LIVROS HISTÓRICOS

O LIVRO DE JOSUÉ

Introdução:

      Os chamados livros históricos oriundos da Bíblia Sagrada, formam uma coletânea de: (segundo o autor desta obra o CETADEB, 12 livros sacros, que vai de Josué a Neemias). Quero aqui externar a minha concordância haja, visto que: O Pentateuco, onde alguns erroneamente consideram  também como livros históricos. 
-Permitam-ME: Desta forma não seriam 12, mais 17 livros. 
-Muita calma nesta hora. Bom! Os cinco primeiros livros da Bíblia até são de fato históricos. Porém são vistos como sustentáculos de toda a lei. Seria mais ou menos assim, nestes livros, a Lei, se mistura a historicidade do povo. Como a Lei, é o ponto máximo dessa formação. Assim, a Teologia, os denomina apenas de Pentateuco.

O que poderiam caracteriza-los como livros também históricos, seriam: 

1- A história da Criação 2- A formação dos povos. 3- A Escolha e chamada de Abraão. 4- A formação de uma Nação Separada para representar Deus na terra.
5- A Escravidão Egípcia. 6- A fuga maciça do Exílio Egípcio de forma milagrosa. 7- O contato de Deus com eles no deserto. 8- A distribuição da Lei. 9- A chegada destes ate a terra da promessa. 10- A Morte de Moisés e a ascensão de Josué. 
-Sim! Não há como negar: Isso é historia. Cheia de revelações sobrenaturais, mais é história. NÃO ESTOU DISCORDANDO DO MESTRE DESTA OBRA APENAS OBSERVANDO. Da mesma forma que alguns históricos aqui também serão tratados em outras ocasiões de livros proféticos. Sim! Josué, 1º e 2º Samuel são profetas. Agora diferentes destes, os doze livros apresentados como históricos, se resumem, a apenas fatos reais e históricos literalmente.
Exemplo: No Livro de Josué, Deus esta presente? Sim! Mais é a história das conquistas. Em Juizes, Ele também esta presente? Sim! Mais é a história do povo se tornando independente, aos trancos e barrancos até se oficializarem "uma Nação de Fato". Demorou um pouco, mais conseguiram. O mesmo se seguem nos demais livros.

Agora só uma observação: Quando estudamos “O Antigo Testamento”; Estudamos o caráter de um povo e a formação das escrituras. O que incluir tempo e autores. Mais como a Teologia, divide cada assunto em seu devido lugar, afim de nos dar uma compreensão destes assim chamados assuntos adversos, que a mesma possui, chamamos isto de sistema. (sistemática).

Quando estudamos o Pentateuco: Estudamos a obrigação da Lei, do sacerdote e de todo o povo diante dela, e ainda: seu caráter Divino.

Quando estudamos HISTORICIDADES: dentro destes cincos livros: estudamos a história do povo, politica, geográfica e Divina. Veja como seria uma previa sobre eles:

1-      Gênesis do hebraico Bereshit- Principio. A história da criação (Gn 1.1). *A Origem da Criação dos céus e da terra. *A origem do Homem e da Mulher. *A Origem do Pecado. *A origem das raças. *A origem da nação escolhida. Enfim. *A origem daqueles que modelaram a fé.

2-      Êxodo- Seria uma continuação de Genesis, se não houvesse uma grande lacuna
temporal separando os dois. Êxodo deriva do grego e significa “Saída, partida  ou fuga”. Na sua origem hebraica o nome deste livro vem do termo: “Shemot” que significa literalmente “Nomes”. Conta a história da Saída miraculosa do povo do Egito.

3-      Levítico- Sacerdócio”. A tribo de Levi foi eleita por Deus como tribo sacerdotal, todos os cuidados com as coisas sagradas, seria  atribuição, desta tribo, e somente dela poderia sair “Sacerdotes” para lidar com o povo e com a Lei. O nome deste livro é “Vayikra” expressão essa que significa: “Chamado”. A Tradição ocidental nomeou o livro de Levítico em função dos sacerdotes. Por que conta a história sacerdotal em função da Lei.

4-      Números- O Quarto livro parafraseia o povo no deserto. Na Torah ele aparece como: “Bamidbah”  expressão  essa  que  significa:  “No   deserto   ou   no  Ermo”. Por conta a historia do povo no deserto literalmente. Este é com certeza dos cinco o mais históricos.

Veja em Gênesis temos a história dos patriarcas e das primeiras civilizações. Em Êxodo a história do povo começa a ser contada no deserto, mais é aqui em Números que se desenrola a maior parte de suas vidas. Literalmente esse é o nome deste livro: No deserto, A história do povo no deserto 40 anos.

5-      Deuteronômio- Quando o livro estava sendo interpretado resolveram lhe chamar de “Segunda Lei”, razão por que neste livro a lei é relembrada ao povo (Cap.5).  A repetição da Lei tem uma razão Divina. O Povo deveria guarda e praticar, e desta forma seriam abençoados (Dt 28.1). Bom! Mais seu nome também sofreu mudança, de “Devarim (Hb) Palavras” a “Deuteronômio” (Gg). Relembrando a história antes de possuírem definitivamente as terras da promessa dalém do Jordão. Sim! Aqui começa uma nova história. Obs: Este livro parece não haver uma conclusão, por que ao mesmo tempo em que o Líder Moisés morre ver-se Josué assumindo a responsabilidade de liderança do povo. E em seu livro os fatos se desenrolam como uma continuação traçando um desfecho à conquista da terra prometida finalmente.

Livros históricos – parte da disciplina: Antigo Testamento – II

A disciplina em evidencia aborda conforme diz-nos o autor: Doze livros sacros, onde a história do povo é abordada de forma sistemática num período de mil anos, que vai de 1446 a.C a 445 a.C. De Josué a Neemias.

Porque não de Josué a Ester? Por que pelo que se observa neste compêndio teológico, o autor vai colocar em ordem o tempo da cronologia entre o livro de Esdras e Ester. Veremos adiante quando chegarmos lá que período é este.
                                                                                                                         
INTRODUÇÃO AOS LIVROS HISTÓRICOS
Apêndice: O Sacro autor vai dizer que não há na face da terra uma história tão singular (*Tão própria, tão rica digo:-Eu). Continua ele: que possua uma história santa como a de Israel. A história da formação deste povo ver-se cunhada as mãos e vontade de Deus, e não de homens ou de interesses humanos, politico, geopolíticas e diplomáticas desastrosas.

Alguns fatos são observados na história do povo, entre a obediência que trazia toda a vontade de Deus em favores e bênçãos (Cf Dt 28.1-2). E a desobediência que traria juízos e castigos. Ver-se que Deus estava apenas disciplinando seu povo. Afinal falar de disciplina ou de rigidez no contexto da Lei, Parece que Deus esta sendo Ditador. Mais entenda: ver-se que as Leis dos homens eram às vezes mais dura que as de Deus. Como se pode ver: mesmo o Código de Hamurabi é um exemplo claro, de rigidez.

Hoje em dia: Países que defende a “pena de morte” mostram se rígidos quanto a Lei. Países que afrouxa as suas leis vira Anarquia, e redutos de rebeldes. A exemplo: Sodoma e Gomorra.
O povo de Deus mesmo tendo a disciplina da Lei mostrou fraqueza antes outras legalidades humanas na sua época. Mais fica-nos o aviso de Paulo: Tudo isto foi escrito como exemplo para aviso nosso (1ª Co 10.6-11).

Duas observações:

1- Os livros históricos também nos servem de ponte ante o conhecimento das ações de Deus. Seu envolvimento com o povo e com a humanidade prova-nos que Ele, não nos criou e depois nos abandonou a mercê do acaso, como afirmam os Deitas.
2- Os mesmos ainda confrontam as ideias ateístas, pois ver-se claramente ações sobre as nações de porte que é impossível negar sua Existência, por meros caprichos humanos.

O LIVRO DE JOSUÉ

Compreende uma coletânea de informações maciça do agir de Deus na vida de um homem focado.

I- Autor e formação do livro.

1-      Escritor e Data:

      O próprio Josué é responsabilizado pela obra. Mais as evidencias finais, após sua morte leva-nos a crê que o um copista o tenha terminado. Mais isto não se concretiza afinal o livro vai registrar a morte do  ilustre servo de Deus no (Cap. 24.29-32). Ou seja final do livro. Suma O próprio Josué então foi quem concluiu esta obra literária.

     As datas apresentadas sobre a historicidade dos Israelitas apresentadas em livros se deram aparti das seguintes datas 1400 a 1375 a.C. Isto incluir os cinco primeiros livros da Lei. O livro de Josué parece uma continuação dessa Lei.

2-      O livro e sua ligação com o Novo Testamento.

O autor vai colocar em evidencia: Josué como um tipo legal de Cristo. Veja: O nome Josué Sig. “Jeová é Salvação”, é o equivalente hebraico do nome de Jesus (oriundo do Grego). Josué ganha a responsabilidade de conduzir o povo de Deus a terra prometida. Jesus tem a responsabilidade de fazer o mesmo com a Igreja, nos conduzir as possessões eternas. Amém!

2.1 Quem era Josué?

* Um Israelita da tribo de Efraim, filho de Num nascido no Egito. Cujo nome era Oséas (Salvação). Vide: Nm 13.8. O mesmo teve seu nome mudado para Josué por Moisés (Nm 13.16).

* A Mudança de nome foi uma atitude viável por parte de Moisés. O povo era propenso a quedas. Se Josué continuasse sendo, Oseias, diante das conquistas, quem sabe não atribuiriam a ele as honras de salvador? Visando isto Moisés o chama de Josué, indicando de quem realmente viria à salvação!

* O Josué foi escolhido por Moisés para ser seu auxiliar. Sim um escudeiro fiel servindo continuamente Moisés, esteve presente nos fatos sobrenaturais vividos por Moisés. (cf Ex 24.13-18;32.17,18). Nos montes ou na tenda da congregação, lá estava ele (Ex 33.11).

* O mesmo se destacou como Líder Militar do Exercito Israelita. Por suas mãos Deus, deu livramento diante dos Amalequitas (As Hienas do Deserto). Vide: (Ex 17.9). Josefho diz que o mesmo serviu com Moisés no Exercito Egípcio. Isto liga à afinidade dos dois, a fidelidade de um soldado ao seu senhor e príncipe.

* O mesmo fez parte de um grupo de espias enviado às terras de Canaã (Nm 13.8). Foi nesta ocasião que seu nome foi mudado. Deste grupo de doze homens apenas ele e Calebe estiveram firmes no propósito (Nm 14.30).

* E finalmente o mesmo foi testemunha ocular dos dramas vividos por Moisés, na liderança do povo. Aquilo, que ao mesmo tempo, lhe servia de maturidade e aprendizado, formou em seu caráter um líder: forte, seguro, firme e desconheço qualquer questionamento a sua liderança por parte do povo. Seu papel, fazer o povo herda a terra da promessa. (Pag 16).

3- O Livro na Bíblia Hebraica.

Na nossa tradução o mesmo é visto como: livro histórico. Mais na versão hebraica das escrituras. O mesmo é visto como: um dos profetas.
Note: Os profetas eram divididos em anteriores e posteriores. Os anteriores seriam então: Josué Juízes, 1º e 2º Samuel e 1º e 2º Reis.

O livro faz uma ponte com os livros da Lei (já vimos isto), porém o mesmo vai esta intrinsecamente, ligado a Deuteronômio. Sim! O mesmo faz uma conclusão exata deste ultimo livro da Lei. E continua ligada, a ela, a Lei, até por uma obrigação Divina (Cap.1.8).
Note: Em Deuteronômio o povo esta acampado em Moabe, a leste do Jordão, esperando a ordem para atravessa-lo. Sim! Até ali Moisés havia liderado o povo até sua morte (Dt 34.5). Veja bem! Aqui é possível parafrasear o seguinte: Para conduzir o povo pelo deserto Deus precisava de um Pastor (Moisés), agora para fazê-los entrar na terra da promessa e conquistarem-nas, Deus contava com um General (Josué). Vide: (Dt 34.8; Js 1.1,2).

4- ESBOÇO GERAL DO LIVRO.

1-      O Chamado de Josué (Cap. 1.1-9).

O Segredo da chamada de Josué

       Josué Substituto de Moisés da liderança e condução do povo até a conquista definitiva das terras que o Senhor, havia dado a Abraão, e que na gestão de Jacó, por conta de uma grande fome que assolou a terra, as doze tribos de Jacó (Israel) desceram para habitar as terras do Egito, onde José na época era governador.  400 anos se passam e agora o povo esta retornando a terra da promessa, sob a liderança de Moisés. Sim! Que por conta de uma atitude de raiva foi proibido de entrar na terra.  Assim sendo Josué assume a liderança do povo.  E sob seus ombros pesa a responsabilidade de conduzi-los em definitivo a reconquista da Terra.
*Pois bem pesaroso em dificuldades para conduzir um povo tão obstinado, e duros de corações, Josué parece de inicio fraquejar.  É quando ver-se deus dirigindo-se a ele e dizendo: "Assim como fui com Moisés, serei contigo"...
*Aqui no (Cap 1), descobrimos então três razões que motivaram Josué a confiar em Deus plenamente.

1º A Sua Chamada: Deus já havia notificado a Moisés, que Josué seria o seu substituto.
Para confirmar essa chamada, Deus lhe disse: "Eu sou contigo".
2º O Encorajamento: Deus vê Josué em um dilema pessoal e intimo, então para Motiva-lo, Deus disse: Nada (NINGUÉM) TE RESISTIRÁ...
3º A Obediência: O Segredo de Josué estaria na Obediência a Deus e a sua Lei (v.9).  “Eu serei contigo”.

Então nos capítulos que se seguem Josué vai esta:

1- Determinado (Cap 2). Sob a palavra da congregação que se predispôs a obedecê-lo e segui-lo nos moldes de como fora com Moisés. Sua primeira ação! Enviar espias a Jericó. O Centro comercial mais poderoso das terras Cananéias.

2- Focado: (Cap 3). Santificai-vos por que amanhã fara o Senhor maravilhas no meio de vós (v.5).
3- Motivado: Esforça-te, tende bom animo: Sim! São termos que parafraseiam: Incentivo, motivação e encorajamento. Mais o que iria da a, Josué a certeza de seu chamado era a firmação: Eu Serei contigo por onde quer que andares (v.9). Isto era a sua maior motivação a certeza de que Deus seria com ele.
4- Confiante: Por que a terra, a que se referia o Senhor situava-se a Oeste do Jordão, tratava-se de Canaã. Sim! Onde estava a Mega Jericó. Justamente no caminho das conquistas; mais antes de falarmos dela veja a Observação: Os mesmos estavam acampados ao Leste do Jordão. De onde vai parti a ordem e os preparativos para a tão sonhada conquista das terras Cananeias (vv.10,11).

*A quem diga: Que estas conquistas começaram 40 anos após o Êxodo. A Historicidade do Êxodo esta ligada a 1446 a.C. independente disto: O povo estava condicionado as terras de Canaã. De onde nunca deveriam ter saído a cerca de 400 anos atrás quando Jacó vai ao encontro de José no Egito e ali se estabelecem até se tornarem escravos.

*As conquistas terra de Canaã começaram antes de atravessarem o Jordão. A terra desta banda agradou aos filhos de Jacó: Rubens, Gade e Manasses. Os mesmo tomaram posses daquém do Jordão. As terras a serem conquistadas desta banda foram as dos Amorreus, Seon é morto. Depois é a vez de Ogue rei de Basã. O Autor vai dizer que um território com 241 km2 foram às posses. (Ver Dt 2.1-9,19,26-37;Nm 21.21-32). (Tópico II- A conquistas da terra de Canaã- Pag. 19,20).

Quando Josué vai ordenar o povo a atravessar o Jordão, estas conquistas já haviam acontecido. Agora era a vez do lado Oeste de Canaã.

1-      Josué esta focado na determinação do Senhor.

Para esta grande façanha Josué vai solicitar a ajuda dos Rubenitas, Gaditas e Manassitas (Js 1.12-15; Nm 32.20-32).

2-      Antes de avançarem em direção a Jerico que estava situada no caminho da conquista com uma muralha intransponível.

1º Enviar estrategicamente espias a sondarem a Mega cidade. (Cap.2).

Quando os espias chegam à cidade hospedam-se na casa de Raabe (a prostituta local). A, noticia chega ao rei da cidade que havia estrangeiros na terra. O mesmo manda caça-los. Raabe os esconde. Curiosos os espias desejam saber o porquê daquela decisão? Raabe lhe diz aqui todos ficamos sabendo dos feitos vosso Deus, de como abriu o mar diante de vós, quando saiam do Egito e de como vocês fizeram aos Reis Ogue e Seon, destruindo-os. Desta forma todos aqui estão desfalecidos atemorizados não força nem ânimos em todos nós. Pois de fato Deus tem dado a vocês esta terra. (vv.9-11).

3-      Raabe uma agraciada por Deus. É fato Deus mandou destruir a cidade e todos que nela habitavam.

Como Raabe vai ser salva então?

É Importante notar que: Deus, esta pronto a atender um coração contrito e dar-lhe o perdão quando o mesmo reconhece sua condição própria e mais ainda reconhece a soberania de Deus. Como esta moça reconheceu que Deus era o Senhor. Sim! Pelos seus feitos Raabe se torna uma Heroína como registra o Autor a carta aos Hebreus. Sua história ganha destaque na Genealogia de Cristo. (Mt 1.5). Ao esconde os espias e faze-los jura que a salvaria. o sinal seria um tira escarlata pendurada em sua janela. 

2º Santificar o povo (Cap. 3.5). Sim! Quando os espias retornam a iniciativa de Josué se avoluma.

1-      As Condições agora eram:
·       Observarem a Arca da aliança.
·       Seguir os Sacerdotes.
·      Atravessar o Jordão.
·     Erguer dentro e fora do leito “Memoriais”. Doze pedras de acordo com o número das tribos, com as mesmas ergueram um altar. (Js 4.3,6,7).

Depois do Jordão: Gilgal

1- Acampado em Gilgal:. (Cap. 5). Gilgal sig. “Circula de Pedras”. Por conta desta posição entre rochas o local foi escolhido estrategicamente como acampamento residencial dos Israelitas até a partilha das terras.

Só algumas observações: Gilgal passou a ter novos significados para a vida deles. Temos aqui uma mensagem forte, que nos motiva a seguir o modelo da fé, sabendo que tudo tem um propósito.

1º Gilgal - começou a significar: “O fim da vergonha”.

Sim! Em Gilgal a 1ª Coisa que Deus faz é “Remover a vergonha da vida deles” (Js 5.9). Que tipo de vergonha era essa? Vergonha de cerca de 430 anos de escravidão. Ainda a vergonha do pecado e a vergonha da desobediência.

Obs: Que durante a caminhada pelo deserto o povo deixou claro que por varias vezes estava acostumados à vida pecaminosa e desobedientes dos Egípcios.

2º Gilgal - Veio a significar: “O Renovo Espiritual”.

A Espiritualidade estava debilitada pela longa jornada de 40 anos. Em Gilgal tinham a oportunidade de reaverem seus votos e renova-los diante de Deus. (Cap. .2).

Note: O Pacto Abraâmico da Circuncisão fora esquecido por eles desde quando saíram do Egito, isto por cerca de 40 anos.
A decisão parte de Josué Era fazer conforme lhe havia dito Deus (Cap.1.9). Para garantir esse renovo espiritual, a circuncisão, era exigência.

Obs: A Circuncisão tinha propósitos higiênicos que significavam a purificação. Tal ato era realizado na genitália Masculina, região prepulsal do pênis.

Como faziam isto?

Uma pequena cisão (cirúrgica) era feita, no local cortando a carne do prepúcio, isto se resultava em eliminar o mal cheiro, e acumulo de sujeira, uma vez que banho era escasso na região do deserto. Este ato simbolizava a “purificação”.

O que a circuncisão tem haver conosco hoje?

Veja bem! Hoje essa circuncisão é praticada em um ato simbólico, direto no coração, (a fonte das emoções e dos desejos).

*Assim como Josué propôs a circuncisão ao povo como forma de purificação e renovação da aliança. Jesus faz o mesmo com o seu povo.

3º Gilgal - também veio significa: “Lugar de Adoração”.
Note: (Cap. 5.10-12). Em Gilgal a adoração ganha um novo sentido, o povo estava parado, e não mais perambulando pelo deserto por conta da rebeldia de seus corações.

Veja por quê? Em Gilgal celebraram, a Páscoa antes de irem à conquista.

     Páscoa era símbolo da saída do Egito, aqui em Gilgal ela ganha um novo sentido conservar o pacto. Isto era feito de três formas:
1 – Celebrando com Festas.
2 – Júbilos expressões de vozes “cânticos”.
3 – Com Muita “Adoração”, Eis a razão por que Gilgal passou a significar “Lugar de Adoração”.

4º Gilgal - veio a significar: “Lugar de Provisão”.

Obs: Durante 40 anos o povo foi provido do Maná: uma pequena semente arredondada esbranquiçada o gosto era assemelhados ao mel. (Ex 16.8-16). A palavra maná deriva do hebraico: man e significa: “o que é isto”. A primeira expressão que usaram quando a avistaram sobre o solo.
Porém: Quando se localizaram na terra, comeram do fruto dela, então o Maná parou de cair.
Por esta razão Gilgal simboliza lugar de provisão.

Entenda: O Maná era uma concessão proveniente dos Céus. O fruto da terra era obrigação.
*Logo vale dizer que Jesus é uma concessão a quem o aceita-lo. Ele mesmo disse: Pelo pão havereis de trabalhar (isto é provisão). A Igreja oferece ao crente a disponibilidade de viver Honestamente, de seus próprios proventos!

5º Gilgal - significa: “Lugar de encontro com Deus”.

Este ato trata-se do ultimo provento de Deus, antes de partirem para conquista de Jericó.

*Uma Cristofania (Pag 24).

Obs: Estamos nos momentos da estadia do povo em Gilgal. Neste momento Josué é agraciado com a presença do anjo do senhor. Uma representação Teofânica de Deus. (cf Cap 5.14,15).
Note: Cristofania é porque, este Anjo que aparecia no Antigo Pacto, era visto como uma manifestação visível do próprio Deus. Pela posição em que se apresentava, recebendo honras e admiração, exercendo poder punir, perdoar e enfim, é uma pré-manifestação de Cristo.

*Jericó é Tomada (Cap.6).

    A cidade refúgio, modelo de segurança embora segundo o autor não sendo muito grande, não demonstrava tantas defesas até por uma questão de ser dificilmente invadida. A muralha lhe garantia toda a segurança possível.

Obs: Nove metros de altura e seis de largura, feitas de blocos de pedras gigantescas, maior que um homem. O nome Jericó é uma ambiguação de: possíveis significados: “lugar perfumado” ou “cidade da lua”. Uma homenagem ao “deus lua” entidade Semita.

Logo: A Exigência de Deus era que a cidade fosse derribada literalmente por conta do paganismo. Deus deixa claro aos Israelitas que os deuses pagãos mais uma vez eram nada diante deles. A nova geração que estava entrando em Jericó só tinha ouvido falar dos feitos de Deus no Egito.

*A queda da muralha de Jericó.

   A tomada desta cidade seria de forma milagrosa. Disse o Senhor a Josué: Em tuas mãos entrego o Rei de Jericó e a cidade de Jerico!
   A condição exigida Por Deus para realização do milagre: Voltas em torno da cidade, acompanhadas de toques de trombetas, no ultimo dia. Sete voltas e no final juntos ao som das trombetas um brado altissonantes, de todas as tribos, marcariam a derrubada e a conquista final da cidade! O povo teria que usar de fé para vê esta conquista de fato.

*Sim! Aqui ver-se três fatores novos na grande conquista.  

1- A Obediência de Josué esteve presente.
2- A santificação do povo fez a diferença.
3- A Presença da Arca foi o marco da conquista.
 A Muralha vai cair diante destes três fatores acredite! Deus garante!

Á BEIRA DE UM FRACASSO: A DESTRUIÇÃO DE Ai E O PECADO DE ACÃ

Neste tópico temos dois fatos:

1-      A Destruição de ‘ai’.
2-      O Pecado de Acã:

      A Cidade de “Ai”, depois de Jerico foi uma forte resistência ao povo. O no0me “Ai” significa: “Monte de Ruinas”. (Caps. 7,8,9).
     Deus permitiu que Ai sobrepujasse os Israelitas. O Autor vai dizer que a derrota abalou a confiança do povo.
Logo: descobre-se que talvez tenha sido por conta da forma como dominaram Jericó. O que deveriam ter consciência que tal fato fora obra de Deus no meio deles.
Mais Josué não se abala, havia sobre ele uma promessa, ninguém te poderá resistir.
Então o que teria feito Deus mudar de ideia? Sim! Quando Jericó caiu Deus disse que nada apanhasse dela para si. Porém um homem cujo nome era Acã, desobedeceu a ordem guardando para si ouro daquela cidade.

*Josué e os anciões vão consultar ao Senhor, para saber o motivo daquela vergonhosa derrota.
Quando o transgressor fora revelado ele e toda sua casa foram mortos. Os Israelitas sabiam que só assim seriam abençoados.

*Com o anátema eliminado, o povo finalmente triunfou sobre Ai, e literalmente foi o que se tornou a cidade. “Um monte de Ruinas”. (Pag.29).

UMA ALIANÇA DESASTROSA (Js 9)
    
     Com a derrota de “Ai” a noticia se espalha e uma coligação de Reis, oriundos das regiões montanhosas, das baixadas em toda costa marítima cujos nomes são: Heteus, Amorreus Ferezeus, Heveus e Jebuses, se uniram contra Josué.
Os moradores de gibeão ouvindo o que Josué havia feito a Jericó e a Ai. Temeram com certeza;

Agiram de astúcia.

1-      Embaixadores: Passando-se por embaixadores, tomaram sacos velhos sobre os jumentos, odres de vinhos velho, rotos e recosidos. Usando sapatos velhos e remendados, vestidos de roupas velhas, trazendo pães velhos secos e borolentos, se achegarama Josué em Gilgal, que agora se tornara a Sede das tribos até conquistarem definitivamente todas as extensões de Canaã.

2-      A farsa de viajantes: Somos viajantes de uma terra distante e viemos aqui para nos aliançamos com vocês.

3-      Desculpa esfarrapada, porém verídica: Por causa do nome de vosso Deus, por que ouvimos sua fama e o que fizera no Egito, e aos Dois Reis Amorreus dalém do Jordão. Nossos anciões nos orientaram a buscar aliança com vocês, trouxemos pães frescos ainda aquecidos do forno, no dia que saímos para vir ter convosco, mais agora estão secos e bolorentos.

4-      Um decisão perigosa: Bom! Depois de ouvirem as explicações dos viajantes. Os Israelitas tomaram do pão sem consultarem ao Senhor e Junto Josué se aliançaram aos supostos viajantes.

5-      Dai o fato de se esta uma aliança desastrosa. Ao descobrirem que os tais viajantes não passavam de seus vizinhos já era tarde demais para quebrar o pacto. Bom! Os mesmos se tornaram Servos dos Israelitas. Mais para quem iria morrer, ser servo já era de bom tamanho.

OS QUE DEVERIAM SER DESTRUIDOS, AGORA SÃO PROTEGIDOS. (Cap. 10).

    Obs: Uma Aliança forjada, Deus permitiu? Sim! Tudo tem um objetivo: Embora o fato de não terem consultado ao Senhor quanto a aliança, não quer dizer que Deus não estava no controle. Deus sempre esta no controle. Note: Gibeão era uma Cidade Maior que A cidade de Ai, Os homens de Gibeão eram tidos como valorosos diante da coligação. Adoni Zedeque rei de Jerusalém ao descobrir a traição do Gibeonitas, se unir aos Reis de Hebrom, Jarmute, Laquis, E Eglom. Estes cinco Reis sitiaram Gibeão para pelejarem contra Ela. Isto prova que Gibeão era uma nação tida como forte naquela região.  

O Sol e a Lua: Uma A batalha memorável. Quase um dia inteiro, Josué, percebe que a noite haveria dificuldade, então ordena ao Sol e a Lua para se fixarem em seus devidos lugares (Js 10.12,13) Em seguida uma intervenção Divina, uma chuva de granizo cai sobre os inimigos.  Apavorados, Os Cinco Reis e se refugiam em Maqueda (Cap.10.16,17). Depois de matar os reis Fujões Josué se lança em uma empreitada desde Cades - Barnéia até Gaza (A Cidade dos Filisteus). 

A CAMPANHA NA DIREÇÃO NORTE.

      A empreitada continua. As conquistas se avolumam. Josué se dirige ao norte de Canaã em suas empreitadas de conquistas. O Cap. 12 Mostra uma relação de Reis derrotados por Josué. Restando umas poucas terras ainda a serem conquistadas.

A DIVISÃO DAS TERRAS.

Do Cap. 13 até o 21... Ver-se as divisões das terras. Pausa para a cidade dos Refugiados. (Cap.20). E a Cidade dos Levitas (Cap.21). As tribos de Rubens Gade e Manasses retornam as suas terras dalém do Jordão. O Discurso de Josué (Cap.23) e por fim A renovação da Aliança. Sua convicção diante de Deus. E a sua morte.

OS ÚLTIMOS DIAS DE JOSUÉ E SUA MORTE.

Josué filho de Num morre com 110 anos e havia servido a Senhor todos os dias, sabendo que tudo o que acontecera em Israel era obra Dele (Deus). Amém.

Fonte: Livro CETADEB, Bíblias ON-LINE, Apostila de IBADELV. Peq Enc, Bíblica O.S BOYER.


José Francisco da Silva

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