QUATRO HOMENS E UM PARALITICO

QUATRO HOMENS E UM PARALITICO

Texto básico: (S. Lucas 5.17-26).

Introdução:

Nesta História quatro homens terão suas ações valorizadas por Jesus, porque acima do que fizeram na realidade estava a fé deles em evidencia. Fé esta vista e elogiada por Jesus. Pois tratava-se de uma fé coletiva em prol de um individuo, paralisado, imobilizado em seu leito a anos.
Para todos os conceitos Judaicos era mais um pobre miserável, amaldiçoado e obrigado a viver daquela forma...  até aquele dia. Sim! Aquele seria o dia de sua cura e mais de sua libertação da maldição hereditária que trazia sob o conceito da Lei.

Note: Ao curar este homem Jesus mostra por veio... Sim! Seu papel além de salvar única e exclusivamente, também visava implantar moribundos desprezados; a sociedade dignos e sãos totalmente! Sim! O Paralitico aqui vai sair curado e carregando sua cama como um troféu, para que todos visse o que Jesus era capaz de fazer. Glória a Deus!

Mais não podemos esquecer que isto só foi possível por que “Quatro heróis anônimos, resolveram se unir para ajuda-lo”.

Sim! Quando a fé se une em um mesmo objetivo o resultado é surpreendente. Por quê? Porque sua ação não esta condicionada ao natural. Aqueles quatro homens vão nos mostrar isto, na forma como escolheram conduzir aquele paralitico até a Presença de Jesus.
Porém para tomarem aquela decisão eles precisavam estar em total concordância.

Primeiro: Ou encaravam a multidão, o que era impossível, carregando o paralitica, pois incorriam em dois riscos. 1- Poderiam ser expulsos pela mesma, por estarem conduzindo um anátema em meio a eles. 2- O pobre moribundo poderia cair (digo com cama e tudo obvio) e ser pisoteados pela massa frenética que queria vê Jesus.

*Observações: 1- A Paralisia daquele homem o tornava prisioneira daquele leito a muitos anos. Ela era a única companheira que conhecia, ali fazia suas necessidades e sob ela carregava a marca do anátema.
2- É bem verdade que a fé dos quatro vai ser tocada por Jesus, mais se aquele pobre foi levado até ali. É por que de alguma forma ele esperava também se tocado por Jesus. Lucas registra que ele estava sendo trazido por estes quatro homens, que sendo impedido de trafegar sob a multidão tomaram uma decisão louca e inusitada.

*Mais quem o ajudaria?

    Uma vez que: Ele era mais ignorado que tudo e por quase todos, ou seja por cerca de 99% dos transeuntes que ali estavam.

Segundo: Na mesma condição do Paralitico, muitos ali esperavam um milagre, logo a presença de Jesus estava mais disputada que final de campeonato. (Risos)!

Como Chegar até o Mestre?

    Foi ai que os quatro unidos, demonstraram que precisavam chegar até Jesus, mesmo que isto os levasse a fazer o inesperado. Sim! A fé adora fazer o inesperado, é seu papel fazer o impossível! Afinal operando Deus quem Impedirá?

Observação: O Titulo diz: “Quatro homens e um paralitico”. Porém o Tema de minha aplicação é: “Quatro Razão e um Objetivo”.

Note: Quatro cabeças pensantes, agindo da mesma forma e com a mesma finalidade nos dar uma lição de conformidade. Pois segundo Jesus esse é o objetivo da fé... Um só pensamento, uma só fé, um só batismo, uma só palavra, um só Deus e Pai de todos.

Sim! Foi o pensamento daqueles quatro unidos em um só objetivo que levara aquele moribundo até a presença de Jesus. E como já disse de forma inesperada.

Mais para isto acontecer quatro Razões se destacam na vida daqueles homens. Eles precisavam de:
1-      Força de vontade: (Primeira Razão).
2-      De Insistência: (Não desistir da decisão tomada); (Segunda Razão).
3-      De Coragem:  (Capacidade de encara os obstáculos e desafios de cabeça erguida, sem medo); (Terceira Razão).
4-      De Fé:  (O Valor de seus esforços estariam nela); (Quarta Razão).
Sim! Jesus os avalia por causa dela: O que quero dizer é: Jesus foi tocado pela fé deles (v.20).

A fé significava a Vitória.

Porém se não houvesse força de vontade, ela não seria suficiente.
Se não houvesse Insistência, ela não seria capaz de operar o impossível.
Se não houvesse coragem, ela seria fragilizada. Sim! Davi jamais derrotaria Golias! A Fé Exige coragem de seus seguidores, por que seu papel, esta cima do Natural, esta acima, da razão.

Quando Jesus Vê o trabalho dos quatro, destelhando o teto da casa onde estava para conduzir até Ele, aquele pobre miserável, (v.19); O senhor (como já disse) foi tocado.
Primeiro Ato Cristocentrico: O Senhor vai perdoar os pecados do Anátema.

A revolta dos Escribas e Fariseus, chamam a atenção de Jesus.

Segundo Ato Cristocentrico: O que é melhor, perdoar pecados ou dizer-lhe: Toma teu Leito e anda? Para que saibais que tenho autoridade não só para perdoar, então: Paralitico anda!

A Multidão que desde o inicio estava ali para vê Jesus curar assistem mais um episódio onde pasmam e Deus é glorificado no filho mais uma vez! Glória a Jesus, Glória Ao Pai, Glória ao Espírito Santo que usou Jesus o tempo todo enquanto ele estava humanizado! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.