A ARCA DA ALIANÇA

A ARCA DA ALIANÇA

Texto: (Ex. 25.22).

Introdução:

 A Arca da aliança como é definida na bíblia, trata-se de um caixa moldada e enriquecida de ouro por conta de sua importância, segundo a vontade do próprio Deus. Sim! A mesma então traz um Simbolismo da tamanha grandeza.

Por quê?

      Porque segundo as escrituras, a mesma fora dada ao povo como “Pacto Aliancial”, entre Ele (Deus) e a Nação Escolhida (Israel). Daí então o porquê deste nome “Arca da Aliança”.
-Outro fator predominante nesta caixa sagrada é: o que ela representava. Deus queria dar ao povo um sinal visível de sua presença, e queria ainda mais, que essa presença Divina fosse sentida. 

Por que então? Porque a mesma simbolizava sua real presença no meio do povo.

Sim! A presença da Arca era o mesmo que dizer (no caso deles), Deus esta entre nós.
 A Mesma também inibiria o povo de fazer representações de divindades como as demais nações o faziam. A Arca de certa forma acabava afastando dos corações Israelitas a ideia de erguerem deuses e se prostrarem diante deles. 

Lembrando que um dos mandamentos de Deus, era justamente este: “Não farás para ti imagens de esculturas, nem te encurvarás a elas”...(Ex 20.3).
Como se pode vê a Arca não tinha forma humana! Justamente para que os povos não a adorassem.
Como já disse, a Ideia de Deus era que a mesma apenas representasse sua santa presença estando no meio deles sempre.

I - Porque esta Arca era tão importante?

Na nossa introdução já deu pra notar, que sua importância é veiculada a presença real de Deus.
Mais além disto outros fatores a deixavam nesta posição.

Era feita da melhor madeira da Região. 

     Digo melhor não só na aparência, mais na capacidade de suportar grandes intempéries e ser quase indestrutível ao fator tempo.
Essa madeira era chamada de Acácia (também conhecida por Cetim). Sua casca dura a tornava resistente aos dias quentes do deserto e as noites geladas do mesmo. A mesma era usada para móveis de grandes durabilidades isto inclui a Arca e os demais móveis do Tabernáculo em geral.. 

Mais porque a Acácia?

Note: A Acácia era uma espécie de planta, segundo  os conhecedores da botânica (a flora de modo geral), uma especie muito rara, pois cresce em qualquer tipo de solo; todavia estava destinadas aos mais resistentes possíveis como os desertos do Sinai. Sim! Solo altamente quase improdutivos. Porém foi nestas regiões desérticas e a beira do nilo que elas se desenvolveram. Talvez as condições do local (ou locais) tenham deixado esta madeira tão resistente , ao ponto de se escolhida para enfeitar as casas com móveis duráveis e magníficos, tanto na época quanto ainda o é até hoje em muitas regiões do mundo. 1- Sim! Foi neste tipo de solo que ela aprendeu acrescer e ainda conservou sua importância. 
2- Sim! Foi ela a acácia que Deus escolheu para compor o arsenal mobiliário de seu Tabernáculo. Como Também aquela que seria sinal de sua presença real; A Arca da Aliança.

A estrutura real da Arca – é vista na alusão descrita no livro de Êxodo (Cap. 25.10-22).
Já no (Cap.37.1-9), Deus escolhe quem iria confeccionar a mesma. Seu nome? Besalel.
A Planta é dado a este servo a quem Deus encheu de sabedoria e conhecimento para tal obra.

a) A Estrutura propriamente dita:

Uma Caixa medindo, (dois Côvados e meio) = 1,10 Mt de cumprimento.
67 Centímetro de Largura (um Côvado e meio).
67 Centímetro de Altura (Um côvado e meio).
Coberta de ouro por dentro e por fora (Revestida). Junto com essa glória as quatro argolas feitas de ouro puro posta nos quatro cantos da arca para servir de suporte os dois varais de madeiras.
Sim! Os varais também eram de madeira de acácia e revestidos também com o ouro formavam o padrão inconfundível da Arca.

Como disse: Além de seu real simbolismo a mesma é enriquecida pelo ouro, o que a tornava ainda mais importante.

