O RETORNO À CASA PATERNAL
O RETORNO À CASA PATERNAL
Leitura Textual: (Lc 15.11-32).
Introdução: O contexto desta leitura parafraseia a história de dois jovens dissolutos. O Mais novo que resolve sair de casa de posse de sua herança e de sua vida; e o mais velho que se revolta com a alegria do Pai em recebê-lo de volta ao seio da sua família. Na sua parte não demonstrou generosidade, nem liberalidade para com o irmão. Ao passo que o Pai demonstrou muito mais que generosidade, demonstrou amor e perdão. Sim! A narrativa do filho perdido consiste de duas ilustrações interligadas. Trata-se das figuras do filho mais novo (Lc 15.11-24) e do mais velho (Lc 15.25-32).
A Analogia em questão é denominada de "A Parábola do filho prodigo".
Qual o real Significado de Pródigo?
1- O Significado mais comum a esta parábola seria: "Que ou quem esbanja suas propriedades"; que gasta mais do que possui ou necessita; gastador, esbanjador.
Porém o termo também pode ser caracterizado como:
2- Quem distribui algo de modo generoso, liberal. Que produz em grande quantidade; fecundo, fértil.
Obs: O Rapaz mais novo dessa história é considerado pródigo no sentido de "Esbanjador".
Simplesmente exigiu sua parte na herança para viver dissolutamente (digo de qualquer maneira).
Generoso com o mundo, liberal com o pecado, produzindo perda em grande quantidade até se tornar fecundado na lama, e diante da miséria cuidando de porcos.
3- A Exigência do filho estava dentro do contexto da Lei, porém só poderia se dada a ele quando seu pai estivesse morto. Ao pedir sua parte o jovem estava dizendo quero minha vida, para vivê-la do meu jeito. Com esta decisão o jovem estava declarando a morte de seu Pai.
Logo ele não poderia mais voltar.
Porque?
O Jovem Judeu, ao fazê-lo desta forma estava declarando rompimento total com sua família, pois foi viver em terras estranhas e distantes, longe do pacto da Lei. Quando se viu na miséria foi cuidar de porcos. Ver-se claramente que seus preceitos já não valiam mais nada.
Quando chegou nesta posição Segundo Davd H. Stern: "Ele parou de ser Judeu". “Vamos entender melhor: O termo Judeu, deriva do original hebraico: “Yadah”, cujo significado é: Dar graças, louvar, confessar abertamente e livremente”. Sim! Dentro deste significado o verdadeiro Judeu entendia que "Ser Judeu" Era Confessar abertamente Deus e sua Palavra, dar-lhe graças constantemente e louva-lo sempre.
Sim! Ver-se que o Jovem já não fazia mais isto. Estava longe de Deus, da palavra de Deus, da fé em Deus, e agora vivendo como um operário em terras estrangeiras, cuidando de animais imundos, a quem o verdadeiro Judeu tem Ojeriza (Novo e desprezo).
Envergonhado o filho anseia voltar a casa do Pai!
Voltando para ser um escravo do Pai. Bom! Essa foi à primeira intenção! Voltarei como um operário... Isto pode ser dizer era parte de uma estratégia. Pois ele não poderia voltar mais como filho... Sua vida poderia ser tirada antes mesmo do Pai vê-lo.
O Arrependimento não mata, da uma nova chance!
Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai e dir-lhe-ei: Pai pequei contra os céus e diante de ti. (vv.17-21).
Obs: Estando Ele ainda distante, seu Pai correu ao seu encontro, abraçou-o e o trouxe para dentro de sua casa... Esta atitude servia para dizer a todos que a sua capacidade de perdoar estava acima dos preceitos da Lei! Só mesmo o Pai poderia livra-lo da grande infâmia causada.Sim! Quando foi coagido a ceder-lhe sua parte na Herança, afim de que o mesmo pudesse viver sua vida a sua maneira. Sim! O Filho, agora estava de volta e gritando (suplicando) o perdão do Pai. Amém!
Note: O Pai o abraçou e o conduziu de volta para dentro de seu antigo lar, como uma grande conquista: "O perdido foi achado".
*Segundo alguns expositores, esta cena seria para dizer a todos que ninguém poderia toca-lo, maltrata-lo ou desdenha-lo, se quer tentar mata-lo! Fato: Só o Pai poderia traze-lo de volta definitivamente para o seio da casa paternal.
Então disse a todos os seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;
1- Roupas novas... Vida Restaurada.
2- Deu-lhe um anel novo... Honra restaurada.
3- Calçai, com sandálias novas... O Fim da humilhação.
O Auge da restauração.
*Bezerro Cevado. Um sacrifício que vale apena. (Trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, v.22).
*Bezerro desmamado e criado no cevadouro a base de ração, para se morto e ocasiões especiais, festas ou grandes solenidades.
