OS REFERENCIAIS DE DEUS NO ANTIGO PACTO

Introdução: A temática desta prévia, versa tratar-se de cinco elementos que modelaram o conceito da fé para todos que ousaram creditar a Deus soberano e criador sua vida, sua trajetória e seus planos neste mundo. Sim! Veremos aqui cinco elementos então que são verdadeiros modelos e exemplos de fidelidade e fé em Deus.

OS CINCO REFERENCIAIS DE DEUS.
1- Enoque.
2- Noé.
3- Abraão.
4- Jacó.
5- José.
Os cinco encontram-se dentro do livro de Gênesis.

Introdução: Falar sobre referências ou referenciais significar falar de coisas, fatos ou pessoas que são, (foram) e ainda são vistas como referenciais digo: Modelos, exemplos, ou por que não dizer: aquilo que se destacou. Sob essa visão é que "quero falar sobre cinco ícones que foram referenciais de Deus no Antigo Pacto". Mais precisamente no livro de Gênesis.

*Lembrando que o livro do Gênesis parafraseia o inicio de tudo. A Expressão (Hb) para este sacro livro é Bereshit. "Traduzido" Por Principio. A Definição (Gg) usou o termo Gênesis, para traduzir Bereshit, sendo o Livro de Genesis definido como o livro das origens.
Dentro deste raciocínio veremos então que os cinco referenciais descritos no livro vão modelar e mostra-nos o que é ter fé em Deus.

Esses cinco referenciais que ora citarei mostram cinco razões para seguirmos diante de Deus os passos da fé.

1- Andar debaixo da vontade de Deus.
2- Aceitar a vontade de Deus e se lançar na obra.
3- Seguir a vontade de Deus mediante suas promessas.
4- Aceitar a mudança que Ele tem para nós.
5- Esta no devido lugar de sua soberana vontade.

Então vamos conhecer esses Ícones Referenciais?

1º Referencial é Enoque- Andou com Deus. (Gn 5.18,22-24; Hb 11.5). O Primeiro homem na Bíblia a ter uma vida dedicada a soberana vontade de Deus. Nos seus 365 anos de vida, nenhum dia Enoque se afastou de Deus. "A prova disto esta nos registros da afirmação: Andou Enoque com Deus; e Deus para si o tomou", E não se viu mais. Sim! Deus o transladou em corpo e alma para sua Divina Glória.

Obs: Andar com Deus significa:

1- Ter Intimidade com Ele.
2- Abnegação total das coisas deste mundo. Tudo aquilo que fere a integridade da santidade, suma: o que se constituí pecado em todas as esferas conhecidas, devem serem ignoradas pelos santos de Deus.
3- Deixa-lo ser o centro, guia e Senhor absoluto de nossas vidas. O registro que se tem de Enoque é pouco isto é fato, porém é o suficiente para sabermos que andar com Deus tem seu valor. E segundo Judas no seu curto ministério ainda foi um profeta do altíssimo para aqueles que já viviam no berço do pecado.  Sim! A mensagem de Enoque é uma mensagem de advertência. Mais sua própria vida é uma mensagem de nos segreda intimidade com Deus, no meio dos infiéis.

Obs: Naquela Época Enoque escolheu o Caminho de Deus para trilhar. Faça hoje o mesmo. Deus nos deu um caminho para o seguirmos. Vide (João 14.6).
A Pergunta é com quem você tem andado? E que caminho você tem seguido? Enoque é o modelo de arrebatamento desta terra para a Igreja fiel a Cristo, o caminho vivo de Deus. Amém.

2º Referencial é Noé- Construiu a Arca por ordem de Deus. (Gn 6.8,9,11-18; Hb 11.7). Aqui ver-se literalmente, Noé, aceitando a vontade de Deus, e se lançando na construção do primeiro transatlântico, que iria permear as águas do Dilúvio. A Regra é clara: Aceitar a vontade de Deus e se lançar na obra. O que na Época não era fácil, a carne estava toda corrompida, não muito diferente de hoje em dia, afinal o Ser humano, hoje quer viver segundo sua própria natureza vil, terrena, carnal e desprovida de Deus. E Noé naquela época já convivia com isto.

*Mesmo que não nos deem crédito, como não deram a Noé, a pregação continua. Não haverá água desta vez, mais haverá fogo. E a única forma de escapar do fogo é aceitar a Arca da Salvação oferecida por Deus, chamada Jesus. Lembre-se: O segredo aqui é: "Aceitar a vontade de Deus". E fazer sua vontade, mesmo que aos olhos humanos pareçam loucura, a vontade de Deus, esta acima das razões e limitações humanas. Noé abraçou esta causa, foi construtor e pregoeiro. Amém! O Mesmo alcançou a justificação por meio da fé. o modelo de fé que Noé nos transmite é o do Favor alcançado mediante o aceitar a soberana vontade Dele (Deus).

