A VERDADE DIANTE DO MINISTÉRIO

Texto: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará... (Jo. 8.32).

Introdução: Bom! A Bíblia, o livro sagrado de Deus, dado aos homens como regra de aptidão a vida. Cuja finalidade primaz é mostrar que por trás de toda existência, 'existe' um Ser Supremo cuja definição o qualifica como Criador, Senhor e Deus.
É obvio que deus e um termo elogioso dado a quem possui características que excedem a própria essência. Assim sendo o Criado é apropriado ao titulo de Deus com maestria, e a bem da verdade é o único que realmente merece ser chamado assim.
Acima de tudo sua base esta caracterizada na verdade. E descrito como Deus verdadeiro. Seu Espírito é aludido como Espírito da Verdade, e seu Filho nos trouxe o ministério dessa Verdade, se declarando ser a própria Verdade.

Assim é possível afirma que:

A Essência do Ministério Cristão se baseia na Verdade incontestável de Jesus.
Por quê? Sem a verdade não existe justiça ou justificação!
Bom! Quando se trata de Verdade a bíblia discorre: Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.

Porque isto?

Em Deus não há incerteza, ou variações de dúvidas. Porém o homem foi vitimado por estes incidentes quando resolveu dar ouvidos a sua carne, conjurando para si a condenação de seus atos.
Desta forma: Só Deus é a essência da verdade que pode salvar o homem de suas fraquezas e incertezas.
Para ajudar nisto a Bíblia descreve que Deus repartiu uma medida de fé a cada um.
Aqui começa: “O Ministério da verdade”.
Obs: A Verdade exige confiança e credibilidade de quem a segue, sendo assim entendemos o conceito de fé.
Note: Pelo conceito da fé: Homens e mulheres confiando na verdade Divina, sobrepujaram reinos, a força do fogo, desbarataram exércitos e apontaram um caminho de esperança que nos alcançou (Hb 11.1-40). Por isso nos denominamos pregadores da verdade.
Porque a verdade para nós é muito mais que um conceito de sinceridade. A verdade é Jesus (Jo 8.32,36). Jesus é nosso foco verdadeiro e inquestionável.

Como Foco:

1-      Ele aponta para sua Igreja como a detentora da Verdade. Logo cada cristão dentro deste paradigma é um Agente da Verdade.
2-      E quando se dirige: ao Santo ministério, composto de homens e mulheres compromissados (as), com a sua verdade; somos por ele outorgado como propagadores dessa Verdade.

I- O QUE É A VERDADE?

Uma Realidade que não consegue viver de aparência, de ideologias sem base, ou fundamentos sem estrutura. Sim!
Ela não e´palpável, mais é concreta.
Pode até não ser vista, Mais é muita real.
Ela não trata com o abstrato. Trata com fatos, esta baseada em fatos, vive dos fatos. Mesmo quando a tentam dissuadi-la, omitindo-a, ela ainda é verdade e sempre vem à tona.
Logo não dar para mante-la longe por muito tempo. A Verdade sempre aparece quando a sua maior rival esta ganhado terreno. A mentira.

Porque a Verdade para nós Cristãos é tão importante:

1-      A Bíblia descreve Deus como Verdadeiro.
2-      Aponta Jesus como A Verdade.
3-      E Chama o Santo Espírito de: “Espírito da verdade”.
4-      A Bíblia é vista como a Verdade revelada.
5-      Logo: Somos filhos da verdade.
6-      E como tais temos a incumbência de mante-la, Carrega-la, divulga-la, cumpri-la, segui-la, ama-la.
                                             
Esta é a excelência da verdade.

A bíblia descreve e discursa sobre a verdade em quase todo seu conteúdo.
Jesus mesmo ao dizer que:... “Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”. (Jo 8:58).

Se o conteúdo da Bíblia esta centrado em Jesus, é natural que a verdade esteja centrada em 100% das escrituras.

Jesus mesmo começa seu discurso segundo a visão de João descrevendo-se como a Verdade (Jo 8.32). Coloca a mesma em condições de aprimoramento (Jo 17.17).

A boa razão de ser um seguidor da verdade é saber que, não pode vir contra a verdade, se não pela verdade (2ª Cr 13.8).

A verdade também é vista como:um fruto do Espírito (Ef 5:9).

A Lei de Deus é a verdade. (Sl 119.142). Quando disse que a verdade esta centrada em 99% das escrituras O Salmista corrobora com estas ideias (Sl 119.160).
A Essência da verdade é que nenhuma mentira pode vir dela (1ª Jo 1.21).
O assunto é extenso.

*Deus Nos Criou Para Excelência.

*Mais o que é excelência em si?
*Segundo o dicionário popular (o globo); é qualidade do que é excelente. Ou seja é: Superioridade; primazia, tratamento dado a pessoas de alta categoria.
*Por sua vez o adjetivo Excelente significa: muito bom; superior; distinto; ótimo. Perfeito.

I – COMO GERAR A EXCELÊNCIA EM MEU MINISTÉRIO DIANTE DA VERDADE?

1-      Velando pela Vocação: O Santo Ministério.
2-      Olhando para Jesus (Sempre); O varão aprovado por Deus coma sinais e verdades incontestáveis. Cuja Missão nos inspira a continuar nossa vocação.
3-      Dependendo Sempre de sua Ajuda, contando sempre com ela e se dedicando ao seu Santo Espírito como canais disponíveis a ser usado, a hora que ele quiser.
Note: As Ações de Jesus foram  marcadas pela descrição: O Varão aprovado com sinais e maravilhas... Esta afirmação corrobora com a excelência de suas ações.

Por que Jesus é tão importante pra mim?

Sim! Por que alem de ser nosso modelo, nosso exemplo e nossa razão de professar a fé, Nada se compara a Ele. Assim sendo se observamos seu exemplo, poderemos ter um ministério excelente. Veja:

1-      Ele é o caminho, (Nós professamos e seguirmos o caminho).
2-      Ele é a verdade... (conhecereis a verdade...) Afirma Ele (Jo 8.32). E nós temos o prazer de dar continuidade a essa verdade.
3-      Ele é a vida. (Jo 14.6). Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá (*). Ele nos prometeu vida eterna.
4-      Jesus é pão da vida. Quem dele se alimenta, terá a vida Eterna... (*). Pedro declarou que só Ele tinha palavras de vida, Ele mesmo disse, que não só de Pão viveria o Homem, claro que esta referencia era sobre pão literalmente, então Ele melhora a descrição: Mais de toda a palavra que sai da boca de Deus. Ou seja sua palavra nos mantém de PE, vivos, e crendo.
5-      Água da vida. Quem bebe dele não terá sede das coisas desta vida Mundana. Matou nossa Sede de Justiça diante dos erros e pecados que nos aprisionava.
6-      O Sangue de uma nova aliança. O Vinho! Com sua morte, nos garantiu a alegria que faltava. Salvos, limpos e libertos, por seu amor e favor.
7-      É a Palavra da verdade. Que assegura a salvação e a santificação sem a qual ninguém verá a Deus. (Jo 17.17,18; Hb 12.14). Sua santificação nos motiva a sermos santos.
8-      É Um homem que por causa da verdade entregou SUA própria vida.
9-      Jesus usou 100% das afirmações de Jesus carregadas de verdades. O Varão aprovado.
Nos chamou a fazermos partes de sua vida, e darmos continuidade a seu ministério.

II – A EXCELÊNCIA NO MINISTÉRIO

O Ministério excelente é aquele que estar condicionado à suprema vontade de Deus.

1- Como gera a excelência na minha vida ministerial?

         Conhecer o Inimigo.
         Resistir a Soberba, A Cobiça, O desejo carnal.
          Conhecer as Armas que estão a nosso dispor.
         Valorizar, nossos bens mais queridos, Família, trabalho, Igreja.
         Exercer o Perdão, buscar sempre a reconciliação, a harmonia.
         Praticar o amor

2- O Segredo que gera a excelência na vida ministerial se revela ainda em:

Quatro razões Únicas segundo a visão cristã.

1º - Obediência.
2º - A Palavra.
3º - O Jejum.
4º - A Oração.

Observações Sobre o Santo ministério.

1-O ministério Cristão não pode ser encarado apenas como cargo, ou meras funções. O Mesmo e visto segundo as alusivas Bíblicas como: Chamado e Vocação.
2-O Ministério não pode ser atribuído a qualquer pessoa; Por isso o crivo nas eleições; É preciso vê se a pessoa observada, indicada tem realmente vocação.
Por quê? Porque, o maior destes fatores é a vontade de Deus.
3-O Maior interessado nas eleições e escolhas, destes cargos, é o Próprio Deus.
4-Os detentores destas funções são os representantes legais do próprio Senhor.
5-No Antigo Pacto Deus trabalhava com três classes ministeriais muito ovacionadas. *Os profetas, os sacerdotes e os Levitas.
Sim! Uma coligação de Levitas era responsável por todas as ordens religiosas. *Desde as Arrumações, as ornamentações, a ordem, e os cânticos. Sim! Olhando por este prisma: Estes eram os precursores do Ministério.

 Guardando a Verdade
   O Levita tinha a obrigação de Guardar a Lei Zelar por ela, mante-la sempre em condições de dirigi-la ao povo.
      Neste ponto os Sacerdotes eram os principais canais de Deus no Trato com a mesma.
Assim começa a tomar forma o tema desta alusiva. “A Verdade diante do Ministério”.

Quem é a verdade?

Texto: “Permanece naquilo que aprendeste, guardando as sagradas letras” (2ª Tm 3.14).
As letras deste contexto:  è a própria palavra de Deus, sendo assim a verdade, deste conceito deve ser, frisado e guardado por aqueles que assumiram a responsabilidade, de guarda a palavra (Jo 14.21).

A Maturidade Espiritual no ministério.

O ministério forte é o que amadureceu dentro da verdade.
Não se vendeu, não barganhou, não mudou a verdade para facilitar a vida de ninguém. Segue a risca sua vocação, sabendo que a paga de tal conta não é meramente humana.

O desejo de cresce transformou o menino em um homem dedicado a obra.
O alvo da maturidade cristã, com base em Efésios 4.13, é: Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,”

O Termo aqui poder ser interpretado de duas maneiras:

1-       PERFEITO = MADURO.
2-       PERFEITO = REALIZADO

Podemos definir: *Maturidade como ‘estado’ a ser alcançado, pelo processo natural.
“Isto vai ser notado à medida que crescemos e nos desenvolvemos”. Claro e buscamos amadurecer.
Porque isto? Sim! A palavra perfeito é, na maioria das vezes, empregada com o significado de “completo” ou “inteiro”. Tem também o significado de “acabado” ou “realizado”.

LOGO: Quanto mais semelhantes a Cristo nos tornarmos, mais estaremos satisfazendo o propósito de Deus para a nossa vida.

O FOCO: Jesus Cristo: um Exemplo de Crescimento

Obs: Uma vez que Jesus era uma perfeição espiritual concreta e sem pecado, Ele é o modelo então perfeito para o nosso crescimento em todas as áreas da vida.Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2ª Co 5.21).

Estabelecendo metas ministeriais.

Observe a questão: O jogador entra em campo com um objetivo, ganhar o jogo. Por quê? Porque ele tem uma meta, essa meta lhe da um único foco, a Taça.

Note: A bíblia nos deu um objetivo pra lutar, esse objetivo me aproxima de meu maior alvo que é Jesus, a minha garantia de acesso aos céus.

Como? Olhando para o Ele, nos espelhando Nele, para trilhar o nosso.
Obs: O texto de: (Lc. 2.52) E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.”

Quando olhamos para “Ele” aprendemos e compreendemos melhor o alvo e os propósitos de nossa vida em busca de maturidade cristã., essa maturidade será essencial no desenvolvimento da Santa Verdade em meu ministério.




Então devemos: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2ª Pe 3.18).
Crescer- desenvolver-se. Graça- favor. Conhecimento- lógica, razão, Verdade.

Quatro áreas de nossas vidas precisam desenvolver-se, para dar vida a este crescimento.

1- Maturidade Física

Objetivo: Criar hábitos que ajudarão você a alcança essa maturidade cristã física.
A bíblia é um manual de ETICA para isto: Veja: (1ª Ts 4.3-8). O cuidado da mesma vai além daquilo que a carne acha normal. (1ª Co 6. 13-20).

2- Maturidade Mental

Objetivo: Desenvolver uma capacidade mental cristã, preenchendo a mente com pensamentos puros.
Note: é Importante demais para quem usa a verdade de Cristo como esteio de seu ministério.
Veja esta declaração de Pedro: “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrio...” (1ª Pedro 1.13).


Porque cuidar da mente? Porque ela em associação com o coração, devaneia em todas as ideias e pensamentos malignos.
Veja: Permitir que coisas erradas permanecessem em nossa mente é deixar o pecado fazer morada no nosso coração. (vide: Mc 7.20,21 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.” “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios)”.
O contexto da Verdade pode melhorar meu condicionamento, mental na hora da aplicação.

Todo obreiro no santo ministério de sua vocação.

*Precisa no mínimo ter: Três noções básicas para desenvolver maturidade cristã em sua Psique  (Mente).

1-Destruir falsos argumentos, em nome da verdade.
2-Destruir obstáculos, que impedem os incautos, o conhecimento de Deus, o Senhor da verdade absoluta.
3-Levar cativo todo entendimento á obediência de Cristo, a essência de nossa Verdade. 

*Coisas as quais devemos encher nossa mente

Tudo que é: Verdadeiro – Honesto – Justo – Puro – Amável – Boa Fama – Virtude - Louvor (Fp 4.8). É o que deve fazer parte de minha vida cristã e principalmente ministerial. Como promulgador detentor devidamente autorizado por Deus, da verdade.

3- Maturidade Social.

Objetivo: A maturidade social. esta ligado as experiências da vida em diversas áreas:  familiares, amigos, casamento, relacionamento com autoridades. Vizinhos, e muitos outros. Neste caso será preciso uma constante e acirrada vigilância, por que todos olham para você.
Enquanto alguns se espelham em você, outros querem vê falhas, erros para acusar. Então se preciso for, morra pela verdade, mais não traia seu conteúdo... Paulo Exemplifica: o amor à verdade do evangelho dizendo: Estou disposto a morrer por ela... (At 21.13). Cuidados com as influências.

4- Maturidade Espiritual.

Objetivo: Escolher hábitos, pensamentos e relacionamentos que o ajudarão na sua caminhada em direção á maturidade espiritual. Para nunca perder o foco da verdade.
  1. Leva ao conhecimento de Cristo, e este nos capacitará a assumir responsabilidades e desfrutar dos privilégios de uma vida cristão adulta.  
  2. Impede que sejamos influenciados ou levados de um lado para o outro, com se fôssemos crianças.
  3. Capacita-nos a receber os ensinamentos que o Espírito Santo tem para nós.
Conclusão: A verdade é o contexto que infere no Ser, propriedade, moral, retidão e senso de Justiça.
Logo: O fato de Jesus ser verdadeiro se corrobora com sua biografia nos quatro evangelistas, como já foi citado.
Eu escolhi a verdade. Ela me faz seguir mesmo em tempos de crise, acreditando no impossível.
Eu escolhi a verdade, logo não posso mentir, em nome Dele.
E você? Escolheu o que? Vem comigo: Seja um seguidor da verdade, Pregue a palavra da verdade, viva a verdade, caminhe na verdade, marque seu caminho nesta vida sob as rédeas da verdade. Aleluia.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.