PRÉVIA ESCATOLÓGICA PARTE IV

O Estado Intermediário.

       Na Doutrina da salvação, ver-se exemplos de como o mundo dos mortos eram vistos antes e depois de Jesus.

Note, porém: Citar o estado intermediário em escatologia é importante, pois temos dentro dela três ressurreições:
A primeira: A dos crentes que morreram em Cristo, junto aos santos fieis de todos os tempos até aquele momento tão esperado ( 1ª Ts 4.16; 1ª Co 15.52-54; Ap 20.6)!
A segunda: Os mortos oriundos da Grande Tribulação (Ap 6.9,10; 20.4), chamados de mártires, ressuscitarão e adentrarão o Milênio com Cristo! Mais observe: Esta ressurreição esta contada com a primeira, por que os tais fazem partes dos santos que creram no Cristo, e só alcançaram a justificação por conta da fidelidade que os levou a morte instantânea. Isto os inclui junto aos que foram ressurretos e arrebatados sim! (2ª Ts 4.416,17)!
A Terceira: Que na verdade não é a terceira é a segunda conforme explicado acima: Esta Ressurreição se dará se no final do milênio, onde todos grandes e pequenos, oriundo de todas as épocas, (Eras) desde Adão, aos últimos dias do Milênio; estarão perante o tribunal de Cristo para o juízo final! 

Voltando ao foco: Estado Intermediário. Como era o mundo dos mortos antes.
Gráfico 1.



A Morte Antes de Jesus.
Paraíso e Inferno mesma dimensão. Divididos por um abismo.
Gráfico 2.
A morte depois de Jesus! O Paraíso Seio de Abraão esta Vazio.
Gráfico 3.



Transportado por Jesus para o 3º Céu abaixo do trono de Deus.

Os gráficos nos dão uma ideia mais plausível.

Obs: O então estado intermediário citado aqui trata-se do “SEOL” – mundo dos mortos, onde reside as almas gentílicas dos pecadores! No Antigo Pacto esse lugar dividia-se em duas partes: “O Seio de Abraão de um lado e do outro o Lugar de Tormento” (vide: Lc 16.19-31). Conforme gráfico 1.
*Depois da ressurreição de Cristo este lugar foi transportado por Ele, para outra dimensão (Ef 4.8,9, 10)! Conforme gráfico 2.
*A parti de então o paraíso é descrito estando em cima (2ª Co 12.1-4). Conforme gráfico 3.
Note isto: Os crentes não descem mais as regiões inferiores; Mas sim! Sobem ao Paraíso! Já que estamos falando de subir, então vamos falar deste lugar indescritível o céu!

1- OS CÉUS – REGIÕES CELESTES.

a)- O Céu e um Lugar Indescritível.

Obs: Somente para se ter uma ideia deste lugar e de sua veracidade existente, no livro de Gênesis no (Cap 1) ele é citado dez vezes!

>E pela descrição do versículo de nº 1 Existem um certo numero de céus! Nós Cristãos acreditamos na existência de pelo menos Três Céus (Dt 10.14)! Porém com uma possibilidade de existência de um céu! Já os Judeus acreditam pelo menos na existência de Sete Céus! Onde os tais são divididos em dimensões. Cada dimensão destinada às classes Angelicais, conforme a Hierarquia.

>A saber: Enoque fez Menção de Sete céus, como descreve o autor que cunha seus escritos a este ilustre servo de Deus! Mais a Literatura deste servo de Deus, ou que leva o seu nome apenas, foi veiculada as espúrias e fazem parte dos chamados Apócrifos. Sem nenhuma inspiração Divina.

Logo o numero de Céus descritos por este Autor, que quis ganhar nome em cima de Enoque fica no campo da especulação. Isto: Por conta das profecias do mesmo em Genesis Cap. 5. Trazidas a tona por Judas. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; (Jd 1:14).

b) Afinal de contas quantos céus existem?

 Bom! Com certeza, temos aqui material para uma boa e divertida discussão teológica, veiculadas ao campo das ideias. Mais essa não é a nossa intenção, nem pretendemos que isto ocorra. Certamente levaria-nos ao desgaste emocional, sem comprova nada.

Note: Três céus, Quatro Céus, Sete Céus, Nove dimensões celestiais, ou mesmo 12 céus. Tudo faz parte das especulações. Se forem reais, quando chegarmos lá saberemos de fato. Afinal: Céu para nós é infinito, Deus fez assim e quis assim! Quem somos nós para questiona-lo ou ficar especulando suas obras infinitas, que nossas mentes humanas não conseguem alcançar. Portanto para, Ele são todas as coisas, a honra e a gloria o poder para sempre, amem!

c) Quais os três céus descritos na Bíblia?

A única expressão que corrobora com esta afirmação é usada por Paulo em (1ª Co 12.2).
O que os demais textos e contexto chama de Céus ou Céus dos Céus. Paulo aloca a uma terceira camada, onde segundo ele esta o Paraíso. (v 4).

A Passagem que poderia ser usada para a definição de Paulo seria talvez esta: Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há. (Dt 10.14).

É uma definição sempre usada no plural. Céus. Mais céus se referem a grande expansão do mesmo. O Céu, os céus dos Céus também é usado em Números (Cap. 9.6). Aqui ver-se a primeira extensão do Céu (no singular).

Sim! Os três céus que acreditamos são denominados e chamados de Ouranus, Mesouranus, e extemporanus! Tais alusivas se detém em três seguimentos celestes para definir os Céus.

1º- O primeiro céu, Uranos (ouranus) este é chamado de extensões celestes, também identificados pelo céu de nuvens! 

2º- O Segundo Céu, Mesorano, É identificado como as regiões celestes onde residem Principados e Potestades que se opõe ao povo de Deus e lançam suas maldades sobre os homens!  

3º- O Terceiro céu extemporâneo é descrito como o céu dos céus morada do altíssimo! Céu inatingível! (Ver Dn 10.12-21; Ef 6.12).
Independente das questões sobre este lugar, Ele é bem real, quantas dimensões possui? Isso por enquanto é relevante.

d)- O Céu é um Lugar Real:

     O Céu é descrito como um lugar onde existem coisas reais de fato. Tais como: moradas, casas, (Jo 14.1-3), Ruas de ouro e Mansões celestiais (Ap 21. 9-25). Enfim um lugar indescritível como disse Paulo (1º Co 12.2-4). Vide algumas conjecturas de base deste lugar só para aguçar nosso desejo de o alcançarmos logo!
1-      O Céu e um Lugar Espaçoso:
2-      O Céu Fica em Cima:
3-      O Céu e um Lugar de Maior Conhecimento:
4-      O Céu e um Lugar de Santidade Perfeita:
5-      O Céu e um Lugar de Amor Santo:

e) A Bíblia diz que:

1- Os céus são obras das mãos de Deus (Gn 1.1 Ex 20.11).
2- É um lugar indescritível, onde reside sua Habitação (1º Rs 8.27; Sl 2.4; 80.14; Mt 6.9).
3- É descrito como um Reino (Mt 18.1-4; 2ª Pe 2.1.11).
4- Jesus veio deste reino, o céu (Jo 3.13,31; 6.38; 8.23; 1ª Co 15.47).
5- Jesus voltou aos céus, seu Reino (Lc 24.51; At 1.9-11).
6- Jesus voltará dos céus, seu Reino (Mt 24.30; Jo 14.3; At 1.11).
7- Ela (Bíblia) diz quem pode entrar no Reino dos céus (Mt 25.34; Ap 7.9; Rm 8.17).
8- E também diz: Quem não pode entrar neste lindo lugar? (1ª Co 6.9.10; Gl 5.11-21; Ap 21.8; 22.15).  Este lugar é o Céu!

*Mais existe outro lugar tenebroso real que segundo Nosso Senhor Jesus, que foi criado para o Diabo e seus Anjos! Vamos vê que lugar é esse? Sim! Mais antes vejam isto.

2- Entre os Céus e o inferno existe alguma coisa?