3º- Referencial é Abraão- Obedeceu em busca da promessa de Deus. (Gn 12.1-3; Hb 11.8-16). Suma: Seguiu a promessa, acreditou na promessa, não se desviou da promessa. Mesmo que tudo lhe dissesse humanamente que era impossível, Ele creu ainda que não viu, mais ouvindo obedeceu e seguiu.

Note: Quando tudo conspirava contra seu favor. Oriundo de uma terra de idolatria, adorador de Ídolos tal qual seus pais, Abrão ver-se num dilema. Tinha uma situação financeira boa, mais faltava-lhe a alegria de um filho. Sua amada esposa era estéril, infrutífera, seca.

Note ainda: Sarai (contenda), era tudo que Abrão (Exaltado ou pai exaltado mais propriamente: Avran) possuía. Mais nesta terra de Idolatria Deus contactou Abrão, lhe fez uma proposta, Farei de ti uma grande Nação. Ele creu. Aceitou a oferta daquele Deus desconhecido, e seguiu em busca da promessa. Sua Fé modelou todo sentido de crença, E o Próprio Deus lhe atribuiu o titulo de Pai da fé.
O Exemplo de fé deste homem até hoje nos motiva a seguir em frente crendo ainda que não vendo, mais ouvindo. Afinal: Jesus mesmo deixou registrado: Bem aventurado os que não viram e creram. Aleluia.

4º- Referencial é Jacó- Aceitar as mudanças que Ele (Deus) tem para nós. (Gn 32.22-32; Hb 11.21). Ou mudança de identidade. Por que? Note: Jacó teve seu nome mudado para Israel (Que parafraseia dois significados coerentes) o primeiro: "Lutando" e o segundo Príncipe de Deus.

*Razão A vida deste homem foi marcado por este fator desde o ventre de sua mãe. Onde já lutava com seu irmão Esaú (o Peludo). Em vida já amadurecidos pelos anos, uma luta é travada pelo direito da primogenitura, que era de Esaú sem dúvidas. Mais Jacó, acabou ficando com a mesmo mediante uma troca; vale salientar que Esaú não valorizou seus direitos. Perdeu a primogenitura por prato de lentilhas. 
Note isto: Jacó cujo significado primaz é: "Aquele que Agarra". Estava consciente que precisava lutar pela primogenitura, e o fez, na primeira oportunidade que tem; sim de fato:

Agarrou o direito de possui-la. Claro que a forma como a conquistou causou dor, pavor e temor, tendo que fugir de Seu irmão que aspirava mata-lo na primeira oportunidade que tivesse após seu pai Isaque morrer. Assim sendo Jacó se lança numa fuga frenética pelo deserto até a casa de Labão.

*Na fuga chagando a casa de Labão Apaixonou-se por Raquel e lutou por ela 14 anos. Mais foi no Vau de Jaboque que travou sua maior luta. Lutou com o Anjo do Senhor uma noite inteira. Aqui seu nome vai mudar, sua identidade não vai mais ser a mesma. Sim! Significa "Acreditar a mudança"!

*Estamos hoje num vale lutando a luta de Deus, não podemos deixa-lo ir de nossas vidas, precisamos ter a certeza que Ele esta nos abençoando.Sim! Todo aquele (a) que aceitar estar com Deus, vive para Deus seguir sua vontade, sua vida nunca mais é a mesma.


*Nos moldes do Arrebatamento a Bíblia descreve que sofreremos mudanças corporais e novos nomes nos aguardam. Amém.

5º- Referencial é José- Fiel a Deus em terras estranhas. (Gn 37). O Moço que de sonhador se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito. Virou Ícone no Egito ao governar a nação sobre o agir de Deus. fruto da fidelidade.

Conclusão: Ser uma referencial é isto: A fidelidade destes homens nos exemplificam como ser fiel a Deus e ter Dele seu favor. Afinal são os atos deles que aferem que realmente eles foram. As alusões de suas ações apenas nos segredam a força da fé que nutriam em suas buscas ao Senhor. Amém.
    O Livro de Gênesis nos revelam que Abrão Isaque e Jacó permeiam o livro. A saber os Pentateuco lembra sempre as façanhas destes três Ícones reais de Deus. Isto é fato. Mais referencial real vemos nestes cinco elementos que mudaram o conceito de fé no Antigo Pacto. Andar com Deus, Acreditar em Deus, Obedecer a Deus, Aceitar suas mudanças, e confiar nele até chegar ao trono. é o Objetivo dos fieis, amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.