LIVROS HISTÓRICO - 7º livro
O LIVRO DE ESDRAS
Introdução: O Livro de
Esdras, dentro do conceito tradicional Judaico, é visto junto ao livro de
Neemias como sendo um só livro (Versão Hebraica). Já na Vulgata
Latina e em outras versões como o Árabe, por exemplo, é visto com o Primeiro
livro de Esdras, e Neemias como o segundo livro. Já em uma versão Siríaca, é
descrito como o Livro de Esdras o profeta.
Esdras em alguns fatos
e relatos oriundo dessas obras em suas versões: é descrito como Sacerdote, e
especialista da lei. Ele era filho do sumo sacerdote Seráias.
*Sim!
Sua condição principal era ser sacerdote. Então sem dúvidas, este ministério
fazia parte de sua vida. Mais um fato o destacava:
O que? Sim! O mesmo
era versado na Lei Mosaica (Ed
7.1,610-12). Esdras será o Segundo homem a ser usado no Retorno a Pátria,
trazendo consigo a segunda comitiva de ‘Judeus/Israelitas’, para casa.
I- O LIVRO DE
ESDRAS.
O
livro de Esdras junto ao de Neemias, narram, portanto, entre
diversos fatos importantes: sendo o maior deles o regresso do povo do Exílio Babilônico.
Note isto: a semelhança
entre estes dois livros e o fato da versão original os trata-lo como sendo um
só livro.
1-
Ambos começaram em Babilônia e
terminaram em Jerusalém.
2-
Ambos têm por centro o homem de
Deus que o escreveu.
3-
Ambas as histórias começam com o
decreto de um Rei da Pérsia.
4-
Ambos estão focados em
construções. (Esdras o Templo). Neemias (os muros).
5-
Ambos narram: momentos cruciais
de muita oração, contrição (humilhação) e confissões no Cap.9.
6-
E ambos terminam com a
purificação do povo.
Porque estes
dois relatos estão intrinsecamente ligados?
Sim!
Alguém chegou a cogitar que Neemias veio primeiro que Esdras. Bom! Isto não se
concretiza, ou seja, não é verídico. Esdras com certeza chegou primeiro em solo
Pátrio.
Sim!
A ligação dos dois relatos nos leva a estudar os livros em conjunto. Assim é
mais fácil compreender o período da história que envolve o retorno do povo para
casa.
Note: É sabido que
por ocasião do Exílio; o povo
foi levado Cativo à babilônia
em três períodos (605, 597 e 586 a.C). Sim! Da forma como foram levados, irão
retornar, em três levas.
*Zorobabel encabeça a primeira,
*Esdras a
Segunda,
*E Neemias a
terceira.
O livro de Esdras
pode ser divido em duas partes para uma compreensão melhor.
·
PRIMEIRA PARTE:
a)- O
retorno dos Exilados (Cap.1).
Aqui ver-se o
decreto de Ciro e a Liderança de Sezbazar na condução da primeira leva de
Judeus ao solo Pátrio.
b)- A
lista dos Exilados que voltaram conforme registra-se no... (Cap.2).
c)- A
priori, reestabelecer o culto no templo, desta forma o mesmo teria que ser
reerguido (Cap.3.1-13).
d)- A
oposição dos inimigos diante da construção (Cap. 4.1-5).
e)- A
Conclusão da construção do Templo (Cap.4.24-6.22).
* Observe o Cap
4 24 em diante vai declarar que a obra foi reiniciada. Por quê?
Como já mencionado foi: estava havendo oposição por parte dos Samaritanos
e outros povos ao redor.
Outro fato
importante é: A Prédica vai dizer que desde o primeiro dia começaram a obra da
construção. Porém somente sete meses depois de estarem alocados literalmente em
casa, é que começaram a reerguer o altar. (Cap.3.2).
No Cap. 5, é
visto o senso motivado de Ageu e Zacarias.
Cap.6, a
Obstrução ocasionada pelo governador dalém do Eufrates, Tatenai, vai Levar Dario
a uma Intervenção, diante dos registros históricos que declarava a construção
do templo como missão dada a Ciro (Cap.6.2-7).
Diante do
decreto e de posso da documentação o povo volta à atividade da construção
(Cap.6.9-18).
Finalmente com a
conclusão do templo:
1-
O mesmo vai se
dedicado a Deus.
2-
O povo vai
finalmente Celebrar a páscoa. Que alias era bem propicia ao momento, pois mais
uma vez Deus estava mostrando que Ele é sempre a Saída para situações
complicadas. Amém!