Calma! A Glória de Deus é mais importante, sei! Porém o ouro nela era símbolo dessa glória, ou seja Deus queria que a Arca não só mostrasse seu papel de representa-lo, mais que fosse além disto, sim! Que fosse um símbolo de sua glória, daí o ouro sobre ela! O Ouro é símbolo da glória do poder e da realeza divina de Yavé.

A Arca Também possuía uma Tampa chamada de propiciatório, sobre essa tampa haviam dois querubins esculpidos cuidadosamente, um de frente para o outro, formando um circulo por cima da Arca. No Circulo A glória de Yavé se mostraria como Kavod.
Uma expressão de peso da glória Divina, que como tal deveria se respeitada.

Sim! Todos esses fatores revelados mostram a importância da Arca Da Aliança. E corroboram com seu papel de representar o Divino Deus com maestria.

b) Nomes que a qualificavam.

Arca do Senhor (Js 4:11)
Arca de Deus (1 Sm 3:3)
Arca da Aliança (Nm 10:33)
Arca do Testemunho (Ex 25:22)
Arca da Tua fortaleza (Sl 132:8)
Arca da tua santidade (Santa 2 Cr 35:3).
Note: Alguém descreveu que a mesma era apelidada de a Arca do Ciúme de Deus. É bem verdade que essa expressão faz até sentido. Ninguém além do Levitas podiam tocar nela, ou carrega-la.

Obs: Sempre que saia do Tabernáculo a mesma tinha dois lugares para estar.
1-A frente do povo.
2-No meio do povo.
Outra grande observação é: A tribo de Levi, foi escolhida por Deus para ser a tribo sacerdotal, foi à única tribo que não recebeu partilha nas terras, por que ela era exclusiva para os serviços de Deus. O Nome Levi parafraseia o significado de “União”. Este era o real intento de Deus manter as tribos unidas. O serviço sacerdotal visa justamente isto conduzir o povo a Deus unido em um só propósito. 

c) A Mesma continha três itens sagrados dentro dela.

1- As tábuas da Lei (Cópia).
2- Um pote contendo maná (o pão do céu que serviu de alimento para o povo durante a caminhada no deserto).
3- E A Vara de Arão. (A que floresceu).

Um rápido entendimento: Palavra, alimento e fruto. Deus Cristo e o Espírito Santo. Mais isto é outra mensagem.

II – A Tipologia da Arca.

1-      Madeira de Acácia rusticidade natureza. Sua tipologia: Humanidade de Cristo.
2-      O ouro que a revestia. Por dentro e por fora – símbolo da glória de Deus. Cristo glorificado
3-      O propiciatório – símbolo do sacrifício. Sobre ele era aspergido o sangue do animal sacrificado pelo sacerdote. O Sacrifício de Cristo.
4-      A coroa de ouro que embelezava o propiciatório. Aponta para Cristo como Rei eterno. Coroa nos fala de autoridade, governo e realeza.
5-      Argolas de ouro – casamento, aliança, compromisso. Tudo a vê com os quatro evangelhos.
6-      Varais de Acácia – Com elas sobres as argolas se fazia o transporte da Arca. As mesmas apontam para a retidão a justiça e a correção.

 A Essência da pregação.

A Arca da Aliança marcava o Antigo Pacto com A Presença real e visível de Deus. Ela era Simbolo desta
Presença Santa e Enigmata do Incomensurável D,us. Por meio dela D,us queria se visto, mais não tocado
por qualquer um, somente a quem Ele escolhesse, santificasse e condicionasse. Essa responsabilidade
recaiu sobre a tribo de Levi.

Sim! As demais tribos deveriam vê-la e segui-la incondionalmente.  (vide: Js 3).
Essa é a importância da Arca da Aliança.

A Arca sempre esteve presente nas grandes conquistas dos Israelitas. Marcou cada trajeto por onde passou (que o diga os Filisteus e Dagon).

Conclusão: Para os Israelitas ela tem sua importância vital até hoje! Embora a mesma tenha sumido misteriosamente não se sabe para onde. Sua marca ainda que falta na história real dos Israelitas fala tão alto, como se ainda estivesse presente! Tenho certeza que esta guardada em algum lugar, e quando chegar a hora de Deus a revela - la de novo será feito!  Vide: (Ap.15.5).



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.