A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERA MAIOR.

 AGEU
E A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA.

Texto: “A glória da segunda casa será maior do a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e neste lugar, darei paz, diz o Senhor dos Exércitos” (Ag 2.9).

Contato: O Livro de Ageu, data-se no período do Retorno de Israel para Jerusalém ano 538 a.C.

Neste Período, Ciro Rei da Pérsia, da carta de liberdade ao povo, e Sob a liderança do Príncipe *Zorobabel (cujo sig é: Gerado na Babilônia), descendente direto do Rei Joaquim, um dos últimos reis de Judá, e, portanto de linhagem Davidica, 50.000 proeminentes Judeus voltaram à pátria para reconstruir o Templo.
*Lembrando que Zorobabel também era chamado de Sesbazar, nome de origem Persa e significava: Adorador de fogo.

Sim! Por ocasião do retorno: o foco de Zorobabel vai esta em reerguer o templo, primeiro.

Porque?

Veja Bem! Havia nos anais da história Persa, uma Profecia que dava a Ciro a responsabilidade desta construção (Ed 1.2). E Elege Zorobabel por este ter linhagem nobre como Líder da Excursão de Exilados que voltariam para Jerusalém.
*Na rela, dentre os 50.000, estavam, alocados: Os profetas, Ageu e Zacarias e também, o Sumo Sacerdote ‘Josué’ responsável pela Espiritualidade do povo (Ed 3.2).

Sumo Sacerdote? Sim! Deus disse que Ciro seria seu servo: Nesta situação tudo o que este Líder Persa estava fazendo, era nada mais nada menos que cumprir a vontade de Deus, logo:
Deus esta cuidando da comitiva, dando a eles, um líder, um sacerdote e dois profetas.

1-  O Líder comanda.
2-  O Sacerdote Ensina e espiritualiza.
3-   O profeta, encoraja e mostra motivos racionais centrados em Deus.

Por este Motivo a presença deste sacerdote seria importante para lembra ao povo do favor da Lei. Sim! Josué (cujo sig. É: O Senhor Yavé é Salvação), pertencia à linhagem de Zadoque. O Sacerdote sobrevivente da insanidade de Saul e que acompanhou Davi em sua trajetória de Rei de Israel, chegando a ocupar o cargo de Sumo sacerdote quase que por obrigação, claro muito tempo depois. Mais isto é outra história. Vamos voltar ao foco: O Sumo aqui é Josué, e sua vinda tem objetivo.

Sua Vinda teria dois motivos primários:  

1-  Cuidar da espiritualidade do povo.
2-  E reerguer o ministério Sacerdotal; Sim! A quem ele vai da mais ênfase, do que cuidar do povo.

O Povo esta em casa.

Quando chegam a Jerusalém, tomados por uma euforia intensa como demonstra o Salmista em sua canção de nº 126. Estão tão impactados que: Partem para a construção primaria da missão: colocam os alicerces do templo.

Mais em pouco tempo, talvez horas, perdem o foco da construção. 
E começam a se preocuparem consigo mesmos, onde morar, o que comer, o que plantar o que fazer em uma terra tão devastada, esquecida por cerca de 70 anos. O que viam eram ruínas, monturos, e plantações que mais pareciam florestas. Sem falar nos saqueadores que se misturavam a rela remanescente, como se fossem donos das terras.
Por este Motivo: Resolvem fazer construções para si. Deixando o Templo de lado.

O profeta vai dizer que eles estavam focados em casas luxuosas, se esquecendo do real estado da casa Israelita/Judia... (V.7). Sim! Eles sabiam que a ordem da construção partira de Deus, mais fora dita por Ciro, talvez por este motivo não tenham dado a importância devida, e rapidamente se desvencilham da missão, para cuidarem de si mesmos, esquecendo que Deus, era o Deus, da providencia.

Ageu vai entrar em Cena.

É preciso Deus fazer com que enxerguem o real motivo da volta.
É quando Deus vai usar Ageu para desperta-los da Responsabilidade chamando primeiro, a atenção de Zorobabel e Josué, para o verdadeiro foco, a construção do templo. (Cap.1.1,2).

Obs: Deus faz isto porque sabia da intenção do coração do povo, e os líderes não podiam estarem desfocados.

Note: Um deslize deles, era fatal na construção da obra e da vontade de Deus. Aprendo que: como líder, minha missão é nunca, mostrar fraqueza, duvidas ou insegurança na obra confiada a mim por Deus.
Pois um lapso meu pode por tudo a perder.

Líder tem que ter: caráter, visão, foco, dignidade, e segurança no que faz.  Sim! Por um momento Zorobabel e Josué, pareciam terem perdido o controle. E por esta Razão, Deus, usa suas armas secretas, Ageu e Zacarias. Neste contexto, sim, Deus vai usar mais Ageu para Motiva-los e encoraja-los na construção da obra no templo.

Ageu, cujo sig é Festivo. Esta passando credibilidade.

As Bênçãos estavam condicionadas a obediência isto era um fato legado dentro da Lei (Dt 28.1,2). 

*Deus lhes lembra dos tempos de provações. E por este motivo se voltam para Deus, e recomeçam as obras do templo.
Depois disto Deus despertou Zorobabel e Josué (vv. 12-15).

Quando os lideres estão focados na vontade de Deus o povo acompanha na mesma direção, na mesma empolgação emoção.

Cap. 2. O Foco: O Profeta vai ser usado para recobra-los literalmente, o real motivo do retorno.

*Havia um desanimo geral, por conta da construção, talvez porque o material empregado não se comparecesse aos do primeiro templo. E por este motivo o povo desfocou-se da responsabilidade.
Como disse Deus, Chama a atenção dos dois Lideres, o físico governamental Zorobabel, e o Espiritual, racional Josué.

Logo: Ver-se que Ageu e Zacarias juntos tinham duas missões.

1ª Encorajar o povo.
2ª Reorganizar as prioridades espirituais.

*Quando disse que o povo estava preocupado primeiro, com suas casas, ver-se que Deus deixou de se prioridade.
*E este não era o foco verdadeiro. Ageu vai ser usado, para traze-los de volta, a esta realidade. Ver-se a importância do Profeta, e do papel da Profecia neste contexto.

As chamadas de Ageu, vai ser tão eminentes que os dois lideres, vão se tocar da responsabilidade e despertarem para cumprir a vontade de Deus.

O Foco do povo então deveria esta na mensagem de Deus, dadas a eles por meio do Profeta Ageu.  A Bíblia é bem clara quando diz: Credes nos meus profetas e vivereis... Sim! Crê no Profeta era a condição de prosperarem! 

Note: Por causa dessa condição, vejo: três Razões que o povo deveria priorizar.
Porém: Tal prioridade deveria esta centrada em uma palavra: OBEDIÊNCIA. Esta deveria esta direcionada aos três elementos levantados por Deus para ajuda-los, guia-los dentro da vontade soberana Dele. Obedecer.

1-  Obediência ao Líder- Zorobabel.
2-  Obediência ao Sacerdote- Josué.
3-  Obediência ao Profeta- Ageu.

Logo: Reorganizar para depois construir é o objetivo da mensagem de Ageu.

1-  Deus vai encoraja-los.
2-  Deus, Vai Se voltar para o povo, estes vão atende as profecias de Ageu com temor.
3-  Quando o povo demonstra, arrependimento: Deus os encoraja, e promete supri-los nas suas necessidades: Dizendo: Eu Sou convosco. (Cap.1.13).
4-  A Construção recomeça. (Cap.2.1-9).
O Povo esta focado e motivado pelo Espírito de Deus.
Então Deus diz: que por causa deles (o povo) os céus seriam abalados, as nações tomariam conhecimento da glória que seria derramada sobre a casa... (v.7).

A Visão do Templo diante do povo.

*Mais algo não vai agradar o povo nesta construção, é por este motivo que Deus mantém seu profeta em posição.

O povo esta focado: e no ano 516 a obra foi concluída.

*Estava faltando a prata e o ouro. Estava lhe faltando a glória destes Metais preciosos.
O que havia de sobra no primeiro, o segundo não chegava nem perto da beleza.

*Mais uma vez Deus lhe da um motivo para não se afastarem se do templo.

Encherei esta casa de gloria: Ele já havia dito. Então Ageu vai ser mais enfático na mensagem de Deus.

*A glória desta ultima casa será maior do que  da primeira. (v.9).

O Senhor esta dizendo claramente, que para a casa ter sua presença impactante, não é o ouro a prata o bronze ou qualquer outro tipo de preciosidade, que fará (Ele) entrar nela.
Ele estava sendo claro, Eu derramei uma glória incomensurável na primeira casa para que? Para vocês tornarem-na covil de salteadores, redutos de devassidão, e casa de ocultar vossas vergonhas? Não! Eu a dei a vocês para ser santuário de minha presença. Mais vocês dentro dela me adoravam e fora dela me traiam se prostituíam após outros deuses.

As câmaras secretas do templo virou esconderijo de pecados e idolatria. E eu a Derrubei pelas mãos de meu servo, Nabucodonosor, em cumprimento as profecias de meu filho Jeremias. (Cap.7). Na ocasião eu disse para vocês consertarem as vossas veredas. Mais o que fizeram?

Logo: A glória não será repetida, isto é: Deus não tinha a intenção de derramar sobre esta nova casa dedicada a adoração do povo a Ele, a mesma glória que foi derramada sobre o primeiro templo.
Sim! A logica disso: Para vocês esta casa, pode não ter a aparência da primeira, mais será nela que quero revela glória maior, poder maior, presença maior.

Como estava dizendo: Não era o peso da riqueza da primeira casa que me fez entrar nela. Mais sim a presença de um homem que se prontificou em me agradar e se mostrar dependente de mim. Por causa Dele eu a tomei como minha recebi sua oração seu sacrifício e respondi com fogo. (2º Cr 6;7). Observa isto.

Logo: Um único ‘Adorador’ com o coração voltado, entrando nesta casa nova, sem a formosura e a riqueza do primeiro,  será motivo, para Deus entrar nela e move-la muito mais que o Antigo templo de Salomão.

Porque? Porque antes de ser destruído, Deus passou a despreza-lo, por causa do pecado do povo dentro dele. Das noitadas dos sacerdotes se prostituindo, das adorações aos ídolos nas câmaras secretas.

Vem comigo: Conclusão: A glória de Deus não se mistura. Ela é única, e não pode ser dividida. Aceita a casa a adora, pois farei dela um lugar melhor do que antes.  



Pastor José Francisco




Ministério da verdade 
e ADELV- Uma Igreja onde Tudo é possível ao que Crê!

Adelv Rumo ao Céu!

Comentários

  1. Só pra constar, neste mesmo blog, ainda há uma segunda mensagem onde menciono este segundo templo. Mais focando a vinda e a missão de cada líder, Zorobabel, Esdras e Neemias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.