ONDE SUAS ESCOLHAS TE LEVAM?



Texto: ...Esta escolheu a melhor parte... (Lc 10.42b).

Introdução: O Contexto histórico dessa previa, versa tratar sobre as escolhas de Maria. A irmã de Lazaro o chamado amigo de Jesus, e de Marta a atarefada. ( Jo 11.1-45).
A História de ambos é contada em partes por João e Por Lucas. Em João temos o Episódio da ressurreição de Lazaro.
Sim! Este Lazaro e suas irmãs, eram habitantes de uma Aldeia em Betânia.
Só uma observação: Betânia.  Possui pelos menos três significados aparentes e bem alusivos a realidade do fato histórico onde se desenrola a história de Maria.
Veja: 1º Significa: “casa da aflição”; 2º Sig. “casa dos figos”. 3º sig. “casa das tâmaras verdes”. Note porém que: o termo tem sua origem no hebraico “beit-te'enah”, que quer dizer literalmente: “casa dos figos”. Sendo assim este é o mais provável dos significados.
Sim! O nome da pequena cidade localizada no Monte das Oliveiras, onde morava Lázaro, Maria e Marta.

Mais na primeira citação, desta história o enredo esta no histórico cujas apresentações iniciam, mostrando, duas irmãs em evidencia. Marta a sempre ocupada e atarefada com as coisas desta vida. E Maria. Cujo sig:. É “pura”.

Obs: João diz: Aquela que ungiu o Senhor com balsamo e lhe secou os pés com o próprio cabelo. (de acordo com as narrativas de Lucas Cap. 10. 38-42). Observe que nesta primeira citação, Lázaro não aparece. Por que o foco ali estava sobre as duas, e mais especificamente sobre, “Maria”.

O histórico das apresentações logo de inicio mostram as duas irmãs em evidencia, sem a presença de Lázaro.

Onde Lazaro aparece?

Sim! O Amigo de Jesus, como se declara no contexto, apresentado por João. É (como já foi dito) irmão das meninas citadas já. 
Obs: O nome Lázaro parafraseia o significado de: “Amparado por Deus” ou ainda “Ajuda de Deus”. Essa colocação o associa ao nome hebraico Eleazar: “Deus Ajuda”.

O Fato é: Lazaro no contexto é chamado de amigo de Jesus. E o mesmo Jesus é quem declara isto ao dizer: “... nosso amigo dorme, mas vou desperta-lo do sono” (v.11).

Como foi que Lazaro alcançou este status de amigo do mestre?

Veja bem! O texto se inicia assim: Certa feita Jesus estava passando pela região de Betânia, entrou em uma Aldeia. E Marta fez questão de o recebê-lo em sua casa (Lc 10.38). Aqui é visto o primeiro contato de Jesus com esta família.

Mais Obs: O fato de Marta lhe oferecer sua casa indica que a mesma já tinha ouvido falar Dele. Afinal a fama de Jesus na época era algo espantoso. As multidões comprovam isto.

Mais mesmo assim: Marta diante de um homem que tinha: Status de Rei, Autoridade de Sacerdote e Fama de profeta..! Vai esta dando prioridade aos seus afazeres. Sim! É neste episódio que descobrimos as ações de Marta e de Maria diante do Mestre.

   Sim! como disse: Ela o recebe em casa. Mais apesar de receber a Jesus em sua casa. Não teve tempo de se quer parar, afim de dar-lhe a atenção devida, pois se preocupava com suas tarefas. 
    Note: Essa cena nos ensina sobre a questão do tempo, que não usamos para termos a atenção do mestre.  Pois buscamos estar sempre ocupados com as coisas desta vida. (v. 40). E aqui lembro de Paulo; Não vos embaraçais com os negócios desta vida (2ª Tm 2.4).
•    Bom! Esta foi a escolha de Marta.

•  Já Maria, ao contrário da irmã vai procurar esta junto do mestre: A Qual se sentando aos pés do mestre ouvia sua palavra. (v. 39).

Em suma: Jesus vai dizer: Marta, Marta... Por que tanta ansiedade, com tantas coisas.
Por que não te ocupas com uma de cada vez... Note: Jesus não estava dizendo que Marta estava errada, porém seu jeito de administrar estava errado. Se ela se ocupasse de uma coisa de cada vez conforme sua orientação teria tempo para dar-lhe a devida atenção... Como Maria que escolheu a melhor parte o fazia, ou estava fazendo.