Note: O Pai considerou a volta do seu filho como uma grande conquista e que portanto deveria ser festejada com o melhor: Tragam-me o bezerro do Cevado, e vamos comemorar...Aleluia!
Veja: A descrição desta cena nos leva ao que a Bíblia diz a respeito da salvação de um pecador:
"A Grande festa nos céus por um pecador que se arrepende". Amém!
Observe: Para enriquecer o conteúdo aplicativo desta alusão Cristocêntrica:
Esta parábola pode ser dividida em sete partes contendo assim uma descrição do filho mais novo, visto em sete estágios de desenvolvimento na sua vida, que podem se atribuído a um pecador que se converte:
1- A decisão inconstante (v. 12). Dar-me a minha parte na herança...
2- A partida (v.13); Uma decisão de vida...
3- Vivendo e desperdiçando (v.13);... Gastando sua vida, seus bens, desperdiçando sua herança.
4- Alcançando a miséria em terra distante (v. 14-16);... No fundo do poço!
5- Caindo-se em si, vem à contrição pelo pecado (v. 17-19); O que lhe restava? Alfarrobas, bolotas, comida de porcos!
6- O retorno ao pai (v. 20);... Alcançado o perdão e o amor do Pai de novo.
7- A aceitação do filho (v. 22-24)... Honrado na casa, como o filho perdido que foi achado, aleluia!
A Revolta do Filho mais Velho.
Veja: Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. (vv.25-28).
Sim! Depois que ficou sabendo do fato, por conta do barulho do festejo e a noticia que lhe chegou o filho mais velho Negou-se a entrar e participar; Porém quando seu Pai fi ter com ele fora do festejo, o mesmo mostrou-se disposto a por um pouco de consciência da cabeça de seu velho Pai. O que é isso? O Senhor nunca me deu um cabrito para festejar com meus amigos, mais agora manda matar um Cevado para este ai?
A Bem da verdade, este filho não demonstrou liberalidade em perdoar seu irmão, não foi nem capaz de sentir a alegria do Pai, e ainda tentou acabar com ela. A Pergunta é quem estava sendo pródigo agora? Sim! O Mais velho estava prestes a se tornar tão prodigo quanto irmão mais novo! Porém a Lição Paterna supera as diferenças! E antes que o filho continuasse pecando naquela encoerencia, Ele lhe diz: Tudo que tenho é teu... Aproveita a festa e te alegra comigo o retorno do perdido.
Sim! Com Deus não nos adianta ser diferente, com nossos irmãos: Jesus deixou isto claro quando disse: Perdoai uns aos outros...
Um foco na Lição paterna.
Tudo que tenho é teu... (v 31). Quantas vezes tentamos ganhar o favor de Deus agindo como este rapaz, porém descobrimos que o verdadeiro favor vem, não por cobranças e lembranças, mais por amor e perdão. O Filho mais velho não tinha com que realmente se preocupar, mais sim participar com o Pai a felicidade e o o retorno do Irmão!
Sim! A atitude dele: Só serve para mostrar que mesmo os que estão em casa e debaixo da autoridade do Pai ainda estão propensos a falhas e que portanto também carecem do mesmo Perdão.
*Na sua atitude de raiva não foi capaz de ver o quanto seu pai era honrado e amoroso. Sua instancia em casa além de lhe render o dobro da herança, o que custaria perdoar o perdido que foi achado?
*A lição de Jesus aqui vai alem das nossas compreensões, perdoar ainda que o pecado seja o mais terrível que seja... Amar mesmo que o individuo não mereça sob a ótica humana. Estender a mão quando o perdido pede socorro. Resgata-lo ainda que tudo esteja perdido. (v.32).
Conclusão: É bem verdade que a história deste rapaz, aponta para muitas vidas que sob a marca do ego, se distanciaram de Deus, para viverem suas vidas de acordo com próprios preceitos e conceitos. Não se limitando a nada que infere pecado, se dando se entregando aos prazeres desta vida. amando o mundo, a prostituição e a devassidão, sim! vivendo dissolutamente.
*O Rapaz gastou seus bens, mas, o mais importante desta história é que segundo as originais, quando o mesmo pede sua parte na herança, na verdade ele estava pedindo sua vida para vive-la a sua maneira e segundo sua própria vontade! Isto significa distancia-se definitivamente de sua casa de seu pai de sua família. longe do pacto e da fé. longe de Deus no mundo sozinho! Como já foi mencionado.
*Mais a lição disto tudo é: assim como o pai estava disposto a perdoar o filho, abraça-lo e te-lo de volta em sua casa. Assim Deus também procede com todos que se afastaram dele e do pacto (Ef 2.11-33). Em contrapartida sacrificou o melhor de si para festejar o retorno de seus filhos afastado! E unir novamente o perdido achado ao seio de sua família (A grande família de Deus! Amém).
Leitura Textual: (Lc 15.11-32).
Introdução: O contexto desta leitura parafraseia a história de dois jovens dissolutos. O Mais novo que resolve sair de casa de posse de sua herança e de sua vida; e o mais velho que se revolta com a alegria do Pai em recebê-lo de volta ao seio da sua família. Na sua parte não demonstrou generosidade, nem liberalidade para com o irmão. Ao passo que o Pai demonstrou muito mais que generosidade, demonstrou amor e perdão. Sim! A narrativa do filho perdido consiste de duas ilustrações interligadas. Trata-se das figuras do filho mais novo (Lc 15.11-24) e do mais velho (Lc 15.25-32).
A Analogia em questão é denominada de "A Parábola do filho prodigo".
Qual o real Significado de Pródigo?
1- O Significado mais comum a esta parábola seria: "Que ou quem esbanja suas propriedades"; que gasta mais do que possui ou necessita; gastador, esbanjador.
Porém o termo também pode ser caracterizado como:
2- Quem distribui algo de modo generoso, liberal. Que produz em grande quantidade; fecundo, fértil.
Obs: O Rapaz mais novo dessa história é considerado pródigo no sentido de "Esbanjador".
Simplesmente exigiu sua parte na herança para viver dissolutamente (digo de qualquer maneira).
Generoso com o mundo, liberal com o pecado, produzindo perda em grande quantidade até se tornar fecundado na lama, e diante da miséria cuidando de porcos.
3- A Exigência do filho estava dentro do contexto da Lei, porém só poderia se dada a ele quando seu pai estivesse morto. Ao pedir sua parte o jovem estava dizendo quero minha vida, para vivê-la do meu jeito. Com esta decisão o jovem estava declarando a morte de seu Pai.
Logo ele não poderia mais voltar.
Porque?
O Jovem Judeu, ao fazê-lo desta forma estava declarando rompimento total com sua família, pois foi viver em terras estranhas e distantes, longe do pacto da Lei. Quando se viu na miséria foi cuidar de porcos. Ver-se claramente que seus preceitos já não valiam mais nada.
Quando chegou nesta posição Segundo Davd H. Stern: "Ele parou de ser Judeu". “Vamos entender melhor: O termo Judeu, deriva do original hebraico: “Yadah”, cujo significado é: Dar graças, louvar, confessar abertamente e livremente”. Sim! Dentro deste significado o verdadeiro Judeu entendia que "Ser Judeu" Era Confessar abertamente Deus e sua Palavra, dar-lhe graças constantemente e louva-lo sempre.
Sim! Ver-se que o Jovem já não fazia mais isto. Estava longe de Deus, da palavra de Deus, da fé em Deus, e agora vivendo como um operário em terras estrangeiras, cuidando de animais imundos, a quem o verdadeiro Judeu tem Ojeriza (Novo e desprezo).
Envergonhado o filho anseia voltar a casa do Pai!
Voltando para ser um escravo do Pai. Bom! Essa foi à primeira intenção! Voltarei como um operário... Isto pode ser dizer era parte de uma estratégia. Pois ele não poderia voltar mais como filho... Sua vida poderia ser tirada antes mesmo do Pai vê-lo.
O Arrependimento não mata, da uma nova chance!
Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai e dir-lhe-ei: Pai pequei contra os céus e diante de ti. (vv.17-21).
Obs: Estando Ele ainda distante, seu Pai correu ao seu encontro, abraçou-o e o trouxe para dentro de sua casa... Esta atitude servia para dizer a todos que a sua capacidade de perdoar estava acima dos preceitos da Lei! Só mesmo o Pai poderia livra-lo da grande infâmia causada.Sim! Quando foi coagido a ceder-lhe sua parte na Herança, afim de que o mesmo pudesse viver sua vida a sua maneira. Sim! O Filho, agora estava de volta e gritando (suplicando) o perdão do Pai. Amém!
Note: O Pai o abraçou e o conduziu de volta para dentro de seu antigo lar, como uma grande conquista: "O perdido foi achado".
*Segundo alguns expositores, esta cena seria para dizer a todos que ninguém poderia toca-lo, maltrata-lo ou desdenha-lo, se quer tentar mata-lo! Fato: Só o Pai poderia traze-lo de volta definitivamente para o seio da casa paternal.
Então disse a todos os seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés;
2- Deu-lhe um anel novo... Honra restaurada.
3- Calçai, com sandálias novas... O Fim da humilhação.
O Auge da restauração.
*Bezerro Cevado. Um sacrifício que vale apena. (Trazei também o bezerro, cevado e matai-o; comamos, e regozijemo-nos, v.22).
*Bezerro desmamado e criado no cevadouro a base de ração, para se morto e ocasiões especiais, festas ou grandes solenidades.
