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QUATRO HOMENS E UM PARALITICO

QUATRO HOMENS E UM PARALITICO Texto básico: (S. Lucas 5.17-26). Introdução : Nesta História quatro homens terão suas ações valorizadas por Jesus, porque acima do que fizeram na realidade estava a fé deles em evidencia. Fé esta vista e elogiada por Jesus. Pois tratava-se de uma fé coletiva em prol de um individuo, paralisado, imobilizado em seu leito a anos. Para todos os conceitos Judaicos era mais um pobre miserável, amaldiçoado e obrigado a viver daquela forma...  até aquele dia. Sim! Aquele seria o dia de sua cura e mais de sua libertação da maldição hereditária que trazia sob o conceito da Lei. Note : Ao curar este homem Jesus mostra por veio... Sim! Seu papel além de salvar única e exclusivamente, também visava implantar moribundos desprezados; a sociedade dignos e sãos totalmente! Sim! O Paralitico aqui vai sair curado e carregando sua cama como um troféu, para que todos visse o que Jesus era capaz de fazer. Glória a Deus! Mais não podemos esquecer que ist

O RETORNO À CASA PATERNAL

O RETORNO À CASA PATERNAL Leitura Textual: (Lc 15.11-32). Introdução: O contexto desta leitura parafraseia a história de dois jovens dissolutos. O Mais novo que resolve sair de casa de posse de sua herança e de sua vida; e o mais velho que se revolta com a alegria do Pai em recebê-lo de volta ao seio da sua família. Na sua parte não demonstrou generosidade, nem liberalidade para com o irmão. Ao passo que o Pai demonstrou muito mais que generosidade, demonstrou amor e perdão. Sim! A narrativa do filho perdido consiste de duas ilustrações interligadas. Trata-se das figuras do filho mais novo (Lc 15.11-24) e do mais velho (Lc 15.25-32). A Analogia em questão é denominada de "A Parábola do filho prodigo". Qual o real Significado de Pródigo? 1- O Significado mais comum a esta parábola seria: "Que ou quem esbanja suas propriedades"; que gasta mais do que possui ou necessita; gastador, esbanjador. Porém o termo também pode ser caracterizado como: 2- Quem dis

SÍNTESE DOUTRINÁRIA

Texto : Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus...(Mt 22.29). Suma : O versículo é bem sugestivo:“Não conhecer as escrituras consiste num erro gravíssimo!” Esse erro pode ser consertado sim ou não? Sim! Desde que o crente (Pessoa que atribui sua crença, direciona sua fé a algo ou alguém, no nosso caso a direcionamos ao Deus todo poderoso criador dos céus e da terras) . É claro que agora me refiro aos crentes em Jesus claro! Os que almejam conhecer, tanto as escrituras como desejam crescerem na graça e no conhecimento que há no Cristo, atual fonte de nossa crença em Deus! Introdução : Bom! Trata-se de uma análise sintetizada, cujo objetivo maior, é forçar o crente a buscar nas fontes apresentadas o que esta sendo aguçado por meio da curiosidade! Abordaremos assuntos aqui, que com certeza forçara o leitor a buscar mais; e este é o nosso objetivo, pois entendo que o “mesmo” (o individuo) só aprende quando é forçado a fazer, haja visto, existir uma diferen

VALORIZANDO O QUE RECEBEMOS

VALORIZANDO O QUE RECEBEMOS Texto: (S. Mateus Cap.25.14-30). Base de Aplicação Textual: “A Parábola dos Talentos.” Introdução :    Parábolas são alegorias, de uma realidade, contadas para representar outra realidade. Veja : Aqui Jesus parafraseia sob a ótica da chamada linguagem figurada ( alegorias como já disse ), a história de um “Rico e poderoso possuidor de terras”. Que resolveu ausentar-se de suas propriedades por algum tempo. Sim! De acordo com esta história, Jesus se utiliza de uma realidade para aplicar seus ensinamentos; Chamamos isto de Paradigma. O que seria nada mais nada menos que: “O Modelo padrão de aplicação Cristocentrico do Mestre”! Note : Utilizar-se desse tipo de ensinamento, era comum ao povo Judeu. Como? Sim! Utilizar-se de parábolas para explicar o obvio, e torna-lo mais claro ao entendimento, era um método Judaico. Então Jesus não esta, implantado nenhum método novo de aplicação, Ele só esta se valendo do que já era comum a Eles o povo, o que t