·
SEGUNDA PARTE:
1-
Introdução:
(Cap.7.1-10). Observe que o autor da prioridade ao retorno na primeira parte,
só então na segunda vai mencionar quem vai esta Retornando.
A clareza dos
fatos por si só mostram que Esza ben Sería (filho de Seraías), ou simplesmente
Esdras, é quem esta voltando, e não Neemias.
2-
A autorização de Artaxexeres.
3-
A Doxologia de Esdras. (Na verdade uma linda declaração de quem estava
confiante e ansioso para retornar, a casa Israelita/Judia... (Cap.7.27-28)).
4-
Sim!
Agora Ele menciona a lista dos que voltaram com ele (Cap.8.1-14).
5- Esdras acampando próximo ao Riacho de Aava, após
revistar o povo percebe que não Haviam levitas. Como era isso? O sacerdote não
era de linhagem Levitica? Sim! Ele próprio não era da casa de Levi? Sim! Que
tipo de Levita ele estava procurando? Calma! Ele estava liderando, os
sacerdotes eram responsáveis pelo povo. E os levitas (demais)? Sim! Deveriam
estarem encarregados dos serviços auxiliares. Prévia: Tenho Liderança, mais se me falta
trabalhadores, terei dificuldade para liderar as maças adversas. Tenho
sacerdote, mais não tenho ajudadores, a obra terá dificuldade. Pense nisso.
6- O Povo entra oração, jejuam para seguirem tendo uma
boa viajem de volta para casa.
7- O Erro do povo diante dos vizinhos, uma confissão de
fidelidade, mostra que a aplicação de Esdras os motivara a se afastarem e
quebrar alianças feitas com quem não estava no mesmo foco que eles. (Lição).
8- Finalmente o Cap.
10 mostra o fim da Aliança com os inimigos e os culpados por fazerem, isto por
Deus se afastaram de casamentos mistos (situação dolosa, mais a culpa disto era
deles mesmos). Enfim! Essa é a visão do Livro de Esdras. Amém!
II- PORQUE A COMPREENSÃO DESSE RELATO É
IMPORTANTE?
Acima vimos uma descrição sucinta
de todo o livro, mais agora vamos tratar mais copiosamente sobre alguns dos
relatos prévios visto. Amém!
A)- O RETORNO
DOS EXILADOS (CAP.1).
Sim!
Esdras foca seu relato em contar como se deu a Primeira Leva, voltando para
casa sob a direção de Zorobabel.
*Se estão voltando alguém deu permissão. E quem foi
o responsável?
*A data (mais ou
menos exata disto foi), mediante o decreto de Ciro no ano 538 a.C.
*Quantidade de Ex- exilados voltando:
50.000 proeminentes Judeus, assim chamados por que, em sua maioria eram da casa
de Judá.
Vamos melhorar
isto:
*Em
539 a.C, Ciro Toma babilônia. 538 a.C, assina o tratado de liberdade do povo
Judeu. E em 537 a.C. Temos uma (a primeira) comitiva voltando, como já disse sob o comando de
Zorobabel.
Com a missão
principal de reconstruírem o Templo.
Lembrando que: A construção
foi vista como uma ordem real de Ciro, uma vez que os anais da história Persa
diziam que ele seria responsável por este ato em relação ao Deus Israelita.
Observação: A Obra do
primeiro Templo foi magnânima, ou porque não dizer Farónica, cuja descrição e
beleza não se igualavam em nada nesta terra.
*Tal
obra tonou-se tão importante para o povo, que os mesmos começaram a exaltar a
figura do templo quase como uma deidade.
Apregoavam com esmero: Templo de
Deus é este, ninguém poderá destruí-lo.
Bom!
Seria uma verdade, se os mesmos fossem fieis e não maculassem sua santidade com
maus exemplos e costumes estranhos; ao ponto em que Deus, fez o profeta
Jeremias, se por as portas do mesmo, para apregoar contra os usos e abusos de
todos, desde o simples Judeu, ao nobre sacerdote, todos envolto na mácula do
pecado. (Cap.7).
Veja mais: Tal difamação foi catalogada por
Ezequiel dentro do templo, câmaras ocultas descreviam os pecados adversos de
sacerdotes desviados da Lei, fingindo santidade.
Sim! Por tamanha
conta:
Deus permite que o mesmo (Templo),
caia nas mãos de Nabucodonosor e seja destruído. E durante o período de Setenta
anos, o que restou da cidade eram ruínas assim como o templo, apelidado de Templo de Salomão.
*Sim!
Agora o povo estava voltando para casa com uma missão: Reconstruir, o santo
Templo. Na verdade, Construiriam um novo templo.
Por quê?
Sim!
Jerusalém estava em Ruínas total. Muros derrubados, portas queimadas, os
invasores vizinhos se achavam no direito de entrar e sair daquelas ruínas com
liberdade. Os Remanescentes que ali ficaram não tinham como restaurar nada.
Só uma Observação: Esdras não
menciona o retorno de Seu reforço
Neemias. Mais vale lembrar que a liderança de cada um desses elementos foi
importante para a história do povo.
Os
livros dos dois podem estar mui ligados e serem muitos parecidos, porque é
Neemias quem cita Esdras (Cap.8). E em um momento muito especial para a mudança
*Aqui
ver-se uma nova razão por que Deus vai usar estes três Iminentes líderes. Sim!
Como canais, Dele na restauração. 1- Do templo, 2- Da cidade, 3- Do povo.
*O
que me chama a atenção nisto é que Deus mesmo, não estava ovacionando a
construção do Templo. Não diretamente, tanto que deixou aos encargos de um monarca
Caldeu.
*Pergunta: Por quê? Veja bem! Quem Ele usou para
derrubar o orgulho do povo (o Templo de Salomão)? Um Caldeu (Nabucodonosor). Então o que vejo: Nada mais justo do
que: um Caldeu reergue-lo! E Ciro
foi o escolhido.
**Por
esta razão você não vera Deus dizendo ao povo para construírem o templo. Deus,
na verdade só deu o primeiro Templo ao Povo porque foi um desejo que nasceu no
coração de Davi. O segundo: Ele deixou registrado nos anais Persa.
Por
quê? Sim! Ele mesmo foi testemunha da queda espiritual do povo com um templo
mega, ultra, super da conta de belo. Uma qualidade que não será vista no
Segundo. Mais
adiante falaremos com mais calma sobre isso.
Os três
Eminentes Líderes.
A
Missão de Sesbazar: O
Templo. Nobre príncipe da linhagem Davidica.
A
Missão de Esdras: O
povo.
Sacerdote e Escriba
A Missão de Neemias: A Cidade e os muros. Copeiro do Rei (Xerxes).
*Claro
que dois
outros não menos importantes heróis
também estarão no período da Construção do templo (principalmente) para porta
vosearem o Soberano Deus. São eles: Ageu e Zacarias.
*Como já foi
dito:
Sesbazar não recebe a missão de reerguer a cidade, até porque nem precisaria
Deus manda, era uma questão obvia! Porém de posse da missão do Rei, o foco dele
será dirigido ao templo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse
Elemento destacado por Esdras.
III - O PRIMEIRO
A VIR, FOI O PRÍNCIPE ZOROBABEL.
Zorobabel: [Nome de origem acadiana, cujo significado é:
“Semente (Descendente) de Babel”]. Por
isso seu nome real é descrito: Sesbazar.
**Um fato que parecia ser comum
aos Judeus se associarem aos nomes que os caldeus lhe davam.
Temos como exemplo. Daniel (chamado de Beltsazar), Ananias, (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abe Nego). Hadassa
(Ester), Mardoqueu (Mordecai). Só pra
constar.
Então com: A chegada
destes em casa sob o comando de Sesbazar (Zorobabel cf Cap. 2 de Esdras).
Iniciam os preparativos para a Edificação do templo. Porém só colocaram as mãos
na obra no segundo ano de seu retorno.
Logo: a Edificação do
Templo veio ter inicio no ano 536 a.C.
Observação: Por ser
responsável pela reconstrução do templo.
(esse mesmo templo, vai também ser chamado de templo de Zorobabel).
Importante: o Primeiro
governador dos Judeus repatriados (Ag 2:2); era descendente do Rei Davi, e
antepassado de Jesus Cristo; provavelmente era, na verdade, filho de Pedaías,
mas legalmente reconhecido como filho de Sealtiel. (1ºCr 3:19).
Na
Prévia foi visto que ele veio com a Missão de reerguer o Templo. Mais desde
esse primeiro retorno até o Sétimo mês em casa estavam cuidando deles mesmos, e
só reergueram o altar.
Acredito
que a Chamada de Ageu Cap. 1 se deu aqui. Depois disto o povo vai focar na
missão do templo. Em seguida iniciam a reconstrução do mesmo. Mais Houve
oposição por parte dos Samaritanos e assim a obra foi embargada. (*Cap. 4).
Mais para
motiva-los estavam lá: “Ageu E Zacarias”... (*Cap 5).
Sim!
As motivações destes dois homens de Deus reergueram a moral do povo. Em seguida
a intervenção de Dario vai consolidá-los.
Mais: tal contratempo
levou o mesmo ser concluído no ano 516, ou seja, 20 anos depois de já estarem
em casa (*Cap.6). Bom! Temos o templo de pé. Um povo sendo motivado por Deus, a
enxergar além da mera aparência do templo.
Os anos se
passam mais ainda lhes faltava uma coisa muito preciosa.
A
restauração da Espiritualidade. Zorobabel, não era líder Religioso. O povo
então vai continuar definhando Espiritualmente.
É
por causa dessa fragilidade Espiritual, que Josué sozinho não consegue da
conta. Ou quem sabe sua preocupação era tanta em forma novos sacerdote que o
povo acabava tendo dificuldade para viverem uma vida espiritual decente.
Então
cerca de mais de Setenta anos depois vem à segunda leva de Cativos para casa. Conduzidas
por um Líder Espiritual.
IV - O SEGUNDO
LÍDER FOI ESDRAS.
Esdras
(do hebraico Ezra עֶזְרָא, abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador,
Auxiliador). Esdras liderou o segundo grupo de retorno de Israelitas que
estavam saindo de Babilônia em 457 a.C. .Além disso era: Descendente de Arão, o
primeiro Sumo Sacerdote de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés),
entendido na lei de Moisés. Seu nome é citado 30 vezes na Bíblia.
O
foco agora vai centralizado neste homem. Obs:
mais de setenta anos se passaram desde que viera a primeira leva de Judeus
oriundos do cativeiro babilônico sob o comando de Zorobabel.
Agora
eras a vez de Esdras conduzir uma segunda leva de cativos de volta para casa.
Como Escriba
sacerdotal. Tem dois focos sob seus
ombro.
*Primeiro Educar o povo na Lei Mosaica.
*Segundo tratar
da espiritualidade do povo.
É
notório que a chegada de Esdras trouxe um grande despertar espiritual (Ed 9). O
resultado foi um quebrantamento, que os fizeram mudar até de atitude diante dos
erros cometidos na época de cativos. A convicção de Esdras se mostra: (Na verdade uma linda declaração de quem estava
confiante e ansioso para retornar, a casa Israelita/Judia)... (Cap.7.27-28).
Esdras tem uma
visão: Se o tempo da
vinda de Sesbazar foi em 537 a.C, e Esdras chega em 457 a.C. Temos um tempo
avassalador entre a vida do primeiro Líder, ante o segundo Líder aqui. Mais de
70 anos. Logo subtende-se que Talvez Sesbazar nem mais estivesse vivo. Supostamente
O Sumo sacerdote Josué estava debilitado para manter o foco espiritual sobre a
casa Judia/Israelita.
Isso
vai torna a missão de Esdras mais eficaz, observe que o mesmo vai perceber falhas
gravíssimas no povo. E sob a motivação de Deus, vai apregoar sermões confrontantes
para que o povo se submeter a Deus... (cf Cap. 9,10).
Por
esta razão Esdras estar mais focado em restaurar a Espiritualidade do povo. Ter
o templo e não ter noção de busca era o mesmo que nada.
Claro
que esta distancia temporal entre estes dois líderes, vai apenas deixar a
cidade ainda mais destruída, do que já era. Como disse, não houve uma
preocupação em restaurar a cidade nem seus muros, os vizinhos eram aliançados
ao povo. Esdras combate esta falha. Mais a cidade ainda era um amontoada de
ruínas.
Conclusão:
Enquanto
Esdras se encarrega de trazer o povo de volta ao altar da adoração: puros,
santificados e obedientes a Lei. Deus prepara um homem que ainda estava vivendo
sob as aterras Caldeias a serviços de Xerxes. Seu nome? Neemias! Suma: O livro
de Esdras nos ensina que ainda que possamos oferecer ajuda, e levar
espiritualidade, sempre haverá lugar para um construtor. Toda ajuda e sempre
bem vida Amém!!!
Pastor
José Francisco da Silva - Ministro da ADELV/ADEN.
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