    Porque esta pergunta? Bom! Alguns seguimentos religiosos, combatem outros negam, mais há  aqueles que alegam, existirem dimensões entre estes lugares. Bom! O mundo dos mortos é real. E como se percebe ele esta além das meras sepulturas que recebem nossos corpos inertes e sem vida.
*Os Antigos Egípcios acreditavam que esta dimensão era o lar do deus Thot, os incautos que deixam o plano físico deveriam por uma pequena e valiosa peça barganhar com o deus sua entrada no paraíso.
*Os gregos acreditavam no Paraíso descrito como Campos Elíseos. Os que não gozavam desta graça, o Hades, era o destino deles. Os portais do Hades era guardado por Cérbero, o cão de três cabeças. E o meio de transportes para o além-vida era feita por Caronte, o barqueiro do inferno.
*Crenças, lendas, histórias e misticismo fazem parte dessa, que é tão temida pelos homens a morte. Pois quando ela chega dar-se início ao fim da vida

E o que vem depois? É a grande dúvida. É ai que muitos por não entenderem-na preferem ignora-la, como se fosse possível?
Bom! Se olharmos a alusão de São Lucas conforme: (Cap. 16.19ss); Ver-se que: existe sim uma dimensão entre Paraíso (Seio de Abraão) e o Inferno (Lugar de Tormento).
Mais Observe: esta dimensão existente, não tem nenhuma esfera, ou lugar que possa ser inserida a Doutrina do Purgatório. Ou a dos Limbus: Limbum Patrum, e  Infantus.

1- O Limbum Patrum: segundo a crença Romana é um lugar destinados aos Patriarcas. (foram longe, não)? E se esse lugar existisse mesmo, o que Abraão estava fazendo no Paraíso, na divisa do Hades com o Lugar de Tormento? Alguém falou besteira!

2- O Limbum Infantus: Bom infantus se refere a crianças. (obvio). Este outro lugar também foi inserido na crença Roman, com a finalidade de dizer para onde iriam as crianças. A criança goza do status da inocência segundo os Judeus até os Sete anos. Mais a quem atribuía isto até os 12 anos. Jesus com doze anos mostrou sua verdadeira vocação. Poderíamos até nos basear nisto. Mais, porém perceber-se que neste rol de idades a criança deixa de ser infantil e entra para uma Pré-adolescência. Onde tudo ainda que novidade; porém a mesma já sabe escolher e definir muito bem o que é certo ou errado.

*A maldade tem roubado hoje a inocência de muitos. Logo: uma moça ou rapaz de 12 anos já sabem muito bem o que fazem. O que sei é enquanto a criança estiver no rol da inocência À mesma tem de Deus o favor da salvação automático. Disse Jesus: deixai vir a mim os pequeninos porque dos tais é o Reino dos céus. (Mc 10.14; Lc 18.16; Mt 19.14).

Duas Observações:

1ª- E isto não nos da o direito de força a barra criando ou inventando o que a Bíblia não diz: Os que fazem isto pertencem a uma rela de inventores de doutrinas. E se isto deve ser combatido? Sim! Deve; vamos mostrar o que é verdadeiro.

2ª- A nossa fé não esta dentro de um parâmetro distorcido que não se preocupa nem mesmo sabe o valor do Sacrifício vicário de Jesus.

Note que: Para provar essa doutrina os tais lugares citados precisaria de um terceiro ou mais lugares dimensionais para valer o que dizem sobre purgatório e limbus.

*Mais o único lugar descrito entre os é o Abismo (Tartaroo). E trata-se de um lugar intransponível, segundo a descrição da cena: Abraão responde ao atormentado Rico dizendo: Há entre nós um abismo, de maneira que os que aqui estão não podem ultrapassá-lo ou vice versa.

*Tenta criar um lugar onde se paga penitencia para alcançar o favor não se assemelha a ritos oriundos do Paganismo? Sim! Não passam de fabulas extraídas de religiões passadas, como os Egípcios e mesmo os gregos, com seus campos Elíseos. Finalizando fica claro que:

3- Purgatório não existe.

