UMA VISÃO SOBRE OS APÓCRIFOS.

LIVROS APÓCRIFOS

Introdução: Esta prévia esta focada a esta classe de livros classificados como Espúrios, por não possuírem a Inspiração que a Bíblia Sagrada tem! Sim! Apesar desta condição, ainda assim podem serem uma boa fonte de pesquisas, por causa dos relatos históricos, onde muitos deles acabam corroborando com a autenticidade da Bíblia. Veja bem: servem sim como fontes de pesquisas. Nada mais que isso. Os conteúdos deles muitas das vezes se contradizem até entre si, agora imagina, eles contradizendo a Bíblia? Podem até não terem a intenção, mais os escritores às vezes são de caráter duvidoso. Que o diga a história de Tobias, os Relatos de Macabeus, históricos sim! Mais ainda assim tem uma visão pagã, sendo inserida em seu contexto. Quer saber mais então vem!

APÓCRIFOS, INSPIRADOS?

Essa é uma pergunta que não seria necessário ser feita, mais como muitos dos relatos destes livros envolvem personagens históricos do contexto sagrado. Toda atenção se faz importante, para quem ousar estuda-los.

Bom! Já vimos que a inspiração das escrituras (chamada Bíblia Sagrada) vieram de Deus (ver: 2 Pe 1: 21 e 2 Tm 3:16).

Porém veremos agora que há existe uma coletânea de escritos que foram rejeitado pelos Judeus (ainda falaremos sobre isto). Por não serem considerados Inspirados por Deus.

Bom! Se foram rejeitados é por que não eram inspirados!

Os tais livros apócrifos, que começaram a surgir entre as correntes datas: 100-210 a.C. e 200 d.C. Tais livros não são considerados de confiança, por que a historicidade dos mesmos parecem divergir muito com a realidade E A VERACIDADE DA Bíblia.

Entre muitos deles estão:

1- O livro de Enoque, 2- O Apocalipse de Baruque, 3- A Assunção de Moises, 4- A Assunção de Isaías, 5- O livro dos Jubileus, 6- Os salmos de Salomão... (Estes aqui: segundo pesquisas foram todos eles escritos por certo “fariseu”, nome este que dava título à famosa seita dos então assim chamados fariseus!).

FARISEUS?

Sim! Os tais são citados na época de Jesus. (Eles eram chamados de os doutores da Lei, estas identificações lhes foram dadas por que, antes de terem esses nomes, eram conhecidos como “escribas”). Bom na época de Cristo, os Fariseus, eram inimigos mortais da fé pregada pelo então filho aldeão que se intitulava, filho de Deus! Segundo expressavam eles, com um certo desprezo.

Mais veja isto: Sim! Alguém deduziu que: Mesmo que esse suposto Fariseu tenha adquirido a Salvação, seus escritos ainda assim são considerados espúrios e sem inspiração!
Não é diferente da grande gama de livros que hoje temos em nosso meio, lançados por escritures Cristãos.

Outro fato importante é: A era em que surgiram (os escritos) era de predominância dos Macabeus. E não o bastante continuou a surgir nos séculos vindouros. Como os chamados “Evangelhos de: Tomé, de Maria, de Judas” e outros. Até uma tal de: “Os testemunhos dos Apóstolos”. Se fôssemos citar aqui a quantidade de apócrifos que já surgiram, daria quase para montar outra bíblia. (Já os que apareceram no século XIX, são chamados de apocalípticos).

Porque alguns destes livros insistem em firula em nosso meio como normais e importantes?

Bom! Pra quem gosta de aventura: Recomendo Enoque e seus doze céus, de imaginações cósmicas surreais. Eu diria que o autor viajou muito na maionese, na batatinha, ou sei-la como estava sua mente. E tanto anjo que a quem adora é a Nova Era. Pra quem gosta de Simpatias e Humor, pode lê Tobias. É de lá que vem a figura angelical, que começa sua história mentindo, se dizendo parente de Tobias, ensina Magia, simpatia contra demônios e etc. para no final se declara um anjo de Deus, que assiste diante Dele. Bom! Essa atitude deixou aquele há de duvidas, se ele é, ou não real.
Sinceramente as Adições de Ester e Daniel passam mais credibilidades sabia? São essas coisas que notificam a diferença entre o sagrado e o profano.

A diferença entre as Bíblias Católicas e as Protestantes.

*A Bíblia Católica hoje possui cerca de 8 livros a mais que as Bíblias Protestantes. Além destes a Vulgata Latina ainda conta com mais um pseudo complemento de livros Não canônicos (ainda falaremos sobre isto).
Sim! Os apócrifos adotados pela Igreja Romana, são: 1º e 2º Macabeus, Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque.

*E ainda os não adotados por ela, mas assim respeitadas (digo, não adotadas na Bíblia Católica Romana edição pastoral).
*Mais de forma sutil estão na Vulgata latina, inseridos por S. Jerônimo! Os tais aqui são mais antigos que os já citados acima, por que são: datados de 100 a.C. a 300 a.C. são eles: 1º e 2º Esdras, -As partes restantes de Ester, -O cântico dos três Mancebos, -Bel e o dragão. A historia de Suzana, -A oração de Manassés, que no total somam-se 16 livros genuínos; mas Não de inspiração divina, nem de autoridade igual a Bíblia.
.
*Esses livros, apresentam informações desnecessárias e controversas aos ensinos da Bíblia.
*Ver-se que além destes, há ainda no N.T. apócrifos conhecidos por: “O evangelho segundo os Hebreus”, “O evangelho segundo Tiago”, “Os atos de Pilatos”, E a descoberta mais recente seria “O Evangelho segundo S. Judas”. Se o de Tomé não fosse achado!

Livros que se confrontam com a veracidade das Escrituras Sagradas.

Veja bem! Há versículos e passagens nestes livros que são verdadeiras aberrações a fé.
Exemplo: o suposto “anjo Rafael” descrito, no livro de Tobias. Diz-se um Arcanjo que assiste diante de Deus, mas mentiu dizendo que era parente de Tobias e ainda ensinou simpatias para o rapaz, que guiara em sua jornada. Isso é uma discrepância a fé genuína! Só relembrando.

Agora veja a aberração dessa afirmação:

No evangelho de Tomé: Os discípulos repudiam Maria, dizendo que ela não podia ficar no meio deles; porém Jesus disse: que a tornaria homem para que a mesma pudesse entrar no seu reino. Isso é uma barbárie sem tamanho: desde quando Jesus se tornou machista?

Desconheço esse lado dele, até porque Marta e Maria, além de outras Mulheres não saiam de junto dele. Inclusive a primeira pessoa a vê- lo foi uma mulher.
Ai eu pergunto tal evangelho merece credito? Claro que não.

*Tais Livros foram apelidados de Deutero-canonicos.
Seria uma segunda repetição dos Canônicos Sagrados? Não! Nem os que foram inseridos na versão Paulinas, como iremos vê ainda.

O QUE É CÂNON e CANÔNICO?

1- CÂNON - (é um termo de origem semítica,  que em Hebraico lê-se:  "qãneh", e nos originais aparece no livro de Ezequiel Cap. 40.3, segundo alguns expositores). Porém a definição desse termo no original, grego é: "kanón" termo usado em Gl 6.16").
Sim! o termo tem sido traduzido em nossas versões em português como, "regra", "norma".
.
Mais a mesma ainda pode se literalmente vista como: 
.
a)- Significado literal: vara ou instrumento de medir.
b)- Significado figurado: Regra ou critérios, que comprovam a autenticidade e inspiração dos livros bíblicos.
c)- Lista dos Escritos Sagrados. Referência aos 66 livros sacros. Se existem outros aqui não entraram. Acredito que tudo o que precisamos no manual da vida esta nos 66 e o restante é por conta de Deus. Amém!
d)- Sinônimo das ESCRITURAS - que define a mesma como a regra de fé e ação investida de autoridade Divina.
- Outros significados: Credo formulado (a doutrina da Igreja em Geral); Regras eclesiásticas (lista ou série de procedimentos).
Veja bem: Livros que não mostram: ação investida nem qualquer; Autoridade Divina, não podem fazer parte dessas Afirmações que estão inseridas aqui.

2- CANÔNICO - Que está de acordo com o cânon. Em relação aos 66 livros da Bíblia chamada hebraica e da Bíblica "evangélica", é o mesmo que dizer, inspirado por Deus. Sim! Note: Se os Apócrifos não foram inspirados por Deus, quem os inspirou?
Essa é uma boa pergunta. Bom! Não vamos da crédito ao Cão em tudo, afinal a mente humana também divaga e viaja muito.
Aqui Abaixo iremos vê com mais clareza por que os livros dessa estirpe não são sagrados.

Significado da palavra APÓCRIFO:

Etimologia = "oculto", "não canônico".

A linguagem destes escritos é qualificada como pseudoepígrafes. Por quê? Sim! Veja o real significado desta expressão e conclua você mesmo.

A palavra PSEUDOEPÍGRAFO - Literalmente significa “escrito falso” – Bom! Os apócrifos não são necessariamente escritos falsos literalmente; mas, com certeza não são 100% Canônicos. Por que seus escritos contêm sim! Relatos que não professam a fé em sua genuidade. Ai perdem o foco da Inspiração e se perdem na penumbra, nas sombras como Espúrios.

E por quê? Porque muitos deles tratam com o imaginário ou ideias mirabolantes que mais parecem ficção do que realidade. Já vimos que Rafael em um destes livros citados agiu erroneamente como suposto emissário de Deus, mentido e ensinando simpatias a Tobias.

Sim! Com certeza não são canônicos, porque possuem ensinos errados e hereges. Como estes livros chegaram até nós, e em alguns casos até O Canon Sagrado? Para se obter uma resposta mais precisa e concisa.  Necessitaremos de muita calma; compare isto que já falamos, com três bíblias que comumente conhecemos hoje em dias. São elas:

AS BÍBLIAS: HEBRAICAS, PROTESTANTES E CATÓLICAS.

1. Bíblia Hebraica –(a Bíblia dos judeus).

a) Contém somente os 39 livros, o Antigo testamento apenas, chamado de o Tanak.
b) Rejeita os 27 do N.T. como inspirados, assim como rejeitam a Cristo. Salvos os Messiânicos.
c) Sim!Também, Não aceitam os livros apócrifos incluídos na Vulgata (versão Católica Romana).

2. Bíblia Protestante: (Bíblia dos Evangélicos).

a) Aceita os 39 livros do V.T. e também os 27 do N.T.
b) Rejeita os livros apócrifos incluídos na Vulgata, como não canônicos.

3. Bíblia Católica: (As Bíblias: Edições Paulinas, contém 8 apócrifos e duas adições, por se basear na vulgata Latina).

a) Contém os 39 livros do V.T. e os 27 do N.T. Como já disse: mais 8 acréscimos.
b) Sim! Inclui na versão Vulgata, os livros apócrifos ou não canônicos. Destes fazem parte os livros de TobiasJudite, 1º e 2º  Macabeus, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (também chamado Sirácide ou Ben Sirá), Baruc (ou Baruque) e também as adições em Ester (Registra-se: os episódios da História de Susana); e em Daniel – A história de Bel e o dragão. Já foi citado acima, mais não custa nada relembrar. 

Merecem crédito os Apócrifos?

Historicamente até podem nos dar certa ajuda, mais nada, além disto. Seus Ensinos se confrontam até entre si! Exemplo: O Livro de Sabedoria esta contradizendo os Relatos do Livro de Enoque, no Episódio ocorrido no Genesis Cap.6. A contradição fica na expressiva de Enoque que diz-se os filhos de Deus citados ali, anjos que se encantaram com as filhas dos homens e fizeram corpos carnais para copularem com elas. E muitos teólogos ditos cristãos acreditam nisto.

*O Que faz a defesa diz que tal fato seria impossível, pois a quantidade de desde sua criação não registra crescimento nem diminuição.
Assim sendo os filhos de Deus ali se tratava de uma linhagem humana escolhida por Deus, e tal responsabilidade cai sobre a descendência de Sete.
Este é um fato que Você não verá nos 66 livros sacros da Bíblia, (protestante).

Veja bem: Macabeus, e Tobias são livros que não são dignos de fazerem parte de nosso Canon. Porque contém informações contraditórias ao que Cristo Ensinou e o que Deus proibiu.
A Intenção dos Macabeus podem até terem sido boa em lutar pela purificação do Templo e livra-lo da insanidade de Epfanio. Mais isto não lhes dava o direito de invocarem mortos em suas orações, na esperança de que seus esforços seriam participativos em suas batalhas.

Note: Se quisessem lembra-los apenas seria até justo. Mais o leque que abriram deram precedentes para a formação de teses heréticas praticadas por conceitos religiosos.

Quanto mais com a veracidade da Bíblia.

E como se pode vê a Bíblia Sagrada, é A fonte, da verdadeira Doutrina de Deus. Mais o que é Doutrina?

Conclusão: O Antigo Pacto como já foi visto começou a se escrito em 1445. Sendo que neste contexto aparece o, livro de Jó como o mais antigo. Mais este não trás uma data exata de seu surgimento. A autoria desta obra magnífica também é atribuída a Móises. Então esta explicado. Sim! Agora a Data onde ira se fechar o compendio do Antigo Pacto é 430-420 a.C. Temos aqui um total de 1025 anos. E os 1600? Calma estou chegando agora no Novo Pacto. Mensagem do Antigo Pacto: A Manifestação profética de Deus.

Pastor: José Francisco da Silva.
Ministério da Verdade: Casa de profetas/Pregadores da Academia.


Contatos: Tels: 21979817783/ WhatsApp: 21 997278414.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.