Note: O Pai considerou a volta do seu filho como uma grande conquista e que portanto deveria ser festejada com o melhor: Tragam-me o bezerro do Cevado, e vamos comemorar...Aleluia!
Veja: A descrição desta cena nos leva ao que a Bíblia diz a respeito da salvação de um pecador:
"A Grande festa nos céus por um pecador que se arrepende". Amém!
Observe: Para enriquecer o conteúdo aplicativo desta alusão Cristocêntrica:
Esta parábola pode ser dividida em sete partes contendo assim uma descrição do filho mais novo, visto em sete estágios de desenvolvimento na sua vida, que podem se atribuído a um pecador que se converte:
1- A decisão inconstante (v. 12). Dar-me a minha parte na herança...
2- A partida (v.13); Uma decisão de vida...
3- Vivendo e desperdiçando (v.13);... Gastando sua vida, seus bens, desperdiçando sua herança.
4- Alcançando a miséria em terra distante (v. 14-16);... No fundo do poço!
5- Caindo-se em si, vem à contrição pelo pecado (v. 17-19); O que lhe restava? Alfarrobas, bolotas, comida de porcos!
6- O retorno ao pai (v. 20);... Alcançado o perdão e o amor do Pai de novo.
7- A aceitação do filho (v. 22-24)... Honrado na casa, como o filho perdido que foi achado, aleluia!
A Revolta do Filho mais Velho.
Veja: Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. (vv.25-28).
Sim! Depois que ficou sabendo do fato, por conta do barulho do festejo e a noticia que lhe chegou o filho mais velho Negou-se a entrar e participar; Porém quando seu Pai fi ter com ele fora do festejo, o mesmo mostrou-se disposto a por um pouco de consciência da cabeça de seu velho Pai. O que é isso? O Senhor nunca me deu um cabrito para festejar com meus amigos, mais agora manda matar um Cevado para este ai?
A Bem da verdade, este filho não demonstrou liberalidade em perdoar seu irmão, não foi nem capaz de sentir a alegria do Pai, e ainda tentou acabar com ela. A Pergunta é quem estava sendo pródigo agora? Sim! O Mais velho estava prestes a se tornar tão prodigo quanto irmão mais novo! Porém a Lição Paterna supera as diferenças! E antes que o filho continuasse pecando naquela encoerencia, Ele lhe diz: Tudo que tenho é teu... Aproveita a festa e te alegra comigo o retorno do perdido.
Sim! Com Deus não nos adianta ser diferente, com nossos irmãos: Jesus deixou isto claro quando disse: Perdoai uns aos outros...
Um foco na Lição paterna.
Tudo que tenho é teu... (v 31). Quantas vezes tentamos ganhar o favor de Deus agindo como este rapaz, porém descobrimos que o verdadeiro favor vem, não por cobranças e lembranças, mais por amor e perdão. O Filho mais velho não tinha com que realmente se preocupar, mais sim participar com o Pai a felicidade e o o retorno do Irmão!
Sim! A atitude dele: Só serve para mostrar que mesmo os que estão em casa e debaixo da autoridade do Pai ainda estão propensos a falhas e que portanto também carecem do mesmo Perdão.
*Na sua atitude de raiva não foi capaz de ver o quanto seu pai era honrado e amoroso. Sua instancia em casa além de lhe render o dobro da herança, o que custaria perdoar o perdido que foi achado?
*A lição de Jesus aqui vai alem das nossas compreensões, perdoar ainda que o pecado seja o mais terrível que seja... Amar mesmo que o individuo não mereça sob a ótica humana. Estender a mão quando o perdido pede socorro. Resgata-lo ainda que tudo esteja perdido. (v.32).
Conclusão: É bem verdade que a história deste rapaz, aponta para muitas vidas que sob a marca do ego, se distanciaram de Deus, para viverem suas vidas de acordo com próprios preceitos e conceitos. Não se limitando a nada que infere pecado, se dando se entregando aos prazeres desta vida. amando o mundo, a prostituição e a devassidão, sim! vivendo dissolutamente.
*O Rapaz gastou seus bens, mas, o mais importante desta história é que segundo as originais, quando o mesmo pede sua parte na herança, na verdade ele estava pedindo sua vida para vive-la a sua maneira e segundo sua própria vontade! Isto significa distancia-se definitivamente de sua casa de seu pai de sua família. longe do pacto e da fé. longe de Deus no mundo sozinho! Como já foi mencionado.
*Mais a lição disto tudo é: assim como o pai estava disposto a perdoar o filho, abraça-lo e te-lo de volta em sua casa. Assim Deus também procede com todos que se afastaram dele e do pacto (Ef 2.11-33). Em contrapartida sacrificou o melhor de si para festejar o retorno de seus filhos afastado! E unir novamente o perdido achado ao seio de sua família (A grande família de Deus! Amém).
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