LIVROS HISTÓRICOS
O LIVRO DE JOSUÉ
Introdução:
Os chamados livros históricos oriundos da
Bíblia Sagrada, formam uma coletânea de: (segundo o autor desta obra o CETADEB,
12 livros sacros, que vai de Josué a Neemias). Quero aqui externar a minha
concordância haja, visto que: O Pentateuco, onde alguns erroneamente
consideram também como livros
históricos.
-Permitam-ME: Desta forma não seriam 12, mais 17 livros.
-Muita calma nesta hora. Bom! Os cinco primeiros livros da Bíblia até são de fato históricos. Porém são vistos como
sustentáculos de toda a lei. Seria mais ou menos assim, nestes livros, a Lei, se
mistura a historicidade do povo. Como a Lei, é o ponto máximo dessa formação.
Assim, a Teologia, os denomina apenas de Pentateuco.
O que poderiam
caracteriza-los como livros também históricos, seriam:
1-
A história da Criação 2- A formação dos povos. 3- A Escolha e chamada de
Abraão. 4- A formação de uma Nação Separada para representar Deus na terra.
5-
A Escravidão Egípcia. 6- A fuga maciça do Exílio Egípcio de forma milagrosa. 7-
O contato de Deus com eles no deserto. 8- A distribuição da Lei. 9- A chegada destes
ate a terra da promessa. 10- A Morte de Moisés e a ascensão de Josué.
-Sim! Não
há como negar: Isso é historia. Cheia de revelações sobrenaturais, mais é
história. NÃO
ESTOU DISCORDANDO DO MESTRE DESTA OBRA APENAS OBSERVANDO. Da mesma forma que
alguns históricos aqui também serão tratados em outras ocasiões de livros
proféticos. Sim! Josué, 1º e 2º Samuel são profetas. Agora diferentes destes, os doze
livros apresentados como históricos, se resumem, a apenas fatos reais e
históricos literalmente.
Exemplo: No Livro de Josué, Deus esta presente? Sim! Mais é a história das conquistas. Em Juizes, Ele também esta presente? Sim! Mais é a história do povo se tornando independente, aos trancos e barrancos até se oficializarem "uma Nação de Fato". Demorou um pouco, mais conseguiram. O mesmo se seguem nos demais livros.
Agora só uma observação: Quando estudamos “O
Antigo Testamento”; Estudamos o caráter de um povo e a formação das
escrituras. O que incluir tempo e
autores. Mais como a Teologia, divide cada assunto em seu devido lugar, afim de
nos dar uma compreensão destes assim chamados assuntos adversos, que a mesma
possui, chamamos isto de sistema. (sistemática).
Quando
estudamos o Pentateuco:
Estudamos a obrigação da Lei, do sacerdote e de todo o povo diante dela, e
ainda: seu caráter Divino.
Quando
estudamos HISTORICIDADES:
dentro destes cincos
livros: estudamos a história do povo, politica,
geográfica e Divina. Veja como seria uma previa sobre eles:
1- Gênesis do hebraico Bereshit- Principio.
A história da criação (Gn 1.1). *A
Origem da Criação dos céus e da terra. *A origem do Homem e da Mulher. *A
Origem do Pecado. *A origem das raças. *A origem da nação escolhida. Enfim. *A
origem daqueles que modelaram a fé.
2-
Êxodo- Seria uma continuação de
Genesis, se não houvesse uma grande lacuna
temporal
separando os dois. Êxodo deriva do grego e significa “Saída, partida ou fuga”. Na sua origem hebraica o nome deste
livro vem do termo: “Shemot” que significa literalmente “Nomes”. Conta a
história da Saída miraculosa do povo do Egito.
3-
Levítico- “Sacerdócio”. A tribo de Levi foi eleita por Deus
como tribo sacerdotal, todos os cuidados com as coisas sagradas, seria atribuição, desta tribo, e somente dela
poderia sair “Sacerdotes” para lidar com o povo e com a Lei. O nome deste livro
é “Vayikra” expressão essa que significa: “Chamado”. A Tradição ocidental
nomeou o livro de Levítico em função dos sacerdotes. Por que conta a história sacerdotal em função da
Lei.
4-
Números- O Quarto livro parafraseia o
povo no deserto. Na Torah ele aparece como: “Bamidbah” expressão
essa que significa:
“No deserto ou
no Ermo”. Por conta a historia do
povo no deserto literalmente. Este é com certeza dos cinco o mais históricos.
Veja
em Gênesis temos a história dos patriarcas e das primeiras civilizações. Em Êxodo a história do povo
começa a ser contada no deserto, mais é aqui em Números que se desenrola a maior parte de suas vidas. Literalmente
esse é o nome deste livro: No deserto, A história do povo no deserto 40 anos.
5-
Deuteronômio- Quando o livro estava sendo
interpretado resolveram lhe chamar de “Segunda Lei”, razão por que neste livro
a lei é relembrada ao povo (Cap.5). A repetição da Lei
tem uma razão Divina. O Povo deveria guarda e praticar, e desta forma seriam
abençoados (Dt 28.1). Bom! Mais seu nome também sofreu mudança, de “Devarim (Hb) Palavras” a “Deuteronômio” (Gg). Relembrando a
história antes de possuírem definitivamente as terras da promessa dalém do
Jordão. Sim! Aqui começa uma nova história. Obs: Este livro parece não haver uma conclusão, por que ao mesmo
tempo em que o Líder Moisés morre ver-se Josué assumindo a responsabilidade de
liderança do povo. E em seu livro os fatos se desenrolam como uma continuação
traçando um desfecho à conquista da terra prometida finalmente.
Livros
históricos – parte da disciplina: Antigo Testamento – II
A
disciplina em evidencia aborda conforme diz-nos o autor: Doze livros sacros,
onde a história do povo é abordada de forma sistemática num período de mil
anos, que vai de 1446 a.C a 445 a.C. De Josué a Neemias.
Porque não de Josué
a Ester? Por que
pelo que se observa neste compêndio teológico, o autor vai colocar em ordem o
tempo da cronologia entre o livro de Esdras e Ester. Veremos adiante quando
chegarmos lá que período é este.
INTRODUÇÃO
AOS LIVROS HISTÓRICOS
Apêndice: O Sacro autor vai dizer que não
há na face da terra uma história tão singular (*Tão própria, tão rica digo:-Eu). Continua ele: que possua uma
história santa como a de Israel. A história da formação deste povo ver-se
cunhada as mãos e vontade de Deus, e não de homens ou de interesses humanos,
politico, geopolíticas e diplomáticas desastrosas.
Alguns
fatos são observados na história do povo, entre a obediência que trazia toda a
vontade de Deus em favores e bênçãos (Cf Dt 28.1-2). E a desobediência que
traria juízos e castigos. Ver-se que Deus estava apenas disciplinando seu povo.
Afinal falar de disciplina ou de rigidez no contexto da Lei, Parece que Deus
esta sendo Ditador. Mais entenda: ver-se que as Leis dos homens eram às vezes
mais dura que as de Deus. Como se pode ver: mesmo o Código de Hamurabi é um
exemplo claro, de rigidez.
Hoje em dia: Países que defende a “pena de
morte” mostram se rígidos quanto a Lei. Países que afrouxa as suas leis vira Anarquia,
e redutos de rebeldes. A exemplo: Sodoma e Gomorra.
O
povo de Deus mesmo tendo a disciplina da Lei mostrou fraqueza antes outras
legalidades humanas na sua época. Mais fica-nos o aviso de Paulo: Tudo isto foi
escrito como exemplo para aviso nosso (1ª Co 10.6-11).
Duas observações:
1-
Os livros históricos também nos servem de ponte ante o conhecimento das ações
de Deus. Seu envolvimento com o povo e com a humanidade prova-nos que Ele, não
nos criou e depois nos abandonou a mercê do acaso, como afirmam os Deitas.
2-
Os mesmos ainda confrontam as ideias ateístas, pois ver-se claramente ações
sobre as nações de porte que é impossível negar sua Existência, por meros
caprichos humanos.
O LIVRO DE JOSUÉ
Compreende
uma coletânea de informações maciça do agir de Deus na vida de um homem focado.
I- Autor e formação do livro.
1- Escritor e Data:
O
próprio Josué é responsabilizado pela obra. Mais as evidencias finais, após sua
morte leva-nos a crê que o um copista o tenha terminado. Mais isto não se
concretiza afinal o livro vai registrar a morte do ilustre servo de Deus no (Cap. 24.29-32). Ou
seja final do livro. Suma O próprio Josué então foi quem concluiu esta obra
literária.
As datas apresentadas sobre a
historicidade dos Israelitas apresentadas em livros se deram aparti das
seguintes datas 1400 a 1375 a.C. Isto incluir os cinco primeiros livros da Lei.
O livro de Josué parece uma continuação dessa Lei.
2- O livro e sua ligação com o Novo
Testamento.
O
autor vai colocar em evidencia: Josué como um tipo legal de Cristo. Veja: O
nome Josué Sig. “Jeová é Salvação”, é o equivalente hebraico do nome de Jesus
(oriundo do Grego). Josué ganha a responsabilidade de conduzir o povo de Deus a
terra prometida. Jesus tem a responsabilidade de fazer o mesmo com a Igreja,
nos conduzir as possessões eternas. Amém!
2.1 Quem era Josué?
*
Um Israelita da tribo de Efraim, filho de Num nascido no Egito. Cujo nome era Oséas (Salvação). Vide: Nm 13.8. O mesmo teve seu nome mudado para Josué por
Moisés (Nm 13.16).
*
A Mudança de nome foi uma atitude viável por parte de Moisés. O povo era
propenso a quedas. Se Josué continuasse sendo, Oseias, diante das conquistas,
quem sabe não atribuiriam a ele as honras de salvador? Visando isto Moisés o
chama de Josué, indicando de quem realmente viria à salvação!
*
O Josué foi escolhido por Moisés para ser seu auxiliar. Sim um escudeiro fiel
servindo continuamente Moisés, esteve presente nos fatos sobrenaturais vividos
por Moisés. (cf Ex 24.13-18;32.17,18). Nos montes ou na tenda da congregação,
lá estava ele (Ex 33.11).
*
O mesmo se destacou como Líder Militar do Exercito Israelita. Por suas mãos
Deus, deu livramento diante dos Amalequitas (As Hienas do Deserto). Vide: (Ex 17.9). Josefho diz que o
mesmo serviu com Moisés no Exercito Egípcio. Isto liga à afinidade dos dois, a
fidelidade de um soldado ao seu senhor e príncipe.
*
O mesmo fez parte de um grupo de espias enviado às terras de Canaã (Nm 13.8).
Foi nesta ocasião que seu nome foi mudado. Deste grupo de doze homens apenas
ele e Calebe estiveram firmes no propósito (Nm 14.30).
*
E finalmente o mesmo foi testemunha ocular dos dramas vividos por Moisés, na
liderança do povo. Aquilo, que ao mesmo tempo, lhe servia de maturidade e
aprendizado, formou em seu caráter um líder: forte, seguro, firme e desconheço
qualquer questionamento a sua liderança por parte do povo. Seu papel, fazer o
povo herda a terra da promessa. (Pag 16).
3- O Livro na Bíblia Hebraica.
Na
nossa tradução o mesmo é visto como: livro histórico. Mais na versão hebraica
das escrituras. O mesmo é visto como: um dos profetas.
Note: Os profetas eram divididos em
anteriores e posteriores. Os anteriores seriam então: Josué Juízes, 1º e 2º
Samuel e 1º e 2º Reis.
O
livro faz uma ponte com os livros da Lei (já vimos isto), porém o mesmo vai
esta intrinsecamente, ligado a Deuteronômio. Sim! O mesmo faz uma conclusão
exata deste ultimo livro da Lei. E continua ligada, a ela, a Lei, até por uma
obrigação Divina (Cap.1.8).
Note: Em Deuteronômio o povo esta
acampado em Moabe, a leste do Jordão, esperando a ordem para atravessa-lo. Sim!
Até ali Moisés havia liderado o povo até sua morte (Dt 34.5). Veja bem! Aqui é
possível parafrasear o seguinte: Para conduzir o povo pelo deserto Deus
precisava de um Pastor (Moisés), agora para fazê-los entrar na terra da
promessa e conquistarem-nas, Deus contava com um General (Josué). Vide: (Dt
34.8; Js 1.1,2).
4-
ESBOÇO GERAL DO LIVRO.
1- O
Chamado de Josué (Cap. 1.1-9).
O
Segredo da chamada de Josué
Josué Substituto de Moisés da liderança
e condução do povo até a conquista definitiva das terras que o Senhor, havia
dado a Abraão, e que na gestão de Jacó, por conta de uma grande fome que
assolou a terra, as doze tribos de Jacó (Israel) desceram para habitar as
terras do Egito, onde José na época era governador. 400 anos se passam e agora o povo esta
retornando a terra da promessa, sob a liderança de Moisés. Sim! Que por
conta de uma atitude de raiva foi proibido de entrar na terra. Assim sendo Josué assume a liderança do
povo. E sob seus ombros pesa a
responsabilidade de conduzi-los em definitivo a reconquista da Terra.
*Pois bem pesaroso em
dificuldades para conduzir um povo tão obstinado, e duros de corações, Josué
parece de inicio fraquejar. É quando
ver-se deus dirigindo-se a ele e dizendo: "Assim como fui com Moisés,
serei contigo"...
*Aqui no (Cap 1), descobrimos
então três razões que motivaram Josué a confiar em Deus plenamente.
1º A Sua Chamada: Deus já havia notificado a
Moisés, que Josué seria o seu substituto.
Para confirmar essa chamada, Deus
lhe disse: "Eu sou contigo".
2º O Encorajamento: Deus vê Josué em um dilema
pessoal e intimo, então para Motiva-lo, Deus disse: Nada (NINGUÉM) TE RESISTIRÁ...
3º A Obediência: O Segredo de Josué estaria na
Obediência a Deus e a sua Lei (v.9). “Eu serei contigo”.
Então
nos capítulos que se seguem Josué vai esta:
1- Determinado (Cap 2). Sob a palavra da
congregação que se predispôs a obedecê-lo e segui-lo nos moldes de como fora
com Moisés. Sua primeira ação! Enviar espias a Jericó. O Centro comercial mais
poderoso das terras Cananéias.
2- Focado: (Cap 3). Santificai-vos por que amanhã fara o Senhor maravilhas no meio de vós
(v.5).
3- Motivado: Esforça-te, tende bom animo: Sim! São termos que
parafraseiam: Incentivo, motivação e
encorajamento. Mais o que iria da a, Josué a certeza de seu chamado era a
firmação: Eu Serei contigo por onde quer
que andares (v.9). Isto era a sua maior motivação a certeza de que Deus
seria com ele.
4- Confiante: Por que a terra, a que se
referia o Senhor situava-se a Oeste do Jordão, tratava-se de Canaã. Sim! Onde
estava a Mega Jericó. Justamente no caminho das conquistas; mais antes de
falarmos dela veja a Observação: Os
mesmos estavam acampados ao Leste do Jordão. De onde vai parti a ordem e os
preparativos para a tão sonhada conquista das terras Cananeias (vv.10,11).
*A quem diga: Que estas conquistas começaram 40 anos
após o Êxodo. A Historicidade do Êxodo esta ligada a 1446 a.C. independente
disto: O povo estava condicionado as terras de Canaã. De onde nunca deveriam ter
saído a cerca de 400 anos atrás quando Jacó vai ao encontro de José no Egito e
ali se estabelecem até se tornarem escravos.
*As
conquistas terra de Canaã começaram antes de atravessarem o Jordão. A terra
desta banda agradou aos filhos de Jacó: Rubens, Gade e Manasses. Os mesmo
tomaram posses daquém do Jordão. As terras a serem conquistadas desta banda
foram as dos Amorreus, Seon é morto. Depois é a vez de Ogue rei de Basã. O
Autor vai dizer que um território com 241 km2 foram às posses. (Ver Dt
2.1-9,19,26-37;Nm 21.21-32). (Tópico II-
A conquistas da terra de Canaã- Pag. 19,20).
Quando Josué vai
ordenar o povo a atravessar o Jordão, estas conquistas já haviam acontecido.
Agora era a vez do lado Oeste de Canaã.
1- Josué
esta focado na determinação do Senhor.
Para
esta grande façanha Josué vai solicitar a ajuda dos Rubenitas, Gaditas e
Manassitas (Js 1.12-15; Nm 32.20-32).
2- Antes
de avançarem em direção a Jerico que estava situada no caminho da conquista com
uma muralha intransponível.
1º Enviar estrategicamente
espias a sondarem a Mega cidade. (Cap.2).
Quando os espias chegam à cidade
hospedam-se na casa de Raabe (a prostituta local). A, noticia chega ao rei da
cidade que havia estrangeiros na terra. O mesmo manda caça-los. Raabe os esconde.
Curiosos os espias desejam saber o porquê daquela decisão? Raabe lhe diz aqui
todos ficamos sabendo dos feitos vosso Deus, de como abriu o mar diante de vós,
quando saiam do Egito e de como vocês fizeram aos Reis Ogue e Seon,
destruindo-os. Desta forma todos aqui estão desfalecidos atemorizados não força
nem ânimos em todos nós. Pois de fato Deus tem dado a vocês esta terra.
(vv.9-11).
3-
Raabe uma agraciada por Deus. É fato Deus mandou destruir a
cidade e todos que nela habitavam.
Como Raabe vai ser
salva então?
É
Importante notar que:
Deus, esta pronto a atender um coração contrito e dar-lhe o perdão quando o
mesmo reconhece sua condição própria e mais ainda reconhece a soberania de
Deus. Como esta moça reconheceu que Deus
era o Senhor. Sim! Pelos seus feitos Raabe se torna uma Heroína como registra o
Autor a carta aos Hebreus. Sua história ganha destaque na Genealogia de Cristo.
(Mt 1.5). Ao esconde os espias e faze-los jura que a salvaria. o sinal seria um tira escarlata pendurada em sua janela.
2º Santificar o
povo (Cap. 3.5).
Sim! Quando os espias retornam a iniciativa de Josué se avoluma.
1- As
Condições agora eram:
· Observarem
a Arca da aliança.
· Seguir
os Sacerdotes.
· Atravessar
o Jordão.
· Erguer
dentro e fora do leito “Memoriais”. Doze pedras de acordo com o número das tribos, com as mesmas ergueram um altar. (Js 4.3,6,7).
Depois do Jordão: Gilgal
1- Acampado em Gilgal:. (Cap. 5). Gilgal sig. “Circula
de Pedras”. Por conta desta posição entre rochas o local foi escolhido
estrategicamente como acampamento residencial dos Israelitas até a partilha das
terras.
Só algumas observações: Gilgal
passou a ter novos significados para a vida deles. Temos aqui uma mensagem forte, que nos motiva a seguir o modelo da fé, sabendo que tudo tem um propósito.
1º Gilgal - começou
a significar: “O fim da vergonha”.
Sim! Em Gilgal a 1ª Coisa que
Deus faz é “Remover a vergonha da vida deles” (Js 5.9). Que tipo de
vergonha era essa? Vergonha de cerca de 430 anos de escravidão. Ainda a
vergonha do pecado e a vergonha da desobediência.
Obs: Que durante a caminhada pelo
deserto o povo deixou claro que por varias vezes estava acostumados à vida
pecaminosa e desobedientes dos Egípcios.
2º Gilgal - Veio a
significar: “O Renovo Espiritual”.
A Espiritualidade estava
debilitada pela longa jornada de 40 anos. Em Gilgal tinham a oportunidade de
reaverem seus votos e renova-los diante de Deus. (Cap. .2).
Note: O Pacto Abraâmico da Circuncisão fora esquecido por eles desde
quando saíram do Egito, isto por cerca de 40 anos.
A decisão parte de Josué Era
fazer conforme lhe havia dito Deus (Cap.1.9). Para garantir esse renovo
espiritual, a circuncisão, era exigência.
Obs: A Circuncisão tinha propósitos higiênicos que significavam a
purificação. Tal ato era realizado na genitália Masculina, região prepulsal do
pênis.
Como faziam isto?
Uma pequena cisão (cirúrgica) era
feita, no local cortando a carne do prepúcio, isto se resultava em eliminar o
mal cheiro, e acumulo de sujeira, uma vez que banho era escasso na região do
deserto. Este ato simbolizava a “purificação”.
O que a circuncisão tem haver
conosco hoje?
Veja bem! Hoje essa circuncisão é
praticada em um ato simbólico, direto no coração, (a fonte das emoções e dos
desejos).
*Assim como Josué propôs a
circuncisão ao povo como forma de purificação e renovação da aliança. Jesus faz
o mesmo com o seu povo.
3º
Gilgal - também veio significa: “Lugar de Adoração”.
Note: (Cap. 5.10-12). Em Gilgal a
adoração ganha um novo sentido, o povo estava parado, e não mais perambulando
pelo deserto por conta da rebeldia de seus corações.
Veja
por quê? Em Gilgal celebraram, a Páscoa antes de irem à conquista.
Páscoa era símbolo da saída do Egito, aqui
em Gilgal ela ganha um novo sentido conservar o pacto. Isto era feito de três
formas:
1 – Celebrando com Festas.
2 – Júbilos expressões de vozes
“cânticos”.
3 – Com Muita “Adoração”, Eis a
razão por que Gilgal passou a significar “Lugar de Adoração”.
4º Gilgal - veio a
significar: “Lugar de Provisão”.
Obs: Durante 40 anos o povo foi
provido do Maná: uma pequena semente arredondada esbranquiçada o gosto era
assemelhados ao mel. (Ex 16.8-16). A palavra maná deriva do hebraico: man e significa: “o que é isto”. A
primeira expressão que usaram quando a avistaram sobre o solo.
Porém: Quando se localizaram na
terra, comeram do fruto dela, então o Maná parou de cair.
Por esta razão Gilgal simboliza
lugar de provisão.
Entenda: O Maná era uma concessão
proveniente dos Céus. O fruto da terra era obrigação.
*Logo vale dizer que Jesus é uma
concessão a quem o aceita-lo. Ele mesmo disse: Pelo pão havereis de trabalhar
(isto é provisão). A Igreja oferece ao crente a disponibilidade de viver Honestamente,
de seus próprios proventos!
5º Gilgal - significa: “Lugar de encontro com Deus”.
Este ato trata-se do ultimo
provento de Deus, antes de partirem para conquista de Jericó.
*Uma Cristofania (Pag 24).
Obs: Estamos nos momentos da estadia
do povo em Gilgal. Neste momento Josué é agraciado com a presença do anjo do
senhor. Uma representação Teofânica de Deus. (cf Cap 5.14,15).
Note: Cristofania é porque, este Anjo
que aparecia no Antigo Pacto, era visto como uma manifestação visível do
próprio Deus. Pela posição em que se apresentava, recebendo honras e admiração,
exercendo poder punir, perdoar e enfim, é uma pré-manifestação de Cristo.
*Jericó é Tomada (Cap.6).
A cidade refúgio, modelo de segurança
embora segundo o autor não sendo muito grande, não demonstrava tantas defesas
até por uma questão de ser dificilmente invadida. A muralha lhe garantia toda a
segurança possível.
Obs: Nove
metros de altura e seis de largura, feitas de blocos de pedras gigantescas,
maior que um homem. O nome Jericó é uma ambiguação de: possíveis significados:
“lugar perfumado” ou “cidade da lua”. Uma homenagem ao “deus lua” entidade
Semita.
Logo: A Exigência
de Deus era que a cidade fosse derribada literalmente por conta do paganismo.
Deus deixa claro aos Israelitas que os deuses pagãos mais uma vez eram nada
diante deles. A nova geração que estava entrando em Jericó só tinha ouvido
falar dos feitos de Deus no Egito.
*A queda da muralha de Jericó.
A tomada desta cidade seria de forma
milagrosa. Disse o Senhor a Josué: Em tuas mãos entrego o Rei de Jericó e a
cidade de Jerico!
A condição exigida Por Deus para
realização do milagre: Voltas em torno da cidade, acompanhadas de toques de
trombetas, no ultimo dia. Sete voltas e no final juntos ao som das trombetas um
brado altissonantes, de todas as tribos, marcariam a derrubada e a conquista
final da cidade! O povo teria que usar de fé para vê esta conquista de fato.
*Sim!
Aqui ver-se três fatores novos na grande conquista.
1- A Obediência de Josué esteve
presente.
2- A santificação do povo fez a
diferença.
3- A Presença da Arca foi o marco
da conquista.
A Muralha vai cair diante destes três fatores
acredite! Deus garante!
Á
BEIRA DE UM FRACASSO: A DESTRUIÇÃO DE Ai E O PECADO DE ACÃ
Neste
tópico temos dois fatos:
1-
A
Destruição de ‘ai’.
2-
O
Pecado de Acã:
A Cidade de “Ai”, depois de
Jerico foi uma forte resistência ao povo. O no0me “Ai” significa: “Monte de
Ruinas”. (Caps. 7,8,9).
Deus permitiu que Ai sobrepujasse os
Israelitas. O Autor vai dizer que a derrota abalou a confiança do povo.
Logo: descobre-se que talvez tenha
sido por conta da forma como dominaram Jericó. O que deveriam ter consciência
que tal fato fora obra de Deus no meio deles.
Mais Josué não se abala, havia
sobre ele uma promessa, ninguém te poderá resistir.
Então o que teria feito Deus
mudar de ideia? Sim! Quando Jericó caiu Deus disse que nada apanhasse dela para
si. Porém um homem cujo nome era Acã, desobedeceu a ordem guardando para si
ouro daquela cidade.
*Josué e os anciões vão consultar
ao Senhor, para saber o motivo daquela vergonhosa derrota.
Quando o transgressor fora
revelado ele e toda sua casa foram mortos. Os Israelitas sabiam que só assim
seriam abençoados.
*Com o anátema eliminado, o povo
finalmente triunfou sobre Ai, e literalmente foi o que se tornou a cidade. “Um monte de Ruinas”. (Pag.29).
UMA
ALIANÇA DESASTROSA (Js 9)
Com a derrota de “Ai” a noticia se espalha
e uma coligação de Reis, oriundos das regiões montanhosas, das baixadas em toda
costa marítima cujos nomes são: Heteus, Amorreus Ferezeus, Heveus e Jebuses, se
uniram contra Josué.
Os
moradores de gibeão ouvindo o que Josué havia feito a Jericó e a Ai. Temeram
com certeza;
Agiram de astúcia.
1- Embaixadores: Passando-se por embaixadores,
tomaram sacos velhos sobre os jumentos, odres de vinhos velho, rotos e
recosidos. Usando sapatos velhos e remendados, vestidos de roupas velhas,
trazendo pães velhos secos e borolentos, se achegarama Josué em Gilgal, que
agora se tornara a Sede das tribos até conquistarem definitivamente todas as
extensões de Canaã.
2- A farsa de viajantes: Somos viajantes de uma terra
distante e viemos aqui para nos aliançamos com vocês.
3- Desculpa esfarrapada, porém
verídica:
Por causa do nome de vosso Deus, por que ouvimos sua fama e o que fizera no
Egito, e aos Dois Reis Amorreus dalém do Jordão. Nossos anciões nos orientaram
a buscar aliança com vocês, trouxemos pães frescos ainda aquecidos do forno, no
dia que saímos para vir ter convosco, mais agora estão secos e bolorentos.
4- Um decisão perigosa: Bom! Depois de ouvirem as explicações
dos viajantes. Os Israelitas tomaram do pão sem consultarem ao Senhor e Junto
Josué se aliançaram aos supostos viajantes.
5- Dai o fato de se esta uma aliança
desastrosa.
Ao descobrirem que os tais viajantes não passavam de seus vizinhos já era tarde
demais para quebrar o pacto. Bom! Os mesmos se tornaram Servos dos Israelitas.
Mais para quem iria morrer, ser servo já era de bom tamanho.
OS QUE DEVERIAM SER
DESTRUIDOS, AGORA SÃO PROTEGIDOS. (Cap. 10).
Obs: Uma Aliança forjada, Deus permitiu? Sim! Tudo tem
um objetivo: Embora o fato de não terem consultado ao Senhor quanto a aliança,
não quer dizer que Deus não estava no controle. Deus sempre esta no controle. Note: Gibeão era uma Cidade Maior que A
cidade de Ai, Os homens de Gibeão eram tidos como valorosos diante da
coligação. Adoni Zedeque rei de Jerusalém ao descobrir a traição do Gibeonitas,
se unir aos Reis de Hebrom, Jarmute, Laquis, E Eglom. Estes cinco Reis sitiaram
Gibeão para pelejarem contra Ela. Isto prova que Gibeão era uma nação tida como
forte naquela região.
O
Sol e a Lua: Uma
A batalha memorável. Quase um dia inteiro, Josué, percebe que a noite haveria
dificuldade, então ordena ao Sol e a Lua para se fixarem em seus devidos
lugares (Js 10.12,13) Em seguida uma intervenção Divina, uma chuva de granizo cai
sobre os inimigos. Apavorados, Os Cinco
Reis e se refugiam em Maqueda (Cap.10.16,17). Depois de matar os reis Fujões
Josué se lança em uma empreitada desde Cades - Barnéia até Gaza (A Cidade dos
Filisteus).
A
CAMPANHA NA DIREÇÃO NORTE.
A empreitada continua. As conquistas se
avolumam. Josué se dirige ao norte de Canaã em suas empreitadas de conquistas.
O Cap. 12 Mostra uma relação de Reis derrotados por Josué. Restando umas poucas
terras ainda a serem conquistadas.
A
DIVISÃO DAS TERRAS.
Do Cap. 13 até o 21... Ver-se as divisões
das terras. Pausa para a cidade dos Refugiados.
(Cap.20). E a Cidade dos Levitas (Cap.21). As tribos de Rubens Gade e Manasses
retornam as suas terras dalém do Jordão. O Discurso de Josué (Cap.23) e por fim
A renovação da Aliança. Sua convicção diante de Deus. E a sua morte.
OS
ÚLTIMOS DIAS DE JOSUÉ E SUA MORTE.
Josué filho de Num morre com 110
anos e havia servido a Senhor todos os dias, sabendo que tudo o que acontecera
em Israel era obra Dele (Deus). Amém.
Fonte: Livro CETADEB, Bíblias ON-LINE,
Apostila de IBADELV. Peq Enc, Bíblica O.S BOYER.
José
Francisco da Silva
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