Lição: A preocupação demasiada, leva ao desconforto... Sim! Quantas pessoas estão desconfortadas com suas obrigações e ainda querendo obrigar outros a agirem como elas. Sim! A melhor parte estava com Maria como afirmou Jesus.

Posso até conjecturar que Marta era uma pessoa inteligente: Suas ações demonstram isso. Sim! Levar Jesus para sua residência foi uma atitude inteligente... Mais a Verdadeira sabedoria estava com Maria. Qual você escolhe?

Note: É importante lembrar que antes de Lazaro morrer. Quando Marta vai ceder sua casa para que o mestre adentre, Maria estava lá para ouvi-lo e aprender mais sobre a salvação e o reino de Deus. Acreditamos que Lazaro também vai esta e com certeza esse é o momento em que se afeiçoa de forma intima de Jesus.

Maria irmã de Lazaro também era pecadora?

Maria deriva de Miriam (raiz Hebraica), este nome na raiz original tem haver com rebelião. Já Maria embora seja incerto, parafraseia o significado de “Vidente ou pura” também uma Ambiguação de Senhora soberana. Mais este significado esta muito católica.
Maria na época de Jesus era muito comum, Havia seguindo ele pelo menos três: Maria Madalena, Maria irmã de Lazaro e Maria a sua genitora.
Maria Madalena às vezes é confundida com esta aqui, irmã de Lazaro.

Por quê?

Agora Maria irmã de Marta era pecadora? Sem dúvidas! Afinal todos somos! Mais este fato diz o motivo: Por que suas ações se assemelham de Maria Madalena?
Bom! Isso ainda é um mistério! Por esta razão é que muitos ainda confundem as duas como sendo a mesma pessoa.
Bom! Não pode se? Madalena estava na casa de Um Fariseu da Cidade, e esta Maria, estava na casa de Simão depois da Ressurreição de Lazaro. (Jo 11.1,28,32;12.3).

Veja a prova: Naquela cena, os fariseus confabulavam por trás, sussurrando entre si: Se este homem fosse mesmo profeta saberia quem é esta mulher pecadora... (Lc 7.39). Aquela Maria a quem diga ser a Maria Madalena. Uma prostituta de grande fama na região. E na cena Jesus ignora o fato desta fama mais se foca em sua ação, pois através da mesma vai dar uma lição aos murmuradores sobre a questão da fé da honra e do respeito que não tiveram pela sua pessoa enquanto uma prostitua vai fazer tudo o que eles não o fizeram.

Mais quem é esta Maria, irmã de Lazaro?

•   Sim! Maria aqui quando vai fazer isto se encontra na casa de Simão.  A ação dela também parafraseia amplos significados.

Tais quais Devoção e reverencia.  Mais esta Maria também era chamada de pecadora. Certamente uma mulher ligada a atos que contrariavam os padrões judaicos da Lei.

•   Sim! Desta forma Toda a família de Lazaro era conhecida, assim como o próprio (Lázaro). Conhecidos e possivelmente rejeitados, encarados com maus olhares, por serem parentes de uma mulher antes pecadora. Agora um conversa e cheia de fé, sendo grata a seu libertador.

Logo aprendo: que Lazaro vai se tornar amigo de Jesus por conta deste sacro episódio. Sua Irmã pecadora convertida... Mudaria o contexto daquela família... Sim! Por conta daquela ex - pecadora, mulher da vida. O Resgate de Maria mudaria o contexto da família de Lázaro e da vida de Lazaro, para sempre.

Concluímos com: As Três ações de Maria.

1-     Primeiro se pôs aos pés de Jesus para ouvi-lo e aprender. (Lc 11.39). Primeiro encontro.

2-      Quando Jesus veio até sua casa pela segunda vez, Lazaro estava morto. Desta vez, quando chega, escuta as reclamações de Marta. Mais vai se atentar em manda chamar Maria. A moça corre apressadamente quando o avista. Segunda ação: Lança-se aos seus pés... (Jo 11.32).
3-    Agora Lazaro esta vivo, estava na casa de um certo Simão quando Jesus vem lhe visitar. Desta vez um ato inusitado. Maria vai apanhar perfumes caros, e com eles lavar os pés de Jesus. (Jo 12.3).




As escolhas de Maria lhe deram um lugar de reverencia preferido: os pés de Jesus. Para se consolar, conforta e se fortalecer. Não existe lugar melhor que a presença de Jesus. E estamos ais seus pés. amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.