O LIVRO DE 1º REIS

O LIVRO DE 1º REIS

Introdução:

O livro marca: Os últimos dias de Davi e as lutas pela sucessão do Reino.

Uma Observação: Os livros de 1º e 2º Reis assim como 1º e 2º Samuel, também 1º e 2º Crônicas formavam um único livro na tradição literária hebraica e juntos chamavam-se Reis. Somente por meio da Septuaginta é que foram divididos.

     Historicidade deste livro se se inicia com a: Velhice da Davi. Ver pagina 110 do livro. Enquanto o velho Rei se aquecia com a jovem donzela seu reino era disputado por Adonias, que legalmente seria o Sucessor legítimo do trono. Um filho que Davi não questionava. E com o apoio de Joabe comandante do exercito e Abiatar o Sumo Sacerdote Adonias subiu a trono enquanto Davi ainda estava vivo.

     O Alerta de Natã a Bate-Seba. A Uma promessa sobre teu filho chama Zadoque para ungi-lo rápido e colocá-lo no trono antes que seja tarde demais.

A decisão de Davi e o trono é dado a Salomão.

I-                  O Reinado de Salomão
Um Reino prático e diplomático.

a)    Salomão consolida seu reinado (Cap.2.13-46).

Como regra Real de todo herdeiro é consolidar seu reino mais para isto, era preciso reformar. E reforma de Salomão seria primeiro eliminar seus inimigos.
Estes eram: Adonias, Joabe e Simei.

b)    A Sabedoria de Salomão (Cap.3).

1-    Salomão ao contrário das mãos calejadas pela espada preferia a diplomacia. E por meio desta renovou a fez alianças comerciais.
2-    O Jovem Rei que começa a reinar com 17 anos era temente a Deus.
Como prova de sua fidelidade a Deus quando sacrificava em Gibeão (1º Cr 21.29). O Senhor lhe apareceu e disse-lhe: “Pede o que quiseres que eu te darei” (Cap.3.5).
Salomão pediu Sabedoria.

A Prova de que a alcançara, foi quando duas prostitutas adentram sua presença com uma criança e uma disputa pela mesma. (vv.11-15).

c)     A Prosperidade do Reino de Salomão (Cap.4). Ver pag. 111.
d)    Salomão, o empreendedor (Cap.5.1-9). A Mega construção do templo. A Aliança renovada com Hirão Rei de Sidon.
e)     A Expansão do Reino o de Salomão. Por meio de suas Naus Salomão alcança à distante Índia e as preciosas terras de Ofir de onde se extraía o melhor ouro da terra. Sua fama alcançou a rainha de Sabá na distante África. Seu Governo começou a ser caracterizado como: Um Reino prospero e inigualável.
f)      A Insensatez de Salomão Cap.11.1-13).
Bom! Salomão segundo o autor de Cetadeb, contrariou três leis estabelecidas para Israel.
1ª Não negociar com cavalos nem te-los em grandes numero (Dt 17.16).
2ª Não ter harem de mulheres. (Dt 17.17).
3ª Não acumular grande riquezas. (Dt 17.17b).
g)    O trono sob ameaça
Salomão quando fez aliança com o Egito casou-se com a filha de faraó, como se não bastasse essa prática lhe pareceu comum fez o mesmo com uma Amonita. Como se não bastasse cortejou um vasto Harem de 700 princesas (mulheres) e 300 concubinas.
Esse grande numero de mulheres pagãs inclusive, forma as principais responsáveis Por seu desvio de fé e conduta.
Salomão construiu Templos para os deuses de suas mulheres.
 A saber: Quemos, Moloque, Astarote e até Milcon.

A consequência de seus atos.

      Por tão havida atitude diante de suas muitas mulheres, Deus prometeu tirar o reino das mãos de seu Herdeiro.  Como veremos mais adiante.

Observação: começou muito bem e parece que vai terminar mal. Essa promessa tinha um teor de trágica. Bom o fim do Reinado de Salomão foi trágico. O Mesmo morreu com 58 anos. A quem diga que o mesmo se arrependeu de seus erros e foi salvo, porém nada há que comprove isto de fato. A única possível prova seria o livro de Eclesiastes.

Três obras clássicas tem sua assinatura.

Provérbios, Cantares e Eclesiastes.

1-    Cantares o primeiro livro é considerado apena um dos 1,005 cânticos entoados pro Salomão.
Este se tornou especial por que se tratava de uma homenagem a Sulamita. Uma observação: A Moça aqui é tratado por alguns como a Sunamita a Jovem moça trazida de Suném para aquecer o rei Davi. A bíblia diz que a mesma não foi conhecida por Davi. Portanto se manteve casta até Salomão desposa-la como sua preciosa amada. O Nome Sulamita lhe foi dado em homenagem a Salomão. A historicidade deste livro se baseia na linda história de amor entre Salomão e ela. Um dos cânticos mais belos e apreciados da cultura hebraica.

2-    O Segundo livro provérbios, Salomão discursa sabedoria em 33 capítulos, porém esta registrado que Salomão deixou mais de 3.000 provérbios de sua autoria.

3-    E por fim o terceiro livro de sua autoria Eclesiastes, o mesmo vai redigir (força de expressão) em seus últimos dias de vida. É neste livro que ele reconhece haver tempo para tudo debaixo do sol e termina dizendo que: vaidade é tudo vaidade... Aqui Salomão adverte a juventude a aproveitar a vida, antes que os dias maus venham e cheguem os anos em que os mesmo possam dizer, não há contentamento (alegria). O Sábio estava em uma fase da vida onde já se despontava os contrastes da vida. O vigor lhe fugia, e o cansaço já se aproximava de sua vida. Então Eclesiastes é o livro de sua reflexão quanto aos valores da vida. Uma ultima observação: Salomão era Rei, obviamente tinha um escriba a sua disposição. Bom! O reino de Salomão chega ao fim.

II-              Roboão Assume o trono e o Reino é dividido.

1-    O Trono de Roboão. Uma promessa dizia que Deus iria tirar o reino das mãos deste Herdeiro. Como se deu isto então?
A atitude de Roboão.
Quando o jovem assume o trono busca saber dos anciões como deveria proceder diante do povo. Aconselhado a se melhor que seu pai o jovem foi, porém não dado por satisfeito foi consultar seus amigos e estes disseram seja duro, rígido, dobre a carga. Moral Roboão, vai ouvir os amigos e desprezar a vós da razão. Esta atitude desagradou o povo gerando um cisma entre as tribos. Assim sendo Jeroboão vai se consagrada Rei em lugar de Roboão. Porém como não podia haver dos reis sobra à nação o reino se divide literalmente. Em Reino do Norte Israel dez tribos seguindo Jeroboão. E Reino do Sul duas tribos, Judá e Benjamin, sob o comando de Roboão.

2-    Jeroboão I, em Israel.
Enquanto isto no Norte dez tribos de uma vez se desviam de Deus diante do bezerro de ouro de Jeroboão, posto em Samaria, a fim de impedir o povo de subir a Jerusalém para adora no templo. Esse desvio foi fatal para o Reino do norte, pois estas dez tribos deste dia em diante nunca mais conseguiu se acertar.

a- Depois da Divisão os Reinos Norte e Sul.
Roboão também aderiu a idolatria. Deus estava cumprindo a promessa em partes. O mesmo foi um péssimo rei para a nação. Depois de sua morte Abias assume o trono, mais vai fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Até o nascimento de Asa que resolve fazer o que era certo diante de Deus.

b- Os Reis mencionados neste livro sobre Judá depois da divisão.

1-    Roboão (Judá). Péssimo rei.
2-    Abias (Judá). Péssimo rei
3-    Asa (Judá). Bom rei.

c- Os primeiros reis do norte
1-    Jeroboão (Israel).
2-    Nadabe (Israel).
4-    Baasa (Israel).
5-    Elá (Israel).
6-    Zinri (Israel).
7-    Onri (Israel).
8-    Acabe (Israel). (Ver. Pags. 116,117). Suma: Nenhum dele fez o que era reto aos olhos do Senhor. Outros se assemelharão a estes. Em Judá.

III - O Ministério de Elias, Eliseu e outros Profetas.
(Ver Pag. 118-121).

Primeiro um pouco sobre Elias. Texto: (1º RS 18.1,41-16).

1-    Elias o Profeta do Altíssimo que vai Aparecer na História de Israel No Ano em que Acabe o Sétimo Rei de Israel assume o trono. O profeta em evidência Vai ter um ministério notável diante de Deus e do Povo. Assim como Aias E Jeú também profetas de Deus. Só que estes dois ao contrário de Elias, continuaram no anonimato. Elias vai sair deste anonimato para mostrar A Soberania de Deus a um Reino desviado desde a Instancia da divisão ocasionada por Roboão e Jeroboão.

A História de Elias, portanto continua no anonimato quase que literalmente. Afinal o que se sabe sobre ele é que: o Mesmo veio de uma pequena aldeia de Gileade, chamada Tisbi. Próxima ao Vau de Jaboque.

2-    Sim! Neste capitulo da história será possível notar alguns grandes momentos da sua vida, momentos estes que marcaram seu ministério como Profeta do Altíssimo.

Note que: Elias é o profeta de Deus focado para o Reino de Israel, cujo governante é Acabe. Filho de Onri, Ambos, pai e filho, fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Porém: Acabe ainda conseguiu superar seu pai em irritar ao Senhor. Casou com um Sidonia, cujo nome era Jezabel, e adorou os ídolos dela. Edificou um altar para este deus profano na cidade de Samaria. (Cap.16.29-34).

3-    Por conta de tamanha afronta aos céus. Elias mesmo por si só, toma as dores da irritabilidade Divina e se dirige a Acabe dizendo: Tão certo quanto vive o Senhor em cuja face estou que: Não cairá nem chuva nem orvalho, segundo a minha palavra (Cap.17.1). Observe que: Após dizer isto ao Rei de Israel. O próprio Deus vai dizer a Elias foge para o oriente e se esconde em Querite. Neste lugar havia um pequeno riacho (Córrego) que apresentava “Correnteza” apenas em época de chuva. (1º Rs 17 2,3).

O Ribeiro de Querite.

         Em Querite (Cujo significado é medida certa), Elias vislumbra o sobrenatural de Deus. Sendo alimentado por corvos (Aves carnívoras), imbuídas por Deus de levar ao profeta "Pão e Carnes", durante o tempo que ali estivera até o ribeiro secar, por conta da chuva que não caia mais sobre a terra. (vv. 2-7).  Acabando-se a água do riacho, Deus vai direcionar Elias para novo endereço.

Alojando-se em Serepta.

        Em Serepta (que permeia o significado de: Fornalha). Isto por que esta chegando a hora de Elias, encarar a verdade de suas palavras e enfrentar, os Bajuladores da Idolatria que permeava o Reino de Israel. Mais enquanto isto, Elias, vai ficar na casa de uma Viúva, designada por Deus para sustenta-lo.

A Ironia de Deus.

       Uma viúva. Já começava por ai. Numa região cuja fome era assoladora, logo trabalho também era tão escasso quanto ter algum alimento. Sim! Esta é a cena que a mesma vai descrever ao Profeta. O que tenho: Um punhado de farinha e um pouco de azeite na botija. Como podes vê, tenho aqui gravetos que usarei para fazer fogo e com o mesmo assar o que tenho para mim e meu filho e depois morrermos. Elias não se intimida com a resposta da mulher e diz: Tudo bem, mais primeiro faze o que te mando, me trás água, e depois um bolo. Por que assim diz o Senhor... Nada te faltará até que a chuva caia novamente sobre a terra.

Note: Em Serepta Elias esteve até findar o período da profecia: Segundo sua palavra, cuja assinatura levava a mão de Deus. Durante esse tempo a viúva viveu o sobrenatural, até visualizou seu filho ressuscitar. (Vv.8-24).

É chegada a hora.

      "Mostra-te a Acabe": (Cap.18.1). Deus agora é quem vai assumir a dianteira. Veja Bem não há nem um indicio de que Deus mandou Elias profetizar a Seca. Todavia.
O Mesmo deixou Elias, usar seu nome para promover a seca que já ultrapassara o terceiro ano. Mais agora. O Próprio Deus, vai se manifestar a Elias. Veja: E veio a Palavra do Senhor a Elias dizendo: Vai te apresenta a Acabe.

Por que?

     Sim! Até parece que Deus estava dizendo a Elias o seguinte: Até agora tudo ocorreu segundo tua palavra e Eu concordei e aprovei tua ação, Mais, aparti de agora será segundo a minha.  Mostra-te a Acabe por que mandarei chuva.

Veja a questão dessa afirmação: "Mostra-te". Por que isto? Sim! Quando Elias lançou a sentença sobre o Reino, Jezabel a Mulher de Acabe para se vingar de Elias mandou matar, os profetas do Senhor. Logo Elias seria o próximo. Esta é a razão pela qual Deus o escondera Em Querite e em Serepta até findar os três anos. (Cap 18.4).

Saindo do esconderijo.

        Elias sai para se mostrar a Acabe, e enquanto se dirige para vê-lo, se depara com a realidade da terra. Seca em extremo, a fome era grande sobre a mesma. Enquanto observava a terra Elias vai se deparar com o justo Obadias. Servo de Acabe que quando soube da tramoia de Jezabel, escondera consigo cem profetas do Senhor e os manteve a pão e água.

Porém agora: Obadias, seguindo ordem de Acabe em busca de água. Encontra-se com Elias, se prostra diante o Profeta do Senhor após reconhecê-lo. Elias então lhe diz vai e dize a Acabe onde estou (vv.5-8).

       Obadias retruca o profeta dizendo: Desde o dia em que sumistes, não houve um só lugar nesta terra onde Acabe não te caçou. E queres que eu o diga onde estás? Não, por que eu seria responsável pela tua morte? 

      Elias Responde dizendo: Perante o Deus em cuja face estou (presença), hoje me mostrarei a Acabe. Tranquiliza o teu coração.

       Obadias assim o fez. Acabe vai ao encontro de Elias, quando o avistou disse: És tu o perturbador de Israel? Não, o Perturbador aqui é você, por teres deixado o mandamento de Deus, como fizera teu pai e se desviado para os Baalins (seguidores de Baal). (vv.16-18). Aqui agente começa a focar o desfecho dos impasses deste capitulo 18.

O primeiro O Impasse: O pecado de Acabe.

        Como Rei de Israel Acabe tinha sobre si a responsabilidade de Governar segundo a vontade de Deus, porém não fez. Acabe se desviou como todos os Reis que foram antes dele, e manteve o Reino debaixo da Idolatria.

O Segundo Impasse: A Idolatria do Povo.

       A Idolatria de Israel, já era comum de se vê. Ao contrário do Reino do Sul (Judá), Israel estava vivendo longe de Deus. E mesmo assim Deus, não se esqueceu deles. A seca era uma punição necessária. O povo precisa reconhecer o seu Deus outra Vez. Mais oque os impediam?

O Terceiro impasse: Os Profetas mentirosos de Baal e Azera.

Quando Elias se apresenta a Acabe. Após retrucar o Rei, Vai logo lhe dizendo:
*Manda ajuntar a mim todo Israel no Monte Carmelo.
*Também todos os 450 Profetas de Baal e os 400 profetas do poste - ídolos que comem na mesa com Jezabel. (Cap.18.19).

Por que esta convocação eminente?


      Que Israel era culpado de Idolatria, isto era fato. Que a mesma incomodava a Deus, isto também é fato. Veja bem: O Povo estava sofrendo por conta da insanidade de Acabe o líder do povo que se curvou a idolatria de sua mulher Jezabel. Por conta disto todo o povo também estava sofrendo a sequidão que assolava a terra na época.

Antes da chuva vem o fogo do concerto

Então estes impasses precisavam serem removidos. Elias vai desafiar os profetas de Baal para um duelo de Deuses. A regra era clara, o Deus que fizesse chover fogo dos céus este seria o Deus do povo e o verdadeiro Senhor. (Cap.18.19).

Só uma Observação: Deus iria manda a provisão na terra por meio da chuva, porém o mesmo queria do povo uma decisão. O Desafio de Elias foi uma ótima investida contra a idolatria do povo.

A Arena dos Deuses.

1- O Monte Carmelo se tornou a Arena dos Deuses. A plateia toda reunida de um Lado Elias sozinho, Representando Seu Deus. Do outro lado 450 profetas de Baal mais 400 de Azera. Total 850 profetas contra um só.
2- O Desafio seria marcado pela seguinte realidade: O Deus que Respondesse com fogo, seria o Deus verdadeiro. Lembrando que Baal por se mais influente que Azera, os 450 profetas desta entidade fora quem entrou em batalha contra o único profeta do Senhor.
3- Os profetas de Baal se preparam primeiro: Começaram a clamar a Baal desde manha cedo e se estenderam até ao meio dia. Enquanto isto Elias zombava deles: Gritem mais alto: Quem sabe ele não foi viajar ou esta dormindo, assim ele despertará. Os profetas começaram a se martirizarem com facas e lanças e a derramarem sangue, por isto era costume deles e nada. Isto fizeram até caírem esgotados e sem nenhuma resposta

Quem é o Deus Verdadeiro?

     Chega à vez de Elias. Primeiro ato: "Reparando" o Altar: Sim! O Altar que estava quebrado, por conta do abandono da fé do povo e do descaso dos Reis de Israel. Teria que ser reparado. Doze pedras conforme o numero das tribos.

Apos restaura-los, o mesmo então preparou a lenha, mandou cortar o bezerro, e o pôs sobre a lenha. Depois mandou que enchessem quatro cântaros d’águas e lançassem sobre o holocausto. Fizeram isto por três vezes. Até o pequeno rego que fizeram em volta do mesmo transbordara. 

A Oração de Elias.

       Aqui Elias começa a clamar ao Senhor: Deus de Abraão de Isaque e de Israel. A Oração do Profeta tinha como Objetivo: Vê claro a gloria de Deus. Porém tinha também a intenção de trazer o povo de volta ao altar da adoração. E enquanto ainda falava diz o texto que: Deus mandou fogo do Céu. O Holocausto foi consumido, até as pedras e o riacho foram consumidos.

      Vendo aquilo o povo exclamou: Só o Senhor é Deus!
O impasse mais importante a ser removido: A Incredulidade do povo. Com este caso resolvido por conta do fogo; Restou aos mesmos, por fim aos causadores de blasfêmias dentro do reino. Morte aos profetas de Baal e os de Azera.

     Com este caso resolvido: Elias se dirige a Acabe. Hora de anunciar a chuva.
Mesmo apesar deste grande episódio. Acabe ainda vai esta focado aos devaneios. No final de seu governo vai fazer uma aliança com Josafá rei das tribos do Sul. Desta vez vai Se reportar a seus profetas particulares; Há de se observar que o episodio com Elias não lhe convenceu da grandeza de Deus.

Conclusão: O profeta da vez é o anônimo Micaías. Acabe vai se sentenciado na dureza de sua servis, vai a guerra mais não volta segundo profetizou  Micaías.
Seu filho vai assumir o trono. E Eliseu será o profeta da vez. Mais ai já é o segundo livro dos Reis.


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