A DOUTRINA DA SALVAÇÃO E DA JUSTIFICAÇÃO

 8- A DOUTRINA DA SALVAÇÃO


Lição: 8
Matéria: SOTERIOLOGIA.



I - A PROVISÃO DA SALVAÇÃO
Por que veio a salvação?

     A Consequência do homem em Adão fez, o pecado entrar na raça humana, contaminado toda a prole futura (Gn 3.1-6)! Salvação veio por meio de uma promessa (Gn 3.15). Nos alcançou por meio da graça Divina de Deus (Ef 2.7,8). A provisão dessa tão grande salvação estava no Cristo (1ª Jo 3.16; Jo 3.16). Por Adão entrou o pecado, por Cristo veio a Salvação do pecador!

1- A Salvação é para o mundo todo: “Por que Deus amou o mundo que deu seu filho unigênito...”.
2- A Salvação é para quem crê: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa (At 16.31); “E todo aquele que nele Crê não perecerá, mais terá a vida eterna”.

3- A salvação esta ao alcance de todos: “Vinde a mim e eu vos aliviarei, tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde, e encontrareis descanso para vossa alma”.
A Salvação veio para desfazer as obras do Diabo.
   Todos nós sabemos que o pecado original entrou no mundo graças ao Diabo e a uma brecha cedida Por Adão e Eva (Gn 3.6). Logo isto ficou caracterizado com uma obra do diabo! Para isto se manifestou o filho de Deus para desfazer as obras do Diabo (1ª Jo 3.8).

II - O LADO DIVINO DA SALVAÇÃO
1- Aqui opera a presciência de Deus. (Rm 8.28,30).
2- A Eleição Divina (Ef 1.4; 1ª Pe 1.2).
3- A predestinação (Rm 8.29).
4- O chamamento:


     A Salvação não é imposta é mediante aceitação! Deus não determina: Ele deixa o homem escolher o que quer: É o chamado livre arbítrio! Se creres serás salvo!
     Mais o que significa: “Salvação”? Bom! Salvação vem do termo grego: soteriologia, junção de soteria que significa salvação, libertação de um perigo iminente, livramento do poder da maldição do pecado, restituição do homem à plena comunhão com Deus. A salvação do ser humano é obtida pela graça, ou seja, é um dom gratuito e imerecido que o pecador recebe, (Ef 2: 8-9).
     Quando Jesus diz:“está consumado” (Jo 19. 30), que é a expressão grega tételestai, ele quer dizer quer tudo está pago. Isto representa a salvação para o cristão. Tudo foi comprado no calvário. Abrange cada fase de nossas necessidades e dura de eternidade a eternidade. Inclui a libertação do pecado no presente e a apresentação contra as invasões do pecado no futuro, (Jd 1: 24-25; Tt 2: 11-13).

     O Lado divino da salvação esta na vontade de Deus! E a vontade de Deus é que todos sejam salvos: “E todo aquele que nele crê será salvo...” Então, vejamos em detalhes suas fases: salvação: arrependimento, fé, conversão.

III - O LADO HUMANO DA SALVAÇÃO

       A Salvação é obra Divina a favor do homem. Alguns conceitos são vistos aqui:

1º Arrependimento:

Sem esse fator não há perdão. (2º Cr 7.14): “...Se arrepender de seus maus caminhos, então ... Perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”! João apareceu pregando o arrependimento (Mt 3.1-11). - - Logo entendo que o arrependimento é a chave para a manifestação sublime e remidora de Deus em nossas vidas!
Veja por que: Arrependimento é o ato pelo qual a pessoa reconhece o seu pecado e o abandona, confessando-o a Deus. O arrependimento é diferente do remorso. Por exemplo: João e Pedro colam na prova escolar. João confessa, pede perdão e aceita a punição. Isto é arrependimento. Pedro é surpreendido pelo professor, tem remorso e no coração diz que na próxima prova, se tiver oportunidade, vai colar novamente. Não houve arrependimento! Então não haverá perdão!

2º O Arrependimento produz a certeza da salvação:

   Nessa ilustração, Pedro sentiu apenas remorso. O remorso é a tristeza do mundo que produz morte. O arrependimento verdadeiro é a tristeza que, segundo Deus, conduz à salvação, (2ª Co 7: 10). No Novo Testamento, Pedro e Zaqueu são exemplos de arrependimento, (Mt 26: 75; Lc 19: 8), e Judas, um exemplo de remorso do seu pecado, (Mt 27: 3-5). O Arrependimento mostra o lado humano para o agir da salvação! Porém este lado humano ainda vai carece de outro fator!


3º A Fé

     Quando se fala em fé, há alguns textos que muitos já sabem de cór: “fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”, (Hb 11: 1).
“A fé vem pelo ouvir, e o ouvir da palavra de Deus”, (Rm 10: 17). “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”, (Rm 10: 9-10).  A salvação para se operada na vida do crente é necessário que o individuo creia (Jo 3.16; 14.1). Que ele deposite fé (Ef 2.7). Por que a salvação é dom de Deus dádiva concedida aos que crêem no valor salvífico de Jesus na cruz!

     Fé no original do Novo Testamento, grego é: “pistis” – uma crença ou convicção intelectual; uma completa confiança em Deus, ou mais particularmente, em Cristo, com vista à redenção do pecado; pisteuein – confiança plena em Deus. Há dois tipos de fé: a fé salvadora e a fé como um dom.


4º Conversão

    O termo grego para conversão é metanóia, ou seja, mudança de mente e transformação. Deve-se distinguir a conversão cristã de outras qualidades de conversão. O vocabulário conversão, literalmente, significa voltar ou mudar de direção. Portanto, neste sentido literal, podemos ser convertidos dum ponto de vista para outro. Pode-se mudar de partido político, e assim dá uma conversão política. Mudar de denominação, e assim se dá uma conversão religiosa.

Obs: O texto: “E se converter dos seus maus caminhos...” sig. Mudar de direção sem pesar no coração! A conversão cristã é o ato pelo qual a pessoa se volta do pecado para Jesus Cristo, tanto para obter perdão dos pecados, como para se libertar deles. Isso inclui livramento da pena do pecado. A conversão está intimamente ligada ao arrependimento, porque o arrependimento enfatiza o aspecto negativo do abandono ou saída do pecado, enquanto a conversão enfatiza o aspecto positivo da volta para Cristo. O arrependimento produz tristeza pelo pecado, já a conversão produz alegria por causa do recebimento do perdão e livramento da pena do pecado.
O arrependimento nos leva à cruz. Já a conversão nos leva ao túmulo vazio e ao Cristo ressurreto.

IV- REGENERAÇÃO OU NOVO NASCIMENTO
      Para se adquirir a regeneração: é preciso 1- Crê na Palavra. 2- Ouvir a Palavra. 3- Meditar na Palavra (Js 1.8). 4- Guardar a Palavra (Jo 14.21). 5- Obedecer a Palavra (Dt 28.1,2). O que confirma essa regeneração?

O Batismo confirma a conversão!

O sentido etimológico da palavra  regeneração vem do vocábulo grego paligenesia e significa novo nascimento ou nascer de novo. Refere-se a uma nova criação. Regeneração é uma mudança sobrenatural e instantânea operada pelo Espírito Santo na natureza da pessoa que recebe Jesus Cristo como Salvador.

>Isto ocorre depois que o elemento aceita os ensinamentos de Jesus, vindo a se converte a eles! Para confirma sua conversão o individuo passa pelo então chamado Batismo!

>Por que? Segundo Evangelista João, O batismo era sinal de que o pecador estava arrependido e por fim desejoso de mudança em sua vida! 

Ø  O Batismo não tem o poder de salvar, mais ajuda na conversão, conscientizando o individuo de seu novo compromisso com a verdade! 

Ø  Então regeneração esta ligado ao novo nascimento confirmado pelo batismo em águas!

Ø  O apóstolo João descreve a regeneração como novo nascimento, (Jo 3: 3-8).

Ø  Jesus falou que é como passar da morte para a vida, (Jo 5: 24).

Ø  Já o apóstolo Paulo chama de nova criatura, (2ª Co 5: 17; Gl 6: 15).

Obs: Regeneração não é uma reforma no ser humano. Essa reforma pertence ao plano humano, a regeneração, ao divino. A reforma é algo ligado ao exterior; já a regeneração é a mudança interior, que vem de dentro. A reforma afeta a conduta, já a regeneração modifica o caráter, (Tt 3: 5).

