HÁ UM PROFETA NO MEIO

O PROFETA EZEQUIEL

Texto: “...hão de saber que houve no meio deles um profeta”. (Cap 2.8).

Introdução: Ezequiel significa “Deus fortalece”. O Mesmo era de linhagem sacerdotal. Seu Pai Buzi, era sacerdote, sua família era de sacerdote. Logo era este o destino que lhe reservava a fé. Mais a sua história começa exatamente, quando no ano 597 a.C, Nabucodonosor, Rei de Babilônia,  já havia Invadido e dominado, Judá e Jerusalém. Fato este ocorrido em 605 a.C.  
Entenda: Então, historicamente Ezequiel, foi Levado cativo por Nabucodonosor, no ano de 597 a.C.

Quando isto ocorreu: Ezequiel era apenas um jovem, com uma cadeira cativa no sacerdócio, reservada para que, quando o mesmo chegasse aos trinta anos, pudesse ocupa-la. Sim! Neste mesmo período quando adentrou as terras de Babilônia,  foi habitar junto às margens do rio Quedar, com Cativos Israelitas, justamente para quem Deus, queria se dirigir; sua então missão começa a tomar forma (Cap.3.15).

Nota-se portanto que: Deus queria traze-los de volta a fé. E por conta disto precisava de uma vós profética, mais do que um sacerdote. Pois a situação do povo pedia uma intervenção Divina urgente!

Mais antes entenda por que Deus queria um profeta:
1º - Por que o povo Israelita (as dez tribos do norte, levada pelos Assírios em 722 a.C) Estava sem contato com Deus a cerca de mais de 100 anos.
Logo quando Deus vai usar Ezequiel, Segundo a história, Ezequiel estava sendo separado paro oficio sacerdotal. Note: O sacerdócio só poderia ser exercido com trinta anos.  
2º - Quando o mesmo então completa trinta anos: Deus lhe chama para ser sua vós profética aos incrédulos Israelitas.  

A chamada de Ezequiel

(Cap. 1. 1) “Estando eu junto aos cativos, as margens do rio Quedar... Abriram-se os céus e eu vi as visões de Deus”.

Observe como sua vida vai mudar literalmente depois deste encontro.

      É fato que o sacerdócio lhe daria mais conceito, todavia Deus queria “uma vós profética” Bradando aos corações rebeldes. Desta forma o próprio Deus vai introduzir na vida deste jovem sacerdote a vocação profética. (Cap 2.1).

E como se deu isto?

Ezequiel descreve como aconteceu exatamente sua chamada.

      Filho do homem, põe - te de pé e falarei contigo”. (v.1). A chamada se concretiza. Ver-se claramente uma convocação de Deus, nesta afirmativa. "Ponhe-te de pé": significa "tomar posição". 

      “E entrou em mim o Espírito e pôs-me em pé e ouvi o que me falara” (v.2). Esse processo nos fala de revestimento: Veja o que ele disse: E pôs- me em pé – que significa: Que alguém o fez ficar em pé. Não foi fruto de sua vontade ou ação que o levantou por ouvir a vós de Deus. Mais sim um condicionamento e uma impulsão de uma força que ele desconhecia até então, que o colocou em pé. 

Note: Ele até poderia dizer: Tomei a posição que Ele me ordenou! Mais certamente a vós de Deus o enfraqueceu de tal maneira que lhe faltou forças para tomar a posição ordenada. Então ele afirma: E Entrou em Mim o Espirito (Espirito com letra maiúscula que se refere ao Espirito Santo, sem dúvida)... e me pós em pé. Depois desta atitude, Deus então vai lhe dizer o motivo.

      Eu te envio a casa de Israel e as nações rebeldes... (vv.3-7). Seria enviado, e foi enviado literalmente a casa de Israel (A Nação). Lembrando que a nação Israelita foi a primeira a se desviar de Deus, isto incluir dizer o porquê de tão severa mensagem, esta que Ezequiel teria que levar e ainda contar com o desprezo e a ira do povo, contra ele.

      "Não Temas"...Fala exatamente como eu te manda: (v. 6). “Deus encoraja e Anima Ezequiel”.

O que não deveria o profeta temer?

1- A eles nem as palavras deles. Certamente, não acreditariam e ainda ameaçariam o profeta. (Como  ainda acontece até hoje).
2- Por que são rebeldes. A Rebeldia deles estava  estampada em suas faces.
3- Porém não se espantes com seus rostos: Ou seja não se intimide diante deles (v.8).

      Deus lhe estende à mão a mensagem: (v. 9). A Mão de Deus estendida aqui não parafraseia conforto nem ajuda, mais uma "Missão". É dado ao Profeta “Um Rolo de livro”. E em seguida disse come, e comi. e na minha boca era doce como mel.
*Depois que ele entendeu o conteúdo da mensagem percebeu o quanto era amargo ser profeta do Altíssimo. A Ordem no Rolo era:  Fala o que esta escrito: Lamentações, suspiros e ais. 
*Note: eles (Israel já estavam em babilônia, muito antes das tribos de Judá e Jerusalém terem sido levadas a mais de 100 anos. Já disse isto. Calma! Israel foi levado cativo pelos Assíria em 722 a.C. Judá só seria dominado por Nabucodonosor, em 605 a.C. Só recapitulando.

Por que Isto?

    Bom! A infantilidade de Roboão foi a causa de um cisma (Divisão) entre as tribos de Israel. Dez deles ficaram sob a regência de Jeroboão, conhecidas como as tribos do norte. Desde o inicio foi rebelde e idolatra, motivo pelo qual Deus os entregou nas mãos dos Assírios.

    Enquanto isto no Sul, duas Tribos tentavam se manterem firmes diante de Deus, A Tribo de Judá e a Tribo de Benjamim! Mais os constantes tropeços de Reis como  Roboão, Abias e Manassés, Acabaram por levar as duas tribos ao mesmo destino que os demais irmãos seus do norte. 

Veja: Quando Judá é trazido a babilônia, é ai que Deus que um profeta, e não um sacerdote. Deus quer fazê-los compreender a força do arrependimento. E isto só seria possível por meio de uma Vós, sem medo e espontânea, alvissareira e carregada de justiça, castigos e concertos. Ezequiel foi o primeiro profeta escolhido em babilônia para tão árdua missão.
Note: O Rolo é amargo, por que a mensagem era dura, forte o suficiente para abater a Rebeldia.
Ezequiel teria a missão de apregoar: concerto para as Tribos afim de promover Uma união de novo entre as doze tribos, todas agora no mesmo lugar.

Qual seria o objetivo de Deus nisto?

    Conserta a casa dividida, trazê-la de volta a pátria unida, um só povo, um só Deus e Senhor de suas vidas. Deus não gosta não aprecia a divisão. A divisão só permitida por Ele quando a união tem propósitos malignos, como foi o caso de Ninrode.
A primeira coisa que Deus faz é separar o rebelde, depois ensina-lo para que o mesmo possa voltar consciente de suas atitudes erradas, querendo o concerto.
A Mensagem de Ezequiel teve vários objetivos é fato. Mais o mais importante era sem dúvida a união da casa de Israel de novo.

Há um profeta no meio.

     Enquanto houver um profeta no meio sempre haverá concerto, não haverá espaço para corrupção. Amém!

Conclusão: O Profeta é a atalaia no meio do povo. Vigilante atento, e só abre a boca na hora certa. Amém! Nos Moldes da Mensagem entregue a Ezequiel, hoje encontramos povos semelhantes a aqueles a quem o profeta teria que se dirigir duros obstinados, céticos e duros de semblantes, que não aceitarão a mensagem da cruz.
 Mais o que nos importa é continuar pregando que ouçam, que deixem de ouvir, somos os atalaias do Senhor  para esta geração. A casa rebelde vai ouvir a mensagem da cruz quer queriam quer não queriam ouvirão.

Jesus esta voltando para levar de volta para si os seus! Vamos!? Aleluia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.