PRÉVIA SOBRE O CATIVEIRO BABILONICO

Cativeiro Babilônico

Introdução:
    O que de fato era o cativeiro? Bom! Segundo a compreensão popular, cativeiro é nada mais nada menos que: prisão, opressão. A ideia difere de Exilio, por que esta remonta a ideia de quem busca auxilio em outro lugar. È claro que este auxilio solicitado às vezes nem sempre vem de mãos beijadas. Foi o caso do Egito: no inicio foi uma favor, mais depois se tronou uma opressão. O Cativeiro por si só já diz que sua finalidade é subjugar, escravizar e aprisionar desde o inicio. Ai que ele difere de exilio.

Porém Por que Deus determinou isto ao seu povo?

   Na verdade Deus não intencionava isto. Porém a regra de Deus foi quebrada pelo povo. Então o povo sofreria as consequências de seus atos por desobediência. Dai vem à punição, o cativeiro.
Sim! Período de anos determinados por Deus ao seu povo por consequência de seus atos de idolatria e paganismo. Fato que se tornou muito comum na "Nação" depois da divisão ocasionada por "Roboão" Filho de Salomão que ascendeu ao trono em lugar do mesmo (Salomão).


Uma decisão errada por conta deste filho (Roboão) de Salomão o reino foi dividido em duas partes. Com ele ficou Judá e Jerusalém (Benjamim); e com Jeroboão ficaram as dez tribos do Norte.

Desde então os dois reinos passaram a se realizarem como inimigos mortais, até 722 a.C.
Sim! Nesta data Israel Reino do Norte, foi capturado e levado cativo pelos Assírios.

Enquanto isto Judá sobrevive ainda um tempo até se render também ao pecado da idolatria e com isto Deus os determina 70 anos de submissão sob os domínios dos caldeus. A saber Babilônia.

Então no Ano 609, O jovem Nabucodonosor é chamado a aplacar uma rivalidade no Egito, com este feito o jovem fica sabendo que seu pai Nabupolasar é morto então ele volta para assumir o trono de Babilônia.

Depois disto o jovem rei passa a expandir seu poder, chegando até Judá e Jerusalém.
Nesta época Jeremias aconselhava o rei de Judá a se render pacificamente, sob direção Divina.
Mais foi interpelado por Hananias, colega e profeta na época. Como se sabe Jeremias foi duramente castigado por esta profecia e conselho ao rei que fora totalmente ignorado por Hananias. Sim! Hananias Morreu e Judá fora capturada por Nabucodonosor em 605 a.C.

Aqui começa o Cativeiro de fato para Judá e Jerusalém.

    As profecias de Jeremias corroboraram com o desfecho do cativeiro, quê seria ocasionado por levas. Sim! Em 605 Nabucodonosor leva os primeiros cativos ao seu vasto império.

Então uma segunda leva de cativos seria levada logo após em 597. E finalmente em 586, a ultima leva seria conduzida, as terras Caldeias. Estava então se cumprindo às profecias sobre este grande acontecimento histórico.

Mais as mesmas profecias que aludiram sobre a vinda do cativeiro também determinou um fim para ele.

Porém este fim só seria ocasionados quando os reinos divididos (Nações irmãs-Israel).
Fossem novamente unidas em um só propósito

O Lado bom  do cativeiro foi este unir irmãos divididos em volta do altar novamente.

    A quem diga que Deus usou este meio para dar descanso as terras Israelitas, pois segundo alguns destes expositores, Israel não estava cumprindo as Leis exatas de Deus quanto ao descanso das terras. As somas de descansos, não obedecidos giravam em torno de 70 anos exatos. Bom! Não foi só este fato que os levou ao Cativeiro.

    Pois se realmente eles estivessem debaixo da obediência predita do Cap.28 de Deuteronômio, não seriam presos nunca.

Significa que as leis e estatutos de Deus como também seus mandamentos não estava sendo cumpridos a risca pelo povo.

     A Prova é tão contundente que em determinados momentos da historia, até seus filhos eram sacrificados a Moloque Entidade pagã Cananeia. Sim! Até chamar, Deus de: “Meu Baal”.
  
Expressiva Pagã para Deus? 

Sim! Eles fizeram isto! Era o cumulo da ignorância! A ira de Deus se acenderá, não foi por que não obedeceram a lei de descanso das terras. Mais sim porque violaram todas as leis de Deus.

O cativeiro vem como paga pela desobediência.

    Setenta anos estavam determinados para o povo.
A um mistério nas setentas semanas, por que  acabaram por fazerem parte também de uma visão escatológica. Calma eu ainda nem cheguei no lado bom!

Veja bem! A Primeira leva de Cativos parafraseia também a primeira leva dos que haveriam de volta.
* Estou quase chegando no lado bom!

Voltando do cativeiro.

    Bom! Nos moldes da ida, seria também o modelo da volta em três levas (digo grupos).
Porém uma observação: Quando Ciro vai da liberdade ao povo como estava escrito nas profecias (Ed 1.1-11).
Vide também (Is 44.28). Sim! Ciro seria o canal usado por Deus para manda-los de volta para casa de forma gloriosa (Is 45.1). Voltariam juntos e congregados...Sabendo ainda que os adoradores de ídolos eram nada diante "Dele" o Todo Poderoso Deus de Israel (v.20).

Esse seria de fato o lado bom do cativeiro.

    Voltariam unidos e cônscios de que Deus é único e inconfundível. Sim! O Lado bom do cativeiro também os fariam se recomporem de todas as maledicências adquiridas entre os caldeus, desta vez, não trariam nada.

Sim! Esdras retrata este dia como o dia mais feliz de todos os tempos para a nação Israelita.
Fato este que é parafraseado pelo salmista no cântico de (nº 126.1,2,3).

Bom! A primeira leva retorna a casa Israelita em 538 a.C.
Obs: Se começarmos a contar aparti de 605 até o ano 538 temos um total de 77 anos. Porém se começarmos a conta de 586 a soma será de 48 anos, de qualquer forma os setentas anos de Jeremias estavam por se cumprirem. Sim, 538 foi o ano da liberdade.

Liberdade esta que o povo veria se cumprir em três levas como já disse.

    A 1ª em 538, sob a liderança de Zorobabel (Sebasar). Com um total de 50.000 participantes.
Nesta Leva estavam vindo Ageu e Zacarias os profetas que seriam usados por Deus, para recomprem a moral e coragem do povo. Veja Ageu (Cap 2.4-9): "Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos exércitos; Segundo o pacto que fiz convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habita no meio de vós; não temais; Pois assim diz o Senhor dos exércitos; Ainda uma vez, daqui a pouco, e abalarei os céus e a terra, o mar e a terra seca; Abalarei todas as nações; e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos; Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos; A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.
   A 2ª Leva aconteceu em 457 a.C. Liderados por Esdras.

Quem foi Esdras?

    Esdras (do hebraico Ezra" Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador). Como já disse, foi ele quem liderou o segundo grupo de retorno de Israelitas oriundos de Babilônia em 457 a.C.
Note: Só uma observação histórica: Esdras era descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel. Sim! Esdras era também lotado na arte da escrita, sim ele era: escriba (copista da lei de Moisés) entendido na lei de Moisés.
Só para constar: Seu nome é citado 30 vezes na Bíblia. Isso serve para oficializar a importância deste líder, na recomposição espiritual do povo. sua presença e ensinos contribuíram muito na consciência espiritual alcançada e vista no povo.

    3ª Leva de Judeus Israelitas:

      Retornando para casa agora sob o comando de Neemias, o copeiro de Artaxexes. Note: O nome Neemias, parafraseia o significado de "Conforto, consolo". E como seu próprio nome já diz: ele vem para da alivio a Esdras e ajuda-lo, não só na reconstrução da cidade, mais também na civilidade moral do povo.

Bom! Pode se dizer que cada Líder tinha uma função:

A começar por: Zorobabel, o príncipe, também chamado de Sesbasar; sua missão: Reerguer o Templo.
Esdras o segundo da leva: Recompor a espiritualidade do povo mediante a lei.
E por fim: Neemias vem com a finalidade de: Fortalecer a cidade.
Entenda: Assim se definem a missão de cada um. Vai entender o agir de Deus? Por que três levas cativas? Por que três lideres para recompor seu povo? Bom! Deus quis assim e assim se foi! Afinal sua essência  é Trina! Três para Ele é o limite máximo de seu agi. Não que Ele não possa expandir isso! É por que três é o tempo de esperança de arrependimento que o homem pode alcançar, passou disso, Deus o deixa a mercê de sua própria ignorância pecaminosa, até  morte. Sério isso!
Logo o homem tem três chances de se arrepender e voltar-se para Ele (Deus). Isso é apenas uma conjectura.

O Cativeiro babilônico teve sua utilidade nas mãos de Deus.

O Templo, foi reerguido a cidade reedificada e seus muros finalmentes fortificados sob a nova gestão de Neemias. Logo Este nobre Ex- copeiro de Artaxexes, foi o arremate de Deus, na reconstrução moral e civil do povo.

Na sua retaguarda Deus disponibilizou os profetas Ageu e Zacarias para dar uma Ajudinha no encorajamento. o que finalmente iria unir o povo novamente debaixo d aliança Abraãmica que deus fizera em prol da descendência. Um só povo um só Deus e api de todos. Amém!

O cativeiro teve sua utilidade, uniu os divididos novamente te na fé e na esperança diante de deus.
Sim! O povo estavam unidos cônscios de suas ações e diante da Lei de novo fala-nos e presença de Deus, local de reunião e adoração em massa. Restaurar o templo era restaurar o altar do sacrifício e fazer o povo se achegar a Deus novamente.

Porém para que isto se completasse. Os mesmos precisariam se recomporem espiritualmente , missão esta dada ao escriba Esdras.
Espiritualidade restaurada significava força e fortalecimento advindos de Deus. Amém!

Conclusão: O cativeiro foi uma escola de fraternidade Israelitas, lá aprenderam o que era servir a Deus de verdade e ainda voltaram unidos para Sião a cidade do grande Rei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.