>Esta regeneração é simbolizada pelo batismo em água! Por esta questão Jesus deixou-o como uma ordenança para seus Apóstolos: Ide pregai o meu evangelho... Ensinai e fazei discípulos batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.18). Sem sombra de dúvidas Jesus trouxe a salvação, operou-a por seu sacrifício em prol de regenerações de vidas que ousassem crê nele (Jo 14.1: Jo 3.16; 1ª Jo 3.16). Ele aceitou o cálice da dor para desfazer as obras do diabo! Mais já que batismo esta relacionado a um sepultamento do velho homem e o ressurgir de uma nova criatura! Caracterizando que o crente em cristo é vivo para Deus e morto para as coisas mundanas e vis desta vida!

Vamos falar um pouco da morte física!


V- A MORTE NO ANTIGO TESTAMENTO

      A figura em questão é uma representação do circulo de vida! A idéia é mostrar como se define ou como se definia a vida pós-morte! Toda crença independente de seu credo destina, seus mortos para algum lugar ou dimensão! Há quem diga que existe um purgatório, outros um belo jardim cheio de belas virgens de olhos negros! Enfim, vendo que o homem era muito crédulo as crendices, Jesus deixou-nos um exemplo de como é a vida pós morte (Lc 16.19ss). Vamos tentar retratá-lo aqui por meio desta figura gráfica.

1º GRÁFICO:



      Este gráfico, para facilitar a compreensão foi dividido em três partes, sendo que a terceira se divide em duas dimensões. Sendo que: o gráfico em questão trata da morte antes da manifestação de Cristo!

      Sim! O destino dos mortos de acordo com o Antigo Pacto, era visto assim, conforme define o gráfico!

Note: Na mesma dimensão residia separados por um enorme abismo: “Seio de Abraão e lugar de tormento”! Este lugar era denominado pelos Hebreus de “SEOL” – mundo dos mortos! Já os gregos lhe chamavam de “HADES” – reino dos mortos ou mundo inferior; Vulgo “inferno” como definiu Mateus (Cap 11.23; 25.41). È importante frisar que Os Hebreus acreditavam num lugar de descanso para as almas (Dt 31.16; 1º Rs 11.21), e este lugar era o SEOL, porém Seol para Eles também simbolizavam as sepulturas! Quando Davi diz: No sepulcro quem te louvará! Na morte não há lembranças! Ele estava falando do Seol, sepultura, na figura a 2º parte vista no gráfico!

>Entenda porém que a Morte segundo a Bíblia é:

1- Dormi (Dt 31.16; Jo 11.11; 1 Ts 4.13).
2- Descansar (1º Rs 11.21).
3- Expirar (At 5.10).
4- Deixar esta casa terrestre (2ª Co 5.1).
5- Voltar ao pó (Sl 104.29)!

    Quanto a nós vulgarmente dizemos que o individuo partiu desta pra melhor! Quem sabe? Se o mesmo foi um crente fiel com certeza isto é verídico, agora se o mesmo era um descrente em todos os sentidos, só lamento!


>A Maioria das expressões aqui se referem ao sepulcro! Somente no próximo gráfico figura de nº2 é quem nos dará uma idéia de “Um lugar de descanso, para as almas”. Este Lugar é revelado no Evangelho de S. Lucas no (Cap 16. 19-31). É lá que vamos descobrir que o mundo dos mortos é residido por duas dimensões paralelas dividida por um enorme abismo! Vamos vê a mudança que Jesus vai fazer com sua manifestação!

VI - A SALVAÇÃO OPERADA POR JESUS ALTEROU AS DIMENSÕES DOS MORTOS!

2º O GRÁFICO EM QUESTÃO:



A parte onde estão às três cruzes representa o mundo físico! Na verdade ela abrange todo o globo, porém para pode explicar o que se segue foi por mim dividido em quatro partes! No primeiro ela foi divida em três partes, sendo que a terceira parte por si só se divide em duas dimensões! Vista aqui como a 4ª parte!

1ª Mundo físico: onde se nasce, cresce, vive-se e morre-se!

2ª A Sepultura: para onde vão os corpos sem vida física!

3ª O Chamado mundo dos mortos: para onde vão as almas dos corpos sepultados sem vida física!
Esta parte se divide (dividia-se) em duas dimensões.

A Quarta parte: que também faz parte da terceira!  Engloba (Englobava), o chamado SEIO DE ABRAÃO (lado direito), e do lado esquerdo o chamado LUGAR DE TORMENTO!


Obs: A figuras do 1º gráfico, aqui as representei sob formas de pontos que aparecem na (1ª parte), ao lado das cruzes, são pessoas físicas viva! No Antigo Testamento, Todos justos e injustos ao morrerem (seus corpos iam a sepultura 2ª parte), suas almas eram direcionadas ao “SEOL” – mundo dos mortos, “em ambos os gráfico na 3ª parte”!  Reveja o primeiro gráfico em caso de dúvidas!

*O desenho em si trás duas aberturas uma a direita outra a esquerda para prefigurar a idéia de como isto acontecia! Elas também foram feitas o 1º gráfico!

>Então as almas deles eram direcionada a uma dessas dimensões (na 4ª parte)! As dos justos que aguardava na promessa como Abraão Isaque Jacó, José, Davi e tantos outros. Ao partirem suas almas eram conduzidas por anjos ao Seio de Abraão! Como ocorreu com Lázaro!

>Quando o rico morre, ele ergue os olhos lá na dimensão do tormento e consegue enxergar Abrão e Lázaro, o moribundo que ficava a sua porta. Ele se desespera, pede água, e até roga a Abraão que envie Lázaro ao mundo dos vivos para alertar sua família sobre aquele tenebroso lugar! (Releia com atenção Lc 16.19-31).

>As dimensões dos mortos eram situadas no mesmo lugar (já vimos isto)! Separadas por um enorme e profundo ABISMO, (também já citado), como descreveu Abraão para o Rico! È impossível ultrapassarmos este abismo! Assim era visto o destino dos mortos no Antigo Pacto! Todos iam para o mesmo lugar na mesma dimensão! (só para relembrar e massificar)
>A diferença é que os justos gozavam de um lugar de descanso enquanto os ímpios injustos eram atormentados por chamas terríveis e agonizantes! E deta-lhe aquilo era só a primeira parte do inferno- o lago de fogo é indescritível, segundo a Bíblia é muito pior! 
Agora vai ficar melhor a descrição do gráfico observe:

VII - APÓS A MORTE DO SALVADOR!

    Olhemos novamente para os gráficos: Do lado direito dos desenhos fiz duas representações, do que acontecia antes de Jesus, do que aconteceu depois de Jesus e o que ainda esta acontecendo!
    Quando Jesus estava sendo crucificado, dois ladrões estavam ao seu lado (na parte física)! Uma blasfemava enquanto o outro defendia e pedia misericórdia a Jesus! Vide: (Mt 27.38).

Obs: Que o ladrão vai fazer menção do Paraíso, (O Seio de Abraão)! Jesus diz-lhe hoje mesmo estareis comigo no Paraíso! Ambos morrem seus corpos vão às sepulturas (vide 2ª parte). Quando Jesus chega ao chamado Seio de Abraão (4ª parte), ele anuncia o cumprimento da promessa para aqueles que aguardavam por meio dos sacrifícios e tipos!
     Em Seguida de acordo com (Ef 4.8,9), Jesus, desceu as partes mais inferiores da terra Ate onde estava o abismo e vai após anunciar sua vitória sobre a cruz para aqueles que ali aguardavam a promessa! Seu maior objetivo era chegar até ela (a cruz) para consumar a vontade de Deus e dar por cumprida a promessa! Ele agora estava lá para, TRANSPORTAR o Seio de Abraão de lugar! O autor usa a expressão levando cativo o cativeiro! Repassa a idéia de que o Paraíso foi transportado para outra dimensão! Para evitar o que acontecia das almas se verem em ambas as dimensões sem poderem fazer nada umas pelas outras!

