A NOIVA DO CORDEIRO

A NOIVA DO CORDEIRO
Prévia: A contextualização desta mensagem cujo titulo é este que margeia acima: A noiva do Cordeiro; tem como base de aplicação o advento que envolve a história de ‘DEZ VIRGENS’ segundo analogia usada por Jesus para prefigurar sua vinda, em relação à Igreja.

Leitura Bíblica: Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo (S. Mt 25.1-13).

Introdução: A leitura em evidência nos fala a respeito de DEZ VIRGENS (em condições de Noivas, isto quer dizer que eram comprometidas). No contexto são: classificada como: CINCO prudentes e CINCO loucas.
.
Veja isto: No tocante as CINCO PRUDENTES: as tidas como, noivas preparadas, e atentas.

*Vê-se nos seus exemplos que: a noiva, que classificamos como: “a noiva do cordeiro, para da titulo a esta prévia é em alusão a Igreja, literalmente”.
.
Observe isto: Os Exemplos das cinco prudentes são nossa base de fé e esperança, portanto a mesma deve ser constantemente vigilante.

    Sim! O real motivo dessa Constância na vigilância é: Para que a então, noiva do cordeiro, não venha perder a eminente chegada do noivo; que se dará em um momento desconhecido, será o efeito surpresa! Cuja data, dia e hora, só Ele (noivo) sabe! 
.
Observação: Quando estava em carne, Jesus optou por não saber, foi nesta ocasião que disse não ter conhecimento de quando voltaria. Sim! Isto se explica por razões obvias, Quando estava em seu corpo de carne para cumprir o plano de redenção do Pai, só lhe era notificados fatos extraordinário por meio do Espírito Santo, assim sendo de fato Jesus não sabia mesmo, quando haveria de volta.
.
*Porém quando Ressuscita, sua glória retorna a seu corpo Divino e como Deus que é sua onisciência o torna presciente de tudo. Ele, hoje sabe tudo, dia e hora, porém mantém o segredo para a Igreja, para esta continuar sendo fiel.

Voltando ao modelo de casamento aplicado.

*As Noivas em evidencias todas literalmente: Não sabiam exatamente a hora em que seu pretendente haveria de vir. Para elas o mesmo poderia vir a qualquer momento, elas só tinham que se manterem fiéis e esperando.
 claro que ele optou por este tipo de casamento “chamado surpresa” para testa a fidelidade da noiva.
No tocante a leitura em evidencia: as prudentes passariam no teste da fidelidade, não o bastante elas apontam para nós como se quisessem dizer: sigam o nosso exemplo.
.
*O segundo exemplo mostra-nos o que não deve ser copiado. As chamadas loucas ou as “cinco néscias”. Mostram-nos que, há, existem, noivas descompromissadas.
.
Veja: Estas segundo os textos, danos a entender que não estavam tão atentas para o grande evento que as esperavam. A Falta delas com valores as qualificam segundo o autor do livro: como loucas despreocupadas. Seriam o mesmo que dizer, “noivas desvairadas”.
.
*Bom, eu poderia ter partido do ponto de vista, do texto que fraseia somente a noiva do cordeiro, e apresentar seus benefícios, como prometida. Mais ai não teríamos o prazer de vê, a importância que tem o casamento para esta noiva gentia, COMPROMETIDA COM O PRÍNCIPE HERDEIRO FILHO DE JEOVÁ.
.
Obs: Quando as cinco, assim chamadas prudentes, se prontificaram como resguardadoras, do que tinham, passamos a vê-las como exemplos a serem seguidos de fato. 
.
Sim! Exemplos esses de fidelidade ao noivo prometido e esperado.  Ao passo que as chamadas loucas não estavam ligadas no grande evento que as esperavam. Até poderiam esta, mais lhes faltou responsabilidade, com valores que as poderiam, mante-las no devido lugar da espera.
.
*Por notarem que não possuíam azeite suficiente para aguarda a chegada do noivo, são obrigadas a deixarem o lugar da espera.
 .
Sim! É fato que os dois grupos nos lecionam muito em relação à fé e a espera.
.
   E como visto no texto foram deixadas para traz, simbolizando para nós cristãos de modo geral, o quanto é valioso esperar, condicionados como estavam as cinco prudentes. Umas das coisas que as magnificam são o fator “espera”;  É a fé em ser redimida,  pelo  esperado noivo.
.
   O casamento como é sabido, naquela época e ainda o é!  Em muitas regiões, realizado como casamento arranjado. Os parentes de cada um combinavam o casamento. Como por exemplo, os Árabes têm o costume de prometerem seus filhos desde crianças, segundo o Rito Islã.
.
Provenientes das nossas regiões latinas têm um grupo de nômades cujos nomes são Ciganos: os tais também costumam usar dessa prática, prometendo seus filhos, desde crianças, é ou não é um casamento arranjado?

Observe: Nesses casamentos, “Sabe-se que as probabilidades de serem amado, um pelo outro são mínimas”. Todavia em obediência aos pais e aos costumes os filhos acabam aceitando.
 .
*Esse tipo de casamento parece controverso na nossa visão latina. Mas sejamos sinceros: qual o pai que não gostaria de pode (em nossa cultura) escolher o pretendente para sua filha ou filho? Sim! Qual a mãe que não iria fazer o mesmo para seus filhos?

Partindo desse ponto: - Eu vejo o que foi dito por Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes, Mais o Pai vos escolheu e vos deu a mim...”.
.
Veja isto: Nesse ponto de vista fomos escolhidos por Deus e dados a Cristo como primícias. Sim! No tocante a esta fraseologia, Cristo vai dizer: “Eu que escolhi a vós...” (Jo 15.16); Acrescenta mais ele “Eu vos amei...”; E vos nomeei...!
*Começo a entender que foi esse tipo de casamento que Deus escolheu para o seu filho. E mais sobre uma sinopse espiritual, entendo que Deus, escolheu, para Jesus, o melhor.
.
*De inicio ela (a noiva Igreja) vem como Rute cheia de problemas e dificuldades adversa, se ponhe ao pé do remidor, pedindo que ele a deixe, colher de sua seara para viver. Então ele (assim como Boás),  lhe estende a mão e a toma em compromisso.

Vemos outro caso semelhante com Isaque e Rebeca. 
 .
Ambos nem sabiam como era a face um do outro, restava somente, a espera, acompanhada da expectativa. No entanto segundo a história Isaque a amou, e a esperou ansioso! 

O mesmo somos nós com relação a Cristo.

*Esse casamento entre nós (Igreja) e Cristo (Noivo) será realizado por um ato de fé!!!
E enquanto o noivo não vem, vamos continuar como as cinco prudentes, vigilantes, atentas. Haja visto, que os relicários usados por elas simbolizam para nós:

1 – A Lâmpada <A palavra de Deus> (S/ 119.105).
2 – O Azeite <Comunhão> (S/ 133.1,2).
3 – O Fogo <A presença de Deus> (Mt 3.11; At 2.6).

Aplicação:

É a palavra de Deus que me mantém firme na fé! (Rm 10.17)
É a oração que me leva a comunhão íntima com Deus!
É o poder que me dar garantia, que Deus está comigo!

Igreja noiva:    

    Segundo as alusões Paulinas, a noiva é: comparada a uma futura esposa, comprometida e prestes a se casar.
.
Na cruz o nosso noivo fez um a aliança de sangue para comprar esta noiva chamada Judia-Gentia, (Ef 2.11-22). Hoje somos comprometidos com ele. Cujos dotes, Ele nos ofereceu (seguindo os moldes dos casamentos orientais). Tais dotes estão embasados em:  
.
1-Amor incondicional (1ª Jo 3.16;Ef 5.25).
2-Libertação plena (Jo 8.32,36).
3-Um sacrifício vicário (Mt 27).
4-Um Reino eterno (Mt 4.17;5.3,10).
5-Uma vida de santidade (Jo 17.17,19;Ef5.26).
6-Um galardão (v.12).
7-Uma vida cheia do seu Santo Espírito 
(Mt 3.11; 24.47-49;At 18;426-30).

Conclusão: Ainda uma Coroa de glória, um novo nome escrito em uma pedra branca, seremos colunas no templo do Senhor, julgaremos as nações ao seu lado, e estaremos ao seu lado para sempre, muita mais! Amém!

***Esta prévia faz parte do Estudo completo: A noiva de Cristo.
Pastor: José Francisco da Silva.
Ministério da Verdade: Casa de profetas/Pregadores da Academia.















Contatos: Tels: 21979817783/ WhatsApp: 21 997278414.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO