LIVROS HISTÓRICOS

O
 LIVRO DE NEEMIAS.




Introdução
: Primeiro quem era ou foi Neemias? O que um simples copeiro real, tem de tão especial no enredo desta História? 

Bom! Pra começar simplicidade ele até tinha, mais Nobreza era algo que sua alma tinha de sobra. Seu parentesco não é revelado exatamente, porém o Visitante que lhe trás a Noticia de sua terra e de seu povo supostamente era um parente, O Fato é Neemias era Oriundo da Nação Israelita. O relato de seu livro é muito voltado a ele e Esdras. Eles aparecem porque foram responsáveis por acontecimento que permearam e mudaram a história do povo no retorno do cativeiro. Sim! O Livro de Neemias, Já foi citado anteriormente e como, o mesmo é associado ao de Esdras como um único volume. Ou ainda podendo se chamado de ‘Primeiro Livro de Esdras’ e o segundo livro do mesmo.
Talvez por conta, destas colocações tenha surgido à ideia clássica de que, Neemias veio primeiro, a Jerusalém do que Esdras.

As Ideiam parecem plausíveis: Afinal O Muro não é mais importante que o templo. Mais para dizer que Neemias veio primeiro ergueu os muros, e depois veio o templo. Então Zorobabel não seria alocado como responsável pela primeira leva dos 50.000 proeminentes Judeus/Israelitas.
Sim! Neemias teria que ser o Primeiro a Vir! Então o que fazer com estas três datas: 537 a.C- Ano de Zorobabel. 457 a.C, ano de Esdras e 445 a.C, Ano de Neemias?

Alguns usam como base: A descrição da pergunta de Neemias a Anani ser usado como base, pra dizer que ele veio primeiro que Esdras. (Cap. 1.2). Não há coesão nessa afirmação.

Outra descrição usada é o Cap. 7.1-4: Sob a seguinte afirmação de que havia pouca gente nela corrobora com a ideia de que Neemias mais uma vez chegou antes.

Outro fato: Neemias vai achar o livro das genealogias, e os primeiros a virem a Jerusalém (Ca.7.5-69).  Então o fato diz claramente que o templo já estava de pé há muitos anos, claro que pelo fato da espiritualidade esta escassa, tudo corrobora com a ideia clássica de o que o mesmo não estava em excelência de estado, talvez precisasse de alguma reforma, ou contribuição.

Vamos la. Neste Capitulo é dito que Neemias, traz contribuições para o templo (Cap.7. 70-73). Nesta Época o Sumo sacerdote era Eliasibe, filho de Josué, da época de Zorobabel.

Antes de continuar uma observação: os relatos do livro de Neemias parecem se confundir as vezes, com os de Esdras, em fatos.
Sim! Por esta questão muitos preferem estudar os relatos dos dois escritores como um único relato. Porque, como disse a diferença entre eles é muita pequena.

Note: Esdras que parafraseia o significado de 'Ajuda', ou 'aquele que ajuda' ainda 'ajudador'.
Mais enfim: o ajudador aqui é quem vai receber ajuda. Como? Sim! Vai contar com a chegada de um amigo, que vai lhe servir de conforto na agregação da obra que faltava sobre Jerusalém. 
Sob as mãos deste novo reforço cairia o governo do povo, enquanto Esdras continuaria cuidar do governo da Lei.

Porque conforto?

Sim! Neemias parafraseia o significado de ‘Aquele que consola’. Logo: Ele estava vindo com conforto para Esdras e consolo para o povo.
Note isto: o tempo destes dois difere apenas em 13 anos. Ao passo que a diferença entre Esdras e Zorobabel é quase um século.

Como já vimos no livro de este sacro escritor: Sua preocupação era cuidar da espiritualidade, moral e reeducação do povo. (Ne 8-10).
Por esta conta o mesmo é quem vai idealizar o principio das sinagogas. (Estudo panorâmico da Bibliam- Henrietta C. Measr).

O foco de Neemias em reerguer os muros, afetou quem estava dentro e quem estava fora.
Note: O motivo disto? Sim! Esdras consegue detectar que, os povos que já haviam vindo à cidade, estavam convivendo naturalmente com os seus vizinhos, criando alianças que não condiziam com a Lei. Ele vai tratar disto em seu livro.
Por esta razão Neemias vai dizer: Haver poucas pessoas focadas no objetivo. Mais a sua chegada vai mudar isto. Sim! Para afastar os inimigos íntimos, era preciso Erguer os muros da cidade de novo.

I- Neemias o copeiro e engenheiro.

Bom! O Livro deste nobre copeiro real de Artaxerxes vai delinear a história Israelita como o grande restaurador da cidade.

Uma prévia Cronológica sobre este livro pode ser vista assim:

1-      Em 446 a.C. No mês de Quisleu (Nov/Dez), Neemias fica sabendo do estado de sua cidade e de seu povo, depois da fatídica Noticia o mesmo.
*Se lança em um grande lamento, sobre lagrimas, entra em oração e Jejum diante de Deus... (Cap.1.1-4).

2-      Depois disto: (Cap.2.1-5), passados alguns dias, Neemias, isto é no mês de Nisâ, vai ao Rei, mais seu semblante revela sua dor. Ao abrir seu coração ao Rei; Neemias vai esta finalmente voltando para sua Pátria comissionado. Ano: 445 a.C. O Mês já visto é Nisâ (equivale a Março/Abril).
3-      Sim No Mês de Abe (Julho/Agosto), Neemias dar início a Construção do MURO. (Caps.3.1-6.15).
4-      No Mês de Elul (Agosto/Setembro do ano 445 a.C). O Muro fica pronto.
5-      Duas grandes festas são celebradas no mês de Tisri (Set/Out). Sim! Logo após: O Dia das trombetas, e a Celebração do Tabernáculo. Sim! As trombetas eram prenúncios desta festa. (Cap.7.13b;-8.13-15).
6-      Um tempo de confissão destinado ao povo, (Tisri, Cap.9.1).
7-      No Cap. 12 ainda estamos no mês de Tisri, e o fato agora é: ‘A Dedicação do Muro’.
8-      Os fatos agora são alocados a 445-433 a.C. (Cap. 136). O ato agora é o primeiro mandato de Neemias como governador sobre o povo.
9-      Aqui as datas parecem não serem relatadas com exatidão, mais os fatos são extremamente reais: Sim! 433 -424 a.C, marca um período em que o mesmo estava retornando a Pérsia.
10-  Então durante sua Ausência entra em evidencia as profecias de Malaquias.
11-  E Finalmente no ano 424 a.C, Neemias retorna para exercer seu segundo mandato como Governador. (fechando o Cap.13 de seu livro). Amém!

Os primeiros desafios de Neemias.

Olhando para a prévia Cronológica percebe-se que: depois da noticia de seu parente Hanani, como já foi visto, de posse do direito de voltar para fazer a diferença naquele momento de desolação a qual o povo estava. Sim! Ele atravessa as terras do reino até a sua Cidade.

Note: Quando chega inicia uma rápida inspeção e notifica os focos da destruição.

Porém: Neste ínterim se defronta com os Principais opositores da obra que pretendia fazer: Sambalate, Tobias e Gesem, o Arábio. (Cap 2.18,19).

O livro notifica SETE TENTATIVAS destes para embargar a obra.

1-      Nesse primeiro contato com Neemias, os três elementos citados acima, já entram fazendo pouco caso e desdenhando de Neemias. (Cap. 2.19).

Mais Neemias esta focado.

     Uma Resposta rápida sai deste para os opositores: “O Deus dos céus me fará prosperar”. (v.20). Em seguida os voluntários se apresentam: Eliasibe o Sumo Sacerdote, e os demais sacerdotes, logo iniciam as obras. (Cap.3.1).

Veja bem! Neemias ao contrário de Zorobabel vai focar a segurança da cidade: (Cap.1.3).

2-      No (Cap.4.1-3) Neemias mais uma vez vai ser escarnecido por Sambalate e Tobias.
3-      Percebendo que Neemias esta focado, resolvem lançar uma ameaça de ataque (Cap.4.7-23).
4-      Vendo a resolução imbatível de Neemias (Sambalate e Gesém), querendo desvencilha-lo da Missão, armam uma cilada, para tira-lo da cidade e dar fim a vida dele no vale de Ono. (CAp. 6.1-4).
5-      Sambalete parece um inimigo incansável diante de um Neemias decidido a cumpri seu propósito (Cap.6.5-9).
6-      Os inimigos vendo que os meios até agora usados não surtiram efeitos, resolvem agir com o que o que poderia ser possível, profetas. Mais estes foram comprados a profetizar falsidade sobre Neemias, afim de fazer o povo desacreditar Dele. Mais uma tentativa fracassada. (Cap.6.10-14).
7-      A Ultima Tentativa vai vir de Tobias, tentando causar medo em Neemias resolve escrever cartas de pavor. Porém em meio a estas coisas o Muro foi edificado.
A Celebre frase que marcava sua decisão irrevogável na missão é muito usada para exemplificar, o modelo de aplicação em muitas situações na vida de todos os crentes em Deus assim como Neemias o era: Lembre-se que: quando adentrou a cidade logo no primeiro contato deixou claro aos inimigos da obra que Deus os fariam prosperar e aqui, mostra por que realmente veio: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto estivesse indo ter com vocês?

Importante: Foram momentos de tensões.

Porém: Mais tantos os opressores quanto o povo: encontraram em Neemias um espírito aguerrido. Sim! Em Neemias este espírito se sobressaiu, o povo foi tocado os príncipes motivados...  A motivação neles é tão latente que quase se pode ouvi-los dizer: Trabalhemos armados. Mais a obra vai sair.

O Texto é bem claro: Espada na cintura... Porém minhas indagações me levaram mais além. E Sem medo de errar: Posso imaginar em conjecturas que em uma das mãos estavam ferramentas tais como: pás, enxadas ou picaretas, sabe se lá, outros tipos de ferramentas de obras, oriundas de época. Todavia na outra e espada, a lança ou o escudo faziam às vezes, mostrando assim que estavam dispostos a dar continuidade a obra mesmo sob a maior pressão.

Isto me faz até visualizar uma previa  aplicacional a nós hoje.

Sim! Ferramentas nos falam de obras, espada nos fala da palavra de Deus.
Logo: entendo que, não podemos largar nenhuma das duas. A Obra e a espada, a força e a conquista, a coragem e a determinação, a ousadia e a fé.

Suma: Mais uma prévia: Diz para aqueles que querem te deter, te para, te impedir de avançar, que estas em uma grande obra... E somente Deus é quem te fará para. Amém!

Conclusão: A liderança estava responsável, pelo cuidado, pelo zelo e pela ordem. Mais nem todos trabalham sozinhos, quando um estar debilitado, (ZOROBABEL), Deus envia ajuda (ESDRAS). Quando a ajuda esta focada na espiritualidade, Deus envia reforço (NEEMIAS), com o reforço a coragem desperta novamente, (Ageu), e a determinação se sobressai (Zacarias). Assim os três focos do Retorno são concluídos:

O Templo. (Presença de Deus – tempo de Zorobabel). Espiritualidade (Lei e santidade voltam para casa- no tempo de Esdras). Muros edificados (Cidade reconstruída, protegida de Nov no tempo de Neemias). Tudo uma sequencia.
Assim sendo: Deus abençoe o esforço da cada líder que exercem papeis diferenciados, mais que o objetivo é o mesmo, a honra e a glória para Deus.



Pastor José Francisco da Silva: Ministro da ADELV/IBADELV-ADEN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO