O LIVRO DE 1º REIS
O LIVRO DE 1º
REIS
Introdução:
O livro marca: Os últimos dias de
Davi e as lutas pela sucessão do Reino.
Uma
Observação: Os livros de 1º e 2º Reis assim como 1º
e 2º Samuel, também 1º e 2º Crônicas formavam um único livro na tradição
literária hebraica e juntos chamavam-se Reis. Somente por meio da Septuaginta é
que foram divididos.
Historicidade deste livro se se inicia com
a: Velhice da Davi. Ver pagina 110 do livro. Enquanto o velho Rei se aquecia
com a jovem donzela seu reino era disputado por Adonias, que legalmente seria o
Sucessor legítimo do trono. Um filho que Davi não questionava. E com o apoio de
Joabe comandante do exercito e Abiatar o Sumo Sacerdote Adonias subiu a trono
enquanto Davi ainda estava vivo.
O Alerta de Natã a Bate-Seba. A Uma
promessa sobre teu filho chama Zadoque para ungi-lo rápido e colocá-lo no trono
antes que seja tarde demais.
A
decisão de Davi e o trono é dado a Salomão.
I-
O Reinado de Salomão
Um Reino prático e diplomático.
a)
Salomão consolida seu reinado
(Cap.2.13-46).
Como regra Real de todo herdeiro
é consolidar seu reino mais para isto, era preciso reformar. E reforma de
Salomão seria primeiro eliminar seus inimigos.
Estes eram: Adonias, Joabe e
Simei.
b)
A Sabedoria de Salomão (Cap.3).
1-
Salomão ao contrário das mãos
calejadas pela espada preferia a diplomacia. E por meio desta renovou a fez
alianças comerciais.
2- O
Jovem Rei que começa a reinar com 17 anos era temente a Deus.
Como
prova de sua fidelidade a Deus quando sacrificava em Gibeão (1º Cr 21.29). O
Senhor lhe apareceu e disse-lhe: “Pede o que quiseres que eu te darei” (Cap.3.5).
Salomão pediu Sabedoria.
A Prova de que a alcançara, foi
quando duas prostitutas adentram sua presença com uma criança e uma disputa
pela mesma. (vv.11-15).
c)
A Prosperidade do Reino de
Salomão (Cap.4). Ver pag. 111.
d)
Salomão, o empreendedor
(Cap.5.1-9). A Mega construção do templo. A
Aliança renovada com Hirão Rei de Sidon.
e)
A Expansão do Reino o de Salomão.
Por meio de suas Naus Salomão alcança à distante Índia e as preciosas terras de
Ofir de onde se extraía o melhor ouro da terra. Sua fama alcançou a rainha de
Sabá na distante África. Seu Governo começou a ser caracterizado como: Um Reino prospero e inigualável.
f)
A Insensatez de Salomão
Cap.11.1-13).
Bom!
Salomão segundo o autor de Cetadeb, contrariou três leis estabelecidas para
Israel.
1ª
Não negociar com cavalos nem te-los em grandes numero (Dt 17.16).
2ª
Não ter harem de mulheres. (Dt 17.17).
3ª
Não acumular grande riquezas. (Dt 17.17b).
g)
O trono sob ameaça
Salomão
quando fez aliança com o Egito casou-se com a filha de faraó, como se não
bastasse essa prática lhe pareceu comum fez o mesmo com uma Amonita. Como se
não bastasse cortejou um vasto Harem de 700 princesas (mulheres) e 300 concubinas.
Esse
grande numero de mulheres pagãs inclusive, forma as principais responsáveis Por
seu desvio de fé e conduta.
Salomão
construiu Templos para os deuses de suas mulheres.
A saber: Quemos,
Moloque, Astarote e até Milcon.
A
consequência de seus atos.
Por tão havida atitude diante de suas
muitas mulheres, Deus prometeu tirar o reino das mãos de seu Herdeiro. Como veremos mais adiante.
Observação:
começou muito bem e parece que vai terminar mal. Essa promessa tinha um teor de
trágica. Bom o fim do Reinado de Salomão foi trágico. O Mesmo morreu com 58
anos. A quem diga que o mesmo se arrependeu de seus erros e foi salvo, porém
nada há que comprove isto de fato. A única possível prova seria o livro de Eclesiastes.
Três obras clássicas tem sua
assinatura.
Provérbios,
Cantares e Eclesiastes.
1-
Cantares
o primeiro livro é considerado apena um dos 1,005 cânticos entoados pro
Salomão.
Este
se tornou especial por que se tratava de uma homenagem a Sulamita. Uma observação: A Moça aqui é tratado por alguns
como a Sunamita a Jovem moça
trazida de Suném para aquecer
o rei Davi. A bíblia diz que a mesma não foi conhecida por Davi. Portanto se
manteve casta até Salomão desposa-la como sua preciosa amada. O Nome Sulamita
lhe foi dado em homenagem a Salomão. A historicidade deste livro se baseia na
linda história de amor entre Salomão e ela. Um dos cânticos mais belos e
apreciados da cultura hebraica.
2-
O Segundo livro provérbios, Salomão discursa
sabedoria em 33 capítulos, porém esta registrado que Salomão deixou mais de 3.000
provérbios de sua autoria.
3- E
por fim o terceiro livro de sua autoria Eclesiastes,
o mesmo vai redigir (força
de expressão) em seus últimos dias de vida. É neste
livro que ele reconhece haver tempo para tudo debaixo do sol e termina dizendo
que: vaidade é tudo vaidade... Aqui Salomão adverte a juventude a aproveitar a
vida, antes que os dias maus venham e cheguem os anos em que os mesmo possam
dizer, não há contentamento (alegria). O Sábio estava em uma fase da vida onde
já se despontava os contrastes da vida. O vigor lhe fugia, e o cansaço já se
aproximava de sua vida. Então Eclesiastes é o livro de sua reflexão quanto aos
valores da vida. Uma ultima observação:
Salomão era Rei, obviamente tinha um escriba a sua disposição. Bom! O reino de
Salomão chega ao fim.
II-
Roboão
Assume o trono e o Reino é dividido.
1-
O
Trono de Roboão. Uma promessa dizia que Deus iria
tirar o reino das mãos deste Herdeiro. Como se deu isto então?
A atitude de Roboão.
Quando
o jovem assume o trono busca saber dos anciões como deveria proceder diante do
povo. Aconselhado a se melhor que seu pai o jovem foi, porém não dado por
satisfeito foi consultar seus amigos e estes disseram seja duro, rígido, dobre
a carga. Moral Roboão, vai ouvir os amigos e desprezar a vós da razão. Esta
atitude desagradou o povo gerando um cisma entre as tribos. Assim sendo Jeroboão
vai se consagrada Rei em lugar de Roboão. Porém como não podia haver dos reis
sobra à nação o reino se divide literalmente. Em Reino do Norte Israel dez
tribos seguindo Jeroboão. E Reino do Sul duas tribos, Judá e Benjamin, sob o
comando de Roboão.
2-
Jeroboão
I, em Israel.
Enquanto
isto no Norte dez tribos de uma vez se desviam de Deus diante do bezerro de
ouro de Jeroboão, posto em Samaria, a fim de impedir o povo de subir a
Jerusalém para adora no templo. Esse desvio foi fatal para o Reino do norte,
pois estas dez tribos deste dia em diante nunca mais conseguiu se acertar.
a-
Depois da Divisão os Reinos Norte e Sul.
Roboão
também aderiu a idolatria. Deus estava cumprindo a promessa em partes. O mesmo
foi um péssimo rei para a nação. Depois de sua morte Abias assume o trono, mais
vai fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Até o nascimento de Asa que
resolve fazer o que era certo diante de Deus.
b-
Os Reis mencionados neste livro sobre Judá depois da divisão.
1-
Roboão (Judá). Péssimo rei.
2- Abias
(Judá). Péssimo rei
3- Asa
(Judá). Bom rei.
c-
Os primeiros reis do norte
1-
Jeroboão (Israel).
2- Nadabe
(Israel).
4- Baasa
(Israel).
5- Elá
(Israel).
6- Zinri
(Israel).
7- Onri
(Israel).
8-
Acabe (Israel). (Ver. Pags.
116,117). Suma: Nenhum dele fez o que era reto aos
olhos do Senhor. Outros se assemelharão a estes. Em Judá.
III
- O Ministério de Elias, Eliseu e outros Profetas.
(Ver Pag. 118-121).
Primeiro
um pouco sobre Elias. Texto: (1º RS 18.1,41-16).
1-
Elias o Profeta do Altíssimo que
vai Aparecer na História de Israel No Ano em que Acabe o Sétimo Rei de Israel
assume o trono. O profeta em evidência Vai ter um ministério notável diante de
Deus e do Povo. Assim como Aias E Jeú também profetas de Deus. Só que estes
dois ao contrário de Elias, continuaram no anonimato. Elias vai sair deste
anonimato para mostrar A Soberania de Deus a um Reino desviado desde a
Instancia da divisão ocasionada por Roboão e Jeroboão.
A História de Elias, portanto
continua no anonimato quase que literalmente. Afinal o que se sabe sobre ele é
que: o Mesmo veio de uma pequena aldeia de Gileade, chamada Tisbi. Próxima ao
Vau de Jaboque.
2-
Sim! Neste capitulo da história
será possível notar alguns grandes momentos da sua vida, momentos estes que
marcaram seu ministério como Profeta do Altíssimo.
Note
que: Elias é o profeta de Deus focado para o
Reino de Israel, cujo governante é Acabe. Filho de Onri, Ambos, pai e filho,
fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Porém: Acabe ainda conseguiu superar
seu pai em irritar ao Senhor. Casou com um Sidonia, cujo nome era Jezabel, e
adorou os ídolos dela. Edificou um altar para este deus profano na cidade de Samaria.
(Cap.16.29-34).
3-
Por conta de tamanha afronta aos
céus. Elias mesmo por si só, toma as dores da irritabilidade Divina e se dirige
a Acabe dizendo: Tão certo quanto vive o Senhor em cuja face estou que: Não
cairá nem chuva nem orvalho, segundo a minha palavra (Cap.17.1). Observe que: Após dizer isto ao Rei de
Israel. O próprio Deus vai dizer a Elias foge para o oriente e se esconde em
Querite. Neste lugar havia um pequeno riacho (Córrego) que apresentava
“Correnteza” apenas em época de chuva. (1º Rs 17 2,3).
O
Ribeiro de Querite.
Em Querite (Cujo significado é medida
certa), Elias vislumbra o sobrenatural de Deus. Sendo alimentado por corvos
(Aves carnívoras), imbuídas por Deus de levar ao profeta "Pão e
Carnes", durante o tempo que ali estivera até o ribeiro secar, por conta
da chuva que não caia mais sobre a terra. (vv. 2-7). Acabando-se a água do riacho, Deus vai
direcionar Elias para novo endereço.
Alojando-se em Serepta.
Em Serepta (que permeia o significado
de: Fornalha). Isto por que esta chegando a hora de Elias, encarar a verdade de
suas palavras e enfrentar, os Bajuladores da Idolatria que permeava o Reino de
Israel. Mais enquanto isto, Elias, vai ficar na casa de uma Viúva, designada
por Deus para sustenta-lo.
A Ironia de Deus.
Uma viúva. Já começava por ai. Numa
região cuja fome era assoladora, logo trabalho também era tão escasso quanto
ter algum alimento. Sim! Esta é a cena que a mesma vai descrever ao Profeta. O
que tenho: Um punhado de farinha e um pouco de azeite na botija. Como podes vê,
tenho aqui gravetos que usarei para fazer fogo e com o mesmo assar o que tenho
para mim e meu filho e depois morrermos. Elias não se intimida com a resposta
da mulher e diz: Tudo bem, mais primeiro faze o que te mando, me trás água, e
depois um bolo. Por que assim diz o Senhor... Nada te faltará até que a chuva
caia novamente sobre a terra.
Note:
Em Serepta Elias esteve até findar o período da profecia: Segundo sua palavra,
cuja assinatura levava a mão de Deus. Durante esse tempo a viúva viveu o sobrenatural,
até visualizou seu filho ressuscitar. (Vv.8-24).
É chegada a hora.
"Mostra-te a Acabe":
(Cap.18.1). Deus agora é quem vai assumir a dianteira. Veja Bem não há nem um
indicio de que Deus mandou Elias profetizar a Seca. Todavia.
O Mesmo deixou Elias, usar seu
nome para promover a seca que já ultrapassara o terceiro ano. Mais agora. O
Próprio Deus, vai se manifestar a Elias. Veja: E veio a Palavra do Senhor a Elias dizendo: Vai te apresenta a Acabe.
Por
que?
Sim! Até parece que Deus estava dizendo a
Elias o seguinte: Até agora tudo ocorreu segundo tua palavra e Eu concordei e
aprovei tua ação, Mais, aparti de agora será segundo a minha. Mostra-te
a Acabe por que mandarei chuva.
Veja
a questão dessa afirmação: "Mostra-te". Por que
isto? Sim! Quando Elias lançou a sentença sobre o Reino, Jezabel a Mulher de
Acabe para se vingar de Elias mandou matar, os profetas do Senhor. Logo Elias
seria o próximo. Esta é a razão pela qual Deus o escondera Em Querite e em
Serepta até findar os três anos. (Cap 18.4).
Saindo do esconderijo.
Elias sai para se mostrar a Acabe, e
enquanto se dirige para vê-lo, se depara com a realidade da terra. Seca em
extremo, a fome era grande sobre a mesma. Enquanto observava a terra Elias vai
se deparar com o justo Obadias. Servo de Acabe que quando soube da tramoia de
Jezabel, escondera consigo cem profetas do Senhor e os manteve a pão e água.
Porém
agora: Obadias, seguindo ordem de Acabe em
busca de água. Encontra-se com Elias, se prostra diante o Profeta do Senhor após
reconhecê-lo. Elias então lhe diz vai e dize a Acabe onde estou (vv.5-8).
Obadias retruca o profeta dizendo: Desde
o dia em que sumistes, não houve um só lugar nesta terra onde Acabe não te
caçou. E queres que eu o diga onde estás? Não, por que eu seria responsável
pela tua morte?
Elias Responde dizendo: Perante o Deus
em cuja face estou (presença), hoje me mostrarei a Acabe. Tranquiliza o teu
coração.
Obadias assim o fez. Acabe vai ao
encontro de Elias, quando o avistou disse: És tu o perturbador de Israel? Não,
o Perturbador aqui é você, por teres deixado o mandamento de Deus, como fizera
teu pai e se desviado para os Baalins (seguidores de Baal). (vv.16-18). Aqui
agente começa a focar o desfecho dos impasses deste capitulo 18.
O
primeiro O Impasse: O pecado de Acabe.
Como Rei de Israel Acabe tinha sobre si
a responsabilidade de Governar segundo a vontade de Deus, porém não fez. Acabe
se desviou como todos os Reis que foram antes dele, e manteve o Reino debaixo
da Idolatria.
O
Segundo Impasse: A Idolatria do Povo.
A Idolatria de Israel, já era comum de
se vê. Ao contrário do Reino do Sul (Judá), Israel estava vivendo longe de
Deus. E mesmo assim Deus, não se esqueceu deles. A seca era uma punição
necessária. O povo precisa reconhecer o seu Deus outra Vez. Mais oque os
impediam?
O
Terceiro impasse: Os Profetas
mentirosos de Baal e Azera.
Quando Elias se apresenta a
Acabe. Após retrucar o Rei, Vai logo lhe dizendo:
*Manda ajuntar a mim todo Israel
no Monte Carmelo.
*Também todos os 450 Profetas de
Baal e os 400 profetas do poste - ídolos que comem na mesa com Jezabel.
(Cap.18.19).
Por que esta convocação eminente?
Que Israel era culpado de Idolatria,
isto era fato. Que a mesma incomodava a Deus, isto também é fato. Veja bem: O Povo estava sofrendo por
conta da insanidade de Acabe o líder do povo que se curvou a idolatria de sua
mulher Jezabel. Por conta disto todo o povo também estava sofrendo a sequidão
que assolava a terra na época.
Antes da chuva vem o fogo do
concerto
Então estes impasses precisavam serem
removidos. Elias vai desafiar os profetas de Baal para um duelo de Deuses. A
regra era clara, o Deus que fizesse chover fogo dos céus este seria o Deus do
povo e o verdadeiro Senhor. (Cap.18.19).
Só
uma Observação: Deus iria manda a provisão na
terra por meio da chuva, porém o mesmo queria do povo uma decisão. O Desafio de
Elias foi uma ótima investida contra a idolatria do povo.
A Arena dos Deuses.
1- O Monte Carmelo se tornou a
Arena dos Deuses. A plateia toda reunida de um
Lado Elias sozinho, Representando Seu Deus. Do outro lado 450 profetas de Baal
mais 400 de Azera. Total 850 profetas contra um só.
2- O Desafio seria marcado pela
seguinte realidade: O Deus que Respondesse com fogo,
seria o Deus verdadeiro. Lembrando que Baal por se mais influente que Azera, os
450 profetas desta entidade fora quem entrou em batalha contra o único profeta
do Senhor.
3- Os profetas de Baal se
preparam primeiro: Começaram a clamar a Baal desde
manha cedo e se estenderam até ao meio dia. Enquanto isto Elias zombava deles:
Gritem mais alto: Quem sabe ele não foi viajar ou esta dormindo, assim ele
despertará. Os profetas começaram a se martirizarem com facas e lanças e a
derramarem sangue, por isto era costume deles e nada. Isto fizeram até caírem
esgotados e sem nenhuma resposta
Quem é o Deus Verdadeiro?
Chega à vez de Elias. Primeiro ato: "Reparando"
o Altar: Sim! O Altar que estava quebrado, por conta do abandono da fé do povo
e do descaso dos Reis de Israel. Teria que ser reparado. Doze pedras conforme o
numero das tribos.
Apos restaura-los, o mesmo então
preparou a lenha, mandou cortar o bezerro, e o pôs sobre a lenha. Depois mandou
que enchessem quatro cântaros d’águas e lançassem sobre o holocausto. Fizeram
isto por três vezes. Até o pequeno rego que fizeram em volta do mesmo
transbordara.
A Oração de Elias.
Aqui Elias começa a clamar ao Senhor:
Deus de Abraão de Isaque e de Israel. A Oração do Profeta tinha como Objetivo:
Vê claro a gloria de Deus. Porém tinha também a intenção de trazer o povo de
volta ao altar da adoração. E enquanto ainda falava diz o texto que: Deus
mandou fogo do Céu. O Holocausto foi consumido, até as pedras e o riacho foram
consumidos.
Vendo aquilo o povo exclamou: Só o Senhor é
Deus!
O impasse mais importante a ser
removido: A Incredulidade do povo. Com este caso resolvido por conta do fogo;
Restou aos mesmos, por fim aos causadores de blasfêmias dentro do reino. Morte
aos profetas de Baal e os de Azera.
Com este caso resolvido: Elias se dirige a
Acabe. Hora de anunciar a chuva.
Mesmo apesar deste grande
episódio. Acabe ainda vai esta focado aos devaneios. No final de seu governo
vai fazer uma aliança com Josafá rei das tribos do Sul. Desta vez vai Se
reportar a seus profetas particulares; Há de se observar que o episodio com
Elias não lhe convenceu da grandeza de Deus.
Conclusão: O profeta da vez é o anônimo
Micaías. Acabe vai se sentenciado na dureza de sua servis, vai a guerra mais
não volta segundo profetizou Micaías.
Seu filho vai assumir o trono. E
Eliseu será o profeta da vez. Mais ai já é o segundo livro dos Reis.
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