A TÚNICA DE JOSÉ

AS CINCO CARACTERÍSTICAS DA TÚNICA DE JOSÉ

Texto: (Gn 37).


Introdução: “A História que envolve esta mensagem esta baseada na vida do jovem José, cujo significado nominal é: Aquele que acrescenta”. Este jovem é o 11º filho de Jacó, gerado nas entranhas da esposa amada Raquel. 
Sim! Esposa a quem Jacó amava de fato, e por quem teve o prazer de trabalhar 14 anos, para possui-la em definitivo como sua mulher.

Mas voltando a falar de José, o primeiro filho de Jacó com Raquel. Ver-se que no convívio geral entre os demais filhos, José torna-se o centro das atenções de seu pai. 
Sim! Mais, isto não atrapalhava a relação dele com os irmãos. Por incrível que pareça, eles até ignoravam algumas atitudes de José em relação a eles. 
Porém: Esta tolerância se deu até o 17º aniversário do rapaz.

Porque?

Sim! A contextualização da história que envolve José, Jacó e seus irmãos, vai mudar  quando o mesmo completa 17 anos.
E isto vai dar-se por conta de um presente que a primeira vista causou impacto nos demais. 
"Um presente"? Sim! Só que não se tratava de um presente comum. Era um presente que mexia com posicionamento. Sim! Tratava-se de uma Túnica de várias cores (sete para se mais exato). Agora o que esta túnica tinha de tão importante ao ponto de causar tanto revés nos demais irmãos? Afinal, José, não era o mais velho e muito menos o primogênito de Jacó, literalmente dentro do contexto dos onze filhos de Jacó. 

O fato é: O Primogênito de Jacó era Rubens, tanto que os demais até chegaram a comentar sobre a questão da Túnica, afirmando que a mesma deveria ser dada a Rubens e não do Caçula. 

Sim! Até o fato se confirmar Rubens era o primogênito. Mais era filho de Léia e não de Raquel.

E como se sabe: Léia se tornou esposa de Jacó por meio de uma trapaça, realizada por seu sogro, Labão. Logo quando Raquel da a luz a José, este sim era o primogênito de sua amada e de seu real amor. Jacó então deposita neste menino toda a sua atenção. Além do mais, o rapaz, era carne e unha com o pai, sempre alertava-o sobre as peripécias de seus irmão quando saiam a pastorear as ovelhas.

A convivência com José era suportável até aquele dia. O dia em que a túnica vai fazer a diferença. Veja por que. Uma túnica colorida naquela época eram vestes de autoridades.
Entenda: Ao dar a túnica para José, Jacó estava transferindo a ele o poder que um dia seria de Rubens. A primogenitura. Como disse apesar de ser o caçula, José também era um primogênito. O que acabou gerando ciúmes e inveja nos demais.

Sim! Depois da Túnica, a vida de José vai mudar para sempre. Aqui começa a mensagem de fato:
As cinco características da túnica de José.

 1ª Característica: “DESTAQUE”.

Quem era José antes da Túnica? Apenas mais um! Quem passou a ser José depois da Túnica? Um incomodo, um peso, um rival.

Por quê?

Note: José Destacou-se depois dela (A Túnica) entre seus irmãos. Mais isto foi só o primeiro passo, este José ainda iria se destaque em muitas outras ocasiões, como veremos no decorrer da mensagem.
Depois a Túnica nunca mais foi a mesma. 

2ª  Característica: “REVELAÇÃO”

Depois da Túnica o Rapaz começou a sonhar com molhos, estrelas, sol, lua enfim! Para seus irmão virou o sonhador. Mais aquilo foi só uma amostra do que Deus ainda iria fazer com ele. Logo começo a entender que Deus destacou José, para algo mais além, algo que seus irmão não estavam preparados para enfrentar nem lidar. Tanto que se enchem de ódio ao ponto de tentar mata-lo.
 Os sonhos de José causavam mais revolta do que a túnica. Pois a Interpretação dos sonhos eram óbvios demais. Tanto que ao relata-lós rapidamente entenderam o que eram, inclusive Jacó.
Note: Depois da Túnica José, ganha destaque, e Deus lhe agracia com o dom da revelação.

3ª Característica: “ESPERANÇA”

Obs: Quando José encontra-se com seus irmãos, estes tomados pela raiva tentam mata-lo. Rubens intervém. Tenta achar uma forma de salvar o irmão. Mais ao ausentar-se seus irmão o vendem a uma caravana de Ismaelitas, pois estavam resolutos da decisão de se livrarem de José de uma ou de outra maneira. Sim! José se tornara para eles insuportável. Depois de o venderem, Apanham sua túnica rasgam-na, sujam-na com sangue de um cabrito para que Jacó, acreditasse no que iriam dizer. Sim diriam que: José fora devorado por uma fera. Infelizmente!

José na casa de Potifar.

José esta agora no Egito sendo vendido como escravo a Potifar, senhor da guarda de Faraó. Note a túnica foi rasgada e sujada com sangue. Mais José não perdeu as esperanças. Essa é a terceira característica da Túnica. Como disse depois dela a vida de José nunca mais foi mesma. Quando ela entrou na vida dele, sua vida foi marcada pelo destaque, e pela revelação de um futuro, que nem ele mesmo entedia direito. Tiraram ela dele, mais ela o marcou, se entranhou em sua vida, afinal fora o presente mais valioso que tinha recebido na vida!

Só uma observação: Quando Potifar compra José, ele se encanta com o rapaz, e rapidamente o trata com certa dignidade, confiando assim toda sua casa aos cuidados do rapaz. O Historiador vai dizer: Aonde José colocava as mãos Deus era com ela. Tudo se multiplicava, se tornava mais belo. (Vide: Cap 39.1-5).

A esperança o segurou na casa de Potifar. 

O rapaz era belo chamava a atenção, além de possui uma característica muito peculiar, isto acabou por encantar também a esposa do senhor da guarda Egípcia, seu senhor Potifar. Obs: Que José já tinha ganhado Destaque na casa de Potifar, e se destacava dentre todos os empregados, ao ponto de Potifar (segundo Josepho, o tratar como um referencial e não como um empregado, ou escravo). O Encanto nutrido pela esposa de Potifar que vai tentar agarra-lo e logo após sendo rejeitada, sente-se confrontada e reage da pior maneira, baixeza total, acusando o moço de a te-la atacado.

José na Prisão:

Depois da cena José foi acusado e preso. Na prisão: Mais uma vez o rapaz vai ganhar a confiança do carcereiro. se destacar como sempre, só que agora entre os presos (Gn 39.23). Agente descobre que este moço nunca perdera a esperança aqui na cadeia. 
Como? Me siga! Veja comigo Cap.40: Na Prisão José, vai fazer amizade com o mordomo do rei (o copeiro). Essa amizade fica por conta de Josepho. Desta vez José não vai sonhar, mais interpretar sonhos; "veja a característica da túnica da revelação se manifestando nele". 

Note que: O Copeiro e o Padeiro estavam na prisão aos cuidados de José. Quando José vai dar ao Mordomo (Copeiro) a interpretação: (Entra Josepho): e diz: tenha "esperança", pois o sonho significava que dentro de três dias aconteceria conforme ele havia sonhado. Fato vide: (v 21).

O Padeiro gostou da interpretação de José e logo contou o seu...mais você já sabe o que aconteceu não é? Caso não leia os (vv 18-20).

*Mais o que autêntica que José tinha esperança?  Quando  solicita ao Copeiro: Lembra-te de mim quando estiveres diante de faraó, diz a ele que sou forasteiro preso aqui injustamente...(vv 14,15). Bom! O copeiro esqueceu! Mais José não perdeu a esperança e continuou confiando em seu Deus.

4ª Característica: “CONFIANÇA”

Note: Confiar do grego "pistis" ressalta não perder a fé, continuar acreditando, uma hora Deus vai agir. O tempo de Deus para nós é um teste de resistência. para sabermos até onde somos capazes de irmos diante dele.

Isto me faz lembrar de Abraão, até onde este teve que ir com Isaque para provar sua fidelidade ao Senhor. (Cf Gn 22).
Claro que Deus não deixou Abraão sacrificar Isaque de fato. Mais abraão provou a Deus que é possível, Ele (Deus) acreditar no homem.

Só pra constar José era bisneto deste Homem, como não confiar no Deus que marcou o trajeto de seu bisavô, seu avô e seu pai ?

 Obs:  Quando José está na casa de Potifar cuidando de tudo, como fiel mordomo! O mesmo deixa transparecer, que nunca deixou de acreditar em Deus.  
Esse foi o ponto alto de sua fé. José teria que aprender a confiar em Deus sem a presença de seu pai Jacó. E ele conseguiu. Pois todas as vezes que se destacava onde chegava. Era sinal de que Deus era com ele. A 4ª Característica que a Túnica deixou em José foi o segredo da confiança. Confiar mesmo que me traiam, me enganem ou tentem, me matar, confiar é o segredo.
Jospho diz: Que José colocou a injusta avaliação de Potifar sobre sua pessoa, nas mãos de Deus. Isto é confiança. Tanto que na prisão o moço foi exaltado por Deus.

O Copeiro esqueceu de José, mais Deus não! Estava preparando o momento certo de apresentar José ao Faraó!

5ª Característica: “PODER”

     O Poder aqui é dado a José como uma premiação, Faraó manda da-lhe um anel um colar uma túnica Nova Egípcia. um  carro real e um trono. Quando José estivesse no trono até faraó estava abaixo dele. Isto é: O que você disseres será lei!

Mais por que isto aconteceu?

      Vamos lá, me empolguei e antecipei o assunto, mais vamos deta-lhar a historia de José da prisão ao Trono do Egito. Estamos no Cap 41.

Finalmente depois de um longo período na prisão esquecido pelo copeiro.
Neste tempo Faraó é surpreendido por sonhos que lhe atribulavam as noites, tirando seu sono. Em busca e resposta, magos adivinhos agoureiros encantadores enfim todos foram chamados para darem a interpretação daqueles sonhos. Mais ninguém tinha a característica da Túnica que destacara Jose, dando-lhe  o dom da revelação.

     José é lembrado pelo copeiro, que estava vendo a  aflição de Faraó por conta dos sonhos que tivera. Mais aflito ainda por não haver ninguém no reino apto a de-lhe a interpretação correta.

Quando José é chamado viu sua oportunidade de se vê livre da prisão? Sim! Mais viu também que havia algo de Deus naquilo. Quando interpelado por Faraó, o moço diz: Deus é quem dar o entendimento meu senhor!
Suma: Ele estava dizendo: Deus esta no controle, Deus é quem me faz saber, Deus é tudo. Posso até conjecturar Deus maior que tudo, isto incluía os deuses do Egito.
è claro que José não disse isto, mais sua ação em mencioná-lo já dizia tudo.

Isto me faz lembrar que todo Judeu tem a obrigação de professar seu Deus em todo o lugar que for, isto significa Louvor, adoração e reconhecimento que não existe outro Deus além de Deus (D,us para eles).

Aqui começa Deus a destacar José diante de Faraó, A da-lhe a interpretação correta dos sonhos a Revelação é esclarecido. Faraó Pede conselho e José lhe da esperança. Faraó confia no ex-prisioneiro. E lhe da o Poder de governar sobre o Egito.

Finalmente estava por se cumpri os sonhos do menino de 17 anos. 

Conclusão: As Cinco características que avultaram a vide José depois da Tunica, só corrobora que: A túnica é um tipo legal de poder que nos é dado por Deus, quando o aceitamos e passamos a confiar nele. Foi assim com o moço durante mais de 13 anos,  e continuo sendo até o dia quem que os sonhos Que ele teve na sua mocidade agora estavam se cumprindo bem diante dele. Seus irmão estavam se curvando a ele e seus pais descendo ao encontro dele. Só Deus faz estas coisas.
Todos agora estavam vendo que Deus quando promete cumpre!

Quando Deus chama pra ser destaque, onde você estiver vai ser destaque.
E quando ele quiser revelar também não importa o lugar ele vai revelar, pode ser um deserto, numa prisão ou mesmo num palácio Ele é o Senhor dos Mistérios.
Confiar nele é o segredo de quem sempre espera seu agir. Esperança.
O Poder é sua capacidade de nos fazer crescer prosperar avançar em seu nome. Sim! É dele como disse José: que vem tudo!

Suma:  Destaque, Revelações, Esperança, confiança e poder.

Quando rasgaram a Túnica e a sujaram de sangue lembrei-me disto: Parece até nosso Cristo, prenderam ele, rasgaram suas vestes, ele derramou seu sangue. Mais não perdemos as esperanças Nele! Assim como Jose muitos de nossos irmãos amargam reveses de grande dor, são feridos marcados traídos enganados. Mais não perdem as esperanças. Amém!



Comentários

  1. Respostas
    1. Percebi que és uma artista...digo gostas de Artes. Parabéns...

      Excluir
    2. Percebi que és uma artista...digo gostas de Artes. Parabéns...

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Sim sou artista e amo arte é o meu rob e uma terapia. Obg

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Deus seja louvado pelo vida de José, o Sonhador mor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Deus abençoe, muito bom o estudo e inspirado pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  6. Lindo estudo... Ao ler senti muito a presença de Deus. Que a presença de Deus continue a ser constante em sua vida.

    ResponderExcluir
  7. Aprendi muito ,forte está palavra obrigado Deus e fiel e contigo

    ResponderExcluir
  8. Mas = porém
    Mais = referente a quantidade
    Vale uma revisão ortográfica.

    ResponderExcluir
  9. Gostei ! Vejo que há largueza de visão nessa interpretação da Bíblia. Dom de Deus!

    ResponderExcluir
  10. Deus abençoe sua vida! Não se esqueça que Deus é quem te deu sabedoria. . A Glória é prá Deus! Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  11. O glória a Deus falou muito comigo Deus abençoe poderosamente sua vida em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  12. Adorei o estudo Deus continue abençoando vcs com todo esse entendimento.

    ResponderExcluir
  13. Belo estudo, que Deus continue te abençoando.toda glória seja para Deus.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom li todinho e amei parabéns

    ResponderExcluir
  15. Quero agradecer pala mensagem têm me ajudado muito a entender .
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  16. Você precisa melhorar sua redação. Desisti de ler! O correto é MAS e não MAIS! Mas é uma conjunção adversativa, mais é um advérbio de intensidade.

    ResponderExcluir
  17. Quem fez a tunica de José ? Alguém sabe me responder ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.