MORDOMIA LIDERANÇA E ÉTICA.


CURSO DE ORIENTAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE OBREIROS.

Texto: Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem do se envergonhar, e que saiba manejar bem a palavra da verdade. (2ª Tm 2.16):

Reflexão: “De todas as missões que há no mundo, a do obreiro é a mais difícil e, ao mesmo tempo, a mais gloriosa”. Paulo define isto como: “Um bom combate, onde ele teve o prazer de estar combatendo”!

INTRODUÇÃO:

    Nesta aula estaremos abordando temas tais quais: A MORDOMIA CRISTÃ. LIDERANÇA E ÉTICA.
  
O NOSSO PRIMEIRO CONTATO É COM: CONCEITO BÍBLICO DA MORDOMIA:
Sim o papel da mordomia de início: “É o reconhecimento que Deus é o Senhor “dono” de tudo, e nos constituiu para sermos seus servos administradores da vida e possessões, administrando-as mesmas de acordo com a vontade do próprio Deus”.

1.      O CHAMADO DO OBREIRO.

*Toda chamada deveria se exclusiva e única somente realizada por DEUS. Mais no decorrer desta prévia descobriremos que a mesma (chamada), às vezes acontecem, também por vontades humanas. E sem o aval de Deus.

Porém Entendamos que: 
1º- Para se falar de chamada (ministerial inclusive), antes é preciso informar ao candidato que, todo obreiro está inserido no papel da Mordomia cristã. Isto incluir o oficio de ser servo e servi sem esperar ser servido.

2º- Recebemos uma missão, e o Mestre das escolhas, quer nos vê, executando a missão quando ele voltar. Não estou falando dos homens estou falando de Deus. Amém!

Mas o que é mordomia cristã?

Sim! A palavra: “mordomia”, advém da expressão latina: “Major Domus”. cuja definição é: Major sig. Principal e Domus sig Casa
*Assim sendo, mordomo é o principal administrador da casa do seu senhor. 
Obs: Da mesma forma ao sermos comparados a Mordomos de Deus. Significa logico, que este papel esta inserido em nossa obra (trabalho) executado na casa do Senhor, sob nossa supervisão. Visando sempre o Zelo, o cuidado em deixar tudo de acordo com a vontade do Senhor.

Sim! desta forma: Mordomia no geral significa administração (Lc 16.2). Pra validar nossa prévia vamos assistir o papel de dois exemplos de grandes mordomos na Bíblia: 
1- O primeiro exemplo de fidelidade na Mordomia vem de Eliézer servo de Abraão, que sob juramento vai buscar a prometida de Isaque. (Gn 24.2). 
2- O Outro modelo clássico de mordomia vem de José (Gn 39.4-6). Antes da infeliz atitude da esposa de seu senhor Potifar, te-lo assediado. José fazia a casa de Potifar vivenciar as bençãos de Deus, em tudo o que fazia ou tocava. ao ponto de Potifar se espantar com tanta singularidade.

Note isto: Sim! estes dois foram servos de homens e representaram bem, agora imagine Jesus, nos ensinando a sermos servos e mordomos das coisas de Deus, como ele o foi e fez.
Entenda Jesus foi o mais ilustre Diácono que pisou nesta terra.

Diácono? Calma! Já explico: O termo Mordomia, parafraseia o papel que o mordomo (servo) recebe sob suas responsabilidades. Assim sendo: O termo está associado à expressiva grega também, Diakoneim que significa: serviço, e diakoneo que além de servir é também ministrar. Jesus veio para servir e ministrar a vontade soberana de Deus.

Assim sendo o papel do mordomo é justamente este. O termo diácono é apenas uma forma clássica de tratar aqueles que alem de servirem eram recepcionistas e quem despediam o povo, sempre com um bom sorriso e uma saudação de: Vai em paz e volte sempre!  

A mordomia diaconal.

O DIACONATO (1ª Tm 3:8-13) “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”  (1ª Tm 3:13).

É importante ao Obreiro saber que: independente de seu cargo; que sua chamada deu-se por vontade Divina, e como tal, o mesmo precisa entender, que todo investimento em seu desenvolvimento, ainda será pouco diante do que Deus, tem realmente proporcionado para sua vida particular.

E observe: Quando Deus chama o homem, Ele não o consulta a ninguém, nem precisa porque, Ele é soberano.

Ele conhece plenamente o homem e o coração do mesmo. Arão foi chamado a distância, sem saber disso.  Veja: Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
(Êx 4:14-16).

Veja como foi: Moisés estava em Midiã:
* E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. (Êx 3:1).
Obs: E Arão estava no Egito, quando Deus falou no deserto com Moisés.

*Então se descobre que a chamada é independe de nossa vontade... vide: Am 7: 14,15. Depende sim da vontade soberana Dele. Uma vez que somos seus servos, logo estamos debaixo de sua autoridade e soberania. E, portanto cumpram-se me nós sua vontade. Principalmente quando somos seus obreiros.

Primeiro ato: tenha convicção de sua chamada. O obreiro tem cinco responsabilidades indispensáveis nesta vida que são:

Com Deus. 
2º Com o Trabalho, (1ª Pe 2:18 e Cl 3:22-23).
3º Família, (1ª Tm 3:2-5, Tt 1:6).
4º Igreja, (1ª Tm 3:2, Tt 2:7-9).
5º Consigo Mesmo. Com muito calma veremos isto mais adiante.

Observe isto: *Toda chama deveria se exclusiva e única, somente de DEUS. Mais aqui quero parafrasear pelo menos três formas como a chamada ocorre, o que nem sempre quer dizer que tenha a aprovação de Deus.

2. AS TRÊS CHAMADAS

1ª – A Chamada Divina: é Deus quem chama, Ele o faz de modo inconfundível.
Nesta condição Deus, não chama só quem já esta pronto.

Veja porque:

*Moisés, não se achava pronto,
*Isaías, não se achava pronto,
*Jeremias, Também não se achava pronto.
*Jonas até estava pronto, mas se recusou a ir.

-Independente de estar ou não pronto, a chamada de Deus é sempre convicta. Separa-me a Paulo e a Barnabé... (At 13.1-3).

2ª- A Chamada humana: – utilizando uma verbalização comum e corriqueira, esta é do tipo: “vem pra cá”, um simples convite humano, sem Deus, ter qualquer participação no caso. (claro que Deus, também pode chamar através de uma pessoa).

Porém quando quer fazê-lo por meio de Alguém ele mesmo diz: Deus Notificou a Moisés o chamado de Arão. Deixou sua preferência clara ao colocar Josué ao lado de Moisés. Sim! Deus pode e vai usar pessoas para notificar suas escolhas. O que é bem comum hoje em dia. Como já disse: antes disso ocorrer ele sempre vai usar alguém para confirmar essa chamada.

Mais uma Observação se faz importante aqui: ‘Não podemos chamar por amizade, parentesco ou coisa qualquer, porque nem sempre é a vontade de Deus’.
Veja por que: Quando o próprio homem chama outro, ele só vê o lado externo do candidato. Exemplo: o homem pode se enganar, vejamos o caso de Samuel que quase ungiu Eliabe por si próprio (quando o homem de Deus era Davi, 1º Sm 16: 6). Deus advertiu a Samuel, dizendo-lhe: “O homem vê o que está diante dos seus olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1º Sm 16:7).
     O exemplo de Abraão e Ló.
Abraão foi, de fato, chamado por Deus (Gn 12: 1). Deus lhe deu um proposito e uma missão. Obediência sem questionar, apenas usando a fé para ser conduzido ao centro da vontade quem o chamou.
     Posso falar aqui também de Isaías. (Cap 6.8).

O exemplo de Ló: Sim! Ló simplesmente foi com seu tio uma vez que este para ele (Abrão) era como se fosse um filho literalmente. (Gn 12:4).
Obs: Há Obreiro nessa situação: apenas seguindo alguém, sem terem qualquer chamada divina individual. Más hoje ou amanhã os tais desistirão do ministério.
Note: que no caso de ló o mesmo foi chamado por seu Tio. Logo aprende-se que a chamada humana , não se compara a de Deus.
3ª A chamada própria: - A pessoa que se oferece, sem Deus ter qualquer participação no caso. Alguns tendem ir mais além, se fazem obreiros, ou buscam consagrações alheias em fundos de quintais. E saem como se fossem os donos da verdade.

2.      O OBREIRO E A OBRA

O obreiro para fazer parte da chamada com a devida honra, dever entender alguns fatores:

2.1.   O aperfeiçoamento (o tempo de Deus e o preparo de Deus)
2.2.   A posição do obreiro (o seu lugar no reino)
2.3.   Responsabilize-se. (é o primeiro passo em direção a uma liderança pessoal respeitada).
2.4.   Comprometimento. (com Deus, com a Família e com a obra).
2.5.   A obra necessita de muitos obreiros (Mt 9.37,38).
2.6.   Seja melhor a cada dia (excelência)
2.7.   Seja exemplo. (muitos te observam e querem se iguais a você).
2.8.   Deixe um legado (eficácia).

3.      O OBREIRO E SEU LÍDER

3.1.   Alivie a carga de seu líder (At 6.2-4). AJUDE-O.
3.2.   Esteja preparado toda vez que seu líder precisar. NÃO SE OMITA.
3.3.   Esteja disposto a fazer o que os outros não se dispõem a fazer.
3.4.   Não usurpe sua liderança.

4.      O OBREIRO E AS PESSOAS

4.1.   Seja servo.
4.2.   Invista em relacionamentos e nas pessoas.
4.3.   Amplie seu círculo de relações.
4.4.   Não finja ser perfeito.
4.5.   Seja exemplo para elas.

5.      O OBREIRO E OS OUTROS OBREIROS

5.1.   Complementar seus colegas é mais importante que competir com eles.
5.2.   Seja um amigo.
5.3.   Evite a política eclesiástica (2º Sm 15.3-6; Gl 2.11-13).
5.4.   Seja exemplo no meio deles.

6.      A VIDA PESSOAL DO OBREIRO

6.1.   O caráter.
6.2.   Não se envergonha de sua conduta, pois dar bom testemunho: É UMA REGRA BÁSICA DO CRISTIANISMO. (1ª Tm 3.7; 3º Jo 1.12;  At 16.1,2; 22.12).
6.3.   O cuidado do obreiro, consigo mesmo. Inclui uma série de fatores. Desde a saúde, ao asseio pessoal e a vida como cristão.
6.4.   A família. O maior patrimônio.
6.5.   A oração. Uma meta de todas as horas.
6.6.   A comunhão com Deus. Uma dedicação constante.
6.7.   Seja exemplo dentro de casa.

7.      O OBREIRO APROVADO 2ª TM 2.15

7.1.   Maneja bem a palavra (Mt 13.52; Hb 5.12-14; Ec 12.9; Cl 3.16).
A bíblia é a ferramenta do obreiro; ele precisa saber utilizá-la nas mais diferentes situações.
7.2.   Não se embaraça (2ª Tm 2.4-7; Hb 12.1,2).
7.3.   Não despreze o dom que há nele (1ªTm 4.14; 2ª Tm 1.6; Rm1.11; 12.6-8; Hb 2.4; 1ª Pe 4.10).
7.4.   Cumpre o ministério (2ª Tm 4.5).

8.      PERIGOS E TENTAÇÕES DO OBREIRO (1TM 4:16; AT 20: 28ª).

8.1.   É preciso cuidado e vigilância com a: POPULARIDADE (1º Ts 2: 6) - saiba como manusear o sucesso! A popularidade é o engodo, a ilusão da juventude sem DEUS.
8.2.   BAJULAÇÃO (1º Ts 2: 5) - é o servilismo, a lisonja, a adulação.
8.3.   AMBIÇÃO POR POSIÇÃO (3º João. v.9)
8.4.   Relacionamento inconveniente com o sexo oposto (Pv 31: 1; Ne 13: 26).
8.5.   Imaturidade de todas as formas (1º Tm 3: 6; Ec 10: 16). Mas há também na maturidade (1º Rs 13: 11).
8.6.   Rebeldia do obreiro contra DEUS (Ez 2: 8;1Rs 13: 26; Jr 20: 7-9).
8.7.   Descuido com a saúde (3º João vers. 2).
8.8.   Considerar atentamente as seguintes passagens: (Mt 24: 25-46; 25: 14; 1ª Co 3: 10-15; Hb 13:17; 1ª Pe 5: 1-4).

9.      CAUSAS DE MAUS OBREIROS:

9.1.   Não tem chamada divina. Mais querem os púlpitos.
9.2.   Não tem direção divina. Mas querem liderar.
9.3.   Separados para o trabalho antes do tempo. Obreiros prematuros, problemas a vista.
9.4.   Imaturidade espiritual crônica: Nunca se desenvolveram. Nunca amadureceram. Nunca crescem.
9.5.   Trabalham somente com a capa dos outros. Síndrome de  Geasi (2º Rs 2:13; 4: 29).
9.6.   Admitidos no ministério com defeitos morais e espirituais. (Ver:  Lv 21: 16, 17).

10.  A BANALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO

10.1.                   Falta de comprometimento com Deus e com sua Palavra.

10.1.1. Esaú (Gn 25.29-34; Hb 12.16,17). Não liga pra chamada, se vende por qualquer moeda, ganha quem lhe fizer a melhor oferta. OBREIRO interesseiro.
10.1.2. Nadabe e Abiú (Lv 10). Querem mostrar o que não são. Filho de sacerdote não é sacerdote. Deus abomina fogo estranho.
10.1.3. Sansão (Jz 14.8,9; Nm 6.6). Tem chamada mais é obstinado, tem unção, mas é descuidado. Tem força, mais fraco. Tanta falta de descuido ocasiona fatalidades.
10.1.4. Saul (1º Sm 13.8-13; 15.10-23). Escolhido por aclamação do povo, até admitido por DEUS, se não vigiar, poderá se tornar um fracasso.
10.1.5. Os principais sacerdotes  (Mt 27.3-5). Nesta época Jesus se depara com homens corrompidos pelo sistema. Queriam vê-lo morto.
*Muito cuidado com os tais.
10.2.                   Interesse pessoal (Fp 2.21).
O que pode ocorrer com obreiros que seguem esta regra? Vejamos:

10.2.1. -Ló acabou em Sodoma (Gn 13.10-13).
10.2.2. -A rebelião de Coré (Nm 16).
10.2.3. -Geazi ficou leproso (2º Rs 5.19-27).
10.2.4. -Demas desamparou Paulo (2ª Tm 4.10). Até onde leva o interesse pessoal na vida de uma pessoa? A distancia-se das verdades sagradas.

10.3.                   Os mercenários  (Jo 10.12,13; Is 56.10-12; Jr 23.2; 50.6; Ez 34.2,3).
Tema bem atípico: Esta corja não difere muitos dos interesseiros por que no final são todos farinha do mesmo saco. Sim! Os mercenários, são um pouco mais mesquinhos, se puderem arrancam tudo, destroçam e causavam arruaças.

*Antes de escolher um obreiro o observe bastante, pesquise sua vida sua conduta sem que ele saiba. Seja sigiloso em tudo o que ele fala, fizer, se comportar. Enfim.
  
Exemplos de obreiros mercenários:

     10.3.1. Balaão (Nm 22.5-7; Ap 2.14).
     10.3.2. Judas (Jd 11).
   11.  O OBREIRO E A LIDERANÇA CRISTÃ.
12.            
   1-    O Líder e o Gerenciamento Pessoal. Cuidando de si mesmo.
    2-      O Líder E O Seu Relacionamento Com A Igreja. A Igreja do Senhor é composta de: DIVERSAS CABEÇAS pensantes e pulsantes possuem: DIVERGENTES FORMAS, de ações, os mesmos ainda possuem comportamentos adversos.UM PRINCIPIO DE RESPONSABILIDADE IMPAR.
3-       A IGREJA ESTÁ ASSOCIADA AOS DOMÍNIOS divinos. PORTANTO LIDERAR UMA IGREJA REQUER DO LÍDER-PASTOR, MUITA DILIGÊNCIA. DEDICAÇÃO, AMOR E OBEDIÊNCIA AO VERDADEIRO SENHOR DA IGREJA – JESUS.
4-      O Líder E A Ética Cristã.
5-       A ÉTICA É O PADRÃO. O PADRÃO ESTABELECE REGRAS E MORALIZA.
6-       QUANDO SE POSSUI MORAL. EXISTEM:  REGRAS E LEIS. O LÍDERANÇA DEVE ESTAR PAUTADA, ASSEGURADA SOBRE ESTE PADRÃO DIANTE DA IGREJA DO SENHOR.
Conclusão: mordomo cuida, zela e administra.
O líder segue padrões.
E a ética faz parte de sua conduta vida e testemunho diante da igreja, da sociedade e de sua própria família. Seja um exemplo. Jesus é sempre o foco.

 















CORTESIA DO IBADEN E DO IBADELV: Pr. Josué Augusto da Silva e Pastor José Francisco.

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