    Mais como a descrição Limbum refere-se a uma espécie de dimensão paralela entre nossa realidade e a realidade dos mortos, tentam justifica a existência desse purgatório sem sucesso. Pois a existência de tal lugar desvaloriza o trabalho da Salvação, desestabiliza um Plano de Deus, pois colocam pecadores, que violaram pactos e crenças até mesmo a fé para viverem segundo seus próprios delitos alocada neste lugar para se purgarem de seus atos infames. Até parece que isso é verdade! Veja isto: (Hb 9 27), bate a porta na cara de quem acredita nesta crença. Porém o inferno é um lugar muito real.

4- O INFERNO – REGIÕES INFERIORES.

1.a. O Inferno Existe?

      Essa é mais uma pergunta feitas por pobres incautos sem fé! A quem diga que o mesmo não exista e não passa de uma fantasia forjada por crédulos religiosos! Essa forma de desacreditar as pessoas é mais uma estratégia do diabo, que muitos aceitam sem questionar! 
>Em primeiro lugar: Este lugar é tão real quanto o céu, Jesus fez menção deste lugar (Mt 25.41). Descreveu como era o local (Lc 16.19-31). E disse a sua Igreja que as portas deste lugar tenebroso não prevaleceria sobre ela (Mt 16.18).
>E em segundo lugar: Foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Uma coisa é certa o inferno não foi criado para os homens (seres humanos). Mais quem se associa ao diabo dando lhe crédito terá o mesmo fim que ele o inferno: seja homem, seja anjo!

2.b. Os Maus Serão Castigados no Inferno:

*O Diabo e seus anjos (Mt 25.42). *Os que praticam iniquidades (Ap 21.8,27; 22.15). *Os que não forem achados inscritos no livro da vida (Ap 20.14, 15).

3.c. O Castigo no Inferno Será Eterno:

*Eterna destruição (2ª Ts 1.9). *O Juízo eterno (Hb Hb 6.8). 
*O Fogo eterno (Jd 7). *Algemas eternas ( Jd 6). *Lago de fogo (Ap 19.20). *A segunda morte (Ap 20.14).
                                                                          
4.c. As divisões do inferno:

Mundo dos mortos/HADES (Grego) SEOL (Hebraico).
1- O Seio de Abraão
(O Paraiso).
Antes de ser transportado por Jesus. Reveja as terras em caso de dúvidas. Como foi mostrado no gráfico acima.
2- Grande Abismo.
Lc 16.26.
*Aqui fica também o chamado: Poço do Abismo. O lugar mais profundo do inferno. E também lugar onde residem os prisioneiros mais perigosos do universo e da terra. (Ap.9.1-21;11.7;17.8).
*O Vulgo: TARTAROO.
3- O Lugar de Tormento.
Este lugar esta na mesma dimensão dividido pelo abismo. (entre o Paraíso e ele).
Definição: INFERNO. Veja o desenho no gráfico novamente acima.
4-  O Lago de Fogo.
Descrição: GEHENNA, lugar de suplicio eterno.
*Sim! Por ocasião dos adventos finais. Este lugar vai engolir o inferno e o abismo.
*Por que aqui serão lançados todos depois do Julgamento final.
*Inclusivo a rela oriunda da G.Tribulação. Trata-se da 2ª Morte. (Ap. 20.10-15;21.8;14.9-11;2.8).

>O Inferno é real! Alguns pobres de espírito dizem que tal lugar não existe, o próprio satã faz os homens acreditarem que isto é verdade; inferno e céus não existem,
são criações e subterfúgios de mentes fracas, que querem escapulir dos sentimentos de culpas, ai criam infernos e céus!
Porém Jesus disse: que satanás veio para matar roubar e destruir (Mt 10.10). E se possível enganaria até os escolhidos! É importante frisar que o diabo é o pai da mentira! Então este lugar é real.
E não esta reservada para os fiéis. Embora não tenha sido criado para os homens, os infiéis serão lançados neste lugar tenebroso. Foi para nos livrar desta condenação eterna que o filho de Deus veio a terra, como Salvador e Senhor da vida para nos oferecer uma oportunidade única. Sendo assim Já posso fala de sua vinda! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO