JESUS O DEUS ENCARNADO


JESUS O DEUS ENCARNADO
LIÇÃO
Matéria:


A DOUTRINA DE CRISTO.

Tópicos da matéria

1- A DEFINIÇÃO DA DOUTRINA.
2- A PROMESSA DE SUA VINDA COMO MESSIAS.
3- A HUMANIDADE DE CRISTO.
4- CRISTO A EXPRESSÃO VISÍVEL DO DEUS INVISÍVEL
5- A REVELAÇÃO DAS DUAS NATUREZAS DE CRISTO.
6- MINISTÉRIO DE CRISTO.
7- A SUA SEGUNDA VINDA.

*Desenvolvimento da Lição:

1- A DEFINIÇÃO DA DOUTRINA.

   A Doutrina em questão denomina-se “CRISTOLOGIA” segundo o conceito “TEOLÓGICO”. Partindo da premissa que afirma dizer que: Doutrina é ou sig. “Ensinamento”, a conjectura me diz que a “Doutrina de Cristo” é: “Ensinamento de, ou sobre o Cristo”. É bem verdade que o termo Teológico me cede uma amplitude maior, pois como já é de nosso conhecimento o verbo ”Logos” è amplo em significados tais quais: Palavra, Doutrina, Ciência, Tratado, Discurso, Expressão, Razão, Entendimento e etc.

   O termo Teológico sig: “A Doutrina que estuda os atributos de Cristo e de sua Natureza”.  E observe: É possível usar cada uma dessas alusões significativas apresentadas sobre a definição do termo. Exemplo:  ‘A Ciência que estuda..., O Tratado que versa..., A Razão que estuda e define..., O Discurso que expressa..., A Palavra que conjectura..,’ enfim! Isso é definição concreta do termo Doutrina! Amém!

2- A PROMESSA DE SUA VINDA COMO MESSIAS.

   A Vinda de Cristo a esta terra, se fez necessária por causa da queda do homem e de seu afastamento total do Criador! Como se sabe o Homem foi criado a imagem e semelhança desse Supremo Criador. E vivia com Ele em total harmonia e comunhão! A única proibição era:
“Não comereis da árvore do conhecimento do bem e do mal, que situa-se no meio do jardim, por que no dia em que dela comerdes certamente morrereis”.
   Resumindo a história: Adão desobedeceu e comeu. Essa atitude condenou toda a humanidade ao pecado e a morte! Ainda vivendo sob a decepção da queda, Deus, faz uma promessa dizendo: que da semente da mulher viria “um” para desfazer aquele mal entendido ocasionado pelo diabo na vida dos homens (seres humanos). Ver (Gn 3.15).  Esta cena mostra: Adão e Eva sendo expulsos do Éden, por causa do pecado. Razão pela qual Deus vai por em prática o seu plano Divino!                                                                                                                                                      
a) O PLANO DIVINO.
   Como Deus precisava de um SER 100% humano. Que fosse capaz de cumprir uma tarefa vicária que poderia levá-lo até a morte por amor a essa vontade Divina! Entre os homens da linhagem Adâmica, parecia impossível colocar essa carga sobre os ombros de algum deles! Pois toda a linhagem estava contaminada! Logo Deus precisava de alguém sem pecado natural, imaculado, GERADO sem pecado. Que plano era esse? Mais como estamos falando de Deus, tudo é possível!


Por quê? Veja Bem! Quando Eva deu a luz a Sete, a Bíblia diz que este nasceu conforme a imagem de Adão (*Gn 5.3), humana e pecaminosa, sob a mancha do pecado e o peso da culpa! Não entendeu? Obs: Davi expressou que fora gerado em pecados (Sl 51.5), por que da sua natureza humana, caída, trazendo o peso da culpa Adâmica! A humanidade estava contaminada! Achar um justo que se encaixa-se, não, Deus não viu um, se quer! Primeira ação do Plano Divino, “Uma promessa”(*).

>Revelando seu plano Deus, primeiro diz: “Da Semente da mulher” (isto é seria gerado de uma mulher). Depois anuncia que esta mulher seria uma moça virgem (Is 7.14). Veja bem: “Por que uma virgem conceberá e dará a luz um filho”. “Deus estava dizendo que uma virgem geraria a semente remidora” Note Bem: UMA VIRGEM! Agora como seria isto, por que a expressão esta clara teria que se moça pura sem contato sexual, para que essa semente fosse gerada nela! Pela lógica era impossível! Porém Deus é especialista em fazer o impossível. E por fim coloca seu Plano em pratica. Aparti desse ponto vai começar levantar arautos para anunciá-lo ao mundo!

