INTRODUÇÃO:

Essa “pequena” palavra que tem o poder de até hoje gerar medo nos cristãos, isso devido muito pela falta de conhecimento – a própria bíblia fala sobre isso: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento,...”(Oseias 4:6a – grifo meu) -, uma má interpretação e muitos falsos ensinamentos que acabam gerando mais e mais confusões - a palavra de Deus mais uma vez nos dar um alerta: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o “Soberano Senhor” que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (2Pedro 2:1 – grifo meu).

Mas o que precisamos entender é, a importância de conhecermos essa teologia, que mediante aos sinais que estão diante de nossos olhos se torna cada vez mais e mais importante adquirir esse conhecimento. Apesar de suas muitas linhas e visões teológicas que temos nos tempos de hoje, esse tema se tona muito profundo para nossas vidas, nos dando um grande alerta.

A palavra “escatologia” vem do grego ”eschatos” (último) e do ”logos” (estudo). Sendo assim, se tornando ”a doutrina das últimas coisas”.

Acredito eu que poderíamos definir - ou entender – a escatologia diante de 3 pensamentos (usando a visão do Pr. Levi Martins):

Mistério - É tudo aquilo que está oculto em Deus e que por isso a mente humana não pode alcançar;

Revelação - Meio que Deus usa para trazer um mistério ao homem;

Iluminação - O meio que Deus usa para fazer o homem compreender a revelação de algum mistério;

APOCALIPSE:

E quando falamos de escatologia, logo o livro de Apocalipse vem em nossas mentes pois esse livro e a nossa principal base para estudarmos sobre os finais dos tempos e seus sinais. Porém, precisamos ter em nossas mentes que existe dentro da própria bíblia, outros livros que também nos apontam sinais sobre os finais dos tempos e são ele: Daniel, Joel, Daniel, Tessalonicenses e entre outros.

*Esse livro que foi escrito pelo apóstolo João, enquanto se encontrava preso na ilha de Patmos.

 *Pois de todos os discípulos, ele é quem recebe uma profecia que não morreria. E observe comigo, que esse livro seria para trazer a luz tudo aquilo que se encontrava em oculto.

Sim, nos últimos dias de vida de João, houve uma dúvida/questionamento em relação a como seria as últimas coisas, mediante a isso, Deus dar a João revelações de como seria as últimas coisas e isso fica nítido quando começamos a ler os primeiros versículos: “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando o seu anjo, deu a conhecer ao seu servo João, que atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.” (Apocalipse 1:1-2).

ARREBATAMENTO:

Já entendemos um pouco sobre escatologia e apocalipse, agora iremos tratar um pouco sobre uma das visões da escatologia que é mais discutida até hoje, O ARREEBATAMENTO DA IGREJA.

Apesar de não ter essa palavra em si escrita na bíblia, o arrebatamento será o encontro do Noivo (Jesus) com a Noiva (Igreja) nos ares, selando assim um casamento onde terá a duração de 7 anos. E nossa base bíblica para esse pensamento é:

“Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.“ (1Tessalonicenses 4:16-17).

*Mas lembra que falamos sobre a escatologia ter muitas visões, e a do arrebatamento ser umas das mais discutidas até hoje?

E por quê?

Simples! É porquê existem três visões sobre o arrebatamento e são elas: 1) Pré-Tribulacionista; 2) Meso-Tribulacionista e 3) Pós-Tribulacionista. Vamos defini-lás de uma forma breve? Sim? Vamos lá:

PRÉ-TRIBULACIONISTA:

Sendo a visão mais popular – principalmente nas Assembleias de Deus. 

-Onde a igreja será arrebatada antes da grande tribulação. 

-Sendo assim a igreja não passará pela Grande Tribulação, esse será um arrebatamento invisível e súbito.

-E temos respaldos bíblicos para isso:

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (Tessalonicenses 5:9).

 “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10).

Como Igreja de Jesus Cristo, não acreditamos de forma alguma que iremos passar pela Grande Tribulação. Pois a Bíblia nos dar respaldo que estaremos como o nosso Senhor no céu.

MESO-TRIBULACIONITSA:

Essa e a visão que acredita que a igreja será arrebatada no meio da Grande Tribulação, sendo assim, a igreja passará por uma parte da Grande Tribulação - sendo isso 3 anos e meio.

Eles usam a bíblia para defender suas ideias:

“E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares;....” (Daniel 9:27a)

A minha pergunta que fica é, como o anticristo vai se manifestar sendo que o Espírito Santo e a igreja ainda estarão na Terra?

Sendo esses dois os principais motivos para ele não ter se manifestado ainda.

PÓS-TRIBULACIONISTA:

Sendo essa linha de visão que acredita na igreja sendo arrebatada depois da Grande Tribulação. Onde toda a igreja passará pela Grande Tribulação, passando toda dor e sofrimento pois eles fundamentam sua ideia mostrando que a igreja estará preparada para sofrer. E sim, eles têm seus fundamentos pautado na bíblia:

“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” (Mateus 24:29-31).

“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. “ (Apocalipse 20:4-6).

Esse versículo não pode ser usado como base, pois ele aponta pra três princípios:

Princípio de dor;

Grande Tribulação;

E a volta de Cristo em Glória;

E indo mais profundo, quando ali aponta pros “escolhidos” não está falando da Igreja, mas sim do israelitas ainda espalhados pelo mundo.

CONCLUSÃO:

Tanto ao meso e pós tribulacionista fica uma pergunta. Se a Bíblia fala sobre a vinda de Cristo, se de uma forma inesperada e a mesma fala que nem Jesus sabe o dia e a hora, como poderia eu afirmar quando Ele voltará?

Ou seja, toda minha renúncia se torna nula, porque sei quando Ele virá buscar a sua Igreja. Posso praticar o que quiser, da maneira e forma que eu achar melhor. Quando estiver perto da Sua volta, eu me conserto e fico firme.

Mas não é bem assim que funciona:

Como Igreja, precisamos estarmos prontos para a volta do Noivo. Em Mateus 25.1-13, – onde fala sobre as dez virgens – nos mostra que foi para as bodas; estava quem pronta e ficou quem levou a vida de qualquer maneira. 

*Isso é um alerta para nossas vidas para essas falsas doutrinas, heresias que são levantadas e que nós precisamos nos aprofundar nas Santas Escrituras, mergulhar por completo, escavar e fazer aquilo que Deus aconselhou a Josué:

“Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” (Josué 1:7-8).


Parabéns! 

Avaliação: 9


Aluno: Natã Gonçalves da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

ESCATOLOGIA

A MOBILIZAÇÃO DE ASA