ESCATOLOGIA / HIGOR
A escatologia é o estudo dos acontecimentos do fim ou das últimas coisas. (Apocalipse 1.1).
A escatologia se faz presente tanto no Antigo como no Novo Testamento.
O livro de Apocalipse se resume em escatologia pura, em sua essência.
O que Deus revela ao homem são coisas sobrenaturais e que transcendem o entendimento racional. Alguns chamam de loucura, mas a bíblia diz (1 Co 1.25)
Em Genesis (Cap 3) observamos a escatologia sendo aplicada por Deus quando diz que do ventre da mulher nasceria um que esmagaria a cabeça da serpente( Gen 3.15).
O tempo presente do texto era o princípio da humanidade, Deus decretou o destino da serpente (Satanás) que seria ter a cabeça esmagada por Cristo. Profecia essa que se cumpriria em Jesus após sua morte e ressurreição.
VA maior esperança da escatologia tem sido refletida em saber que Jesus nos concebe a vitória. Todas as hostes e principados da maldade, anticristo, falsos profetas são derrotados por Cristo. Cristo o verdadeiro primeiro e último, alfa e ômega. Começo e fim. O dono de todo o poder. (Apocalipse 1.8)
ISRAEL E A IGREJA
Enquanto Israel participa ativamente do período da Grande Tribulação, a igreja arrebatada apenas assiste.
Israel representa a videira que Jesus viu sem frutos, no qual Cristo disse que a videira não frutificara mais. (Mt 21.19)
A igreja representa os salvos, os que já vivem como salvos e herdarão a salvação.
Israel vive agarrado a lei mosaica, de tal forma que não permitiram enxergar a santidade e o amor do salvador Jesus. Que em nenhum momento não teve por usurpação ser igual a Deus. (Fp2.5-6)
Vivem uma crença por predominância farisaica, que falam bem nas sinagogas, porém vivem pouco do que falam.
Passarão pela grande tribulação por estarem esperando alguém que já veio(Messias).
A palavra messias significa ungido, no qual, se atribuem propriamente ao nosso Cristo, que não foi apenas ungido, como também santo.( Lev 11.44, 19-2, 20.26).
AS DUAS TESTEMUNHAS
Na grande tribulação haverá duas testemunhas pregando pelo total de 1260 dias. O texto que se baseia nesta verdade está em Apocalipse 11. Depois dos três ano e meio de falsa paz, no qual o anticristo reconstruiu o templo e trouxe uma falsa alegria para humanidade, ele pedira para ser adorado. O problema é que Israel depois do cativeiro não divide mais adoração. O cativeiro trouxe danos para o povo, porém ensinou a não dividir a adoração.
Em Apocalipse 11.2 diz que as duas testemunhas pisarão na cidade Santa durante 42 meses. Existem várias correntes teológicas sobre quem serão as duas testemunhas. No qual, a que reside de maior coerência são Elias e Moises. Elias pois foi elevado ao céu em 2 Reis 2. Enquanto Moises em Judas 1.9 se tem o relato da briga pelo seu corpo entre o Arcanjo e Satanás. No qual o Arcanjo vence dizendo que o Senhor te repreenda. Outra evidencia tem-se ao fato em Mateus 17. No qual Elias e Moises aparecem no monte da transfiguração.
No versículo, a bíblia enfatiza que dará poder as duas testemunhas, com isso, temos em vista uma mensagem poderosa dessas duas testemunhas. Com o poder que lhe fora concebido. No versículo 6 diz que esses homens têm poder para fazer parar de chover e também transformar água em sangue. (mais uma evidencia apontando para Elias e Moises)
As duas testemunhas irão morrer na grande tribulação pela besta, porém após três dias de meio, elas ressuscitam. A intenção da Besta era de parar a mensagem matando os mensageiros. Porém eles ressuscitam para glória de Deus.(6-11)
Encerrando este lindo testemunho e manifestar de Deus, eles sobem ao céu através de uma nuvem. Uma voz do céu os chama. Enquanto seus inimigos os contemplam a subir. (12).
CONCLUSÃO:
ESCATOLOGIA é realmente uma estudo fascinante sobre os últimos acontecimentos. Que nesta pequena apresentação realmente haja elucidação e soma para a sua vida!
Aluno: Higor Fidélis 9
Comentários
Postar um comentário