AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL

ESCATOLOGIA UMA VISÃO SOBRE O FUTURO.

Prévia sobre Escatologia III


AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL.

Texto:
Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. (Daniel 9:21).


Introdução: As visões de Daniel começaram a tomar forma nos (Cap.7 e 8). Sim! No Cap. 8, ele recebe algo que o deixa preocupado. E aqui no Cap.9; Deus vai lhe enviar o entendimento da visão. Então vamos descobrir junto com ele o que realmente tal descrição tem a nos dizer. Amém!?!

Prévia:
Observe no Cap. 8 as visões, como já vimos se referiam a 'REINOS'. Observe a profundidade desta revelação: Neste capitulo Daniel. Recebe a ordem de selar seu contexto embora fossem reais e verdadeiras seriam para dias distantes disse-lhe o Senhor. E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes. E eu, Daniel, enfraqueci, e estive enfermo alguns dias; então levantei-me e tratei do negócio do rei. E espantei-me acerca da visão, e não havia quem a entendesse. (vv.26,29). 

Só pra constar: Esta visão estava inserida no ano de Beltsasar, filho de Nabucodonosor. 
Mais como já disse: isto vai deixar o velho estadista preocupado, porém sua preocupação vai leva-lo a um momento clássico, movido por uma razão que fugia - lhe a própria lógica.

A Oração de Daniel e a visão das Setenta Semanas.

   No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído sobre o reino dos Caldeus, (Cap. 9.1ss). Daniel ainda esta encasquetado (Força de expressão), com a Revelação que recebera, e até agora (ou seja aquele momento), sem uma definição aparente. 
Aqui aquele momento clássico que citei acima toma forma: Então movido pelo desejo de saber (o significado da visão)  o mesmo entra em oração e suplicas por si e pelo povo. 
Note: Sua oração é natural e expressa toda a razão de como se sentia e como estava o povo. 

Através disto: 

*Daniel reconhece: O Senhor é Deus que guarda a Aliança. (uma referencia a Lei, pela qual havia um pacto selado entre Deus e o seu povo, e mesmo que o povo houvesse falhado, Deus jamais a quebraria. Porque ele guarda o pacto/aliança, e ainda zela para a fazer cumprir (Jr 1.12).
*Daniel confessa: Pecamos em iniquidades. (O Velho estadista não se isenta da culpabilidade, atribuindo ao povo somente o fardo pesado pelo qual estavam em cativeiro). 
*Daniel declara: Não ouvimos teus profetas. (Ver-se uma clareza de fatos nisto: Jeremias era a prova contundente desta declaração, e Daniel sabia disso, embora na época fosse menino quando Jeremias esmerava-se em anunciar a chegada do cativeiro, viu claramente que o povo desdenhava e não cria, e por este motivo estavam ali).
*Daniel se dobra: Tua é a justiça e a confusão de rosto. (Quando mesmo não compreendo, pois era impossível acreditar no que realmente estava ocorrendo, foi desta forma como transpareceram depois que viram os caldeus chegarem, e quando se viram entrando em terras estranhas dominados, por mais contraditória que parecesse era a justiça de Deus que estava imperando).
*Daniel assume: Estamos confusos. (Daniel quando se depara com a visão ele mesmo entrou em confusão, tentando desvendar o que seria, ou se estava aquilo relacionado com os fatos preditos por Jeremias, ele se declara confuso, até ou mais que o próprio povo dentro das terras caldeias tentado se adaptarem).
*Daniel entende: Seu é o perdão e a misericórdia. (Sim ele sabia que só existia uma forma de alcançar a graça de Deus de novo).
*Daniel confessa mais uma vez: Transgredimos a tua Lei. *Então ele pede que Deus ouça as orações de seu povo. Suplica o perdão.
Mais observe: Enquanto orava o mesmo vai receber a ilustre presença de Gabriel.

Veja como foi: Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde. (v.21).
E disse ele: No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a palavra, e entende a visão. (v.23).

'...Setenta Semanas estão determinadas...'(Dn 9: 24).

Veja com calma o texto:
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. (v.24).


Outra observação:
 A Santa Cidade é Jerusalém; A transgressão foi a quebra da Lei Mosaica pelo povo; Os pecados, os mesmos cometidos por Israel (Reino do Norte), a idolatria e a contaminação de povos; e para Expiar, Arrancar o pecado, inocentar, só assim poderiam gozar do que viria: A Justiça Eterna, A visão seria selada por ter sido cumprida, e o santíssimo lugar (no templo seria reaberto e santificado novamente; Por isso sem dúvidas: O “povo” que este ilustre servo de Deus fala (refere-se) são as doze tribos Israelitas.


