DOUTRINA DA IGREJA
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DOUTRINA DA IGREJA
Lição: 11
Matéria: ECLESIOLOGIA.
Introdução:
Eclesiologia é a Doutrina da Igreja. O
termo que nomeia essa matéria deriva do Grego: “Ekklhsia = Eclesia”. Esse termo tem um amplo significado: Podendo
ser segundo o senhor Raimundo de Oliveira: “Uma
Reunião para tratar-se de assuntos”; Sua visão ainda nos possibilita vê
quer: “Esta mesma reunião era composta
por pessoas solenes”. Por que isso?
Por que o termo em sua raiz trás um significado impar: “Assembléia”. Todos nós sabemos que Assembleia é um ajuntamento
(Congregamento de pessoas). Porém o
termo ainda significa que: Eclesia é: Chamados de dentro para fora. Logo, a
Assembleia reunida tem objetivo: Esse é
o papel da Igreja! Reunir-se para depois
parti em busca da missão e ela ordenada.
I- A
IGREJA
A Doutrina da Igreja
nada mais é se não, estudar e vericificar o papel da mesma sob a ótica de seu
chamado e objetivo.
→Partindo da premissa
que afirma ser “Eclesia” uma Reunião de congregados, então é possível
ver que Deus, é o autor da Igreja (vide: Lv 11.44,45). Esta passagem é muito boa para entendermos o
objetivo de Deus quando convoca seus primeiros congregados para serem santos em
sua presença e andarem segundo seus preceitos
(Dt 28).
→Esses indícios
ocorridos com o povo Santo (Israel) nos faz entender que Jeová queria uma
congregação para adorá-lo, amá-lo, respeitá-lo, e andar segundos sua soberana
vontade. Desta forma segundo a Linguagem Tipológica, Israel é o reflexo da
Igreja de Cristo no Antigo Pacto.
Entenda: Sob a ótica
revelada a Paulo, quando redigia sua carta aos crentes de Éfeso. Ele diz:“Deus
nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos sua primícias
irrepreensíveis diante Dele em amor”... (Ef 1.4). Sim! A Igreja estava no
coração de Deus, e Jesus, veio fundá-la, e fazer valer apena o objetivo
salvífica de Jeová, por meio dela!
Obs: Quando disse: Sobre
esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão
contra ela (Mt 16.18,19).
1- A Natureza da
Igreja.
>1º Física – Corpo. >2º Espiritual – Metafísica.
- Como Corpo ela possui
membros. Como Metafísica, Ela gera membros.
2- Palavras que a
descreve:
>1º Igreja, >2º Congregação, >3º Comunidade, >4º
Assembléia, >5º Corpo de Cristo, >6º Edifício de Deus, >7º
Templo e Etc.
3-
Palavras que descrevem seus membros.
>1º Crentes, >2º Servos,
>3º Santos, >4º Eleitos, >5º Discípulos, >6º
Cristãos.
Por que isso? Por que na Igreja de
Cristo: “Não há Judeus, gregos ou gentios, todos são iguais, não há macho,
nem fêmeo; o direito de igualdade de Deus é igual para todos” (vide: Gl
3.28; Col 3.11).
II – A ILUSTRAÇÃO DA IGREJA.
1- O Corpo de Cristo.
(Já usamos essa expressão), porém entenda:
A Igreja de Cristo foi fundada desde o momento em que Ele mesmo oficializou:
dizendo que sobre a (Pedra fundamental – Ele mesmo) a Edificaria. Isto se deu
no primeiro século da Era Cristã durante seu curto ministério de três anos.
Depois de sua Partida (cf. At 1.10,11), a Igreja esteve orando por Dez
dias consecutivos. (At 1.14; 2.1-6). Quando o Espírito Santo desceu sobre os
primeiros congregados: Nascia de fato A Igreja. Isto como já disse no primeiro
ano da Era Cristã. Obs: Hoje estamos no Século XXI, Logo a Igreja existe
a mais de XX séculos.
2- A
Igreja e a Cabeça.
Todo corpo só é completo
por causa da Cabeça, Sim! A cabeça é quem define o corpo, controla o corpo
dirige o corpo, comanda o corpo.
Quem é o cabeça da
Igreja? <>*Cristo (Cl 1.24). Por quê? Por que
por meio do corpo, “a Igreja,” Cristo, continua vivo e ativo neste planeta. <>*Como
corpo, deixando de ser uma simples organização, para sermos um ORGANISMO
vivo. Vide: (1ª Co 12.13). Obs:
Numa organização os associados são meros voluntários. No corpo (organismo)
somos membros participativos, sendo conduzido pela cabeça.
3- O Templo de Cristo.
A Expressão templo por si só já nos diz
que este local é reservado, destinado a alguém importante. A Bíblia descreve três formas de templo. O
Templo é descrito como uma “casa” (Ex
25.8;1º Rs 8.27). Davi o chama de a casa de Deus (Sl 23.6; 122. 1). É visto
como Um grande Edifício de ajuntamento para o povo adorar (2º Cr 7). É
denominado de Corpo, onde Deus Habita. (Ef 2.20-22). Jesus mesmo parafraseou
isto ao dizer: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me
ama... Manifestaremos-nos nele (Ele e o Pai) e faremos nele morada (J0 14.21).
Logo somos o templo de habitação do Senhor. Amém! Esse manifestar dito por Cristo tem haver com
a glória que seria derramada sobre a Igreja. (Lc 24. 47-49; At 1.5,8; 2.1-6).
III- A
OBRA DA IGREJA.
a) Pregar a salvação
em Jesus (Mt 28.18,19; Mc 16.15,16; Lc 24.47-49); At 1.8). b). Prover-se da
adoração (Ef 1.4). c) Prover-se da comunhão mútua entre os irmãos em Cristo.
(At 2.42-46). d) Sustentar o Testemunho vivo de Cristo. “Vós sois minhas
testemunhas”.
IV – AS ORDENANÇAS DA IGREJA.
1º
Batismo:
O Batismo é o
testemunho vivo do crente, por meio da consagração das águas. Símbolo do novo
nascimento. O Batismo liga, oficializa e congrega. O Batismo pra ser aceito
teria que ser por Imersão – a exemplo do que fora realizado por João Batista
quando batizava no Jordão. Cristo aceitou este batismo (Mt 3.16-17).
Por que este batismo
foi aceito pela Trindade?
Porque seu
significado era Mergulhar imergir. Assim sendo o individuo que o aceitasse
estava dizendo a Deus que estava desporto a mergulhar na sua vontade para ser
limpo, puro, santificado.
Batismo por aspersão existe
ou não?
Esse tipo de batismo passou a ser usado
por Cristãos prosélitos em suas cruzadas. Acreditar-se que o mesmo era posto
sobre um tanque de águas e apos batizado o mesmo mergulhava. Quando não havia
água suficiente visando a urgência da ordenança alguns Cristão adotou a prática
da aspersão jogando água na cabeça do Individuo.
→No Entanto o modo
Bíblico é por Imersão. A Fórmula do batismo é: Em nome do Pai do Filho e do
Espírito Santo (cf Mt 28.19).
2º A Ceia:
A Ceia é o momento sagrado da
Comunhão, onde há adoração e reverencia no ato. *A Ceia lembra: Fazei
isto em memória de mim!...*A
Ceia Instrui: Examine-se a si mesmo... *A Ceia
Comunga: Quando vos ajuntardes esperai uns pelos outros... * A Ceia
Prepara: Até que Venha... *A Ceia Exorta: Portanto
não coma nem beba indignamente...
Elementos, da Santa
Ceia. - *) O Pão – símbolo do corpo de Cristo. *) O Vinho – o suco da vide
(uva), símbolo do sangue derramado de Cristo por nós. *) O Cálice – Símbolo da
aliança.
V – A ADORAÇÃO DA
IGREJA.
A Adoração da Igreja é uma ordem Solene de
pura reverencia (Mt 4.10). A Igreja é o povo exclusivo da adoração. (Ef 1.2-8).
O Culto descrito na Palavra é uma forma de adoração solene. Onde se reverencia
e homenageia quem esta sendo adorado, no caso aqui Deus, como
parafraseou Jesus: “Só a Deus adoraras e só a Ele darás Culto” (Mt
4.10).
<>A s formas de
demonstração da adoração são vistas como:
-*)-1 Cultos. *)-2 Orações. *)-3 Cânticos.
<>Forma de
cultuar: -*1- Em comunidade (ajuntamento) (At 2.42-46; 4.26-31;13.1-3). *2-
Em particular: Culto racional. (Rm 12.1). *3- Em casa: Habitação (At
13.1-3).
VI- O MINISTÉRIO DA
IGREJA
a) O ministério geral
e profético.
1. Apóstolos 2. Profetas 3. Mestres 4. Doutores 5- Socorros e
Pastores.
Corpo auxiliar: Compreendem uma Hierarquia de Obreiros tais quais:
1- Diáconos (serviços). 2- Presbíteros (Anciões – ensinadores
administradores). Evangelistas e etc.
VII- DÍZIMOS E
OFERTAS
O Dízimo é 10% do que se ganha, do que se
conquista com o esforço de seu trabalho. (Mt 22:21). Dizimar significa
agradecer a Deus. Por ter lhe dado saúde para conquistar e forças para
trabalhar. O fruto desse esforço resulta em bênçãos.
Obs: No Antigo Pacto
dizimava-se de tudo o que se possuía, gado cereais, dinheiro, até de tempo, um
dia deveria ser tirado para adorar e aprender no Templo. Na Visão de Malaquias o dizimo ficou mais
lentante: Trazei todos os Dízimos a casa do Senhor para que haja mantimento...E
assim Ele (Deus) Abra as Janelas dos Céus e derrame... Sobre vós BENÇÂOS, (Ml
3.10).
→Por mais que haja
divergências sobre a questão do Dizimo, o mesmo é uma forma de agradecermos a
Deus as Bênçãos. O Dizimo não deve ser visto como obrigação, mais como uma
oferta de AMOR e Agradecidamente.
CONCLUSÃO
Objetivo da Igreja: 1. Servir a Cristo.
2. Amar a Deus. 3. Andar no Espirito. 4. Viver e guardar a palavra. 5.
Proclamar a evangelho de Cristo. 6. Aguardar a volta de Cristo. 7. Ser
arrebatada por Cristo. 8. Ser eternizada.
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