DOUTRINA DA IGREJA

11 - DOUTRINA DA IGREJA

Lição: 11
Matéria: ECLESIOLOGIA.

Introdução: 

        Eclesiologia é a Doutrina da Igreja. O termo que nomeia essa matéria deriva do Grego:                “Ekklhsia = Eclesia”.  Esse termo tem um amplo significado: Podendo ser segundo o senhor Raimundo de Oliveira: “Uma Reunião para tratar-se de assuntos”; Sua visão ainda nos possibilita vê quer: “Esta mesma reunião era composta por pessoas solenes”.  Por que isso? Por que o termo em sua raiz trás um significado impar: “Assembléia”. Todos nós sabemos que Assembleia é um ajuntamento (Congregamento de pessoas).  Porém o termo ainda significa que: Eclesia é:  Chamados de dentro para fora. Logo, a Assembleia reunida tem objetivo:  Esse é o papel da Igreja!  Reunir-se para depois parti em busca da missão e ela ordenada.

I- A IGREJA


      A Doutrina da Igreja nada mais é se não, estudar e vericificar o papel da mesma sob a ótica de seu chamado e objetivo.
→Partindo da premissa que afirma ser “Eclesia” uma Reunião de congregados, então é possível ver que Deus, é o autor da Igreja (vide: Lv 11.44,45).  Esta passagem é muito boa para entendermos o objetivo de Deus quando convoca seus primeiros congregados para serem santos em sua presença e andarem segundo seus preceitos  (Dt 28).

→Esses indícios ocorridos com o povo Santo (Israel) nos faz entender que Jeová queria uma congregação para adorá-lo, amá-lo, respeitá-lo, e andar segundos sua soberana vontade. Desta forma segundo a Linguagem Tipológica, Israel é o reflexo da Igreja de Cristo no Antigo Pacto.

Entenda: Sob a ótica revelada a Paulo, quando redigia sua carta aos crentes de Éfeso. Ele diz:“Deus nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos sua primícias irrepreensíveis diante Dele em amor”... (Ef 1.4). Sim! A Igreja estava no coração de Deus, e Jesus, veio fundá-la, e fazer valer apena o objetivo salvífica de Jeová, por meio dela!
Obs: Quando disse: Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18,19).

1- A Natureza da Igreja.

>1º Física Corpo.  >2º EspiritualMetafísica.
  • Como Corpo ela possui membros. Como Metafísica, Ela gera membros.

2- Palavras que a descreve:
>1º Igreja, >2º Congregação, >3º Comunidade, >4º Assembléia, >5º Corpo de Cristo, >6º Edifício de Deus, >7º Templo e Etc.

3- Palavras que descrevem seus membros.
>1º Crentes, >2º Servos, >3º Santos, >4º Eleitos, >5º Discípulos, >6º Cristãos.

Por que isso? Por que na Igreja de Cristo: “Não há Judeus, gregos ou gentios, todos são iguais, não há macho, nem fêmeo; o direito de igualdade de Deus é igual para todos” (vide: Gl 3.28; Col 3.11).

II – A ILUSTRAÇÃO DA IGREJA.

1- O Corpo de Cristo.
     (Já usamos essa expressão), porém entenda: A Igreja de Cristo foi fundada desde o momento em que Ele mesmo oficializou: dizendo que sobre a (Pedra fundamental – Ele mesmo) a Edificaria. Isto se deu no primeiro século da Era Cristã durante seu curto ministério de três anos. Depois de sua Partida (cf. At 1.10,11), a Igreja esteve orando por Dez dias consecutivos. (At 1.14; 2.1-6). Quando o Espírito Santo desceu sobre os primeiros congregados: Nascia de fato A Igreja. Isto como já disse no primeiro ano da Era Cristã. Obs: Hoje estamos no Século XXI, Logo a Igreja existe a mais de XX séculos.

2- A Igreja e a Cabeça.

      Todo corpo só é completo por causa da Cabeça, Sim! A cabeça é quem define o corpo, controla o corpo dirige o corpo, comanda o corpo.

Quem é o cabeça da Igreja? <>*Cristo  (Cl 1.24). Por quê? Por que por meio do corpo, “a Igreja,” Cristo, continua vivo e ativo neste planeta. <>*Como corpo, deixando de ser uma simples organização, para sermos um ORGANISMO vivo.  Vide: (1ª Co 12.13). Obs: Numa organização os associados são meros voluntários. No corpo (organismo) somos membros participativos, sendo conduzido pela cabeça.

3- O Templo de Cristo.

     A Expressão templo por si só já nos diz que este local é reservado, destinado a alguém importante.  A Bíblia descreve três formas de templo. O Templo  é descrito como uma “casa” (Ex 25.8;1º Rs 8.27). Davi o chama de a casa de Deus (Sl 23.6; 122. 1). É visto como Um grande Edifício de ajuntamento para o povo adorar (2º Cr 7). É denominado de Corpo, onde Deus Habita. (Ef 2.20-22). Jesus mesmo parafraseou isto ao dizer: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama... Manifestaremos-nos nele (Ele e o Pai) e faremos nele morada (J0 14.21). Logo somos o templo de habitação do Senhor. Amém!  Esse manifestar dito por Cristo tem haver com a glória que seria derramada sobre a Igreja. (Lc 24. 47-49; At 1.5,8; 2.1-6).


III- A OBRA DA IGREJA.

a) Pregar a salvação em Jesus (Mt 28.18,19; Mc 16.15,16; Lc 24.47-49); At 1.8). b). Prover-se da adoração (Ef 1.4). c) Prover-se da comunhão mútua entre os irmãos em Cristo. (At 2.42-46). d) Sustentar o Testemunho vivo de Cristo. “Vós sois minhas testemunhas”.


IV – AS ORDENANÇAS DA IGREJA.

1º Batismo: 

    O Batismo é o testemunho vivo do crente, por meio da consagração das águas. Símbolo do novo nascimento. O Batismo liga, oficializa e congrega. O Batismo pra ser aceito teria que ser por Imersão – a exemplo do que fora realizado por João Batista quando batizava no Jordão. Cristo aceitou este batismo (Mt 3.16-17). 

Por que este batismo foi aceito pela Trindade?
     Porque seu significado era Mergulhar imergir. Assim sendo o individuo que o aceitasse estava dizendo a Deus que estava desporto a mergulhar na sua vontade para ser limpo, puro, santificado.
Batismo por aspersão existe ou não?
     Esse tipo de batismo passou a ser usado por Cristãos prosélitos em suas cruzadas. Acreditar-se que o mesmo era posto sobre um tanque de águas e apos batizado o mesmo mergulhava. Quando não havia água suficiente visando a urgência da ordenança alguns Cristão adotou a prática da aspersão jogando água na cabeça do Individuo.
→No Entanto o modo Bíblico é por Imersão. A Fórmula do batismo é: Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo (cf Mt 28.19).


2º A Ceia:
      A Ceia é o momento sagrado da Comunhão, onde há adoração e reverencia no ato. *A Ceia lembra: Fazei isto em memória de  mim!...*A Ceia Instrui: Examine-se a si mesmo... *A Ceia Comunga: Quando vos ajuntardes esperai uns pelos outros... * A Ceia Prepara: Até que Venha... *A Ceia Exorta: Portanto não coma nem beba indignamente...


Elementos, da Santa Ceia. - *) O Pão – símbolo do corpo de Cristo.  *) O Vinho – o suco da vide (uva), símbolo do sangue derramado de Cristo por nós.  *) O Cálice – Símbolo da aliança.

V – A ADORAÇÃO DA IGREJA.


     A Adoração da Igreja é uma ordem Solene de pura reverencia (Mt 4.10). A Igreja é o povo exclusivo da adoração. (Ef 1.2-8). O Culto descrito na Palavra é uma forma de adoração solene. Onde se reverencia e homenageia quem esta sendo adorado, no caso aqui Deus, como parafraseou Jesus: “Só a Deus adoraras e só a Ele darás Culto” (Mt 4.10).

<>A s formas de demonstração da adoração são vistas como:  -*)-1 Cultos. *)-2 Orações. *)-3 Cânticos.


<>Forma de cultuar: -*1- Em comunidade (ajuntamento) (At 2.42-46; 4.26-31;13.1-3). *2- Em particular: Culto racional. (Rm 12.1).  *3- Em casa: Habitação (At 13.1-3).

VI- O MINISTÉRIO DA IGREJA


a) O ministério geral e profético.

   1. Apóstolos 2. Profetas  3. Mestres 4. Doutores 5- Socorros e Pastores.

 Corpo auxiliar: Compreendem uma Hierarquia de Obreiros tais quais:
1- Diáconos (serviços). 2- Presbíteros (Anciões – ensinadores administradores). Evangelistas e etc.

VII- DÍZIMOS E OFERTAS


     O Dízimo é 10% do que se ganha, do que se conquista com o esforço de seu trabalho. (Mt 22:21). Dizimar significa agradecer a Deus. Por ter lhe dado saúde para conquistar e forças para trabalhar. O fruto desse esforço resulta em bênçãos.


Obs: No Antigo Pacto dizimava-se de tudo o que se possuía, gado cereais, dinheiro, até de tempo, um dia deveria ser tirado para adorar e aprender no Templo.  Na Visão de Malaquias o dizimo ficou mais lentante: Trazei todos os Dízimos a casa do Senhor para que haja mantimento...E assim Ele (Deus) Abra as Janelas dos Céus e derrame... Sobre vós BENÇÂOS, (Ml 3.10).
→Por mais que haja divergências sobre a questão do Dizimo, o mesmo é uma forma de agradecermos a Deus as Bênçãos. O Dizimo não deve ser visto como obrigação, mais como uma oferta de AMOR e Agradecidamente.

CONCLUSÃO

 Objetivo da Igreja: 1. Servir a Cristo. 2. Amar a Deus. 3. Andar no Espirito. 4. Viver e guardar a palavra. 5. Proclamar a evangelho de Cristo. 6. Aguardar a volta de Cristo. 7. Ser arrebatada por Cristo. 8. Ser eternizada.

José Francisco da Silva

            Download Aqui


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO