A divulgação a eleição de lideres para a obra! A Bíblia apresenta dois: Felipe e Timóteo                                                                                                                                                      3- Pastor. O Pastor é o adiministrador, o dirigente, o que preside, que apascenta, o responsavél pelo rebanho. Sob sua jurisdição esta todo o rebanho! Jesus quando convocara Pedro para este ministério: Primeiro Ele o testou, afinal todo Pastor precisa ser paciente! Saber quem é o verdadeiro dono das ovelhas. (Jo 21.14,15,16).
4-Mestre. O Elemento que recebe tal responsabilidade “Ensinar” é visto como mestre, mentor, Rabi enfim! O dom do ensino é uma capacidade especial, dada por Deus, a certos membros do Corpo de Cristo. Os dotados desta função são duramentes cobrados! A capacidade de assimilar e transmitir com exatidão, atribui a estes “Mestres” a capacidade de ajudar na manutenção e controle do corpo, para administração e desenvolvimento do mesmo!                      

Seis qualidades importantes no uso dos dons ministeriais (Rm 12.7,8).

a) Dom de Ministrar. É servir, prestar serviço, ajudar sem esperar recompensa.  
b) Dom de Ensinar. Tanto teoria como prática, ensinar a entender e ensinar a fazer.  
c) Dom de Exortar. É ajudar, amparar, encorajar, animar espiritualmente.  
d) Dom de Repartir. É contribuir, dar, distribuir para os necessitados.  
e) Dom de Presidir. É dirigir, organizar, administrar, liderar, governar com segurança.  
f) Dom de Misericórdia. Exercitar misericórdia. Tem a ver com os sofredores, enfermos, presos, visitação, etc Todos esses dons são atribuídos a Igreja, pelo Santo Espírito de Deus. (1ª Co 12.1,4,56).Retrieved from ""



*O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

Texto: (Gl 5.22,23). O Fruto faz parte do seu Sacrossanto Ministério? Sim! Esse fruto é quem Caracteriza e Personaliza a Igreja de Cristo". Entenda: Sem este FRUTO, a Igreja seria apenas mais um foco religioso na terra. Veja bem: Os Dons são dados a Igreja, para que esta venha enfrentar forças ocultas poderosas. Assim como fizera Deus, com Moisés, lhe conferindo poderes extraordinários, para ele, confrontar Faraó e suas forças místicas, oriundas dos deuses do paganismo (Ex 4.17), que na verdade eram as marionetes de Satanás! Afinal, esta escrito que a nossa luta não é: "contra a carne e 0 sangue mas contra as hortes espiritual da maldade, contra principado e potestades que operam nas regiões celestiais" (Ef 6.1 0, 12).

Obs: Os Dons são capacitários, todavia. Eles só poderão ser usados sob a égide do:

1- 0 poderoso nome de Jesus! Em meu nome pedireis tudo 0 que quiserdes ... Curarão os enfermos expulsarão os Demônios... Agora observe: Quando Jesus disse: Vos dou poder e autoridade (Lc 10.19), Em seguida vamos vê- los Dizendo o seguinte: “Ficai em Jerusalém ate que do alto sejai-vos revestidos do poder" (Cap 24.49). A vinda do Espírito Santo é a prova concreta desse poder dado a Igreja!

2- 0 Baluarte da Fe! A um caso na Bíblia em que alguns elementos foram expulsar demônios: Dizendo: Esconjuro-vos em nome do Jesus que Paulo prega! Os demônios partiram pra cima deles e os espancaram; faltava neles 0 principio da autoridade que Jesus dera a Paulo!

>Não se poder enfrentar forças espirituais sem as armas necessárias a este embate! Exemplo: A maldade se combate com a bondade! 0 justo, aqui são as referencias ao combate a ignorância dos homens!

>Porem para que eu venha frutificar Fé, preciso de caridade (Amor "Gl 5.22”)! Uma vez frutificando fé, A mesma funciona como: adubo na produção de frutos sadios, que nos tornarão, crentes sadios e fiéis, A Deus, A Cristo, Ao Espírito Santo, A Palavra e a si mesmo! Por que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

>Paulo diz que a fé é escudo (Ef 6.16). Escudo pra que? Para enfrentarmos os levantes do Diabo! Ele descreveu que: “A Vitoria que vence o mundo e a nossa fé”!
Entenda: Quando vamos a um combate, Dons e fruto São nossas armas para CONVENCERMOS, agora para nos sagramos VENCEDORES só por meio da fé!

