SÍNTESE DOUTRINÁRIA



Texto: Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus...(Mt 22.29).

Suma: O versículo é bem sugestivo:“Não conhecer as escrituras consiste num erro gravíssimo!” Esse erro pode ser consertado sim ou não? Sim! Desde que o crente (Pessoa que atribui sua crença, direciona sua fé a algo ou alguém, no nosso caso a direcionamos ao Deus todo poderoso criador dos céus e da terras). É claro que agora me refiro aos crentes em Jesus claro! Os que almejam conhecer, tanto as escrituras como desejam crescerem na graça e no conhecimento que há no Cristo, atual fonte de nossa crença em Deus!

Introdução: Bom! Trata-se de uma análise sintetizada, cujo objetivo maior, é forçar o crente a buscar nas fontes apresentadas o que esta sendo aguçado por meio da curiosidade! Abordaremos assuntos aqui, que com certeza forçara o leitor a buscar mais; e este é o nosso objetivo, pois entendo que o “mesmo” (o individuo) só aprende quando é forçado a fazer, haja visto, existir uma diferença muito grande entre a pratica e a noção (teoria). Pois como se sabe na pratica tudo difere da teoria! Não que a teoria não seja boa, porém quando se há prática, se há (de haver, ter, existir) experiencia.

Entenda: não estou desprezando a teoria, só estou tentando faze-lo entender que se você quer realmente aprender alguma coisa. Sim! Você esta deixando a pratica enriquecer a sua teoria!
Então, transforme sua teoria em pratica! Obs: De uma certa forma o versículo texto parece concorda com o que digo, não!?

Veja: Deus, quando criou o homem, deu a ele mandamentos e leis, estatutos que teriam que serem cumpridos. A Lei esta inserida na parte Teórica do padrão a ser aprendido e praticado!

Compreenda: Deus esta na Teoria (A Lei), o homem, teve dificuldade de cumprir a teoria (A Lei) de Deus, e inventou as suas próprias leis "Teóricas"! Então Deus fez melhor, partiu para a pratica pessoalmente, enviou Jesus em carne (Deus humanizado), para então transformar sua teoria em pratica; Jesus veio e colocou as mão na maça, na pratica, cumpriu a lei a (teoria), fez a teoria ter uma razão muito maior e muito mais consistente!

Agora entenda: quando falo da teoria divina me refiro as Idéias de Deus, seus planos, seus objetivos que são muito mais elevados que os nossos! Que só nos serão revelados quando realmente desejamos conhecer as escrituras amém!!!

Preambulo: A matéria que será sintetizada aqui é que dar bojo ao conteúdo apresentado “Doutrinas Bíblicas”. Só que tais doutrinas como sugere o título, trata-se de uma síntese, uma resumo das doutrinas Bíblicas, amém!!!

. O que é doutrina?

1- Doutrina, é ensinamento, adestramento, ainda: tornar douto! È um dos assuntos mais esmiuçado nas escrituras, e como tal exige uma atenção muito grande, pois as pessoas tendem a confundir doutrina com costumes! E como se sabe costumes são práticas, e doutrina é estudo, ensinamento! Agora a doutrina pode gerar bons costumes! Mais não podem serem confundidos, Doutrina é doutrina e costume é costume!

2- A doutrina compreende um conjunto de normas a serem observadas, estudadas e analisadas, logo todo esse material é encontrado nas Escrituras, e tecnicamente é chamado de: “TEOLOGIA SISTEMÁTICA”!

.Teologia.

É a junção dos termos gregos “Teo” = Deus e “Logos”=Ciências!
Obs: A expressão Logos, provem do verbo, que define a essência de Jesus, antes de humaniza-se (vide: Jo 1.1-3,14). E tem significados abrangentes: tais como: A “Palavra”, A Ciência, estudo, tratado, expressão enfim!

Suma: Jesus é a palavra da verdade (Jo8.32), O verbo se fez carne... isto é: a palavra se fez carne... (Jo1.14). Ele mesmo afirmou: “Eu sou a verdade...(Jo 14.6). Isto quer dizer: “Eu sou a expressão viva de Deus”, Eu Sou o ultimo tratado de Deus, com os homens, Eu Sou o estudo de Deus, “quem vê a mim vê o Pai, disse ele”, ainda: Eu e o Pai somos um (Jo 10.30). E pra finalizar: Eu Sou a Ciência de Deus, revelada, por meio de sua infinita graça! “quem me segue não andara em trevas, mas terá a luz da vida....e ainda que esteja morta vivera! Amém!

. Sistema.
È um conjunto de regras ordenadas!

. Regras.
São normas, leis, estatutos, mandamentos! Este é o material com o qual haveremos de lidar, todo ele junto nos dar consistência para entendermos todo o conteúdo das Escrituras (A Bíblia).
Entenda: Várias notas doutrinais foram depreendidas do contexto geral teologicamente, para melhor facilitar a compreensão do bojo Bíblico! Chamamos este processo de "Teologia Sistemática".
A Bíblia compreende uma quantidade de Livros inseridos em um único cânon. A Saber são cerca de 66 livros, que entendemos e acreditamos serem inspirados por Deus.

Note:  A Doutrina de Deus. A Doutrina de Cristo. 

A Doutrina do Espírito Santo. 

A Doutrina da Bíblia. 

A Doutrina dos Anjos

A Doutrina dos Homens.

A Doutrina da Tipologia. 

A Doutrina dos Demônios. 

A Doutrina do Pecado. 

A Doutrina da Salvação. 

A Doutrina da Igreja.

 A Doutrina das Ultimas coisas. 

E muito mais se seguem, formando um sistema!



Claro que quando falo Teologia Sistemática estou me referindo a:


                                                                                                                                                                                                                 Doutrina Bíblica. Porém entenda: Existem nomes técnicos para esse tipo de expressão “Além” de 



Teologia Sistemática apenas: E vamos usá-lo para que não haja confusão entre os termos Bibliologia


Doutrina Bíblica no contexto, uma vez que Bibliologia 


significa justamente isto! È bem verdade que estamos tratando das Doutrinas que se inserem na mesma. O



Teologia Sistemática é totalmente técnico então.




Logo o assunto em questão: Doutrina Bíblica, tem como Objetivo nos tornar conhecedor da (como já 


disse) 


Revelação, onde esta inserido o conhecimento Divino de Deus! Este conhecimento é chamada de 


Doutrinas, no contexto da Teologia Sistemática, por se tratar de uma série de informações, extraídas e 


agrupadas sistematicamente, para facilitar a compreensão!




Conclusão: Assim é que se vê o plano sistemático, Na verdade um agrupado números de informações 


dividida em  ASSUNTOS diversos! 


Isto nos faz enxergar que a Bíblia é um livro completo! Apesar do tempo de vida que  


possui sua historicidade é tão viva, pois a vivemos como se nada altera-se sua força!



E de fato Como esta escrito Ela se renova a cada dia!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         A Exegese, nos proporciona trazer seu conteúdo rico em lições de vida de                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           obediência e de fé, para a vivermos hoje! Logo a Bíblia se atualiza a cada dia, aleluia! Amém!



Quer saber mais? Matricule-se em nosso Seminário IBADELV – e boa sorte!


Shalon Adonai!














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.