LAMENTAÇÕES

AS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS.

Este livro que tem como sacro autor o profeta Jeremias. É chamado de “Elegias”. Pelo autor desta obra. *CETADEB. Pag.89.

O que é uma Elegia então? Bom! Elegia é uma espécie de poema (que segundo o mesmo). Seria um poema dedicado a alguém que durante a vida fez ou realizou grandes feitos, e em seguida morreu.
As elegias Na sua categorias podem serem vistas como poemas, cânticos o que era visto em algumas ocasiões bíblicas como menciona o autor. (2Sm 1.19 e ss 2 Sm 3.33,34). Segundo a tradução grega tais elegias, também marcavam momentos de luto e tristeza. Fato: se era visto e realizado em memoria de quem já havia padecido o que restava era tão somente a tristeza da perda.
Sim! Esta ultima parte nos faz então entender que a dor do profeta era como a dor de quem estava de Luto, pela enorme perda. Seu povo estava sendo conduzida a escravidão por conta da dura cerviz de seus corações.

O Livro marca a destruição de Jerusalém a ruina total. Por conta disto no mês de Abib que compreende o mês de Agosto. Os Judeus se reúnem nas sinagogas para lerem o livro de Lamentações e jejuarem em memória aquele fatídico dia. (Ver Pag. 89).

O livro ganha proporção por acreditarem que O rei Josias, Também escreveu Elegias que foram inseridas nesta obra. O Cap. 4.20 é usada como referencia a Josias.

Mais independente disto: Como diz o autor sobre certo comentarista que ele não cita nome, disse: “Cada letra foi escrita com lagrimas; em cada palavra ouve-se o som de um coração quebrantado”. Sim! Para Jeremias era de fato um dor insuportável ver atrás de si a destruição e a sua frente um povo sendo conduzido violentamente pelos seus algozes, como ele havia predito.
O Livro faz parte dos chamados escritos sagrados (Chetuvim).
O Autor vai dividir o livro em cinco Elegias (poemas).  Em seguida diz que o mesmo é divido em cinco Stanzas (estrofes).  Onde as mesmas aparecem em forma de acrósticos.

Exemplo de como seria um Acróstico:

J- Jota= Justo ou Justiça.
E- Emanuel ou Esperança.
S- Senhor, Salvador.
U- Único.
S- Santo.

As Letras que componde aqui o nome de Jesus, nos fornecem a ideia de como seriam tais acrósticos, que só podem serem vistos nas originais.
No Livro de lamentações estes acrósticos são representados por Letras do alfabeto Hebraico. Para uma compreensão mais clara o autor nos dar uma ideia mais objetiva nas paginas 92 e 93.

Observação: O Livro possui Cinco Capítulos.

O capitulo 1- possui 22 versículos. Cada um destes vem acoplado a uma vogal Hebraica. Que vai do Álefe, ao Tau; isto ver-se do capitulo 1º ao 4º.

*Em cada Letra uma descrição plausível dos acontecimentos que preenchem o livro. Exemplo no Álefe: (Cap. 1.1). A descrição usada é para Mencionar a Solitária Cidade de Jerusalém antes povoada e ovacionada, agora tal qual uma viúva tributária. Bete: Chora dia e noite e não há quem a console. Guimél: Sendo conduzida ao cativeiro por causa de sua altivez.
*Sim! No Capitulo 1- Ver-se a humilhação de Jerusalém. Os Pecados e as Aflições do Povo.

Veja como o autor descreveu no livro:

Do Álef (Alefe) ao Zaym (Zaine)- Temos juízos.
Do Het (Hete), até o Kaf (Cafe)- ver-se: Confissão.
Do Lamed (Lamede) ao Men (Mem): Apelo aos viajantes (os cativos).
Do Num ao Tsadi (Tsadê), mais confissões e no Kaf (Cafe), novamente apelos aos viajantes.
E para finalizar o capitulo temos o Resh e o Tav. Onde a ideia clássica é a oração. Assim fecha-se (o Capitulo 1. 1-22).

O Segundo capitulo: Narra o cerco, a fome e a ruína de Jerusalém.

   São também vistos 22 versículos. Neste capitulo algumas alusões são trazidas a memoria do profeta. E O Senhor é visto como o Juiz. Por ocasião do cerco é cogitada a possibilidade de o povo volta às praticas da antropofagia (v.20). Isto era a consequência da dor que se apoderava do profeta, Jeremias se angustiava. Por sabe que suas palavras não foram ouvidas e Deus, não fora invocado.

O Capitulo Três: Relata tristeza do profeta. E um convite ao povo a reconhecer e se voltarem para Deus.
Ver-se neste capitulo verdade incontestáveis: tais quais 1- (Hete),

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos... (v.22). O Hete aqui abraça três versículos nos moldes que se seguem para preencher os 66 versículos.

As misericórdias do Senhor não tem fim, novas são a cada manhã. Jeremias esta declarando: A minha porção é o Senhor, portanto esperarei Nele...
Esse era o desejo de Jeremias para todo o povo. Afinal de que se queixa homem? Queixa-se cada um de seus próprios pecados. (v.39).

O Capitulo quatro: Não faz distinção de pessoa classe ou posição social. A Aflição é para todos.

O Capitulo cinco: é o único que não ver-se as descrições hebraicas. Este capitulo retrata recordações de um profeta.



Conclusão: Observando as letras com as quais o profeta começa os versos de sua lamentação, é possível ver o estilo poético usado pelo mesmo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.