3- E a entrega total dos crentes ao Senhorio Divino!  0 Espírito Santo quer entrega total de seus filhos, sig deixar Ele fazer em nos morada (Ef 2.22). A razão de sermos essa moradia para Ele é para que Ele venha fazer acontecer, o processo da frutificação em nós! Por quê? Veja bem! 0 Fruto ajuda na deliberação dos Dons!
Torna o crente ousado e usado nos dons, ainda faz dele: “um ser intimo, e humilde”!
Porém impede que, 0 dom seja usado de forma mesquinha, visando interesses próprios! Quem hoje se aproveita dos dons para se beneficiar são falsos profetas, não frutificaram sob a ordem do Espírito Santo!                                                                          
Agora observe: Não são frutos (como erroneamente apregoamos ou ouvimos de muitos pregoeiros). É o Fruto, no singular! Este fruto citado: Trata-se da Caridade (o amor). 0 que aprendemos aqui é: Quem ama e capaz de Gerar em si, qualidades positivas que lhe beneficiará, assim como também a outros que estão a sua volta!

Essa capacidade foi dada a Igreja para:

 1- Crescimento do corpo.  2- Desenvolvimento do corpo.  3- Maturidade do corpo.

 Agora esse fruto se divide em nove características São elas:

A Caridade, também chamada de Amor;  A Alegria, também chamada de Gozo!  A Paz;  A Longanimidade;  A Benignidade; A Bondade;  A Fé;  A Mansidão;  A Temperança... E contra eles não existe lei.  
Note: Esse Fruto, não pode se imitado, por nenhuma Religião ou Seita oriunda dessa terra. Por quê? Elas até tentam! Agora porque não alcançarão a dimensão da Santa Igreja de Cristo em ação com os Dons do Espírito Santo?

Por quê?

1º- Porque ele é dado: Aqueles que crucificaram a carne e as suas paixões concupiscentes, no Cristo (v.24). 2º- É dado aos que: "vivem e andam no Espírito" Ele e exclusivo dos fieis, que crêem em Cristo! (v.25).  3º- 0 mundo carnal, não pode  te-lo por causa do pecado!  0 fruto coordena a Igreja, a agir com compreendimento em relação aos dons.


* ELE PARTICIPARÁ DO ARREBATAMENTO DOS SANTOS?

    Sim! Espirito Santo participará ainda ativamente no maior desfecho esperado pela Igreja Remida. O Arrebatamento. Veja bem! Ele na figura ilustrativa figurada por Abraão Isaque e Eleasar (cf Gn 25.1-67). Ressaltam que seremos conduzidos por Ele ao Noivo (Jesus). sua simples presença hoje conosco impede a manifestação do Iníquo (O Homem da Perdição “1ª Ts 2.3-7”).  Este elemento só poderá se manifestar quando finalmente o que o impede for posto fora (Digo ser subtraído da terra para seu local de Origem o céu! Sim! quando a Igreja for Tirada desta terra. O mesmo ficará livre para se manifestar!
→Bom1 Ele será tirado da terra junto com a Igreja Remida. Haverá pois salvação depois disto?  Sim! Depois do Arrebatamento o mundo adentrará o ultimo período das setenta semanas de Daniel. A chamada Grande Tribulação.

* COMO SERÁ SUA PARTICIPAÇÃO NA GRANDE TRIBULAÇÃO?






     Este é outro Evento que também terá sua participação, porém agora nos moldes da ação vista no Antigo Pacto, é a grande tribulação! Os crentes o terão por momentos apenas, Será como no caso das duas testemunhas, e dos 144.000 (mil) eleitos (Evangelistas) Intocáveis do Senhor! O que ver-se aqui são ações restritas. Apenas para fazer valer o querer de Deus!

Suma: Para nós hoje: Sem o Espírito Santo a Igreja não Subsistiria até hoje! Amém!

CONCLUSÃO: O Espírito santo é muito mais que uma alusão Teológica que lhe atribui a posição de Terceira Pessoa na Triundade. Ele é Deus de fato, Soberano, Eterno, Poderoso. É visto na Bíblia como a Promessa de Deus, (Jl 2.28). Seria pivor na elaboração da Igreja de Cristo (Lc 24.49; At 1.5,8; 2.1-6; 4.27-31). Capacitaria homens e mulheres para a Obra de Deus (Jl 2.29). Sem Ele a Igreja seria um monumento frio sem vida cheio de Religiosidade apenas! Glória a Deus, por ter nos dado seu Espírito até o fim!

Bibliografias: Pequena enciclopédia Biblica: O.S BOYE. As grandes doutrinas da Bíblia: Raimundo de Oliveira.  Introdução a teologia sistemática: Eurico Beggsten. Bíblia On-line: Mundo Bíblico. Bíblia On-line: MBE Sociedade Biblica. Doutrina Bíblica: (ICI) Floyde Woodworth e Davd Duncan. Estudos Bíblicos on-lines. Pesquisa de imgens on-lines. Wikiversidade- Estudos Pentecostais.     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO