MORDOMIA LIDERANÇA E ÉTICA.
CURSO DE ORIENTAÇÃO E
APERFEIÇOAMENTO DE OBREIROS.
Texto: Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não
tem do se envergonhar, e que saiba manejar bem a palavra da verdade. (2ª Tm 2.16):
Reflexão: “De
todas as missões que há no mundo, a do obreiro é a mais difícil e, ao mesmo
tempo, a mais gloriosa”. Paulo define isto como: “Um bom combate, onde ele teve
o prazer de estar combatendo”!
INTRODUÇÃO:
Nesta aula estaremos abordando temas tais quais: A MORDOMIA CRISTÃ.
LIDERANÇA E ÉTICA.
O NOSSO PRIMEIRO CONTATO É COM: CONCEITO BÍBLICO DA MORDOMIA:
Sim o papel da mordomia de início:
“É o reconhecimento que Deus é o Senhor “dono” de tudo, e nos constituiu para sermos seus servos administradores da vida e possessões, administrando-as
mesmas de acordo com a vontade do próprio Deus”.
1.
O CHAMADO DO OBREIRO.
*Toda chamada deveria se exclusiva e
única somente realizada por DEUS. Mais no decorrer desta prévia descobriremos que a mesma (chamada), às vezes
acontecem, também por vontades humanas. E sem o aval de Deus.
Porém Entendamos que:
1º- Para se falar de chamada (ministerial inclusive), antes é
preciso informar ao candidato que, todo obreiro está inserido no papel da Mordomia cristã. Isto incluir o oficio de ser servo e servi sem esperar ser servido.
2º- Recebemos uma missão, e o Mestre
das escolhas, quer nos vê, executando a missão quando ele voltar. Não estou falando dos homens estou falando de Deus. Amém!
Mas o que é mordomia cristã?
Sim! A palavra: “mordomia”, advém da expressão latina: “Major Domus”. cuja definição é: Major sig. Principal e Domus sig Casa.
*Assim sendo, mordomo é o principal administrador da casa do seu senhor.
Obs: Da mesma forma ao sermos comparados a Mordomos de Deus. Significa logico, que este papel esta inserido em nossa obra (trabalho) executado na casa do Senhor, sob nossa supervisão. Visando sempre o Zelo, o cuidado em deixar tudo de acordo com a vontade do Senhor.
Sim! desta forma: Mordomia no geral significa administração (Lc 16.2). Pra validar nossa prévia vamos assistir o papel de dois exemplos de grandes mordomos na Bíblia:
1- O primeiro exemplo de fidelidade na Mordomia vem de Eliézer servo de Abraão, que sob juramento vai buscar a prometida de Isaque. (Gn 24.2).
2- O Outro modelo clássico de mordomia vem de José (Gn 39.4-6). Antes da infeliz atitude da esposa de seu senhor Potifar, te-lo assediado. José fazia a casa de Potifar vivenciar as bençãos de Deus, em tudo o que fazia ou tocava. ao ponto de Potifar se espantar com tanta singularidade.
Note isto: Sim! estes dois foram servos de homens e representaram bem, agora imagine Jesus, nos ensinando a sermos servos e mordomos das coisas de Deus, como ele o foi e fez.
Entenda Jesus foi o mais ilustre Diácono que pisou nesta terra.
Diácono? Calma! Já explico: O termo Mordomia, parafraseia o papel que o
mordomo (servo) recebe sob suas responsabilidades. Assim sendo: O termo está associado à
expressiva grega também, Diakoneim que significa: serviço, e diakoneo que além de servir é também ministrar. Jesus veio para servir e ministrar a vontade soberana de Deus.
Assim sendo o papel do mordomo é justamente este. O termo diácono é apenas uma forma clássica de tratar aqueles que alem de servirem eram recepcionistas e quem despediam o povo, sempre com um bom sorriso e uma saudação de: Vai em paz e volte sempre!
A mordomia diaconal.
O DIACONATO (1ª Tm 3:8-13) “Porque os que servirem bem como
diáconos adquirirão para si uma posição e muita confiança na fé que há em
Cristo Jesus” (1ª Tm 3:13).
É importante ao Obreiro saber que: independente de seu cargo; que sua chamada deu-se por vontade Divina, e
como tal, o mesmo precisa entender, que todo investimento em seu
desenvolvimento, ainda será pouco diante do que Deus, tem realmente
proporcionado para sua vida particular.
E observe: Quando Deus chama o homem, Ele não o consulta a ninguém,
nem precisa porque, Ele é soberano.
Ele conhece plenamente o homem e o
coração do mesmo. Arão foi chamado a distância, sem saber disso. Veja: Então
se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis
que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
(Êx 4:14-16).
E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
(Êx 4:14-16).
Veja
como foi: Moisés estava em Midiã:
*
E apascentava Moisés o
rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã;
e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. (Êx 3:1).
Obs: E Arão estava no Egito, quando Deus falou no deserto com
Moisés.
*Então se descobre que a chamada é
independe de nossa vontade... vide: Am 7: 14,15. Depende sim da vontade
soberana Dele. Uma vez que somos seus servos, logo estamos debaixo de sua
autoridade e soberania. E, portanto cumpram-se me nós sua vontade.
Principalmente quando somos seus obreiros.
Primeiro
ato: tenha convicção de sua chamada. O
obreiro tem cinco responsabilidades indispensáveis nesta vida que são:
1º Com Deus.
2º Com o Trabalho,
(1ª Pe 2:18 e Cl 3:22-23).
3º Família, (1ª
Tm 3:2-5, Tt 1:6).
4º Igreja, (1ª
Tm 3:2, Tt 2:7-9).
5º Consigo Mesmo. Com muito calma veremos isto mais
adiante.
Observe isto: *Toda chama deveria se exclusiva e
única, somente de DEUS. Mais aqui quero parafrasear pelo menos três
formas como a chamada ocorre, o que nem sempre quer dizer que tenha a aprovação
de Deus.
2. AS TRÊS CHAMADAS
1ª
– A Chamada Divina: é Deus quem chama, Ele o faz de
modo inconfundível.
Nesta condição Deus, não chama só
quem já esta pronto.
Veja
porque:
*Moisés, não se achava pronto,
*Isaías, não se achava pronto,
*Jeremias, Também não se achava
pronto.
*Jonas até estava pronto, mas se
recusou a ir.
-Independente de estar ou não
pronto, a chamada de Deus é sempre convicta. Separa-me a Paulo e a Barnabé...
(At 13.1-3).
2ª-
A Chamada humana: – utilizando uma verbalização comum
e corriqueira, esta é do tipo: “vem pra
cá”, um simples convite humano, sem Deus, ter qualquer participação no
caso. (claro que Deus, também pode chamar
através de uma pessoa).
Porém quando quer fazê-lo por meio de
Alguém ele mesmo diz: Deus Notificou a Moisés o chamado de Arão. Deixou sua
preferência clara ao colocar Josué ao lado de Moisés. Sim! Deus pode e vai usar
pessoas para notificar suas escolhas. O que é bem comum hoje em dia. Como já
disse: antes disso ocorrer ele sempre vai usar alguém para confirmar essa
chamada.
Mais uma Observação se faz
importante aqui:
‘Não podemos chamar por amizade, parentesco ou coisa qualquer, porque nem
sempre é a vontade de Deus’.
Veja por que: Quando o próprio homem chama outro,
ele só vê o lado externo do candidato. Exemplo:
o homem pode se enganar, vejamos o caso de Samuel que quase ungiu Eliabe por si
próprio (quando o homem de Deus era Davi,
1º Sm 16: 6). Deus advertiu a Samuel, dizendo-lhe: “O homem vê o que está diante dos seus olhos, porém o Senhor olha para o
coração” (1º Sm 16:7).
●
O exemplo de Abraão e Ló.
Abraão foi, de fato, chamado por Deus (Gn 12: 1). Deus lhe
deu um proposito e uma missão. Obediência sem questionar, apenas usando a fé
para ser conduzido ao centro da vontade quem o chamou.
●
Posso
falar aqui também de Isaías. (Cap 6.8).
O
exemplo de Ló:
Sim! Ló simplesmente foi com seu tio uma vez que este para ele (Abrão) era como
se fosse um filho literalmente. (Gn 12:4).
Obs: Há Obreiro nessa situação: apenas
seguindo alguém, sem terem qualquer chamada divina individual. Más hoje ou
amanhã os tais desistirão do ministério.
Note: que no caso de ló o mesmo foi
chamado por seu Tio. Logo aprende-se que a chamada humana , não se compara a de
Deus.
3ª A chamada própria:
- A pessoa que se oferece, sem Deus
ter qualquer participação no caso. Alguns tendem ir mais além, se fazem
obreiros, ou buscam consagrações alheias em fundos de quintais. E saem como se
fossem os donos da verdade.
2.
O OBREIRO E A OBRA
O obreiro para fazer parte da
chamada com a devida honra, dever entender alguns fatores:
2.1. O aperfeiçoamento (o tempo de
Deus e o preparo de Deus)
2.2. A posição do obreiro (o seu
lugar no reino)
2.3. Responsabilize-se. (é o primeiro passo em direção a uma liderança pessoal respeitada).
2.4. Comprometimento. (com Deus, com a Família e com a obra).
2.5. A
obra necessita de muitos obreiros (Mt 9.37,38).
2.6. Seja
melhor a cada dia
(excelência)
2.7. Seja
exemplo. (muitos te observam e querem se iguais a você).
3.
O OBREIRO E SEU LÍDER
3.1. Alivie a carga de seu líder (At
6.2-4). AJUDE-O.
3.2. Esteja preparado toda vez que seu
líder precisar. NÃO SE OMITA.
3.3. Esteja disposto a fazer o que os
outros não se dispõem a fazer.
3.4.
Não
usurpe sua liderança.
4.
O OBREIRO E AS PESSOAS
4.1. Seja servo.
4.2. Invista em relacionamentos e nas
pessoas.
4.3. Amplie seu círculo de relações.
4.4. Não finja ser perfeito.
4.5.
Seja
exemplo para elas.
5.
O OBREIRO E OS OUTROS OBREIROS
5.1. Complementar seus colegas é mais
importante que competir com eles.
5.2. Seja um amigo.
5.3. Evite a política eclesiástica (2º Sm
15.3-6; Gl 2.11-13).
5.4. Seja exemplo no meio deles.
6.
A VIDA PESSOAL DO OBREIRO
6.1. O caráter.
6.2. Não se envergonha de sua conduta,
pois dar bom testemunho: É UMA REGRA BÁSICA DO CRISTIANISMO. (1ª Tm 3.7; 3º Jo 1.12; At 16.1,2;
22.12).
6.3. O cuidado do obreiro, consigo mesmo.
Inclui uma série de fatores. Desde a saúde, ao asseio pessoal e a vida como
cristão.
6.4. A família. O maior patrimônio.
6.5. A oração. Uma meta de todas as
horas.
6.6. A comunhão com Deus. Uma dedicação
constante.
6.7. Seja exemplo dentro de casa.
7.
O OBREIRO APROVADO 2ª TM 2.15
7.1. Maneja bem a palavra (Mt 13.52; Hb
5.12-14; Ec 12.9; Cl 3.16).
A bíblia é a ferramenta do obreiro; ele precisa saber
utilizá-la nas mais diferentes situações.
7.2. Não se embaraça (2ª Tm 2.4-7; Hb
12.1,2).
7.3. Não despreze o dom que há nele (1ªTm
4.14; 2ª Tm 1.6; Rm1.11; 12.6-8; Hb 2.4; 1ª Pe 4.10).
7.4. Cumpre o ministério (2ª Tm 4.5).
8. PERIGOS
E TENTAÇÕES DO OBREIRO (1TM 4:16; AT 20: 28ª).
8.1. É preciso cuidado e vigilância com
a: POPULARIDADE (1º Ts 2: 6) - saiba como manusear o sucesso! A popularidade é
o engodo, a ilusão da juventude sem DEUS.
8.2. BAJULAÇÃO (1º Ts 2: 5) - é o
servilismo, a lisonja, a adulação.
8.3. AMBIÇÃO POR POSIÇÃO (3º João. v.9)
8.4. Relacionamento inconveniente com o
sexo oposto (Pv 31: 1; Ne 13: 26).
8.5. Imaturidade de todas as formas (1º
Tm 3: 6; Ec 10: 16). Mas há também na maturidade (1º Rs 13: 11).
8.6. Rebeldia do obreiro contra DEUS (Ez
2: 8;1Rs 13: 26; Jr 20: 7-9).
8.7. Descuido com a saúde (3º João vers.
2).
8.8. Considerar atentamente as seguintes
passagens: (Mt 24: 25-46; 25: 14; 1ª Co 3: 10-15; Hb 13:17; 1ª Pe 5: 1-4).
9. CAUSAS
DE MAUS OBREIROS:
9.1.
Não tem chamada divina. Mais
querem os púlpitos.
9.2. Não tem direção divina. Mas querem liderar.
9.3.
Separados para o trabalho antes do tempo. Obreiros prematuros, problemas a vista.
9.4.
Imaturidade espiritual crônica: Nunca se desenvolveram. Nunca amadureceram. Nunca crescem.
9.5. Trabalham somente com a capa dos
outros. Síndrome de Geasi (2º Rs 2:13; 4: 29).
9.6. Admitidos no ministério com defeitos
morais e espirituais. (Ver: Lv 21: 16,
17).
10. A
BANALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO
10.1.
Falta de comprometimento com Deus e
com sua Palavra.
10.1.1. Esaú (Gn 25.29-34; Hb 12.16,17). Não liga pra chamada, se vende por qualquer
moeda, ganha quem lhe fizer a melhor oferta. OBREIRO interesseiro.
10.1.2.
Nadabe e Abiú (Lv 10). Querem mostrar o que não são. Filho de sacerdote não
é sacerdote. Deus abomina fogo estranho.
10.1.3. Sansão (Jz 14.8,9; Nm 6.6). Tem chamada mais é obstinado, tem unção, mas
é descuidado. Tem força, mais fraco. Tanta falta de descuido ocasiona
fatalidades.
10.1.4.
Saul (1º Sm 13.8-13; 15.10-23).
Escolhido por aclamação do povo, até admitido por DEUS, se não vigiar, poderá
se tornar um fracasso.
10.1.5. Os
principais sacerdotes
(Mt 27.3-5). Nesta época Jesus se
depara com homens corrompidos pelo sistema. Queriam vê-lo morto.
*Muito cuidado com os tais.
10.2.
Interesse pessoal (Fp 2.21).
O que pode ocorrer com obreiros que
seguem esta regra? Vejamos:
10.2.1.
-Ló
acabou em Sodoma (Gn 13.10-13).
10.2.2.
-A
rebelião de Coré (Nm 16).
10.2.3.
-Geazi
ficou leproso (2º Rs 5.19-27).
10.2.4.
-Demas
desamparou Paulo (2ª Tm 4.10). Até onde
leva o interesse pessoal na vida de uma pessoa? A distancia-se das verdades
sagradas.
10.3.
Os mercenários (Jo 10.12,13; Is 56.10-12; Jr 23.2; 50.6; Ez
34.2,3).
Tema bem
atípico: Esta corja não difere muitos dos
interesseiros por que no final são todos farinha do mesmo saco. Sim! Os
mercenários, são um pouco mais mesquinhos, se puderem arrancam tudo, destroçam
e causavam arruaças.
*Antes de escolher um obreiro o observe bastante, pesquise
sua vida sua conduta sem que ele saiba. Seja sigiloso em tudo o que ele fala,
fizer, se comportar. Enfim.
Exemplos de obreiros mercenários:
10.3.1.
Balaão
(Nm 22.5-7; Ap 2.14).
10.3.2. Judas (Jd 11).
11. O
OBREIRO E A LIDERANÇA CRISTÃ.
12.
1- O Líder e
o Gerenciamento Pessoal.
Cuidando de si mesmo.
2-
O Líder E O Seu Relacionamento Com A Igreja. A Igreja do Senhor é composta de: DIVERSAS CABEÇAS pensantes
e pulsantes possuem: DIVERGENTES FORMAS, de
ações, os mesmos ainda possuem comportamentos adversos.UM
PRINCIPIO DE RESPONSABILIDADE IMPAR.
3-
A IGREJA ESTÁ ASSOCIADA AOS DOMÍNIOS divinos.
PORTANTO LIDERAR UMA IGREJA REQUER DO LÍDER-PASTOR, MUITA DILIGÊNCIA.
DEDICAÇÃO, AMOR E OBEDIÊNCIA AO VERDADEIRO SENHOR DA IGREJA – JESUS.
4-
O Líder E A Ética Cristã.
5-
A ÉTICA É O PADRÃO. O PADRÃO ESTABELECE
REGRAS E MORALIZA.
6-
QUANDO SE POSSUI MORAL. EXISTEM: REGRAS E LEIS. O LÍDERANÇA DEVE ESTAR PAUTADA,
ASSEGURADA SOBRE ESTE PADRÃO DIANTE DA IGREJA DO SENHOR.
Conclusão: mordomo
cuida, zela e administra.
O líder segue padrões.
E a ética faz parte de sua conduta
vida e testemunho diante da igreja, da sociedade e de sua própria família. Seja
um exemplo. Jesus é sempre o foco.
CORTESIA DO IBADEN E DO IBADELV: Pr.
Josué Augusto da Silva e Pastor José Francisco.
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