O TEMPLO, A CIDADE E OS MUROS
Texto: Ageu 2.9
Introdução:
O Texto escolhido parafraseia a reconstrução do templo Judaico/Israelita.
*Razão disto? Sim! O templo construído por Salomão, fora destruído na ocasião da invasão Caldéia, organizada por
*Nabucodonosor no ano 586 a.C.
Note que: Essa mesma invasão resultou no exílio da Nação Judia (Reino do Sul), sendo levada Cativa, e o povo agora subjugado, escravizado, como predissera os profetas: Isaías e Jeremias.
Porém o tempo da provação estava chegando ao fim.
O Povo estava finalmente voltando para casa, como descreve o cantor no (Sl 126).
*Este fato vai dar-se no Ano 538 a.C. Ciro o grande Rei da Pérsia em gestão, da carta de liberdade ao povo, em cumprimento das profecias, que também falavam a a seu respeito. (cf Esdras Cap.1).
Observação: A Obra do primeiro Templo foi magnânima, ou porque não dizer Farónica, cuja descrição e beleza não se igualava em nada nesta terra.
Tal obra tonou-se tão importante para o povo, que os mesmos começaram a exaltar a figura do templo quase como uma deidade. Apregoavam com esmero: Templo de Deus é este, ninguém poderá destruí-lo.
Bom! Seria uma verdade, se os mesmos fossem fieis e não maculassem sua santidade com maus exemplos e costumes estranhos; ao ponto em que Deus, fez o profeta Jeremias, se por as portas do mesmo, para apregoar contra os usos e abusos de todos, desde o simples Judeu, ao nobre sacerdote, todos envolto na mácula do pecado. (Cap.7).
Veja: Tal difamação, foi catalogada por Ezequiel dentro do templo, câmaras ocultas descreviam os pecados adversos de, sacerdotes desviados da Lei, fingindo santidade.
Sim! Por tamanha conta: Deus, permite que o mesmo (Templo) caia nas mãos de Nabucodonosor e seja destruído. E durante o período de Setenta anos, o que restou da cidade eram ruínas assim como o templo, apelidado de Templo de Salomão.
Sim! Agora o povo estava voltando para casa com uma missão: Reconstruir o santo Templo. Na verdade, Construíram um novo templo.
Porque?
Jerusalém estava em Ruínas total. Muros derrubados, portas queimadas, os invasores vizinhos se achavam no direito de entrar e sair daquelas ruínas com liberdade. Os Remanescentes que ali ficaram não tinham como restaurar nada. Porém!
Com o fim do Cativeiro: três eminentes lideres serão canais de Deus na restauração. Do templo, Da cidade e Do povo.
O que me chama a atenção nisto é que Deus mesmo, não estava ovacionando a construção do Templo, porque ele mesmo foi testemunha da queda espiritual do povo com um templo mega, ultra, super da conta de belo.
Quando vai usar Daniel para revelar o presente e o futuro com o mistério das Setenta Semanas: Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Cap. 9.24). Sim! Vai dizer que a restauração profética seria ocasionada dentro deste período descrito. Mais a Base estaria na Edificação da Cidade. Confira: Desde a Saída para Restaurar Jerusalém.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, (v.25).
*Razão disto? Sim! O templo construído por Salomão, fora destruído na ocasião da invasão Caldéia, organizada por
*Nabucodonosor no ano 586 a.C.
Note que: Essa mesma invasão resultou no exílio da Nação Judia (Reino do Sul), sendo levada Cativa, e o povo agora subjugado, escravizado, como predissera os profetas: Isaías e Jeremias.
Porém o tempo da provação estava chegando ao fim.
O Povo estava finalmente voltando para casa, como descreve o cantor no (Sl 126).
*Este fato vai dar-se no Ano 538 a.C. Ciro o grande Rei da Pérsia em gestão, da carta de liberdade ao povo, em cumprimento das profecias, que também falavam a a seu respeito. (cf Esdras Cap.1).
Observação: A Obra do primeiro Templo foi magnânima, ou porque não dizer Farónica, cuja descrição e beleza não se igualava em nada nesta terra.
Tal obra tonou-se tão importante para o povo, que os mesmos começaram a exaltar a figura do templo quase como uma deidade. Apregoavam com esmero: Templo de Deus é este, ninguém poderá destruí-lo.
Bom! Seria uma verdade, se os mesmos fossem fieis e não maculassem sua santidade com maus exemplos e costumes estranhos; ao ponto em que Deus, fez o profeta Jeremias, se por as portas do mesmo, para apregoar contra os usos e abusos de todos, desde o simples Judeu, ao nobre sacerdote, todos envolto na mácula do pecado. (Cap.7).
Veja: Tal difamação, foi catalogada por Ezequiel dentro do templo, câmaras ocultas descreviam os pecados adversos de, sacerdotes desviados da Lei, fingindo santidade.
Sim! Por tamanha conta: Deus, permite que o mesmo (Templo) caia nas mãos de Nabucodonosor e seja destruído. E durante o período de Setenta anos, o que restou da cidade eram ruínas assim como o templo, apelidado de Templo de Salomão.
Sim! Agora o povo estava voltando para casa com uma missão: Reconstruir o santo Templo. Na verdade, Construíram um novo templo.
Porque?
Jerusalém estava em Ruínas total. Muros derrubados, portas queimadas, os invasores vizinhos se achavam no direito de entrar e sair daquelas ruínas com liberdade. Os Remanescentes que ali ficaram não tinham como restaurar nada. Porém!
Com o fim do Cativeiro: três eminentes lideres serão canais de Deus na restauração. Do templo, Da cidade e Do povo.
O que me chama a atenção nisto é que Deus mesmo, não estava ovacionando a construção do Templo, porque ele mesmo foi testemunha da queda espiritual do povo com um templo mega, ultra, super da conta de belo.
Quando vai usar Daniel para revelar o presente e o futuro com o mistério das Setenta Semanas: Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Cap. 9.24). Sim! Vai dizer que a restauração profética seria ocasionada dentro deste período descrito. Mais a Base estaria na Edificação da Cidade. Confira: Desde a Saída para Restaurar Jerusalém.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, (v.25).
Nesta profecia o templo é citado? sim na parte de Ungir o Santíssimo. Porém a base como já disse estava na Edificação da cidade.
Fato este que não vai ser trabalhado por Sesbazar.
Os três Eminentes Lideres.
Zorobabel. (Sesbazar) Nobre príncipe da linhagem Davidica.
Esdras Sacerdote e Escriba.
Neemias o copeiro do Rei (Xerxes).
Claro que dois outros não menos importantes heróis também estarão no período da Construção do templo (principalmente) para porta vosearem o Soberano Deus.
são eles: Ageu e Zacarias.
I - O
Primeiro a vir, foi o Príncipe Zorobabel.
Zorobabel: [Nome de origem acadiana, cujo significado é: “Semente (Descendente)
de Babel”]. Por isso seu nome real é descrito: Sesbazar. Um fato que parecia ser comum aos Judeus se associarem aos nomes que os caldeus lhe davam.
Temos como exemplo. Daniel (chamado de Beltsazar), Ananias, (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abe Nego). Hadassa (Ester), Mardoqueu (Mordecai). Só pra constar. voltemos ao foco:
Temos como exemplo. Daniel (chamado de Beltsazar), Ananias, (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abe Nego). Hadassa (Ester), Mardoqueu (Mordecai). Só pra constar. voltemos ao foco:
Sim! Zorobabel, (ou Sesbazar), foi um dos eminentes lideres pós
cativeiro, o primeiro, para ser mais exato, a esta a frente do povo.
Foi também
responsável por conduzir a primeira leva de cativos de volta a Jerusalém, após
o decreto de Ciro. Isto se deu: Como já foi citado, o fato histórico ocorreu em 538 a.C.
Então com: A chegada destes em casa sob o comando de Sesbazar (Zorobabel cf Cap. 2 de Esdras). Iniciam os preparativos para a Edificação do templo. Porém só colocaram as mãos na obra no segundo ano de seu retorno. Logo: a Edificação do Templo veio ter inicio no ano 536 a.C.
Observação: Por ser responsável pela reconstrução do
templo. (o mesmo vai também ser chamado de templo de Zorobabel). Importante: Como já disse: o Primeiro governador dos Judeus repatriados (Ag
2:2); descendente do Rei Davi, e antepassado de Jesus Cristo; provavelmente
era, na verdade, filho de Pedaías, mas legalmente reconhecido como filho de
Sealtiel. (1ºCr 3:19).
Sim como já disse também: Zorobabel
vem com a Missão de reerguer o Templo. Mais desde esse primeiro retorno até o
Sétimo mês em casa só reergueram apenas o altar. Foi um momento de gloria obvio
(*Esdras Cap. 3).
Em seguida
iniciam a reconstrução do Templo. Mais Houve oposição por parte dos Samaritanos
e assim a obra foi embargada. (*Cap. 4).
É neste
tempo de embargo que Deus vai lhe enviar dois profetas “Ageu E Zacarias”... (*Cap 5). As motivações destes dois homens de Deus
reergueram a moral do povo.
Por conta dos embargos, mais graças a intervenção de Dario, tal contratempo levou o mesmo ser concluído no ano 516, ou seja, 20 anos depois de já estarem em casa (*Cap.6).
Um templo sem gloria.
Aqui Deus vai protagonizar Ageu.
Deus aproveita para renovar a fé na aliança que tinha feito com eles desde o Egito.
Para dizer que seu Espirito ainda estava no meio deles. E que faria ainda sinais nos céus na terra e mar, para mostra-lhes a sua glória.
E pra fechar com chave de ouro declara: A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:9
Um templo sem gloria.
Aqui Deus vai protagonizar Ageu.
Porque?
A resposta quem vai nos dar é o próprio Ageu... (Cap 2). Quando o templo estava sendo erguido, mais não demonstrava nenhuma gloria: Ageu entra dizendo: Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?
Porque?
O primeiro tinha: ouro, prata, bronze,... madeira de cedro e uma riqueza incomparável... O segundo não chegava nem perto de tamanha glória.
Entenda: O primeiro era tão ovacionado que: O povo deixou Deus pelo templo... Adorou e venerou o templo... Maculou a glória do mesmo... E diziam templo de Deus é este e jamais será destruído. O profeta Jeremias vai pregar contra os erros cometidos neste local em plena porta. (Cap 7). Como já foi citado acima.
Então sob as mãos de Nabucodonosor, Deus deixou o templo ruir, cair, ser destruído. Também já visto.
Esta destruição, deixou no povo marcas profundas de dor. Era como se Deus, os tivesse abandonada em todos os sentidos. O Cativeiro ainda lhes provava de todo que Deus era quem os estava punindo.
E eles sabiam porque estavam sendo punidos. Porém mesmo assim, Deus prova lhes que não os havia abandonado por completo.
Agora diante de um novo templo sem a beleza e a igualdade do primeiro demonstraram um certo desprezo.
Deus usa Ageu para exorta-lo, e diante daquele templo sem a beleza da gloria desejada vai dar uma lição. Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:4
Deus usa Ageu para exorta-lo, e diante daquele templo sem a beleza da gloria desejada vai dar uma lição. Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:4
Deus aproveita para renovar a fé na aliança que tinha feito com eles desde o Egito.
Para dizer que seu Espirito ainda estava no meio deles. E que faria ainda sinais nos céus na terra e mar, para mostra-lhes a sua glória.
E pra fechar com chave de ouro declara: A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:9
Aplicação:
1- Podem dizer que queda deixou marcas, feridas profundas e dores irreparáveis, mais o que Deus reservou para final é muito maior...
2- O segundo pode até não ter a mesma riqueza e glória do primeiro... Mais o que Deus, reservou para segundo e muito maior.
3- O povo olhava para este templo não viam nele glória, nem riqueza, era pobre, não atraía nem encantava... O povo o despreza. Choram lembrando-se do primeiro.
Vem comigo: O segundo não tinha ouro em abundância. Não tinha prata, como o primeiro, nem sequer bronze tinha como o primeiro... Não eram cedro as bases de sua estrutura... Era um material inferior.
A Razão da lógica Divina se revela: Não sabiam nem imaginavam que Deus... queria aquele templo simples sem aparência sem formosura...que não seria corrompido por eles...para derramar sua glória, sua vontade...e apregoa sobre ele a vinda do desejado das Nações...
Porque?
Porque Deus fará, surpreende com uma glória, muito maior aos que crerem...
Portanto nunca despreze a aparência ou a falta de algumas coisas...
E mais: Podem até destruírem o primeiro templo...
Deus pode até permitir isso...
Mais vem comigo: a glória da segunda casa será maior... Aleluia!!!!
Bom! Temos o templo de pé. Um povo sendo motivado por Deus, a enxergar além da mera aparência do templo.
Os anos se passam mais ainda lhes faltava uma coisa muito preciosa.
A restauração da Espiritualidade. Zorobabel, não era líder Religioso. O povo então vai continuar definhando Espiritualmente.
Então cerca de mais de Setenta anos depois vem a segunda leva de Cativos para casa. conduzidas por um Líder Espiritual
Bom! Temos o templo de pé. Um povo sendo motivado por Deus, a enxergar além da mera aparência do templo.
Os anos se passam mais ainda lhes faltava uma coisa muito preciosa.
A restauração da Espiritualidade. Zorobabel, não era líder Religioso. O povo então vai continuar definhando Espiritualmente.
Então cerca de mais de Setenta anos depois vem a segunda leva de Cativos para casa. conduzidas por um Líder Espiritual
II - O Segundo Líder foi Esdras.
Esdras (do hebraico Ezra עֶזְרָא, abreviação de עַזְרִיאֵל "Aquele que ajuda, Ajudador,
Auxiliador). Esdras liderou o segundo grupo de retorno de Israelitas que estavam saindo de Babilónia em 457 a.C. .
Além disso era: Descendente de Arão, o primeiro Sumo Sacerdote
de Israel, Esdras era escriba (copista da lei de Moisés), entendido na lei de Moisés. Seu
nome é citado 30 vezes na Bíblia.
O foco agora vai centralizado neste homem.
Obs: mais de setenta anos se passaram desde que viera a primeira leva
de Judeus oriundos do cativeiro babilônico sob o comando de Zorobabel.
Agora eras a vez de Esdras conduzir
uma segunda leva de cativos de volta para casa.
Como Escriba sacerdotal. É Dois focos sob seus ombros.
Como Escriba sacerdotal. É Dois focos sob seus ombros.
*Primeiro Educar o povo na Lei Mosaica.
*Segundo
tratar da espiritualidade do povo. É notório que a chegada de Esdras trouxe um
grande despertamento espiritual (Ed 9). O resultado foi um quebrantamento, que os fizeram mudar até de atitude diante dos erros
cometidos na época de cativos.
Note: Zorobabel concluiu o tempo, mais Esdras, chega para dar continuidade. no que estava faltando.
III - O
Terceiro líder, Neemias o copeiro e engenheiro.
Aqui uma observação se faz necessária. Neemias esta antes de Esdras aqui, mais
Esdras veio primeiro. ok!
Note Que: Zorobabel estava focado no Templo, quando ouve o
embargo. Zorobabel e o povo, até a chegada dos profetas ficaram limitados as
ações. Em contrapartida a Cidade continuava uma desolação, muros derribados
queimados, e o povo ainda vivendo sob tensões de inimigos que não queriam a ver
a nação restaurada.
A noticia chega ate Neemias por Hanani (Cap. 1), Sob a pressão da cobrança,
Neemias resolve agir. Treze anos já haviam se passados desde a chegada de
Esdras. O ano agora é 447 a.C. Após ser
notificado por Hanani, Neemias como disse vai agir.
De posse do
direito, Ele atravessa as terras do reino até a sua Cidade. Quando chega inicia
uma rápida inspeção e notifica os focos da destruição. Neste ínterim se
defronta com os Principais opositores da obra, Sambalate, Tobias e Gesem, o
Arábio. (Cap 2.18,19).
Neemias esta
focado
Uma Resposta rápida sai deste para os opositores: “O Deus dos céus me fará
prosperar”. (v.20). Em seguida os voluntários se apresentam: Eliasibe o Sumo
Sacerdote, e os demais sacerdotes, logo iniciam as obras. (Cap.3.1).
Veja bem! Neemias ao contrário de Zorobabel, vai focar a
segurança da cidade: Hanani lhe havia dito: O
Povo esta em opróbrio e aflição os muros derribados e as portas queimadas...(Cap.1.3). Então: Estes serão os
principais focos de suas ações.
Obs: Sim! É
notificado: que com Neemias, vem uma segunda Leva de cativos, que retornam sob
sua jurisdição.
Note: Neemias,
assume a Liderança do povo, e uma nova empreitada se inicia... Reerguer os muros da cidade... Neemias entendia que a segurança da
cidade estava em primeiro lugar, pois havia inimigos que se aproveitavam da
debilidade da cidade para constantemente usurparem suas terras e consumirem o
que havia restado. Neemias vai justamente se opor a esses invasores. Arrumou
inimigo mais não largou a missão.
Quando os
inimigos se opuseram
Edificarão isto em um só dia...? (escárnio e zombaria)... Mesmo os tais
avançando com ameaças... O povo estava focado acreditando em Deus...
Sob
orientação de Neemias taparam as brechas, levantaram os muros até a sua metade.
E então movidos de tamanha força se armaram de espadas na cintura...! E como se
diz: “mãos a obra...” (Cap. 4).
Momentos de
tensões
Porém: Mais encontraram em Neemias um espirito aguerrido. Sim! Em Neemias
este espírito se sobressaiu, o povo foi tocado os príncipes motivados...
A motivação neles é tão latente que quase se pode ouvi-los dizer: Trabalhemos armados. Mais a obra
vai sair.
O Texto é
bem claro: Espada na cintura... Porém minhas indagações me levaram mais além. E
Sem medo de errar: Posso imaginar em conjecturas que em uma das mãos estavam
ferramentas tais como: pás, enxadas ou picaretas, sabe se lá, outros tipos de
ferramentas de obras, oriundas de época. Todavia na outra e espada, a lança ou
o escudo faziam às vezes, mostrando assim que estavam dispostos a dar
continuidade a obra mesmo sob a maior pressão.
Isto me faz
até visualizar uma previa aplicacional a nós hoje.
Ferramentas nos
falam de obras, espada nos fala da palavra de Deus.
Logo:
entendo que, não podemos largar nenhuma das duas.
A Obra e a
espada, a força e a conquista, a coragem e a determinação, a ousadia e a fé.
Entenda:
estes são fatos observáveis em Neemias (cf Cap.6).
Os inimigos
da causa: Sambalate, Tobias e Gesem, tentam mais uma vez embaraçar Neemias,
desta vez, com um plano de morte.
Porém
Neemias manda-lhes um Recado com maestria: “Estou fazendo uma grande obra de
maneira tal que não poderei descer.”
Suma: Mais uma
prévia: Diz para aqueles que
querem te deter, te para, te impedir de avançar, que estas em uma grande
obra... E somente Deus é quem te fará para. Amém!
Conclusão: A
liderança estava responsável, pelo cuidado, pelo zelo e pela ordem. Mais nem
todos trabalham sozinhos, quando um esta debilitado, (ZOROBABEL), Deus
envia ajuda (ESDRAS). Quando a ajuda esta focada na espiritualidade, Deus envia, reforço (NEEMIAS), com o
reforço a coragem desperta novamente, (Ageu) e determinação se sobressai (Zacarias). Assim os três focos do Retorno são concluídos:
Templo. (Presença de Deus). Espiritualidade (Lei e santidade voltam para casa). Muros edificados (Cidade reconstruida, protegida de novo). tudo uma sequencia. Deus abençoe o esforço da cada líder que exercem papeis diferenciado, mais que o objetivo é o mesmo, a honra e a gloria para Deus.
Templo. (Presença de Deus). Espiritualidade (Lei e santidade voltam para casa). Muros edificados (Cidade reconstruida, protegida de novo). tudo uma sequencia. Deus abençoe o esforço da cada líder que exercem papeis diferenciado, mais que o objetivo é o mesmo, a honra e a gloria para Deus.
Jose
Francisco da Silva - ADELV
Muito bom, glória a Deus!
ResponderExcluirMaravilhoso estudo. Deus abençoe pastor.
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