PRÉVIA ESCATOLÓGICA PARTE V
O
ARREBATAMENTO DA IGREJA.
1-
A promessa da vinda de Jesus.
Este acontecimento histórico,Assegura a fé de muitos crentes
desde os tempos imemoriais da história do Cristianismo. O Próprio
Cristo afirmou que voltaria... (Jo 14.1-3). Assegurou que a crença
focada nele daria direitos aos fieis de morarem com ele por toda
eternidade.
- Observe: O Homem foi idealizado na eternidade, logo entendemos esse anseio de viver para sempre que permeia dentro de cada ser nesta terra é fruto disto.
- O homem foi criado perfeito, mais a perfeição lhe foi tirada por suas próprias ações. Sim! A atitude de Adão condenou esta vida a um estado de morte; mais Jesus veio restaurar não só o Ser, mais fazê - lo acreditar na sua herança Divina e desejar os céus inescusavelmente! (At 1.9-11).
- Por ocasião de sua ascensão parecia que tal esperança estava indo embora junto com a promessa.
- Para elucidar que a promessa de sua volta não era uma farsa nem um idealismo qualquer: Duas figuras se posicionam diante da multidão que assistia atônita a ascensão gloriosa do filho de Deus aos céus, e asseguram que o mesmo “Que Voltaria” da mesma forma como estava subindo. A promessa da 2ª vinda de Cristo tem sido desde então o “Anelo” dos crentes fiéis!
- 2- Valorizando a Promessa de sua vinda
- *A ocasião da promessa: tem como base a afirmação do “próprio Cristo” (Jo 14.1-3).
- *A razão da promessa: A razão é livrar de uma vez por todas os Santos redimidos por seu sacrifício vicário! Sim! Livrar aqueles que nele creram segundo a promessa feita pelo Pai (Deus), (Jo 3.16).
- Agora entenda: A razão da promessa se consolida com o propósito de Jesus. “Salvar a Todos”. Restaurar definitivamente o homem. Dar ao homem o direito de ser eterno.
- “Quem crê em mim ainda que esteja com medo viverá”.
- *O consolo da promessa:
- Entenda: Ao consumar a obra do calvário, Cristo, mostra ser o único com direito real de salvador da humanidade. (Jo 3.16 ; 1ºJo 3.16 ; At 4.12; Mt 1.21). AMÉM! (O único com direito de salvar por amor, aquele que, a ele se entrega crendo).
- Agora Observe: “Quando ele afirma virei outra vez; Ele esta dizendo aos “presentes” aqueles que haveriam de serem os “pilares da sua igreja”. “Não percam o foco da promessa”!”.
- *Aguardando a promessa:
- O Exemplo mais claro para figurar o arrebatamento: As 10 virgens “cinco loucas e cinco prudentes”.
- Aprenda: As 10 representam dois grupos de Igrejas nos cinco continentes terrestres.
- 1º Grupo: As néscias, imprudentes, tinham azeite, mais não o suficiente para o grande evento que as aguardavam.
- 2º Grupo: As prudentes tinham azeite suficiente, em suas lamparinas, mais também tinham reservas suficientes para a chegada do noivo.
- O cuidado que tiveram em mante-los nos ensina que salvação é individual. Por isso nos lecionam o que é ser: Igreja fervorosa, prudente, vigilante e conservadora!
- Pense nisso: As Lâmpadas das cinco prudentes: Prefigura a palavra de Deus (Sl 119.105). O Azeite das lâmpadas: Assegura Comunhão (Sl 133.1,2). O Fogo alimentado pelo Azeite: assegura-nos também a santa presença de Deus (Mt 3.11; At 2.6).
- *Fatos importantes do Arrebatamento
- 1º. A Ressurreição dos Mortos (“em Cristo” 1ª Ts 4.16)
- 2º. A Transformação dos Santos Vivos (1ª Ts 4.17).
- 3º. A Rapidez Desse Evento (1ª Co 15.52). Os crentes serão conduzidos às nuvens dos céus.
- Mais antes do casamento a noiva precisa passar pelo último teste de fidelidade. O crivo é ser julgada segundo suas obras de fidelidade ao prometido que agora a arrebata em definitivo.
- Neste momento monta-se um tribunal cuja descrição grega associa-o ao termo “Bema”.
- O Tribunal Bema tinha como parâmetro julgar e premiar o Réu. Então este não será um julgamento para condenação, mais para avaliação e premiação. Amém!
- 3- O Julgamento dos Santos
- *Veja isto: Julgamento dos crentes é precedido pelo valor das obras, e a avaliação e feita pelo fogo!
- As Obras: E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. (1ª Co 3:12-14).
- * Galardões segundo as obras (Mt 5.12; 1ª Co 3.8; Ap 22.12),
- Obs: Galardão sig. Recompensa, Paga, Retribuição e Salário! O Tal será dado ao crente fiel segundo o seu trabalho!
- Observe o realmente representam as nossas obras.
- Obras feitas para a glória de Deus.Obras feitas para benefícios humanos:1- Ouro, A vontade de Deus.2- A prata, A vontade de Cristo.3- Pedras preciosas, Ações do Espírito Santo.1- Madeira. Natureza.2- Feno. Orgulho3- Palha. Pretensões.
- Mais o segredo esta aqui: Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (v.15).
- Depois deste julgamento: A Recompensa.
- * A Nova Jerusalém... * Novos nomes. * Vestes brancas, de linho puro, * Um Novo nome. Observe: O Linho é (símbolo da Santidade e da justiça Divina). O linho é as vestes da esposa (Ap 18.16). O linho ainda simboliza os atos dos santos (Ap19.8). Enquanto aguardamos isto tudo: O segredo é amar a vinda (que seria o mesmo que desejar a vinda de Jesus ardentemente 2ª Tm 4.8). Esperando pacientemente sua volta (Tg 5.7). E através de nosso trabalho “Evangelístico” na terra, vamos apressar essa vinda (2ª Pe 3.12). Neste contexto o destino da Igreja é os Céus e a nova Jerusalém.
- Após ser devidamente avaliada e aprovada a mesma adentra as mansões celestiais, casada. A festa das bodas se dará quando a esposa já estiver com o Esposo em plena Lua de Mel ainda segundo uma tradição judaica de oferecer aos noivos sete dias de festa para celebrarem o casamento com familiares parentes e convidados. Assim segue-se o modelo da celebração dessa boda.
- *As Bodas do Cordeiro. A Grande Ceia.
- Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. (Ap. 19.7). E bem aventurados os que são chamados a esta Bodas... (v.9).
- *Boda é uma palavra que tem origem latina "vota", que significa "promessa”.
- Veja isso: Bodas de casamento é uma comemoração que celebra o aniversário do casamento, onde se renovam as promessas trocadas entre o casal.
- Quando olhei isto me deparei com algo inusitado: No Livro de Apocalipse o Senhor Jesus é descrito como Ancião de dias. Uma alusão a sua Eternidade. No contexto da visão. João vê nele algumas características interessantes! Como a espada que sai de sua boca. Uma alusão a sua Palavras. Sim! Neste contexto o mesmo visualiza os pés dele. O brilho era tão intenso e avermelhado, que João o compara ao latão Reluzente. Sim! Olhando agora para o significado de Bodas. Nota-se que cada Bodas é representada por algum elemento.
- Exemplo: 25 anos de casados, Bodas de Prata. Um ano de casado bodas de papel. E sete anos? Bodas de que? Sim! Aqui é que esta o segredo. Bodas de Latão (ou Bronze). Latão neste contexto nos fala de julgamento. A Esposa foi julgada avaliada, esta casada, e celebrando Bodas de Bronze ao lado do esposo. Amém!
- Observe que: A festa das Bodas Dar-se-a já na Nova Jerusalém. Em se tratando de uma celebração como já foi visto, nestas “Bodas” será feita, realizada e oficializada uma Grande Ceia.
- Os convidados do Cordeiro, a Esposa!
- Quem são estes? Os que foram arrebatados. - Quem será arrebatado?
- 1- Os que deram crédito a sua pregação, que acreditam no seu favor.
- 2- Os que guardarem sua palavra e seus mandamentos.
- 3- Os que escolheram, não se contaminar, mais sim, manterem-se limpos de vestes e coração diante do Senhor!
- 4- Os que perseverarem até o fim! 5- Os que amam e aguardam a sua vinda! (1ª Ts 4.17; Mt 25.6). Amém!
- *Que tipos de acontecimentos antecedem sua vinda?
- 1º Sinais: Refletidos em Falsos Cristos. (Mt 24.5). Rumores de Guerras (v. 6). Nações contra nações, Reino contra Reino, Fome e Terremotos, Escândalos Falsos profetas e a multiplicação da iniquidade (Vs.7-13).
- >Coisas espantosas, e até sinais nos céus (Ovnis).
- >A Perseguição: Ainda hoje em muitos locais, CRISTÃOS são duramente, perseguidos, maltratados e até mortos, por amor ao Evangelho.
- > Porém quando somos odiados por este mundo; Jesus diz-nos “não temas”: pois ainda que tudo isto nos sobrevenha quem persevera até o fim salvará sua alma (Lc 21.7-18). Mais ainda não é o fim!
- 2º O Princípio de dores: Estes acontecimentos que oras acabamos de vê são chamados de Princípios, que quer dizer: “o início de algo que esta por vir”. Quando se diz: “de dores”, são por conta dos fatos que caracterizam os sinais da Vinda de Jesus como uma Realidade!
- Tais sinais têm um objetivo: despertar tanto a crentes, quanto a não crentes!
- Note: O Crente é despertado a se manter na vigilância: “Vigiai por que não sabeis o dia e nem a hora em que há de vir o filho do Homem...”(Mt 24.42,44; 25.13; Mc 13.37).
- Agora: Aos não crentes é uma chamada ao arrependimento! “Arrependei-vos já dizia: (João) quem vós ensinou a fugir da ira futura? Vide: (Mt 3.1-11).
- Obs: No presente momento estamos inseridos nestes princípios de dores: É real o que disse Jesus. Nações em guerras por acusa da mesquinharia dos homens, Pais contra filhos, isto vai muito além de uma guerrinha dentro de um lar, se estende a nações com o mesmo grau de parentesco. Exemplo: os descendentes de Ismael, contra os descendentes de Isaque!
- *A crise forjada e falsa que tem abalada o mundo todo, um golpe oriundo de um sistema que visa implantar uma nova ordem mundial!
- *Sinais visíveis da volta do mestre! A unificação de uma moeda, a exemplo: O Euro proveniente da União Europeia! Sim! Euro sig. O Vento que vem do Norte!
- *A Implantação de chips de identificação, o mundo caminha cada vez mais veloz em direção ao domínio do Anticristo!
- > A Igreja precisa esta atenta a estes fatos, eles nos dizem que Jesus esta as portas! Vigiemos! A figueira Israel já brotou desde 1948. Jesus afirmou que quando a figueira brotasse estaria próximo o verão! Nosso verão esta chegando como SOL DA JUSTIÇA!
- Os cinco verbos que garantem a esperança na vinda de Cristo! (Mt 24; 25). Nos lecionam que:
- Devemos aprender com os sinais?
- Sim! Mais primeiro o mesmo deverá observar cinco verbos que garantem a esperança da vinda de Cristo, a todo cristão vigilante (Mt 24; 25).
- 1º – Aprender (V 32). 2º – Saber (V 33). 3º – Vigiar (V 42). 4º – Considerar (V 43).
- 5º – Estar (V 44).
- Esta o que? Em Alerta sempre: Só os que realmente aguardam firme a promessa esperançosa da vinda de Cristo conseguem Entender a profundidade dos sinais: *Relâmpago (Mt 24.27). *Fogueira (V 32). *Dilúvio (V 37). *Ladrão (V 48). *Os servos (V 45). *As Virgens (Mt 25.1-13). *Os Talentos (V 15).
- Porque isso? Porque a vinda de Cristo será caracterizada por sinais. E os tais nos indicam que: é preciso”
- 1 – Ter cuidado “atento”. 2 – Estar alerta “atento”. 3 – Ser conhecedor “perito” ser minucioso. 4 – Aprender com os discípulos “disponibilidade”. 5 – Ficar em prontidão “Vigilante”. 6 – Orar sempre. “Cuidado”. 7 – Clamar, buscar, insistir “Sempre” (Mt 7.7,8).
- Como a Bíblia classifica cada um destes sinais?
- -Acautelai-vos (Mt 24.4); Vigiar (V 42); Considerar (V 43); Olhai (Mc 13.33); Aprender (Mt 24.32); Estas apercebido (V 44); E mais uma vez “Orai” (Mc 13.33; 14.38).
- Porquê? Os sinais estão acontecendo: “Além de pestes, terremotos, assolações, fome, Guerras e rumores de guerra, nações contra nações, Reinos contra Reinos enfim”, já visto. Jesus voltara isto é fato! Certa ocasião disse ele: (Eis que estou as portas). Vigiai porque não sabeis o dia nem a hora, nem os anjos no céu nem o filho do homem, mais, mas unicamente o Pai! Isto disse ele quando estava em forma humana, hoje ele sabe! AMÉM!
- Porque Ele sabe?
- Quando disse que não sabia o mesmo estava sobre a forma humana. Sentindo na pele os limites do corpo humano criado por ele mesmo. (Jo 1.3;Gn 1.26,27). Mais ao ressuscitar, o fez em gloria, e com todo o seu vasto e desconhecido poder. Douto das qualidades Divinas, que lhe pertencia tais quais:
- Onisciência, Onipresença, e Onipotência. Isto lhe qualifica em Soberania universal.
- Conclusão: Jesus breve vem!
Comentários
Postar um comentário