EU IREI ADIANTE DE TI

 A CONVOCAÇÃO DE CIRO

Texto: Eu irei adiante de ti, tornarei planos os lugares escabrosos, quebrarei as portas de bronze, despedaçarei os ferrolhos de ferro. (Is 45.2).
Introdução:

      Estamos diante de uma profecia alusiva e bastante expressiva. Isaías o canal de Deus, neste período estava residindo em Judá (reino do Sul). A profecia esta no ano 712 a.C. Embora o mesmo Já estivesse atuando nos tempos de Uzías. Seu ministério veio se tornar latente depois da morte de Uzías (Ou Azarias) seu Amigo.

Obs:  Vivendo as dores da perda Isaías vai ver-se tomado por uma gloria que irradiava o templo do Senhor. E na visão terá Deus se dirigindo a Ele de forma expressiva. Cf Cap. 6.  Sim! Isaías é tocado e purificado. Logo se prontificando em obedecer ao chamado de Deus em sua vida. Quando isto acontece. O ano é 740 a.C. 

Note: Depois que Jotão filho de Uzias morre, Acaz assume o trono, e aqui Deus volta a usar Isaías (732 a.C). Acaz vai ser um Rei Ímpio vai demonstrar santidade que nunca existiu em sua vida. Isto faz a ira de Deus se acender contra ele.
Isaías no momento que esta repreendendo Acaz e conseqüentemente Judá. O Norte esta sendo cercado pela Síria, para se levado cativo pelos Assírios em 722 a.C.  Então Isaías vai Ser usado por Deus para profetizar o fim de um cativeiro destinado para o Reino do Sul (Judá). O Tal Cativeiro ocorrera entre os anos 605, 597 e 586 a.C.
Em 605 vem o cerco de Nabucodonosor. Vai a primeira leva de Judeus cativos para o Império babilônico. Em 597 uma segunda leva e conduzida ao império. E Finalmente a Ultima leva é conduzida em 586 aqui começa exatamente a contagem dos 70 anos previstos de cativeiro também por Jeremias.
Seguindo estas datas ver-se que a profecia de Isaías esta acerca de 200 anos antes de acontecer literalmente.

Note: Isaías fala de um Rei cujo nome era Ciro e cuja pragmática o nomeia de Ungido de Deus.
Um Rei Pagão que seria um messias para o povo cativo. Seria canal de liberdade em nome de Deus.
Ciro é também aludido como Dario, o mesmo que Invadiu as terras (539 a.C) Babilônicas nos tempos de Belsazar Filho de Nabucodonosor que encontrava-se no trono profanando o templo do Senhor.
Daniel interpreta o segredo da mão que escrevia na parede, em seguida Dário, entra pelos redutos de um rio cujo fluxo fora desviados. Naquela noite diz os historiadores que os portões da mega cidade estavam abertos, facilitando o domínio persa sobre babilônia.

O Cap 45 de Isaias é um reflexo do que iria ocorrer logo em seguida após o domínio Persa. Ciro seria como já disse o libertador de Deus para toda a casa Israelita (as doze tribos) voltariam para casa unidos e focados em Deus.

O Cap expressa uma promessa A Ciro Por ocasião da invasão o texto expressa: As portas não se fecharão ... estarão abertas.Ciro dominaria babilônia, sem esforço tomaria toda sua riqueza escondida. Mais em compensação, tudo isto lhe seria dado mesmo sem conhecer o Senhor de Israel, por amor de Jacó (Israel).

O Contexto desta mensagem atribui três fatores destinados a Deus.

1-      Deus é visto como Criador e Senhor.*
2-     É o Único Salvador.*
3-     É o Senhor absoluto de tudo.* Sim! Israel voltaria para casa reconhecendo–o como Criador, Salvador e Senhor.
Note: Ciro da carta de liberdade ao povo em 538/7. Aqui cumpre-se a profecia: Eu Irei adiante de ti...
*O Criador fará Justiça, usará Ciro como seu instrumento... Pois como criador do homem. O mesmo fará a vontade de Deus sem esperar receber recompensa. (vv.8-13).
* Eu Sou o Senhor e não há outro... Eu falo justiça e proclamo o que é reto (vv.14-19).
*O Segredo: Vinde e congregai-vos juntos...Uma expressão para a casa de Israel (reinos unidos).(vv 20-25).

A Volta para casa
1-      Tornarei planos os lugares escabrosos,
2-      Quebrarei as portas de bronze,
3-      Despedaçarei os ferrolhos de ferro.

    Quando Deus afirma: Eu Irei adiante de ti... É evidente que Ele mesmo esta dizendo. Como Criador eu dou a forma que eu quiser, Sou Eu quem prepara o caminho de vossa jornada. O Espanto será removido.
As portas de bronze inspiravam temor. Por se tratarem de portões imensos que serviam para causar temor nos inimigos e imponência aos escravos. Quando Deus diz que estaria quebrando a figura de linguagem vai dizer que nunca mais eles seriam dominados como o foram.
Quebrar os portões também indica fim de escravidão, fim de prisão.
Despedaçar os ferrolhos de ferro (as trancas seriam destruídas definitivamente para a liberdade do povo). Quando Deus vai a frente todos os obstáculos são removidos, quebrados e despedaçados.

Existe alguma coisa que Ele não possa fazer?
     Ciro é chamada de ungido do Senhor. Por que seria o canal usado para libertar o povo do Cativeiro e envia-los de volta a Pátria.
    Ser livre da imposição de Babilônia, era algo que aos olhos humanos é totalmente impossível. Só uma intervenção realmente Divina poderia fazer tal obra. Dai Deus usa como canal um Rei pagão. Ciro seria aquele que destronaria o Império Babilônico, e quando sito ocorre-se. O impossível seria possível.
    Os portões da Pérsia agora, estaria se abrindo para refugos de uma guerra pudessem voltar as suas terras.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO