LIVROS HISTÓRICO - 7º livro

O LIVRO DE ESDRAS

Introdução: O Livro de Esdras, dentro do conceito tradicional Judaico, é visto junto ao livro de Neemias como sendo um só livro (Versão Hebraica). Já na Vulgata Latina e em outras versões como o Árabe, por exemplo, é visto com o Primeiro livro de Esdras, e Neemias como o segundo livro. Já em uma versão Siríaca, é descrito como o Livro de Esdras o profeta.

Esdras em alguns fatos e relatos oriundo dessas obras em suas versões: é descrito como Sacerdote, e especialista da lei. Ele era filho do sumo sacerdote Seráias.
*Sim! Sua condição principal era ser sacerdote. Então sem dúvidas, este ministério fazia parte de sua vida. Mais um fato o destacava:

O que? Sim! O mesmo era versado na Lei Mosaica (Ed 7.1,610-12). Esdras será o Segundo homem a ser usado no Retorno a Pátria, trazendo consigo a segunda comitiva de ‘Judeus/Israelitas’, para casa.

I- O LIVRO DE ESDRAS.

O livro de Esdras junto ao de Neemias, narram, portanto, entre diversos fatos importantes: sendo o maior deles o regresso do povo do Exílio Babilônico.

Note isto: a semelhança entre estes dois livros e o fato da versão original os trata-lo como sendo um só livro.

1-      Ambos começaram em Babilônia e terminaram em Jerusalém.
2-      Ambos têm por centro o homem de Deus que o escreveu.
3-      Ambas as histórias começam com o decreto de um Rei da Pérsia.
4-      Ambos estão focados em construções. (Esdras o Templo). Neemias (os muros).
5-      Ambos narram: momentos cruciais de muita oração, contrição (humilhação) e confissões no Cap.9.
6-      E ambos terminam com a purificação do povo.

Porque estes dois relatos estão intrinsecamente ligados?

Sim! Alguém chegou a cogitar que Neemias veio primeiro que Esdras. Bom! Isto não se concretiza, ou seja, não é verídico. Esdras com certeza chegou primeiro em solo Pátrio.
                          
Sim! A ligação dos dois relatos nos leva a estudar os livros em conjunto. Assim é mais fácil compreender o período da história que envolve o retorno do povo para casa.

Note: É sabido que por ocasião do Exílio; o povo foi levado Cativo à babilônia em três períodos (605, 597 e 586 a.C). Sim! Da forma como foram levados, irão retornar, em três levas.

*Zorobabel encabeça a primeira,
*Esdras a Segunda,
*E Neemias a terceira.

O livro de Esdras pode ser divido em duas partes para uma compreensão melhor.

·         PRIMEIRA PARTE:

a)- O retorno dos Exilados (Cap.1).
Aqui ver-se o decreto de Ciro e a Liderança de Sezbazar na condução da primeira leva de Judeus ao solo Pátrio.
b)- A lista dos Exilados que voltaram conforme registra-se no... (Cap.2).
c)- A priori, reestabelecer o culto no templo, desta forma o mesmo teria que ser reerguido (Cap.3.1-13).
d)- A oposição dos inimigos diante da construção (Cap. 4.1-5).
e)- A Conclusão da construção do Templo (Cap.4.24-6.22).
* Observe o Cap 4 24 em diante vai declarar que a obra foi reiniciada. Por quê?
Como já mencionado foi: estava havendo oposição por parte dos Samaritanos e outros povos ao redor.
Outro fato importante é: A Prédica vai dizer que desde o primeiro dia começaram a obra da construção. Porém somente sete meses depois de estarem alocados literalmente em casa, é que começaram a reerguer o altar. (Cap.3.2).
No Cap. 5, é visto o senso motivado de Ageu e Zacarias.
Cap.6, a Obstrução ocasionada pelo governador dalém do Eufrates, Tatenai, vai Levar Dario a uma Intervenção, diante dos registros históricos que declarava a construção do templo como missão dada a Ciro (Cap.6.2-7).
Diante do decreto e de posso da documentação o povo volta à atividade da construção (Cap.6.9-18).
Finalmente com a conclusão do templo:
1-      O mesmo vai se dedicado a Deus.
2-      O povo vai finalmente Celebrar a páscoa. Que alias era bem propicia ao momento, pois mais uma vez Deus estava mostrando que Ele é sempre a Saída para situações complicadas. Amém!

·         SEGUNDA PARTE:

1-      Introdução: (Cap.7.1-10). Observe que o autor da prioridade ao retorno na primeira parte, só então na segunda vai mencionar quem vai esta Retornando.

A clareza dos fatos por si só mostram que Esza ben Sería (filho de Seraías), ou simplesmente Esdras, é quem esta voltando, e não Neemias.
2-      A autorização de Artaxexeres.
3-      A Doxologia de Esdras. (Na verdade uma linda declaração de quem estava confiante e ansioso para retornar, a casa Israelita/Judia... (Cap.7.27-28)).
4-      Sim! Agora Ele menciona a lista dos que voltaram com ele (Cap.8.1-14).
5-      Esdras acampando próximo ao Riacho de Aava, após revistar o povo percebe que não Haviam levitas. Como era isso? O sacerdote não era de linhagem Levitica? Sim! Ele próprio não era da casa de Levi? Sim! Que tipo de Levita ele estava procurando? Calma! Ele estava liderando, os sacerdotes eram responsáveis pelo povo. E os levitas (demais)? Sim! Deveriam estarem encarregados dos serviços auxiliares. Prévia: Tenho Liderança, mais se me falta trabalhadores, terei dificuldade para liderar as maças adversas. Tenho sacerdote, mais não tenho ajudadores, a obra terá dificuldade. Pense nisso.
6-      O Povo entra oração, jejuam para seguirem tendo uma boa viajem de volta para casa.
7-      O Erro do povo diante dos vizinhos, uma confissão de fidelidade, mostra que a aplicação de Esdras os motivara a se afastarem e quebrar alianças feitas com quem não estava no mesmo foco que eles. (Lição).
8-      Finalmente o Cap. 10 mostra o fim da Aliança com os inimigos e os culpados por fazerem, isto por Deus se afastaram de casamentos mistos (situação dolosa, mais a culpa disto era deles mesmos). Enfim! Essa é a visão do Livro de Esdras. Amém!

II- PORQUE A COMPREENSÃO DESSE RELATO É IMPORTANTE?

Acima vimos uma descrição sucinta de todo o livro, mais agora vamos tratar mais copiosamente sobre alguns dos relatos prévios visto. Amém!

A)- O RETORNO DOS EXILADOS (CAP.1).

Sim! Esdras foca seu relato em contar como se deu a Primeira Leva, voltando para casa sob a direção de Zorobabel.
*Se estão voltando alguém deu permissão. E quem foi o responsável?

*A data (mais ou menos exata disto foi), mediante o decreto de Ciro no ano 538 a.C.

*Quantidade de Ex- exilados voltando: 50.000 proeminentes Judeus, assim chamados por que, em sua maioria eram da casa de Judá.

Vamos melhorar isto:

*Em 539 a.C, Ciro Toma babilônia. 538 a.C, assina o tratado de liberdade do povo Judeu. E em 537 a.C. Temos uma (a primeira) comitiva  voltando, como já disse sob o comando de Zorobabel.

Com a missão principal de reconstruírem o Templo.

Lembrando que: A construção foi vista como uma ordem real de Ciro, uma vez que os anais da história Persa diziam que ele seria responsável por este ato em relação ao Deus Israelita.

Observação: A Obra do primeiro Templo foi magnânima, ou porque não dizer Farónica, cuja descrição e beleza não se igualavam em nada nesta terra.

*Tal obra tonou-se tão importante para o povo, que os mesmos começaram a exaltar a figura do templo quase como uma deidade. Apregoavam com esmero: Templo de Deus é este, ninguém poderá destruí-lo.

Bom! Seria uma verdade, se os mesmos fossem fieis e não maculassem sua santidade com maus exemplos e costumes estranhos; ao ponto em que Deus, fez o profeta Jeremias, se por as portas do mesmo, para apregoar contra os usos e abusos de todos, desde o simples Judeu, ao nobre sacerdote, todos envolto na mácula do pecado. (Cap.7).

Veja mais: Tal difamação foi catalogada por Ezequiel dentro do templo, câmaras ocultas descreviam os pecados adversos de sacerdotes desviados da Lei, fingindo santidade.

Sim! Por tamanha conta: Deus permite que o mesmo (Templo), caia nas mãos de Nabucodonosor e seja destruído. E durante o período de Setenta anos, o que restou da cidade eram ruínas assim como o templo, apelidado de Templo de Salomão.

*Sim! Agora o povo estava voltando para casa com uma missão: Reconstruir, o santo Templo. Na verdade, Construiriam um novo templo.

Por quê?

Sim! Jerusalém estava em Ruínas total. Muros derrubados, portas queimadas, os invasores vizinhos se achavam no direito de entrar e sair daquelas ruínas com liberdade. Os Remanescentes que ali ficaram não tinham como restaurar nada.
Só uma Observação: Esdras não menciona o retorno de Seu reforço Neemias. Mais vale lembrar que a liderança de cada um desses elementos foi importante para a história do povo.

Os livros dos dois podem estar mui ligados e serem muitos parecidos, porque é Neemias quem cita Esdras (Cap.8). E em um momento muito especial para a mudança

*Aqui ver-se uma nova razão por que Deus vai usar estes três Iminentes líderes. Sim! Como canais, Dele na restauração. 1- Do templo, 2- Da cidade, 3- Do povo.

*O que me chama a atenção nisto é que Deus mesmo, não estava ovacionando a construção do Templo. Não diretamente, tanto que deixou aos encargos de um monarca Caldeu.

*Pergunta: Por quê? Veja bem! Quem Ele usou para derrubar o orgulho do povo (o Templo de Salomão)? Um Caldeu (Nabucodonosor). Então o que vejo: Nada mais justo do que: um Caldeu reergue-lo! E Ciro foi o escolhido.

**Por esta razão você não vera Deus dizendo ao povo para construírem o templo. Deus, na verdade só deu o primeiro Templo ao Povo porque foi um desejo que nasceu no coração de Davi. O segundo: Ele deixou registrado nos anais Persa.
Por quê? Sim! Ele mesmo foi testemunha da queda espiritual do povo com um templo mega, ultra, super da conta de belo. Uma qualidade que não será vista no Segundo. Mais adiante falaremos com mais calma sobre isso.

Os três Eminentes Líderes.

A Missão de Sesbazar: O Templo. Nobre príncipe da linhagem Davidica.
A Missão de Esdras: O povo. Sacerdote e Escriba
A Missão de Neemias: A Cidade e os muros. Copeiro do Rei (Xerxes).

*Claro que dois outros não menos importantes heróis também estarão no período da Construção do templo (principalmente) para porta vosearem o Soberano Deus. São eles: Ageu e Zacarias.

*Como já foi dito: Sesbazar não recebe a missão de reerguer a cidade, até porque nem precisaria Deus manda, era uma questão obvia! Porém de posse da missão do Rei, o foco dele será dirigido ao templo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse Elemento destacado por Esdras.

III - O PRIMEIRO A VIR, FOI O PRÍNCIPE ZOROBABEL.

Zorobabel: [Nome de origem acadiana, cujo significado é:Semente (Descendente) de Babel”]. Por isso seu nome real é descrito: Sesbazar.

**Um fato que parecia ser comum aos Judeus se associarem aos nomes que os caldeus lhe davam.
Temos como exemplo. Daniel (chamado de Beltsazar), Ananias, (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abe Nego). Hadassa (Ester), Mardoqueu (Mordecai). Só pra constar.

Então com: A chegada destes em casa sob o comando de Sesbazar (Zorobabel cf Cap. 2 de Esdras). Iniciam os preparativos para a Edificação do templo. Porém só colocaram as mãos na obra no segundo ano de seu retorno.
Logo: a Edificação do Templo veio ter inicio no ano 536 a.C.
Observação: Por ser responsável pela reconstrução do templo. (esse mesmo templo, vai também ser chamado de templo de Zorobabel).
Importante: o Primeiro governador dos Judeus repatriados (Ag 2:2); era descendente do Rei Davi, e antepassado de Jesus Cristo; provavelmente era, na verdade, filho de Pedaías, mas legalmente reconhecido como filho de Sealtiel. (1ºCr 3:19).

Na Prévia foi visto que ele veio com a Missão de reerguer o Templo. Mais desde esse primeiro retorno até o Sétimo mês em casa estavam cuidando deles mesmos, e só reergueram o altar.

Acredito que a Chamada de Ageu Cap. 1 se deu aqui. Depois disto o povo vai focar na missão do templo. Em seguida iniciam a reconstrução do mesmo. Mais Houve oposição por parte dos Samaritanos e assim a obra foi embargada. (*Cap. 4).
Mais para motiva-los estavam lá: “Ageu E Zacarias”... (*Cap 5).
Sim! As motivações destes dois homens de Deus reergueram a moral do povo. Em seguida a intervenção de Dario vai consolidá-los.
Mais: tal contratempo levou o mesmo ser concluído no ano 516, ou seja, 20 anos depois de já estarem em casa (*Cap.6). Bom! Temos o templo de pé. Um povo sendo motivado por Deus, a enxergar além da mera aparência do templo.

Os anos se passam mais ainda lhes faltava uma coisa muito preciosa.

A restauração da Espiritualidade. Zorobabel, não era líder Religioso. O povo então vai continuar definhando Espiritualmente.  
É por causa dessa fragilidade Espiritual, que Josué sozinho não consegue da conta. Ou quem sabe sua preocupação era tanta em forma novos sacerdote que o povo acabava tendo dificuldade para viverem uma vida espiritual decente.
Então cerca de mais de Setenta anos depois vem à segunda leva de Cativos para casa. Conduzidas por um Líder Espiritual.

IV - O SEGUNDO LÍDER FOI ESDRAS.

Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא, abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador, Auxiliador). Esdras liderou o segundo grupo de retorno de Israelitas que estavam saindo de Babilônia em 457 a.C. .Além disso era: Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés), entendido na lei de Moisés. Seu nome é citado 30 vezes na Bíblia.

O foco agora vai centralizado neste homem. Obs: mais de setenta anos se passaram desde que viera a primeira leva de Judeus oriundos do cativeiro babilônico sob o comando de Zorobabel.
Agora eras a vez de Esdras conduzir uma segunda leva de cativos de volta para casa.

Como Escriba sacerdotal.  Tem dois focos sob seus ombro.

*Primeiro Educar o povo na Lei Mosaica.
*Segundo tratar da espiritualidade do povo.

É notório que a chegada de Esdras trouxe um grande despertar espiritual (Ed 9). O resultado foi um quebrantamento, que os fizeram mudar até de atitude diante dos erros cometidos na época de cativos. A convicção de Esdras se mostra: (Na verdade uma linda declaração de quem estava confiante e ansioso para retornar, a casa Israelita/Judia)... (Cap.7.27-28).

Esdras tem uma visão: Se o tempo da vinda de Sesbazar foi em 537 a.C, e Esdras chega em 457 a.C. Temos um tempo avassalador entre a vida do primeiro Líder, ante o segundo Líder aqui. Mais de 70 anos. Logo subtende-se que Talvez Sesbazar nem mais estivesse vivo. Supostamente O Sumo sacerdote Josué estava debilitado para manter o foco espiritual sobre a casa Judia/Israelita.

Isso vai torna a missão de Esdras mais eficaz, observe que o mesmo vai perceber falhas gravíssimas no povo. E sob a motivação de Deus, vai apregoar sermões confrontantes para que o povo se submeter a Deus... (cf Cap. 9,10).
Por esta razão Esdras estar mais focado em restaurar a Espiritualidade do povo. Ter o templo e não ter noção de busca era o mesmo que nada.

Claro que esta distancia temporal entre estes dois líderes, vai apenas deixar a cidade ainda mais destruída, do que já era. Como disse, não houve uma preocupação em restaurar a cidade nem seus muros, os vizinhos eram aliançados ao povo. Esdras combate esta falha. Mais a cidade ainda era um amontoada de ruínas.

Conclusão: Enquanto Esdras se encarrega de trazer o povo de volta ao altar da adoração: puros, santificados e obedientes a Lei. Deus prepara um homem que ainda estava vivendo sob as aterras Caldeias a serviços de Xerxes. Seu nome? Neemias! Suma: O livro de Esdras nos ensina que ainda que possamos oferecer ajuda, e levar espiritualidade, sempre haverá lugar para um construtor. Toda ajuda e sempre bem vida Amém!!!



Pastor José Francisco da Silva - Ministro da ADELV/ADEN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO