O SENHOR É O MEU PASTOR

Texto: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará… (Sl 23.1).

Introdução: Este Salmo ou canção para sermos mais exato, é um dos mais aludidos por nós povo de Deus. Por quê? Sim! Em somatória com outros de grandes valores, que são os Salmos de nº 91 (e, diga-se de passagem, este é um dos mais procurados, por causa de sua expressão: “Aquele que Habita no Esconderijo do Altíssimo”…); (o Salmo 125, também se enquadra nesta Ótica de preferência: A Expressão, Os que confiam no Senhor, não se abala, mas permanece firme… o destaca); claro que outros poderiam entrar aqui sem qualquer problema, como preferenciais: São eles os de números: 18, 46, 100, 121, 122 e o 126.

Mais o nosso foco aqui é: O Salmo de nº 23. Só pra constar Ele e o 91, são preferenciais para aqueles que gostam de deixar, a Bíblia aberta como amuleto, em suas estantes. E talvez o 91 até ganhe do 23 nisto.
Bom! Mais a ideia aqui não é falar de Salmos preferenciais. Caso assim fosse teria que alocar aqui também, o Salmo dos crentes cajadinhos; o Salmo de nº 1.

*Mais como disse este é um dos mais citados, com certeza, por causa da primeira expressão: O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará… Amém!

Bom! Mais para entender sua visão, é preciso mergulhar na essência de suas expressões, que vão muito além de uma mera impressão visionária, de quem ousa aplica-lo. O que quero dizer é: Se vamos aplica-lo, então vamos fazer corretamente! Amém!
Isso me permite ver além, do simples fator entendimento, onde começo querer aplicar a realidade deste Salmo. Sim! Uma boa Exegese nos dará uma elucidação melhor na hora da compreensão e enriquece a aplicação.

Então: para melhorar, nossa visão e entendimento de forma mais esclarecida de sua realidade vem comigo!

O SALMO 23 VISTO SOB UMA BOA EXEGESE.

“ O Senhor é meu Pastor e nada me faltará… (Tradução literal mais usada, da versão Almeida).

Veja porque é importante essa busca: Certa feita alguém disse: Quando o jovem ainda Davi, em sua vida de pastor, compôs esta canção, estava se alegrando diante da condição farta, que Deus lhe proporcionará em relação ao trato com suas ovelhas. (Até pode ser: Se o jovem não estivesse louvando a Deus). É importante que se saiba que (este) Jovem (Davi) estava consciente do que fazia, e naquele momento o mesmo estava se alegrando em Deus, e consequentemente, louvando com alma. Isto é, Davi estava Adorando, é fato que o mesmo estava com a alma regozijante, por não se achar digno da honra que Deus lhe havia concedido. Isto vai enriquecer a canção.

Sim! Davi, não estava só cantando porque suas ovelhas tinham pastagens e água, não! Ele esta indo além da mera satisfação que aquilo poderia lhe proporcionar. Davi estava, revelando a Deus, sua natureza de adorador.

Uma vez que mesmo sob a condição da sequidão do deserto não lhe faltava, água e alimentos. Sim! Tradição judaica – Vai dizer que: Davi escreveu este Salmo quando estava cercado em um Oásis, à noite, por tropas de um exercito inimigo, por esta razão o mesmo também deixa transparecer a confiança, na Providência de Deus sobre ele, guardando-o dos inimigos. Sob esta ótica é possível descrever porque ele diz que Deus preparou uma mesa, perante ele e os inimigos. E sim, é diante das circunstâncias que o mesmo declara: faz deitar-me em verdes pastos…! Bom! Isto é apenas uma observação!

E como tal: me permite uma pergunta: que inimigo Davi poderia esta se referindo?
O motivo da pergunta é por conta das variantes que se aplicam para tornar o salmo uma fonte de busca e proteção. Mais a proteção não da canção, esta no Deus da canção.

Bom! Se Davi estava em um Oásis, e assim mesmo cercado por inimigos. Não restam dúvidas, que o Reino que mais ameaçava Israel naqueles dias fosse às tropas Filistéias.

ENTÃO POSSO CHAMAR DAVI DE LOUCO: CERCADO POR INIMIGOS, E CANTANDO? Sim! Até poderia, afinal quem é que vai louvar no meio do perigo? Só mesmo sendo crente, para confiar tão assiduamente!

Sim! É fato como já disse que: Os Filisteus, constantemente ameaçavam a tranquilidade do Reino. Mais veja isto: Davi estava fora da guerra. Mais ainda assim ameaçado, não só por uma tropa, mais vários outros elementos neste contexto, se constituíam inimigos: animais ferozes do campo! Outros pastores mesmos? Talvez! Mais Davi estava confiante! E como disse, elevou sua alma a Deus, em adoração, independente das circunstâncias. Aprendo com Ele o dever da adoração, ela não escolher hora ou ambiente.

Mais observe que em um trecho da canção ele diz: Unges a minha cabeça com óleo, e preparas-me uma mesa perante meus inimigos Isto aqui merece muita atenção!
Sim! A riqueza do Salmo vai se revelando passo a passo.

Vamos entender a questão do “Meu Pastor”. Para melhorar o entendimento de todo o contexto desta canção. Davi como um jovem pastor, cuidando literalmente de ovelhas, sabia o quanto elas dependiam dele. Assim ele percebe o quanto sua vida dependia de Deus.

Veja bem! A expressão: Meu Pastor, por si só se caracteriza como “aquele que protege, guia, alimenta, e providencia. Então: Por meio desta condição, fica claro que: “Nada Faltará, as ovelhas"Porque tem alguém que as mantém em tudo.
Logo é desse alguém que elas dependem. Assim não estamos sujeitos as coisas, mais ao pastor. O mesmo sabe o que é melhor para nós!

Deus sempre deixou claro, sua postura diante de seu povo com quem tinha uma aliança. Neste salmo Davi traz a tona esta aliança. O Pastor de Israel, era seu pastor.

Pausa: *Um amigo meu fez uma exegese usando como base de aplicação a Versão da Bíblia Judaica. Achei interessante e fui reforçar a ideia juntamente com seus argumentos. A visão dele me chamou a atenção e por causa dela: Foi quando percebi que há muitas razões a serem esclarecidas e que merecem um pouco mais de atenção do que uma simples olhada, ou dedução interpretativa. Bom! Examinar as escrituras é uma de minhas mais acirradas buscas. Apego-me ao que João disse quando cita Jesus dizendo: Examinai as escrituras... (Jo1. 29).

Sim! Vamos às versões usadas para ver isto:

1º A Versão Almeida diz:Nada me faltará. Claro que não existe apenas esta tradução, atualmente muitas outras traduções deram o ar da graça em relação aos escritos sagrados, por um lado, nos ajuda na compreensão de muitas palavras. Mais podem também acabar deturpando algumas raízes.
O termo pode ser visto de diferentes formas dentro dessas possíveis traduções. 

Exemplo: As traduções em algumas Bíblias são diferentes mais a forma acaba sendo a mesma em quase todas. Vamos ver algumas: O Senhor é o meu Pastor, Não me falta coisa alguma; O Senhor é o meu Pastor, não necessita de nada; O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará; O Senhor é o meu Pastor, a mim não faltará nada. Bom! Não se ver muita diferença da versão Almeida. Que alias é uma das mais fiéis aos originais.

Claro não posso deixar de ver esta versão: De todas elas é a mais fiel sem duvidas aos originais, a versão King James: Como se descreve este Salmo nela? Vamos vê? Sim: O Senhor é o meu pastor; nada me falta. Excelente tradução mais vamos a há mais uma.

2º A Versão Judaica: Adonai é meu Pastor e não preciso de nada. Epa! Como assim não preciso de Nada? Calma! Vem comigo: A definição Hebraica para Nada vem do termo, Lo, que quer dizer: “não”. Veja agora a força da expressão: Adonai é Meu Pastor…! Existe coisa melhor que declarar com propriedade isto? O Senhor (Adonai) é Meu (isto segundo a língua portuguesa é pronome possessivo), significa posse... É meu Pastor.

Vem comigo: O que faz o Pastor? Guia as ovelhas, alimenta as ovelhas, trata ou cuida das ovelhas, defende as ovelhas. Olha o que Davi esta dizendo, ou melhor, declarando com esta afirmação: Sou ovelha Dele, por isso, Ele é Meu.

Vamos melhorar só mais um pouquinho:

Só uma observação: O Nada aparece em nossa versão assim como na versão Judaica, porém o Hebraico é mais categórico e usa o termo lo (lu), traduzido =‘Não’. Já citado!
Desta forma a tradução ficaria assim: O Senhor é o Meu Pastor e não me faltará.
Ou seja, Davi estava cantando literalmente, que quem não lhe faltaria, era o Senhor, e não as coisas. Como costumeiramente aplicamos! Porque quem tem o Senhor como seu Pastor, não tem falta de NADA! Deus é o Supridor em todas as coisas. Amém!

SE DEUS NÃO LHE FALTARIA? TEMER O QUE?

Dizer que Deus não me falta é muito mais proveitoso que as coisas, pois a presença de Deus supera e supre todas as necessidades que possamos ter.

Então com propriedade Ele diz:

1- Se o Senhor não me falta: Tenho pastos verdejantes e águas tranquilas para saciar minhas necessidades e de minhas ovelhas (v.2).
2- Se o Senhor não  me falta: Ele me traz refrigério, (não serei afligido pelo temor), pois Ele me guia, por caminhos retos de justiça e amor… (v.3).

Observe: quando usa o termo amor, o moço esta se lembrando da aliança de Deus a Israel.

Por quê? O Amor que ele cita é de Deus para com ele, e por sua vez isto se baseia nesta aliança. Ele esta grato também por isso. O original usa: ‘hesedAmor leal.  Logo: hesed, é a garantia da promessa. E ‘Emeth’, amor que permanece. Faz Davi ser grato, pelo favor, declarando que Deus é justo.

3- Se o Senhor não me falta: Nem o vale da sombra da morte me abalaŕa, não temerei o mau, pois é Ele quem estará comigo... (v.4).
4- Se o Senhor não me falta: Sua correção e autoridade me guiarão... (v.4b).
5- Se o Senhor não me falta: Diante daqueles que me odeiam, terei uma mesa preparada. Unges a minha cabeça com óleo é meu cálice transborda... (v.5).

Vem comigo: Lembra que iniciamos uma prévia sobre esta questão Sim!
Onde Davi foi Ungido Pela primeira vez? Em Casa!
Quem mandou preparar a mesa? O Profeta Samuel!
Quem se assentou a mesa até a chegada de Davi? Ninguém! Mesa preparada!
Quando Davi chega e é ungido imediatamente, quem se assentou a mesa antes dele? Ninguém! Observe isto: Existe melhor definição para esta canção? Não!

Note: Se um dia Davi, se assentou naquela mesa, foi depois da sobra; e na sua condição quando se assentasse se pudesse seria o ultimo. Por isso, acredito que aquela foi a primeira vez que se assentou a mesa de fato. Mesa preparada para Ele. Louvado seja Deus.
*O Versículo 6 classifica com maestria o que Davi estava dizendo: Bondade e Misericórdia me seguirão todos os dias…
*O ultimo da casa de Jessé, foi alcançado pela bondade de Deus e por sua infinita misericórdia. Desta forma não tem como, não habitar em seu santuário.

Conclusão: O Senhor é o meu pastor e não me faltara, quando eu precisar! Ele vai esta perto!
Nada me faltará é muito alusivo! Permite-me ver muitas coisas. Mais quando digo: Adonai é Meu Pastor e não me faltará. Afirmo com propriedade que quem não me falta e ele.
E se ele não me falta não há o que temer. Amém!




Pastor: José Francisco da Silva.

Cortesia: *Pastor: Marcos Tavares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.