A LIDERANÇA DE JOSUÉ

JOSUÉ, UM LÍDER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS.

Texto: “Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais que lhes daria” (Js 1.6).

Introdução: Essa mensagem poderia ter como Modelo “Moisés sem dúvidas”, Haja visto que este foi o maior líder na história dos Hebreus. Tanto é que falar de liderança sem citar Moisés é quase impossível. Até alguns seguimentos seculares se rendem a este exemplo de homem.
Sim! O Exemplo deste grande líder, tem sido observado e tratado com muita admiração.
*Mais o texto que dar tema a esta mensagem retrata o pupilo de  Moisés, como Líder escolhido por Deus.
Este grande soldado que ainda seria engrandecido pelo Senhor, também iria deixar claro seu papel de líder, e o que é melhor: “Um Líder Segundo a Vontade de Deus”.

Mais quem era Josué?

    Seu nome de origem era Oséias, cujo significado é: salvação. Quando foi chamado por Moisés para compor o grupo dos doze numa missão especifica teve seu nome mudado para Josué, pelo grande Moisés. Josué significa: O Senhor é salvação. Seu nome também parafraseia o nome hebraico: Joshua, o mesmo que Jesus.

*Quem era Josué? Sim! Em primeira mão, um jovem aguerrido, e fiel escudeiro do grande Moisés. Este jovem destacou-se tanto que foi capaz de chamar para si a atenção de Deus.

Note: Para condicioná-lo o próprio Deus Exigiu que sua consagração fosse feita sob o olhar de toda a congregação (digo sob a visão de todos); Vide: (Nm 27.18,20,22).

*Bom! O Fato agora é que Moisés o grande Líder estava morto e sobre seus ombros pesava o chamado de Deus.

Note: Apesar de ter a aprovação do Todo Poderoso, Josué, sente-se desolado, com tamanha responsabilidade. Para conscientizá-lo desta chamada Deus vai reanima-lo (vv. 2,3,5).

*O que se pode notar é: que quando chegamos ao Versículo 9, descobrimos que Josué assumiu a Liderança que lhe foi imposta pelo Senhor. Mais o peso da responsabilidade ainda doía-lhe nos ombros. Era quase impossível ser um líder como fora Moisés.

O peso da Responsabilidade.

Josué sabia que não seria fácil liderar o povo. Porque? Porque, este mesmo povo fora por diversas vezes duros e incoerentes com o próprio Moisés. Mais ao assumir seu papel, Josué deixa escapar quatro objetivos a serem observados. Objetivos estes que foram alcançados pelo mesmo em sua trajetória.
Para ser um Líder respeitado a primeira coisa a fazer seria:

Primeiro Objetivo: Conquistar o povo.

Obs: Um novo Líder, (Josué); o mesmo povo (Hebreus, Israelitas)! Dois líderes (Moisés, passado, morto; Josué presente, vivo), com comportamentos e ideias diferentes, mais o mesmo “Objetivo”.

     Sim! O Objetivo da missão, levava Josué a falar a mesma linguagem de Moisés, Mais não liderar todo o povo, esse não era seu intento. Mesmo sabendo que um dia isto iria acontecer. Josué não se achava pronto, até o momento, que Deus falou com ele.

Note: Quando Deus lhe condicionou – o povo se mostrou firme em obedecê-lo. (vv.16-18).
 Quando o povo demonstrou que seriam obedientes as suas ordens, descobre-se que o primeiro objetivo fora alcançado: “conquistar o povo” foi seu primeiro desafio moral.

O Segundo Objetivo: Ser um líder parecido com Moisés.

Bom! Basicamente ver-se claramente que ambos não se pareciam; Moisés, mesmo que tenha antes de liderar o povo pelo deserto; tenha sido criado como príncipe do Egito e ainda tenha (segundo Flávio Josepho) comandado tropas Egípcias em batalhas. Ver-se que era homem centrado, Preferia as palavras. Veja: (Assim Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras. At 7.8). Enquanto isto, o Jovem Josué era espontâneo, aguerrido, destemido e corajoso.

      Então em Características e personalidades eles não se pareciam, não eram iguais.
Mais Josué sabia que para ser um grande Líder segundo a vontade de Deus, teria que ser no mínimo parecido com Moisés. Isto é: Não podia desprezar a liderança de Moisés. Por que Deus lhe havia dito: como foi com Moisés serei contigo. Então o modelo a ser copiado por Josué em termos de liderança era o de Moisés. Ser parecido com Moisés agradava a Deus.

Então onde Josué vai parecer com Moisés?

Em como Honrar a Deus.
Em como fazer prevalecer a Lei (v. 9).
Em Obedecer A vontade de Deus.
Em como ser fiel e crente neste Deus. O Deus de promessas e inigualável.

Josué conseguiu alcançar isto, os Caps.3,4 e 5, são provas disto.
Obs: No Cap.3 Josué esta se dirigindo ao povo com propriedade: Santificai-vos... Focado na conquista. (v.5). Cap. 4, Josué esta atravessando o Jordão de forma miraculosa e estabelecendo pacto com Deus.
Cap.5 Josué esta com o povo acampado por tempo indeterminado até segunda ordem em Gilgal. Ali ele estabelece uma renovação de aliança com o povo e Deus. E recebe as ultimas instruções de Deus para conquistar a poderosa Jericó.
Suma: Josué estava cada vez mais se tornando o líder que Deus queria que ele o fosse de fato.

Terceiro Objetivo: Não se desviar dos propósitos de Deus.

Quais eram estes tais propósitos mesmos? 

1º “Tu farás este povo entrar na terra que dou aos filhos de Israel” (vv.2,3).
2º “Não afastes da tua boca o livro desta lei”...(v.8).
Por que?
Porque ela te conduzirá...
Te fará prosperar em todos os teus caminhos...
Serás bem sucedido (Bem Aventurado
3º Não se desviar do propósito propriamente significa além de prosperar no caminho traçado, é também: Superar obstáculos e nunca ser derrotados pelos inimigos da fé.

Note: A convicção de Josué era tanta em Deus, que volto a citar o (Cap. 3. v. 5), com propriedade: Santificai-vos porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
Essa afirmação nos corrobora que Josué estava fincado digo firmado no propósito de Deus.
(Entenda: Josué abraçou a missão que lhe fora confiada com tanta convicção que numa de suas grandes batalhas, determinou ao Sol e a Lua que se detivessem cada um nas suas extremidades cf Cap 10.12-15). Ele tinha uma missão, essa missão era o propósito de seu Deus.
Suma: Josué vai esta firmado nos propósitos de seu Deus até o fim de seus dias (Cap. 24). O líder não deve esquecer sua missão nunca, o povo tem que esta firmado junto com ele no mesmo objetivo. Amém!

Quarto Objetivo: Levar o povo a conquista!


Obs: Josué até o capitulo 3 esta em fase de teste, não por Deus, mais pelo Povo. Neste capitulo Deus vai dizer a Josué o seguinte: hoje começarei ate engrandecer perante esta povo...

Note então: No Cap. 1 Ele é encorajado e imbuído da missão.
No Cap 2. Ele é motivado a seguir o plano de Deus, enviando espias a Jericó. A cidade que estava trancafiada a ferro e fogo, cerrada literalmente para impedir o avanço dos Israelitas. No cap. 3 Josué esta focado na conquista (até mencionei isto).

Entenda: Levar o povo a conquista era não só uma vontade sua, mais de Deus: veja: “Tu farás este povo entrar na terra...”
È possível até conjecturar: Isto pulsava no coração de Josué, e o impulsionava a agir.
Note: Vencer a fúria de um Jordão embebecido pelas águas que o faziam transbordar impiedosamente, fez Josué alcançar o respeito total da congregação. Deus estava com Ele!

Claro que Josué estava agindo debaixo de duas promessas:

1ª A terra seria dele quando seus pés a tocassem (vv.3,4).
2ª Ninguém lhe poderia resisti...(*v 5).
3ª Deus seria com ele, como fora com Moisés (uma condição), mais ainda uma Promessa de fato (*v.5). No vers. 9, essa condição de Deus estar com ele(Josué), se estende em todos os caminhos, e decisões que o sacro líder tomasse, estando debaixo da lei e pautada na vontade do soberano Senhor. o mesmo com certeza seria com ele (Josué).
4ª Não te deixarei, nem te desampararei... (*.5).
5ª A observação da lei lhe faria prosperar em todos os seus cainhos. (Cap.1.v.8).

Agora diante daquela que seria sua consagração total como Líder segundo a vontade de Deus, a conquista de Jericó (Cap 6).

Note: Josué vai levar o povo a sua primeira grande vitória nas terras Cananeias, como donos das terras. Seria mais ou menos assim: chegamos para conquistar e ficar, a terra é nossa!!!

Suma: Josué vai levar o povo a grande conquista da mega cidade, sem disparar uma flecha se quer. Observando as estratégias de Deus, o povo e seu líder ver a grande cidade cair diante de seus olhos. Jericó selava definitivamente a liderança de Josué diante do povo.

CONCLUSÃO: Um Líder segundo a vontade de Deus requer dedicação, disponibilidade e aceitação ao chamado. Pois um líder segundo a vontade de Deus não busca o estrelato nem a fama, apenas os corações aflitos para que Deus venha concretizar seus planos.

Josué, foi um grande estrategista, um conquistado o tempo todo, mais nunca esqueceu de seu papel de líder. A forma como se empenhou em levar o povo até o final sem perder o foco da Lei de Deus, é um exemplo para todos os que são chamados ao dever da Liderança.
Com Josué foi assim! Com o nosso atual Josué, cujo nome é Jesus, o parâmetro é o mesmo! Jesus é o Líder maior que Josué, maior que Moisés, Davi ou qualquer outro na história da humanidade.
Jesus é inigualável. Mais seu propósito é nos fazer herdar a promessa da eternidade e estar com ele para sempre (cf Jo 14.1-3). Amém!



Pastor José Francisco da Silva

Comentários

  1. Essa mensagem além de ser muito linda quando aplicada, foi pra mim (em particular) um presente de Deus. Amo essa mensagem! Obrigado Deus!

    ResponderExcluir
  2. As vezes diante de grandes responsabilidades temos medo, mas não podemos esquecer que se Deus nos chama, Ele mesmo vai nos dar o suporte necessário para realizarmos o que Ele nos pediu.

    ResponderExcluir
  3. As vezes diante de grandes responsabilidades temos medo, mas não podemos esquecer que se Deus nos chama, Ele mesmo vai nos dar o suporte necessário para realizarmos o que Ele nos pediu.

    ResponderExcluir
  4. Temos que ficar na presença do senhor nosso Deus em oração e súplicas, em obediência para Deus realizar seus propósitos,em nossas vidas,o capacitar ele é, quem capacita.

    ResponderExcluir
  5. Pastor Franscisco, estava lendo sobre Josué e resolvi, procurar algo sobre este grande líder, e me deparei com esta mensagem maravilhosa.... Deus continue lhe usando grandemente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.