>Essa semente seria chamada de Emanuel (Deus conosco), ainda seria qualificado como: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe a Paz (Is 7.14; 9.6). A forma como seria gerado garantiria, que nele não haveria mancha de pecado de espécie alguma, seria totalmente puro! O Plano estava em andamento agora! Porém o que viria agora era: o segredo da encarnação!


O MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO. 

  Obs: Para concretizar seu plano entra em cena o prometido! O Ungido de Deus, o YEHOSHUA HAMASHIA.  Traduzindo: JESUS O MESSIAS.  Por que isto é chamado de o mistério da encarnação?  Veja por que: Jesus antes da encarnação (humanização) estava na Essência do LOGOS, Era o próprio LOGOS (Jo 1.1). Criando tudo Como O Supremo LOGOS (v.3; Cl 1.16)! Cheio da Glória sujeitando todas as coisas ante o seu poder! Neste momento o Deus Eterno, vai enviar parte de sua Essência viva na forma de Jesus para dar seguimento ao seu plano salvifíco! Jesus comprova isto dizendo: “... Por que eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas Ele me enviou” (Jo 8.42). Jesus então se Esvazia de toda sua glória, de todo o seu poder, para se humanizar no ventre da virgem (Mt 1.21-25; Lc 1.26-38; Fp 2.6,7). Sua fecundação deu-se por obra e graça do Espírito Santo!

Como foi isto?

(.) Segundo a Explicação de Gabriel, o Divino Espírito Santo viria sobre ela, a envolveria em sua glória e poder, e ela geraria a semente prometida por Deus lá no Genesis!
(.) Agora Paulo escrevendo aos Colossenses diz que: O Logos (digo eu) vai (diz Paulo), ANIQUILAR-SE a si mesmo tomando a forma de SERVO se FAZENDO semelhante aos homens, achado na FORMA de homem, HUMILHOU-SE a si mesmo sendo OBEDIENTE até a morte e morte de cruz (Fp 2.7,8).
>Lembra do que já foi dito: que Deus precisava de um SER 100% humano. Que fosse capaz de cumprir uma tarefa vicária, capaz de levá-lo a morte?! >Pois aqui estava o homem capaz dessa obra, mesmo sentindo a angustia da morte lhe arrancar a paz enquanto orava no Jardim (Mt 26.36-46).
Ele não desistiu! Na 1ª Epistola de João (Cap. 3.16), esta registrado que era do seu agrado passar por tudo aquilo! Por isso Ele disse: Seja feita a tua vontade! Amém!

O Mistério da Encarnação incluía:

1- Esvaziar de todo o seu poder e glória! (Já visto).
2- Tornar-se carne (Jo 1.14).
3- Ser fecundado num ventre materno como um ser humano comum, mas sem qualquer contato sexual por parte de Maria com José (Mt 1.18-25).
4- Habitar entre os homens como um homem comum!

A Encarnação do Verbo tornou-se o “Principal pilar da crença”.

   Afinal para crer e aceitar esse mistério só por meio da fé, (Papel principal da Doutrina de Cristo), provocar a fé veja: João disse: “Deus enviou seu Filho Unigênito para todo aquele que nele crer não pereça mais tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Jesus mesmo afirmou várias vezes o fator crer nele: “Quem crer em mim como diz as escrituras do seu interior correrão rios d’águas vivas” (Jo 7.38), O fator crer era a chave para se achegar a Deus (Jo 14.1). Veja bem! A fé que sig confiança crença, acreditar ou simplesmente crer! Era enfatizado, como alicerce, raiz, base e estrutura sólida (Hb 11.1). Sem ela é totalmente impossível agradar a Deus (v.6). O justo vive por meio dela e por ela (Rm 1.17). Ela vem-nos por meio da pregação da palavra (Rm 10.17). A Palavra é o Próprio Cristo! Então é dele que vem a nossa base de fé! Graças a Deus!

     Por que tudo isso? Por que o mistério da encarnação de Cristo, pos em movimento o “Plano da Salvação” arquitetado antes da fundação do mundo (Ef 1.1-6)Partindo da premissa que afirma ser Deus Onisciente, sabedor de tudo, passado, presente e futuro, sem precisar de subterfúgios ou meios de previsões! É notório que Ele sabia que o homem cairia, todavia Ele não impediu a queda, por que o homem precisava ser provado! Note Deus queria criaturas capazes de servi-lo, por amor! Enquanto Satanás regozijava com a queda do homem, Deus vê nela “A queda” tudo o que queria para nos provar seu amor e com isto da uma lição a Satanás sem precisar mover um dedo, apenas um homem, um homem/ou mulher que estivesse disposto a aceitar o desfia da fé! Gloria a Deus!

Suma: O Mistério da encarnação nos revela o plano da salvação! Este acontecimento é o fato fundamental da fé Cristã, pois a encarnação do verbo reflete a união da natureza Divina com a Humana. Esse mistério revelado é o acontecimento mais mirabolante e envolvente do Cristianismo! Jesus encarnando nascendo da virgem como foi predito! Amem!

O Logos Encarnado

       No principio era a palavra (logos), e a palavra (logos) estavam com Deus. E a palavra (logos) era Deus (Jo 1.1).  Ao usar esta expressão João quer tonificar a personalidade de Cristo! Ele está sendo mais profundo e latente quando intitula Jesus de Logos.

Saiba por quê.

A expressão “Logos”, se origina do hebraico “Dabhar” o mesmo que, “palavra”; todavia a Raiz desta expressão diz que: Dabhar. “É aquilo que esta por traz”. Para os Judeus o Dabhar de um homem era considerado como: uma extensão da sua personalidade, e além, disso, como algo que possui uma existência substancial toda própria

Não entendeu? Simples o Dabhar de um ser (a palavra) expressa o que ele é à medida que ele fala!  E João foi o único a perceber o que estava por traz daquele homem chamado Jesus!    Sim! João conseguiu ver um homem capaz de sentir compaixão, dor e cansaço como qualquer um ser humano normal. Porém à medida que este homem 100% humano falava sua vós expressava algo substancial, próprio e incomum, algo que denunciava sua verdadeira Natureza Divina.
Exemplo:
*Eu não sou daqui... *Eu Sou o pão do céu... O pão da vida... Quem come da minha carne e bebe do meu sangue não morrerá, mais terá a vida eterna. (Jo 6.33,35, 48, 50, 51, 54,58). *Eu Sou a ressurreição e a vida... (Jo 11.25). *Eu Sou a fonte de águas vivas... (Jo 4.14).
*Quem vê a mim vê aquele que me enviou... (Jo 14.9b). *Antes que Abraão existisse, Eu Sou... (Jo 8.58). *Eu e o Pai somos um... (Jo 10.30). *Eu Sou: “Lá de cima” (Jo 8.23). *Eu Sou o Caminho... *Eu Sou a verdade... *Eu Sou a vida (Jo 14.6). *Eu Sou... (*).

     Esse era o Dabhar de Cristo: Sua própria personalidade! Ele era também o Dabhar expressivo de Jeová. E o Logos se fez carne e habitou entre nós, E a sua glória foi vista como a própria glória de Deus, o Logos Eterno  (Jo 1.1,14).


Agora por que João usou essa expressão?


 Obs: João usa o verbo (Logos), como expressão maciça da Divindade plena de Cristo associada a do Eterno Deus, o Pai, e ambos como sendo um e a mesma pessoa! Mais João não foi o primeiro a usar esta expressão! Sim! Nas escrituras ele foi o primeiro e o único a usá-la! Mais a expressão foi descoberta por (Heráclito 540-480 a.C). Sendo que o mesmo nunca a usou, ao contrário de Platão que fez questão de usá-la para descrever: “A força geradora.” Sim! Era assim que Platão via esta expressão!

> E como se há de observar João ver nela propriedade suficiente para enquadrar a personalidade daquele homem que fazia milagres indescritíveis: como multiplicar pães e peixes de forma tão simples e quase imperceptível. Sim! Capaz de Ordenar aos espíritos malignos que saíssem de sua presença ou das pessoas... Capaz mesmo de comandar a própria natureza... Esse homem era comum a 1ª vista: chorou e se angustiou até se irou... Mais havia algo nele Divino! Quando João percebeu essa divindade nele (Cristo), ele tratou de explorá-la! Uma vez que Platão usou esse Verbo (logos) para dizer que o mesmo era a força geradora, João viu toda possibilidade de chamar a Cristo de o Logos de Deus! A Palavra de Deus o Dabhar de Deus, aleluia!

Mais não para por ai: filósofos judeus helenistas do (século 30 a.C até 50 d.C), tratavam o Logos de: “Razão Divina e Universal, ou ainda de: Razão Imanente, que continha dentro de si todo Ideal Universal”! Entenda: Assim que o Logos se expressava era a própria Manifestação Divina daquele que estava (esta) por trás de tudo, a frente de tudo, e no comando de tudo! Agora fica claro o porquê; de o Logos se chamado de “força geradora”, e por que João Chamou a Cristo de Logos! Sim! Por que Jesus o Logos criou tudo (Jo 1.3). Amém!


QUER SABER MAIS? ATRICULE-SE JÁ NO SEMINÁRIO IBADELV! ESTAMOS A SUA ESPERA! 

Comentários

  1. Quer saber mais? IBADELV ESTA ESPERANDO SUA PRESENÇA!

    NOSSO SEMINÁRIO FUNCIONA AS QUARTAS FERIAS DAS 19:30 AS 21:30 DA NOITE.
    AOS sábados: DAS 8: hs as 12: hs. Venha matricule-se já!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.