DANIEL HOMEM COMPROMISSADO COM DEUS

Tema:  AS SEIS APLICAÇÕES DE DANIEL

Preâmbulo: O Titulo desta mensagem parafraseia o momento que o estadista Daniel, é visitado por Deus com revelações que fugiam de seu entendimento a compreensão real daquilo que lhe era mostrado.

Texto: (Dn 10.12).

Introdução: Daniel fora trazido a Babilônia ainda muito jovem, isto ocorreu no ano 605 a.C, quando Nabucodonosor, invadiu Jerusalém e tornando seus habitantes cativos por pressão a seus domínios. É Óbvio que isto se deu por uma permissão de Deus. Mais o Jovem Daniel aqui mesmo quando ainda era conduzido a este grande império, demonstrou sua fidelidade ao Senhor. A sua resistência aos costumes daquela terra, teve como apoio, auxilio e conivência, três grandes amigos, que juntos foram trazidos e colocados, com todos de linhagem nobres no palácio do rei. (Cap.1.1-6).

O primeiro desafio de Daniel e seus amigos.

A Mudança de Nomes. Isto era troca de identidade. (Cap. 1.7). Daniel, Hananias, Misael e Azarias eram seus nomes de origem.

Obs: Nomes segundo a tradição Judaica/Israelita, sempre marcam a personalidade de quem os possui. Os nomes eram dados com significados e na maioria das vezes estes significados acabavam sendo a fonte da identidade do individuo. Por que pelo significado se dizia quem era o mesmo na sociedade. Sim! Todos tiveram seus nomes mudados pelo chefe dos Eunucos.

*Daniel ele chamou de Beltessazar. Que na linguagem Caldéia significaria, “Príncipe de Bel”. Uma das principais entidades Caldéias, conhecidas pelos Cananeus por Baal.

A hananias chamou de Sadraque, a Misael chamou Mesaque e a Azarias chamou de Abednego.

Segundo desafio: Comer na mesa real, as mesmas iguarias que eram servidas a todos.  (v.5). Não há um registro disso que vou dizer: Mais ao que tudo indica os quatro mancebos formaram uma Aliança de Fidelidade ao Senhor.
Essa aliança se tornaria o segredo de suas conquistas.
Bom! Mais isto é outra mensagem, por hora quero apenas margear o Estadista Daniel.

Apesar destes dois desafios: A decisão de Daniel, iria decidir seu destino naquelas terras e demonstrar até onde iria sua fidelidade real ao Senhor Deus de Israel.

Aqui começa a história de um relacionamento que iria impactar todo o império Caldeu. E como se pode vê; Deus só precisaria de um elemento, é bem verdade que ele usou muito mais que um ou quatro. Ester, Mardoqueu, Os três mancebos amigos de Daniel e outros como Ananias enfim.

*Mais Daniel vai ter mais tempo, pois vai atravessar Impérios, mostrando por que veio, e por que estava ali. Deus estava usando-o para dizer a todos que sua linha de ação se estendia além das fronteiras Israelitas, e que diante Dele os deuses dos homens são nada. E ainda que o próprio homem que se exalta a si mesmo vai ao chão, vira bicho enlouquecido, mais volta cônscio e reconhecendo sua grandeza Divina (Cap.4). Faz pagão Jejuar uma Noite inteira, por um amigo numa cova fria e cheia de leões famintos (Cap.6).

Neste Capitulo Novo da história de Daniel. O estadista esta numa posição elevadíssima de presidente (Cap.6.2). A história que se desenrola a parti da aqui, vai Levar Dario a decretar fidelidade a todos no seu reino ao Deus de Daniel (v.26). 

Como Disse Daniel foi escolhido por Deus para elevar o seu poderoso nome além das fronteiras, era essa a missão deste servo do altíssimo. Esta dimensão nos prova por que Deus o escolheu para um relacionamento mais forte e intimo desde o inicio (Cap 1.17). 

Sim! Deus deu a Daniel. Um pouco mais de sua graça: “E Daniel era entendido em todas as visões e sonhos”... Isto subtende-se que Daniel possuía o dom de interpretação. 

Deus lhe havia dado este dom. 

Foi este dom que o destacou no vasto império? Sim, contribuiu e muito! Mais o segredo não estava nos dons que possuía. Estava na Decisão que tomara. Decisão esta que o levou a ser um homem aplicado às coisas de Deus. Forma essas aplicações em sua vida que o destacara em muitas ocasiões.

*Na visão de Belssazar (Cap 5), A Mão que escrevia na parede que tanto lhe perturbou;  ele estava lá onde todos os adivinhos agoureiros e etc; falharam Daniel foi convocado e mais uma vez foi magnífico; “MENE, MENE TEQUEL URFASIM”.

*Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido está o teu reino, e entregue aos medos e persas. Naquela mesma noite se reino foi entregue a Dario o Medo. Sim! Foi no seu Reino que Daniel foi elevado a posição de presidente, e declarado amigo do rei.

Daniel que durante anos vinha marcando presença nos impérios. Agora estavam diante de um novo desafio, Inimigos íntimos. Mais em momento algum, Daniel deixou de ser fiel ao seu Deus.

Posso até conjecturar: Não vai ser um decreto que vai mudar o que sou. Já Deus, livrar jovens de fornalha ardente (Cap. 3). Já vi Rei se abatido e levantando (Cap.4). Vi Reino se dividido e dado em seguida em questão de horas (Cap.5). - Não esta escrito eu sei, mais isto se colocava diante dele como um estandarte, e lhe provava que Deus não lhe deixaria sozinho. E de fato não o deixou. (* autor).
Tudo isto era prova que Daniel nunca deixou de se um servo aplicado aos desejos de Deus.

A MENSAGEM.

     Até aqui vimos prévia sobre o ministério deste homem de Deus como enredo de introdução. Mais vamos consolidar por que Daniel era tão amado por Deus. As aplicações deste nobre são vistas aqui; O Cap. Base desta mensagem mostra-nos que Daniel cultivava uma vida de oração, fato que fazia parte de sua vida desde o inicio. Então a Primeira Aplicação era...

1ª Aplicação: “Uma vida de Oração”.

     A oração na vida de Daniel fazia parte de um hábito que se repetia varias vezes num único dia. O Cap 6, no episodio da cova mostra-nos que tal hábito era realizado três vezes por dia. Não que isto seja a regra para cada cristão. O Importante é orar quantas vezes for necessário (Fp 4.17).  E por que razão devo orar sempre? Jesus deixou claro que a oração é um investimento poderoso (Mt 6.6;26.41).

Obs: A Oração possui alguns advérbios nominais tais quais: Invocação, Busca, Clamor, esta interligada a Gozo, Alegria, Prazer, gemido e satisfação. Por meio dela esta a disposição do pedinte as portas das ações de Deus.

     Daniel sabia disto, e nunca havia deixado de orar.  A Razão é vista aqui, quando foi agraciado com uma revelação diferente das que estava acostumado a ter; esta lhe abateu o semblante e o encheu de preocupação. Motivo que o levou a Ora mais intensamente, a fim de saber o significado daquela revelação. Aqui Daniel vai dar inicio a uma campanha de oração, esta vai durar cerca de 21 dias, durante este tempo de aplicação na oração. Daniel vai abster-se de comida, bebida e banhos. A Oração deste começa no Cap 9. Associada a uma busca com jejuns e humilhação (v.3). Sua oração perdurou até a chegada de Gabriel (Cap 9.17,21).

Motivo: Saber o significado da revelação.

     No Cap 10 se desenvolve um prévia entre Gabriel e Daniel a respeito da Revelação.     Aprendo aqui que a Bíblia sagrada é uma revelação de Deus aos homens. Sua linguagem é complexa e cheio de simbolismo. Para se entender seu conteúdo o cristão deve cultivar uma vida de oração. Pois muitas das revelações nela contida só se obtêm o entendimento com muita oração. Por que Deus fez isto? Por que é por meio desta busca que Deus cria vinculo com sua criação.

Logo: A Oração é a chave da vitória, do crescimento do investimento. Sem oração não dar pra viver uma vida de intimidade com Deus.

Gabriel exalta as qualidades de Daniel, por te se aplicado de forma afinca a oração. “Desde o primeiro dia em que aplicastes a oração”.

2ª Aplicação: “O Tempo”.

     Todo processo leva tempo para se concluído nesta vida. O próprio Deus age no tempo certo, Seu tempo é classificado como: “KAIRÒS”. E classifica tempo determinado. A Cena aqui levou Daniel a um tempo de 21 Dia de oração. Desde o primeiro dia sua oração chegou as ouvidos do Senhor... Mais um contratempo se interpôs entre o servo e o Senhor. Claro! Houve aqui uma permissão de Deus. Durante 21 dia Gabriel esteve impedido de ultrapassar o Anjo da Pérsia que o impedia. Essa ação entra no KAIRÒS de Deus. Deus permitiu esse contra tempo e o usou como estratégia para testa o próprio Daniel.

     Em todas as ocasiões em que precisou Deus esteve sempre lá para dar-lhe a interpretação, o livramento e etc. Desta vez, o próprio Deus vai deixar Daniel, esperar...Até que o tempo de espera vai incomodar não só a Daniel, mais desta vez, é Gabriel quem esta solicitando ajuda.
Motivo: Fazer a vontade de Deus chegar ao servo do Senhor. Aprendo com isto que quando um justo se predispõe a orar com fé, o mundo espiritual de Deus, se põe a seu favor. Ver-se aqui duas figuras angelicais participando na intervenção. Tudo para que Daniel obtivesse a resposta em tempo hábil.

O Segredo: enquanto Daniel, estava orando, Gabriel sentia-se obrigado a vencer seu algoz, a qualquer custo. Mesmo que isto o levasse a pedir ajuda.

     Mais como disse Daniel entrou em campanha por cerca de 21 dia tudo para obter a resposta.
O fato é: quanto tempo estamos gastando em nossas orações? O tempo aplicado por Daniel, apenas validou a espera, a tornou mais objetiva. Principalmente quando a figura de Gabriel, lhe relatou o contra tempo sofrido.

Sim! Daniel declarou o tempo em que esteve orando:

    O (Cap.10.2,3). Mostra-nos a seguintes declarações:  Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas.

Vejo aqui que tempo de aplicação as coisas sagradas de Deus requer: Dedicação total, mesmo que isto seja abstinência total das coisas mais desejáveis.
A Santidade requer um preço, e como tal faz parte de um processo temporal. Daniel enquanto orava alcançava mais dessa santidade.  No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, Hidequel. E ali Sua resposta veio.

3ª Aplicação de Daniel: “O Desejo”. O coração aqui é quem fala mais alto!

4ª Aplicação de Daniel: “A Confiança” (v. 12). Sem fé é impossível a gradar a Deus.

5ª Aplicação de Daniel: “A Razão”. A busca pelo entendimento era a razão de tanto investimento. Ao ponto de abnegar-se das coisas prazeirosas da vida. Como alimentos, Bebidas, Perfumens e banhos. Haja racionalidade nesta busca. Amém!

6ª Aplicação de Daniel: Reverencia. Daniel demonstrou em todo tempo ser reverente e temente a Deus em tudo o que fazia. Isto o deixou numa posição de homem mui amado. Ou valoroso para Deus.

Conclusão: As aplicações deste nobre servo de Deus, nos leciona que a vontade de Deus deve se buscada mesmo quando não compreendida no primeiro ato. A Busca pela compreensão aos desígnios de Deus requer todas essas qualidades vistas aqui no exemplo de Daniel.

*Sem oração não se chega a lugar nenhum.
*Sem investimento de tempo não se alcança nada: Davi aqui pode até nos ajudar: Esperei com paciência no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor (Sl 40.1). Espere, no momento certo vem a resposta de Deus para sua vida.
*Sem desejo, não há interesse. Deus quer que quando o busquemos o façamos com muito desejo no coração: Aquele que me buscar de todo o coração...será ouvido (Jr 29.11-14).
*A confiança é o que o Próprio Deus vai querer testar em nós... A Daniel sua permissão deixou Gabriel embargado por 21 dia. Agora se a o reporta veio no 24º dia então Gabriel ficou embargado 23 dias. Isto é ouve uma permissão Divina naquilo. Deus queria vê até onde ia a desejo de Daniel de fato. Deus sempre vai deixar o mesmo acontecerem com os seus filhos.

Por que?

      Por que é uma forma do mesmo por em evidencia sua fé.
Daniel não desistiu investiu muito nesta busca, logo o próprio Deus, sentiu-se comovido a responde-lo, depois disto tudo. Lembre-se desejo é o segredo.
*Aplique sua razão aos desígnios de Deus e Ele te responderá com maestria e glamour.
*Seja reverente e Ele estará sempre pronto a te atender. Não por que merecemos, mais por que Ele é amor. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.