>Sim! Paulo descreveu que o mesmo, esta no 3º Céu (2ª Co 12.1-3). Daí por diante o Paraíso aparece sendo descrito como que estando em cima! Para isto se faz necessário usar um 3º gráfico:

OBSERVANDO O GRÁFICO:

      As almas dos justos em Cristo agora têm um novo rumo de acordo com esse novo gráfico!  Os corpos tombam na sepultura, mas suas almas não descem mais, ao local hoje vazio, chamado Ex- Seio de Abraão!  O Gráfico nos mostra isto na rota traçado onde aparece a região das sepultura do lado direito!
A Rota que esta ligando os céus ao Seio de Abraão representa o que já foi transportado! O local esta vazio! Acredita-se que hoje as duas partes sejam uma só! Independe!

Agora: Já que o inferno é lugar de lembranças! O lugar vazio lembra a eles o fator ignorância aos avisos de Deus, agora sem qualquer indicio de recuperação!

Agora a pobreza espiritual de alguns tem feito com que: criem e inventem lugares para seus mortos: “purgatórios humanos de almas falidas, e fracassadas que não alcançaram a justificação em vida! Para estes incautos a Bíblia diz: Aos mortos esta ordenado morrerem uma única vez depois vem o juízo (Hb 9.27). logo esse negocio de: Purgatório, Limbo Patrum, Céu de virgens, Campos Elíseos, inferno na terra, são só subterfúgios humanos para tentar aliviar a pressão de que realmente existe um julgamento e todo irão parar neste tribunal por não darem crédito ao Salvador e sua salvação! Por que? Por que essa pobreza de pensamento visa: desvaloriza o sacrifício de Jesus!

Conclusão: A morte existe, entrou no mundo por causa do pecado, E foi por causa do salário dela que Jesus se manifestou para mostrar o favor de Deus antes que ela mate o individuo na sua ignorância! A doutrina da salvação só existe por que Jesus venceu a morte! Salvação muda tudo curso da história, da vida e até da morte é só crê! Amém!



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



9- A DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO
Lição: 9
Matéria: Hagiologia.

     Essa Matéria pode se atribuída a uma continuação da Soteriologia: Mais por opção de escolha. Aqui esta ela, mesmo que como continuação! O termo vem do grego Hagios, que versa sobre a Santificação. Já o termo que vai trabalhar com a pronuncia “Justificação” é: “Dikaio”. Veremos isto depois.

O que estes termos junto representam para esta matéria?

Note: A santificação é uma soma de Salvação com Justificação. O salvo é livre, por efeito sacrificial. Tal efeito causa a justificação do Ser, o levando a uma vida de aproximação e dedicação ao Senhor. Note: o verbo Dedicar vem da mesma origem de Hagio, e por sua vez das raízes hebraicas Kadosh. Termos que apresentam a santidade de Deus na vida do individuo como efeito justificado. Pronto isto é doutrina da justificação. Claro que tal doutrina é uma continuação do efeito salvação. A Soteriologia.

A MATÉRIA EM QUESTÃO AGORA TRATARÁ DA DOUTRINA DA JUSTIFICAÇÃO.

A palavra justificação vem do verbo grego dikaio e significa declarar que uma pessoa é justa, tornar justo. Já o substantivo dikaiósis significa justificação, que é o ato da graça divina pelo qual Deus declara justa a pessoa que põe sua fé em Jesus Cristo como seu salvador

Na justificação, Jesus literalmente assumiu as nossas dívidas e pagou por nós: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso senhor Jesus Cristo”, Rm 5: 1; “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”, Rm 8: 1; “Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz”, Cl 2: 14.

1- A Justificação cria um novo relacionamento.
2- A Justificação aproxima o homem de Deus.
3- A Justificação opera o favor de Deus em nós!
4- A justificação é tão forte que mesmo que o corpo seja prisioneiro, na sua mente o pecador justificado sabe que é livre (Jo 8.32,36).

I – SANTIFICAÇÃO

A Hagiologia é doutrina da santificação. O individuo quando alcança este processo de santidade e anda na presença de Deus, sem querer compromisso com o antes mundo e pecado. É fato que sua vida sofreu uma mudança, ou porque não dizer uma transformação.
Sim! Santificação e Justificação não se separam, o santo vive uma vida de separação para agradar seu Senhor que o salvou. Esta atitude o torna justificado pela graça, porque alcançou misericórdia em sua vida. Amém!

a) A salvação opera a santificação do crente.
b) O propósito da Santificação é: (Hb 12.14), nos levar até Deus!
c) Somos santificados por meio de que? 1- Da Palavra (Jo 17.17). 2- Pelo sangue de Jesus. (1ª Jo 1.7). 3- Pelo agir do Espírito Santo. (Hb 9.14). 4- Pela vontade de Deus (1ª Pe 1.16).

d) A santificação opera:
1- separação das coisas pecaminosa.
2- A santificação no dedica pra Deus!

II - ADOÇÃO DE FILHO

1- O Crente com Filho de Deus.
2- O Crente como Irmão de Jesus.
3- O Crente como Herdeiro dos céus.

c) Bênçãos operadas decorrentes da adoção:

1- Libertação do medo.
2- Libertação da escravidão da Lei.
3- Segurança e certeza da Salvação!

Obs: Adoção é o ato da graça de Deus que toma como filhos aqueles que aceitaram a Jesus Cristo, concedendo-lhes os direitos e privilégios de Jesus. A regeneração é uma mudança de nossa natureza.

A justificação é uma mudança de nossa situação diante de Deus. A adoção é uma mudança de nossa ordem e posição de mera criatura, para Filho: “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor”, (Cl 1: 13). Vide ainda: (Rm 8.15).

E Mais (Jo 1: 12-13) afirma: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.
Todo ser humano pode fazer parte da família divina através de Jesus Cristo. É fundamental aceitá-lo como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida. Aqueles que já tomaram essa decisão filhos de Deus.

III - O PLANO DA SALVAÇÃO

O Plano da Salvação foi arquitetado ainda na eternidade segundo (Ef 1.1-6), Cristo durante o Estudo da Tipologia vista no Antigo Pacto! Sempre apontava para este plano, cuja finalidade era regenerar o homem de seu estado pecaminoso ocasionado pela queda de Adão!
Já foi dito que: Como Deus precisava de um SER 100% humano. Que fosse capaz de cumprir uma tarefa vicária que poderia levá-lo até a morte por amor a essa vontade Divina! Entre os homens da linhagem Adâmica, parecia impossível colocar essa carga sobre os ombros de algum deles! Pois toda a linhagem estava contaminada!

Logo Deus precisava de alguém sem pecado natural, imaculado, GERADO sem pecado. Que plano era esse? Mais como estamos falando de Deus, tudo é possível! (Apostila – CRISTOLOGIA).

Deus revela seu plano:
Para revela esse plano Deus, primeiro diz: “Da Semente da mulher” (isto é seria gerado de uma mulher). Depois anuncia que esta mulher seria uma moça virgem (Is 7.14). Veja bem: “Por que uma virgem conceberá e dará a luz um filho”. Aqui Deus escolhe a forma de manifestar seu plano em carne!

>A SOTERIOLOGIA: exibe a encarnação do “Logos” para efetuar o Plano de Deus! Jesus se fez carne para realizar o desejo de Deus em alcançar todos os homens
(generalizado)! (Cf Jo 3.16).
>A Salvação tem o agir de Deus enviando sua graça e misericórdia (Ef 1.7,8). Revelando seu amor e sua bondade para com os seres humanos! Cristo revela esse favor quando se humaniza! Endoça a misericórdia de Deus quando nos envia o Espírito Santo para agir no processo da salvação; convencendo:

1- Da justiça.
2- Do pecado.
3- Do mundo.

IV - CONCLUSÃO:
A doutrina da Salvação é o ápice do cristianismo! Sem ela não compreenderíamos o Plano salvífica de Deus! Arquitetado muito antes da fundação do mundo (Ef 1.4-6)! Segundo a crença na salvação; O cristão é salvo através de Jesus. E como tal deve manter-se firme na fé até o dia do arrebatamento! A Bíblia ainda adverte vós que estais de pé cuideis para que não caias! È possível o crente perder a salvação? Sim! Desde que não vigie! Não ver-se o caso de Judas! Quem diria que Judas iria ser condenado? E andava com Jesus viu Jesus, e cedeu a tentação perdendo razão a fé e recebendo em si seu galardão de morte! È preciso vigiarmos sempre foi o que Cristo disse: vigiai e orai Ao espírito esta pronto mais a carne é fraca!

Biografia: As grandes doutrinas da Bíblia: Raimundo de Oliveira.
Pesquisa On-line. Bíblia On-line: mundo Bíblico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.