O QUE É AVIVAMENTO?

AVIVAMENTO OU REAVIVAMENTO?


Prévia: SEGREDOS DO AVIVAMENTO.

Assunto em questão tem sido na visão pentecostal, motivo de busca constante. Muitas das vezes, sob a visão comum de um derramamento de poder baseado no fenômeno ocorrido em Atos dos Apóstolos (Cap. 2). Claro que essa busca às vezes confundida, só com a manifestação do poder, faz a visão da razão real desta prévia ficar deturpada de seu verdadeiro motivo. Isso me permite já dizer que: Avivamento vai muito além das manifestações, de falar em línguas, pular ou correr: Como Diria Lucas: Andar cambaleando, como bêbados. Não! Avivamento tem motivo e razão para ser buscado! Quando a Igreja perceber esta razão, vai busca-lo, com inteligência, sabendo para que, e porque busca-lo.

Vamos lá? A Verdadeira visão do Avivamento segundo descreve Habacuque.
Texto: Eu ouvi Senhor, a tua fama, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos; faze que ela seja conhecida no meio dos anos; na ira lembra-te da misericórdia. (Hb 3.2).

Introdução: A Oração de Habacuque foi e tem sido por muitos, a fonte primaz, para se falar com nitidez sobre este tema tão impactante. Mais a oração deste servo vai muito além do que costuma se pregar, "costumeiramente" sobre avivamento "verdadeiramente". Na oração deste servo o pedido foi uma forma de trazer o povo de volta ao altar da adoração (olha isto); cônscios de suas atribuições e deveres para com Deus... (deu pra entender)? Este é o verdadeiro avivamento. ‘Conscientizar’, ‘Trazer de volta’, ‘Fazer de novo’, ‘Dar vida nova ou novo sentido a vida’.
Bom! A priori é: Conscientizar e trazer de volta.

Note: o que Ele Diz: “Ouvir falar de ti e temi...” (Isto esta ligado ao que Deus fizera no passado Ouvir a tua Fama). Habacuque mostra que mesmo não sendo uma Testemunha ocular dos fatos realizados por Deus diante do povo no passado, a prova dessa sua operosidade nos laudos da Lei, foram suficientes para fazê-lo tremer e temer o Deus criador, como seu Senhor. “E temi” significa: Aprender a ser fiel por que sou teu servo... Então ele diz: aviva a tua obra... Ele estava falando dos atos de Deus: Seus feitos, seus atos, sua glória... Para que os efeitos naturais dos anos, não apagassem isto das memórias daqueles que se diziam seu povo... E por que motivo ele faz esta ‘oração’ desta forma tão psicossomática. Não entendi? Sim! Sua Ideia era agir no subconsciente, fazê-los lembrar, é isto. Motivo? Para que o povo não viesse esta inserida como alvos da ira, do seu supremo Deus... Então ele fala da misericórdia de Deus. Um Apelo óbvio! O Povo estava frio diante da Lei e não se importavam mais em buscar ao Senhor como foram orientados. A frieza espiritual, na visão do profeta era alarmante, fazendo-o agir como intercessor dos mesmos. Por isso pede avivamento, *despertamento, *consciência e misericórdia(* é meu).

A Oração deste servo pode modelar esta solicitação em razão da Igreja?

Se a Igreja estiver passando por problemas que possam serem caracterizados como Frieza Espiritual, e precisar urgentemente de um avivamento, Sim!
Deixa esclarecer melhor: A Igreja poderia ser inserida em situações como esta vivida pelo povo? Sim! Constantemente ver-se, Igreja fria, perdendo a razão, a fé e a natureza real do que tanto buscam o poder de Deus, para estarem avivadas.

Poder? Opa! Calma! A Oração de Habacuque não tem nada a ver com busca de poder! Essa é uma visão dada a Igreja de Atos, logo o avivamento solicitado por Habacuque, não tem nada a ver com o Avivamento de Atos. E mais o fato ocorrido em Atos, trata de um Derramamento de Poder, que vai além de um avivamento.

Vamos melhorar: Avivamento nos fala de um: Despertamento, tanto físico, quanto espiritual. O Derramamento de Poder, vem em quem já esta despertado, em quem já esta orando, em quem já esta fora de qualquer lapso de esfriamento a muito tempo, e longe do mesmo também.

Quando é que posso usar esta expressão, Avivamento?

Bom! O que Levou Os Judeus a este esfriamento diante de Deus? Sim! O Descaso, a comunhão com os desafetos da fé, o distanciamento das coisas sagradas.

Isto poderia ocorrer com uma Igreja que provou o santo poder?

Pode! A Igreja se não vigiar se perde fácil. Por isso Jesus priorizou duas coisas: Vigilância e Oração (Mt 26.41). A Falta dos Dois pode levar a morte espiritual. Então o processo de ‘Dar vida de novo’ é necessário também a Igreja em certos momentos, quando a mesma estiver sofrendo com as perseguições, que podem fazê-la até recuar quando deveria agir.

Em Atos vemos uma Igreja fortalecida com o Derramamento, sendo atacada, perseguida, coagida, mais que não se rende, (Aqui vemos a razão do derramamento de poder fazer efeito), quando sente a força da perseguição parando e encurralando crentes, ela vai para a Oração (Como Habacuque foi por seu povo), Só que “Ela” não vai pedir avivamento, ela vai pedir o que ela recebeu Poder, para dar continuidade ao chamado (At 4.26-31). Este poder pode ser caracterizado com um reavivamento espiritual? Sim!

Veja: Os anos nos falam de períodos de esfriamento, que podem levar ao descaso e a falta de preocupação, com a obra.

*Seguindo o modelo: digo o motivo que levou Habacuque a orar daquela forma. É dever de quem vai promover o avivamento; digo despertar, para orar, saber os motivos pelo qual vai se dirigir a Deus. Não basta só pedir poder, qual a razão? Deus vai dar o poder, mais quer vê razão, motivo. Quando Jesus vai prometer o poder a sua Igreja, vai mostrar os motivos (At 1.8).
Sim! A busca por este reavivamento: Como disse é para nos conscientizar também de nossa missão. E também pode ser visto nos moldes da oração do profeta como: razão para não deixarmos os anos esfriarem nossa fé, nossa crença, nosso amor as leis e favores Divinos. Amém!

Depois desta realidade analógica, posso usar Atos Cap. 2.1-6, para aplicar avivamento real ao povo? Avivamento, não, Reavivamento Sim!
De acordo com o Texto: Por que antes deles serem selados pelo Divino Espirito Santo. Precisaram obedecer e se posicionarem no local determinado (Lc 24.47-49; At 1.14).

O principal fator aqui é o pedido (digo: A oração).

1-Oremos como Habacuque, por um reavivamento que não nos deixe esquecer, das misericórdias de Deus.
2-Oremos por um reavivamento, de restauração contínua.
3-Oremos por uma Igreja viva, uma Família fortalecida.
4-Oremos por um altar de adoração restaurado em nossas vidas. Isto, é esta avivados sempre. Amém!

I – AVIVAMENTO REAL; que para a Igreja é visto como Reavivamento, pode ser visto como:

Uma Necessidade.
1º- Avivamento: Segundo Habacuque era o fio de esperança que reascenderia a fé e dedicação do povo a Deus novamente!
2º-Falando de Avivamento ou Reavivamento: Todo avivamento deixou marcas visíveis por onde passou através da história, desde a saída do povo de Babilônia através de Neemias e Esdras, e até hoje; é este o ápice da transformação de caráter na vida dos homens e mulheres, através da fé em Deus.
3º-Todo avivamento: Marcou homens e mulheres na história da Bíblia, assim como marcou os séculos como fenômenos sobrenaturais e ainda tem marcada até hoje.
4º-A força do Avivamento: Não é meramente humana, é Divina. Quem deseja ser avivado, precisa aceitar as condições do avivamento. A começar por aqui: Se o meu povo que se chama pelo meu nome... (2º Cr 7.14). Fizer a sua parte: Deus promove o Avivamento.
5º-Avivamento caracterizado por quatro razões: Todo avivamento bíblico é caracterizado pelo sobrenatural, e não há avivamento sem:
·         Lagrimas. (Ne 8.9).
·         Joelhos dobrados ( At 1.14; 4.29-31).
·         Perdão (2º Cr 7.14).
·         E busca ao Senhor (Is 55.6).
Note, porém que: No Versículo que tematiza esta prévia aplicacional, observa-se um servo cujo nome é Habacuque profeta do Deus Altíssimo, El Elohim fazendo orações em busca de conscientização do povo, para com Deus e sua Lei!

Veja também que: Sua Oração é uma forma clara de que o avivamento é uma necessidade e que, portanto deve ser buscado, invocado e trazido a realidade dos filhos. Para que o favor de Deus não seja esquecido.

Entenda porém que: As quatro razões acima citadas mostram, um Servo focado no favor de Deus, e querendo vê este favor em ação na vida do povo!

II - O QUE É AVIVAMENTO?

Obs: Avivar significa: “Dar vida novamente”. Avivamento, portanto significa: Fazer novo, tornar novo. Reavivamento é fazer literalmente ‘de novo’.

*Essa linguagem é comum nas escrituras: Jesus mencionou um Novo Nascimento como forma de restauração espiritual e retorno a Deus, por parte dos crentes em seu favor. (Jo 3.3-8).

*Veja: Jesus quando dialogava com Nicodemos: Respondeu-lhe:.. Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

*Paulo visualizou esta expressão de forma clara: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2ª Co 5.17).

→ Esta fala prioriza um avivamento contínuo na vida do crente. Portanto os anos não podem simplesmente apagar o fulgor da glória de Deus em nossas vidas.

Vem comigo: Não podemos deixar a glória de Deus sair de nossa história, de nossa vida; Habacuque aqui nos lecionava a orar por um avivamento; sempre que algo estiver fora do controle em nossas vidas, em nossas Igrejas e comunidades cristãs. Amém!

A Razão real de se buscar um avivamento coletivo.
·         O homem em Adão esta morto; desobedeceu.
·         O Pecado de Adão cortou nosso acesso a Deus. (Gn 3.22-24).
·         O pecado fez separação entre nós e Deus...
·         O Jardim, local de encontro com Deus foi tirado.
·         A perfeição da comunhão foi removida.
·         O homem fica sem esperança de eternidade. Vagando na sua própria ignorância pecaminosa (Rm 1.18-32).
Então Quando se lê: necessário vos é nascer de novo... é por que o homem vive num corpo marcado pelo pecado, e sujeito a ele, e suas vontades.
Então: Aceitar o favor de Deus, nesta hora significa rejeitar o pecado... Sujeitar-se a Deus e a sua lei e assim o mesmo poderá gozar de uma nova expectativa de vida, debaixo da graça desse Deus. Amém!

Veja: Quando Adão pecou, Deus mostrou uma esperança.
Vista sob: Uma promessa de Restauração (Gn 3.15).

Sim! O homem voltaria para Deus novamente.
O primeiro passo nesse retorno: Foi uma iniciativa de Caim. Mais infelizmente a sua forma de ofertar não foi o modelo deixado por Deus para Adão executar. Então Abel vai fazer sua parte oferecendo o melhor na forma do modelo, o sacrifício.

Depois deles: Os passos voltariam a serem direcionados a Deus de novo. Mais isto só vai ocorrer depois que Sete, gera “Enos” cujo sig. É aquele que invoca “... (Gênesis: Cap. 5).

*Mais este contato também vai se deixado de lado por conta da multiplicação do pecado (Gn 6).
O Quarto passo nessa história viria de Noé; Um homem que no meio do gênero corrompido se nega a deixar de fazer o seu papel diante de Deus. Então:  inconformado com a pecaminosidade se voltou para Deus, buscando esperança.
a)-Sim! Em Noé Deus poupou a vida humana da destruição total. Havia um fio de esperança para a vida.
b)-Então ver-se novas expectativas: Em Sete, Deus queria trazer: Restauração. E em Noé Ele queria trazer: Esperança de salvação.
Mais entenda: segundo estas alusões Bíblicas o homem só seria completo de novo de três maneiras:
c)-Buscando a restauração. De uma vida perdida pela desobediência.
d)-Buscando a Edificação. De uma vida nova diante de Deus.
e)-Buscando a Restituição. De seus valores e aplica-los a Deus.
Este ultimo estagio na vida do homem, seria alcançado mediante o sacrifício.

Logo: todo avivamento requer sacrifício. Lembrando que o sacrifício trazia um avivamento prévio, mais sua objetividade era apontar para o sacrifício perfeito, onde a vida do homem seria restituída, mediante uma promessa (Gn 3.15). A semente remidora. O Cristo.

*Cristo o Renovo de Deus, na terra.

→ Cristo foi profetizado, como: Renovo de uma terra seca, sem vida (Is 53.2).
→ Um Renovo Justo, que reinará, com sabedoria, executará juizos com justiça (Jr.23.5).
→ Deus o fará vir como Renovo em lugar da antiga Aliança (Zc 3.8).
→ Esse Cristo cujo nome é Renovo, edificará o Templo do Senhor… (Zc 6.12).

Em Cristo o avivamento é possível Mediante:

A Palavra viva. (Mt 4.4).
Os feitos poderosos de Deus (Hb3.17,18).
O poderoso nome de Jesus (Jo 14.13).
A Plenitude do Espírito Santo (Mt 3.11; Lc 24.49; At 1.14; 2.1-6).

São elas:

III – AS FONTES DO AVIVAMENTO

1- As Escrituras. Sem a palavra de arrependimento não vem a conversão. Se não vem a conversão, não se tem avivamento. Sim! A eficácia da palavra neste sentido foi ainda usada por Esdras quando voltara do Exílio Babilônico. (Ne 8.8,9). A Pregação da Palavra é quem promove o avivamento (Rm 10.17).

a-Jesus fez questão de dizer: Quer toda palavra que sai da boca de Deus é alimento. Logo quando se faz uso da mesma é impossível não haver impacto, não haver restauração, não haver vidas transformada. Portanto toda palavra que sai de Deus é! Poderosa (Mt 4.4; 1ª Tm 4.9).

2- Oração e sua Eficácia: Sim! Habacuque orou, sua oração se tornou o modelo de busca pelo favor. Jesus motivou seu colegiado a viver uma vida de oração; deixou bem claro que: sem a mesma (oração), não haveria comunhão com o criador. Veja: (Mt 6.6).

a-E olha o que Ele ainda vai fazer: Jesus ainda enfatizou que a vida de oração deveria ser contíua.

b- E o Apostolo Paulo vai endoçar: Sim! Ele vai corroborar com estas palavras quando disse: Orareis sem cessar (1ª Ts 5.17).

Note o poder da oração pode fazer coisas incríveis:

*Sim! A força da oração moveu um templo em Jerusalém, onde cerca de 120 pessoas foram impactadas pelo mover do Espirito Santo (At 1.14;2.1-6).

*Fez uma Igreja perseguida se levantar e continuar pregando (At 4.29,30).

Veja bem, assim sendo: A oração precede o avivamento. Amém!

2- O poderoso nome de Jesus: No Novo Pacto para a Igreja o Nome de Jesus se tornou sinônimo de vitória e bênçãos sem medidas. Jesus deixou claro que tudo que fosse pedido em seu nome seria alcançado, Deus faria questão em atender.

*Por que seria? Simples o Nome de Jesus Sustenta a promessa do avivamento por ser o único nome a se dado o poder de salvação para a humanidade (At 4.12).

→ O nome que os Senhores daquela época temiam, e queriam tanto cala-los nas bocas dos intrépidos crentes. Era a razão por tanta fé e fidelidade, ao ponto dos mesmos, não temerem, prisões, açoites ou até mesmo a morte (vv. 29-31).
→ A Prova do poder deste nome atravessou o tempo e vem se espalhando por eras até o presente.

Veja isto: Wesley, Byrnia, Savonarola, Wittifild, D.LMoody, Edwrds e muitos outros foram marcados por este avivamento espiritual, que causava impacto e deixava marcas deleavéis na história dos homens.

→ Até chegar em los Angeles em 1906, na famosa rua azuza. Em um antigo galpão abandonado pelos Metodista e dado a Wililiam Seymor, que iniciou ali um, reavivamento espiritual em suas reuniões de orações.

*Depois daquele mover a Califórnia nuca mais foi a mesma. O pregador William Joseph Seymor. Foi o protagonista de Deus no desfecho do avivamento que veio pra ficar desde o dia 14 de Abril de 1906 e continuou até meados de 1915.
*Esse avivamento veio para ficar e mudar a vida de Homens como: Daniel Berg e GunanVigren e como já disse de muitos outros.

→ Sim! Destes dois, em 1910 para o Brasil, o fenômeno de Restauração de vidas. Estava se cumprindo o que Deus dissera: Para todos quanto o Senhor Deus o chamar. Amém!

3- A Plenitude do Espirito Santo: Ele foi prometido pelo próprio Deus com a finalidade de concretizar um avivamento coletivo na sua congregação Israelita… (Jl 2.28). Mais que seria também extensivo sobre toda a terra...

Isto que dizer que: Então seríamos logo alcançados por esta promessa, como Igreja militante e detentora do favor, e graça salvifíca de Jesus.

a- Jesus prometeu envia-lo para dar continuidade a sua obra, neste caso, Ele viria. Como capacitador, da Igreja Militante (Jo 14. 16.17 26).

b- Sua vinda: Logo consagraria a mesma a uma missão especifica: Essa vinda foi caracterizada por João como uma especie de batismo. A Igreja dos crentes em Jesus seriam como disse o Profeta Joel, inundados pelas águas do Espirito: Derramarei do Meu Espirito… Isto pode ser caracterizado como sermos totalmente coberto, como disse antes ‘inundados, mergulhados Nele. (Assim o crente que o recebe, recebe também uma: consagração aos serviços do Mestre Jesus com Poder “Mt 3.11”).

1. Capacita-lo (At 4.20-21).
2. Torna-la forte e intrépida, e incapaz de ser derrotada.
3- Revesti-la.

c- Isso é Avivamento coletivo. Quem o protagoniza? Ele o Divino Espirito Santo. Amém!

IV – TRES FORMAS DE BUSCA-LO

Bom! Já Vimos
Veja bem: A Igreja de Atos: Se resumiu onde foram ordenados a ficarem (Jerusalém).

Criaram um vinculo de oração especifica.

Agiram em total acordo. Unanimamente. Parece estranha? Mais vamos melhorar sua expressão: Se observarmos bem temos aqui três palavras em uma.
Isto é: Una=uma +nima= unanima que é=unanimidade, que se refere a mais de uma, ou seria varias; mentes=cabeças pensantes.
Então: Esta expressão quer dizer que: estavam todos em plena concordância, orando no mesmo lugar, buscando a mesma coisa, desejando a mesma coisa em plena comunhão.

*Então as três formas de busca-lo se classifica pelos fatores observados nesta previa acima. E as três formas clássicas são:
Obedecendo, Unidos e Orando.

Conclusão: O Avivamento desejado por Habacuque mudaria o caráter e traria de volta os filhos de Deus ao altar da adoração de novo.
Os faria lembrar-se dos favores de Deus no passado e buscarem de novo seus benefícios.
Então para a Igreja a nota é: Buscai as coisas que são de cima, buscai primeiro o Reino dos céus. Buscai o Favor de Deus no filho e no Santo Espirito. Amém!






Pastor: José Francisco da Silva.
ADELV Rumo aos céus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.