Vamos ver o texto por outro ângulo. Ja que o mesmo fala de um período de tempo que Deus determinou “para cessar: a...
1- “Transgressão,... A Lei seria restaurada em seus corações de novo (E Esdras foi o encarregado desta missão por ocasião do retorno).
2- Dar fim ao pecado, A Obediência a Lei os livraria dos erros cometidos.
3- Para expiar a iniquidade, O Sacrifício seria restaurado.
4- Trazer a justiça eterna, Uma promessa de eternidade.
5- Selar a visão…, 
6- E a profecia... (*)Bom! não haveria mais necessidade de profecias ou visões neste novo reino.
7- Para ungir o Santíssimo”. A Restauração do Templo com suas funções sacerdotais em relação ao povo. Uma previa Millennium (Milenial)  temos aqui.

Finalmente depois disto: 

     Deus declara que “70 semanas” cumprirão todas estas coisas. Sim! Este era o objetivo desta visão de: Setenta Semanas. Porém o Segredo dela estava no que já até citamos acima: 'Desde a Saída para Restaurar Jerusalém'.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, haverá sete semanas...(v.25 parte a). Sinta a consonância desta exegese: Estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade.
Note que: A Missão principal, aqui seria a edificação da cidade santa (Jerusalém).

‘Haverá sete semanas’. (V.25c).


Note isto: De acordo com esta expressão dada pelo Anjo ao profeta: As sete semanas se iniciariam quando o povo estivessem voltando com a finalidade de reerguer das cinzas a cidade. (Grave isto).

Porque isto? Porque Gabriel se encarregou de informar que as Setenta semanas (v. 24a). 
Tem: Sete Semanas (v. 25c)
Tem Sessenta e duas Semanas (v.25d), 
E tem uma Semana (v.26d). De acordo com esta observação temos aqui três períodos claros que se desenrolarão dentro das setena semanas.

*Porém antes de falarmos destas Sete semanas. É importante compreender que quando se menciona as “70 semanas”, não se está falando de uma semana como a conhecemos (de 7 dias apenas).
Veja por que: A palavra hebraica “heptad”, traduzida como semana em Daniel 9:24-27, significa Literalmente “7” semanas, (primeiro período); 62 semanas (segundo período); e uma semana (ultimo período). Na verdade ela pode ser dividida em períodos porque seus acontecimentos não seguem uma sequencia sem pausa.
Obs: As mesmas (ou a mesma) obviamente também no sentindo geral da revelação 70 semanas, multiplicadas seriam: (70 vezes 7= 490) anos no total.

Agora com mais atenção ainda: Isto se confirma nas passagens dos versos 25 e 26, onde é dito a Daniel que o desde a saída para edificar a cidade até o Messias ser cortado incluir-se:
1- “sete semanas, (razão: edificação da Cidade).
2- e sessenta e duas semanas” (manifestação e corte do Messias); estes dois eventos juntos estão somando um total de 69 semanas. E Como se pode vê falta uma semana para completar a 70ª e ultima semana profética! Vamos chegar lá!

Observe: A 69ª Semana foi justamente o período contados em anos sob a soma de (483 anos), Este é o tempo segundo historiadores Bíblicos, passados, desde o tempo do decreto para reconstruir Jerusalém até o tempo em que Jesus foi crucificado. A maioria dos estudiosos cristãos, a despeito de suas opiniões sobre escatologia (coisas/eventos futuros). Crêem desta forma! Mais a pergunta é: Onde ela realmente começa?

Essa é a parte mais importante desta revelação. E mais: A Palavra chave aqui é a Reconstrução de Jerusalém, e não do Templo. Então neste caso vamos tratar do fim do cativeiro? para se ter uma clareza dos fatos de onde realmente se inicia esta semana profética. Sim!?

Observe o fim do cativeiro literalmente é dado no ano 538 a.C.
Sim! É certo que o período de cativeiro "em Babilônia" terminou no primeiro ano de reinado de Ciro II (539 a.C), após a conquista Persa da cidade de Babilônia  Este monarca no ano (538 a.C.). Decreta o fim do cativeiro, os Judeus exilados foram autorizados a regressar à terra Pátria (Judá), em particular ,a Jerusalém, para reconstruírem-na.

Bom! Essa era a Ideia. Mais o Monarca coloca a construção do templo em evidencia.  Neste caso, esta primeira leva de regressos, estava focada na construção do templo. Porque fora a determinação de Ciro.
Observe isto: Este Ciro aqui segundo a história era filho de Ester. Por isso a sua preocupação em Edificar a Casa de Deus. (Ed 1.2,3).
Note também que: Aqui Deus está cumprindo as profecias de Jeremias.
As mesma que por um momento Daniel pensou ter haver com as que estava recebendo de Deus (como ele mesmo diz: No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. v.2).
Então com: A chegada destes em casa sob o comando de Sesbazar (Zorobabel cf Cap. 2 de Esdras). Iniciam os preparativos para a Edificação do templo. Porém só colocarão as mãos na obra no segundo ano de seu retorno. Logo: a Edificação do Templo terá inicio no ano 536 a.C.

Zorobabel também vai encontrar obstáculos.

     Alguns dos Inimigos de Judá se oferecem para ajudar na Edificação do mesmo (templo) Mais o príncipe Zorobabel recusa, e os tais então começam a embargar a obra; tal contratempo levou o mesmo ser concluído no ano 516, ou seja, 20 anos depois de já estarem em casa.

Note: Parece que a segunda leva de cativos vai demorar um pouco, porque a História de Ester esta entre essa ela e a volta do povo. Segundo os historiadores isto se passa entre os capítulos 6 e 7 do livro de Esdras, esse tempo histórico e de cerca de 60 anos aproximadamente.
*Veja bem: eu precisei alocar o templo nesta história porque alguns escatologo insistem em colocar o templo a este período, isto acaba deixando: as setenta semanas, em um desconexo confuso de informações.

Quando se inicia as semanas proféticas?

      Seguindo a primeira regra que incluir o retorno de Zorobabel. Também se costuma confundir a volta de Esdras com o inicio desta Semanas proféticas.
Porém: Não temos um motivo aparente a não ser ver como o povo fora levado em três levas para Babilônia, e assim da mesma maneira estão voltando em três distintos grupos; o primeiro já vimos liderados por Zorobabel, e o segundo agora estão voltando com Esdras quase 70 anos depois de Zorobabel.

Qual era a missão de Esdras nesta volta?

    Cuidar da espiritualidade do povo, reeduca-los novamente segundo os paramentos da lei Mosaica. Uma vez que os mesmos já haviam esquecido de como era viver segundo a lei de Deus novamente. Esdras trás a fidelidade de volta aos corações, a muitos despedaçados e perdidos nos costumes Caldeus.

     Porque sua volta se confunde com a semana profética? Era a pergunta. Sim! Esdras, vai chegar em Jerusalém no ano 457a.C. Sim! O escriba sacerdotal Esdras, vem com uma segunda comitiva entre 1.700 regressos a Jerusalém. Seu alvo é a reiteração da Lei e a preocupação com a Pureza dos Israelitas. Já citado.
Mais ainda não é neste período que vai começar a ser contado as “Semanas proféticas de Daniel”.

Note então: 445 a.C.  Neemias é notificado do trágico momento em que vivia o povo. Tinham o templo, tinham agora a restauração espiritual acontecendo, mais os muros ainda estavam em ruínas, e sob opressões constantes dos inimigos isto deixava a cidade sem proteção.

Note mais: Neemias chega no ano 444 a.C. E inicia-se a semana profética de sete anos. Lembra da expressão: ‘Haverá sete semanas’. (V.25c). Se são Sete semanas de anos, então a soma desta é 49 anos. Veja bem a contagem das Semanas não acabam, elas apenas dão uma pausa, para depois se reiniciarem. Então este primeiro processo na contagem vai ter sua pausa quando os  muros estão edificados, e Jerusalém vai esta totalmente Reconstruída. Isto nos anos (390/395) a.C.
Isto daria exatos 49 anos. Lembrando que a pausa vai ocorrer por uma razão. O ano seguinte era chamado de o ano do Jubileu Israel iria completar 50 anos em casa. Era hora de festejar. Então o reinicio da contagem vai ocorrer, entre um a dois anos depois do ano do Jubileu. Porque? A celebração deste período, era um ano inteiro. 
Sim! Logo depois de uma ano de festa sem parar, o motivo aparente do povo agora era voltarem as atividades normais. Isto vai concluir que a recontagem vai se iniciar exatamente conforme veremos abaixo.

...e Sessenta e duas Semanas (v.25).

Seguindo a determinação da revelação de Gabriel, no texto o mesmo segue dizendo: ...e Sessenta e duas Semanas (v.25).
Temos aqui uma: recontagem (se é  que posso dizer isto), vai se reiniciar então no ano 397 a.C. Sim ás 62 e duas semanas, têm inicio.

Quais os objetivos dela?
Sim! Essas semanas são para explicar ações de Deus! Trata-se de uma forma de administrar suas ações em cada período. Vamos vê uma quadro para nos ajudar nas elucidações desta tema de forma mais clara: 

7 semanas =49 anos.
Esdras e Neemias.
Reconstrução de Jerusalém.

As 62 Semanas=434 anos.
Obs: estas semanas proféticas tem um novo objetivo: “Revela o Messias”.
*Da por encerrada as profecias do Antigo pacto concernente a sua vinda.
*Porém ela se inicia depois da construção da cidade o povo já estabelecido...
O Messias é revelado período Império Romano. Ministério de Cristo.
Ele vem.
Ele trabalha 33 anos.
É crucificado.
Ressuscita ao terceiro dia. Após 40 dias ainda na terra. Vai ascender aos céus. ***
Aqui as 62 semanas. nos moldes do primeiro período da uma pausa na história da profecia assim que Jesus é retirado desta terra. 
Obs: Total de anos ate aqui somando os dois períodos 483 anos.

Qual a finalidade desta Pausa?

A manifestação do 'Tempo da graça'. 
*Período gentílico. A ascensão dos gentios em níveis mundiais.
*A Era da Igreja. a Noiva do cordeiro.
Sim! Aqui as semanas proféticas não contam, como já disse há uma pausa para que se cumpra o tempo dos gentios. Este período durará, até a Igreja for Arrebatada.

*Então só depois disto é que esse ultimo período: Voltará a ser contado com a chegada da  Grande Tribulação. 
Esta compreende:  A Última semana Profética de Daniel. Como se trata de uma Semana de Sete dias, a definição então trata com Sete anos proféticos, usado para fechar os 70 anos proféticos, somando exatos 490 anos.

Recapitulando o quadro: 1ª Semana de Sete anos, 49. Período que envolve a vinda de Neemias e vai se encerrar com o trabalho concluído de pelo mesmo (como já foi dito acima). Lembrando que este servo de Deus Levou cerca de 52, dias para levantar os Muros da Cidade. (Ne 6.15). Mais a edificação da cidade não incluía apenas muros, havia as portas, casas e muitas outras coisas a se fazer desta forma entendemos porque Gabriel disse: Sete semanas…!  Primeiro período.

Note:
As 62 Semanas irão presenciar fatos históricos até a chegada do Messias literalmente. Seguindo a regra teológica trata-se de uma soma de 434 anos que como já disse se iniciará em 397 (aproximadamente). Sim! A mesma atravessará o período histórico, de Alexandre. Até a revolução dos Macabeus contra a desgraça promovida por Epifania.


Então: Surge o Império Romano (a besta da visão de Daniel), o mundo entra em um estado de Paz. Cristo vem, e durante 33 anos permeou a terra com sua Divina presença na figura humana do salvador.
Até ser cortado desta existência em carne, ressuscita três dias depois e ainda caminhar aqui por 40 dias até sua ascensão que é o marco, e o fim das 62ª semana. Segundo período!

Observe:
Novamente teremos uma nova pausa na contagem deste tempo profético, para que: A Igreja exerça sua missão!

Sim! Somando os dois períodos 49 + 434 temos  um total de 483 anos. As afirmações dizem que estamos na 69ª semana profética. Os dois períodos.

...e uma Semana (v.26d).
Terceiro período. Na verdade essa regra foi criada para nos fazer entender que cada citação tem um alvo certo para os acontecimentos. Esta ultima semana.
Então o que resta para se cumprir, deste tempo Profético é uma semana de sete anos.
Que segundo os escatologistas só terá inicio quando a Igreja for arrebatada.
Esse período é chamado de a Grande Tribulação. Que compreende Sete anos de domínio Anticristão. Ver o quadro.

Conclusão:  As setenta Semanas são proféticas e trata de períodos anuais que vai de Neemias ao termino da edificação da cidade. E desta até a retirada do Messias desta terra e por fim irá culminar com o fechamento da profecia no chamado tempo da Grande Tribulação.
Amém.

Fonte bíblia On Line. Apoio.
As figuras são meramente ilustrativas.
Ministério: Pastor José Francisco da Silva
Pastor José Francisco da Silva.
ADELV/IBADELV.
Contato: 021 997278414/979817783/22582311.
jsfrancisco47@gmail.com/jsfrancisco612@gmail.com.
Amém.

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