ABIGAIL SALVA SUA FAMILIA

Texto: (1ª Sm 25.14).

Introdução: Veja Bem A Bíblia, não faz menção exatamente a que tribo esta moça pertencia. Sabe-se que seu marido era casa de Calebe. Mais independente disto ela é usada neste contexto como mulher sabia, e vai agir em prol de sua família, por conta da insanidade de Nabal, seu marido para com Davi, o futuro rei de Israel.

Abigail, cujo significado é: "Alegria de meu pai". Sim! Era casada com o rico fazendeiro Nabal, homem cruel, e insensível. Seu nome não parafraseia um significado plausível como retrata a tradição Judaica. Mais sim, seu nome significava apenas: "Marido de Abigail!". Sem Abigail, ele seria marido de quem afinal? Ou qual seria o significado real de seu nome? Quer saber? Ninguém, nada! Apesar da sua riqueza lhe dar alguma moral, Nabal era nada. Suas ações acabaram condenando toda sua casa ao morticínio que Davi iria promover em sua casa e fazenda.

Abigail é o foco dessa mensagem.

O fato é Abigail fazia parte do contexto histórica da casa de Israel, sua ação vai destaca-la e coloca la em posição privilegiada dentro do Reino de Davi. Mais como seria isto?

Primeiro vamos destacar suas características básicas:

1- Era Sensível - isto é: Doce Meiga, amável, afável. A sua generosidade foi vista quando informada da insanidade do marido (v.17).
2- Formosa:  - isto é: bonita, bela, de boa aparência, pelo visto uma moça encantadora. (Se não fosse assim Davi não teria nutrido nenhum interesse por ela) calma!
3- Sensata: - isto é: Mulher inteligente, cabeça no lugar, sábia e prudente.

Veja por que: Quando foi notificada das intenções de Davi, como já disse por conta da ignorância de Nabal, que não só desprezou o pedido de Davi, como fez pouco caso de sua paternidade: (vv. 8-10).

Nabal condenou sua vida e a de sua família a morte.

Hora de Abigail agir. Note: Para salvar sua familia esta moça vai precisar tomar algumas decisões importntes.

1ª Decisão: Ir ter com Davi o mais rápido possível. Por que o mesmo já estava vindo em sua direção (digo fazenda), com gosto de sangue na boca.

2ª Decisão: "Não ir de mãos vazias". O que fora negado por Nabal, ela de próprio punho se encarregou de levar (v.18).

3ª Decisão: "Humilhar - se diante do Rei". Esta atitude certamente lhe renderia alguns segundos até ela se explicar.

4ª Decisão: "Interceder por sua vida e por sua família"

Davi atentou para o pedido de Abigail.

    Vendo a expressão de angustia que se apoderava da mulher, mais também vendo sua generosidade Davi, não vê outra solução se não da por encerrada a missão de devastar a casa de Nabal. Elogia a atitude de Abigail e agradece a Deus por tê-la enviado, afim de evitar uma tragédia.

   Agradecido Davi aceita a oferta de Abigail, o conselho dela também e parte para seu destino enquanto Abigail rtetornava a sua casa e famikia.

   Bom! ela vai da ciência do que fizera a Nabal no dia seguinte. O mesmo fica espantado. E passados exatos dez dias A Biblia vai dizer: E Deus o matou. Motivo? Se levantou contra o ungido do Senhor (Davi). O que ele tinha era benção do Senhor, negar a Davi, era  mesmo que negar a Deus que o abençoara tanto.

    Deus tira Nabal da História de Abigail. Com a morte dele Davi ao saber do fato. Mandou buscar Abigail para se sua esposa. Veja bem! Poderia te-la buscado apenas para que ela fosse uma serva sua, como ela mesmo disse. Todavia a intenção de Davi era outra. Uma mulher tão valorosa e sábia, como aquela. 
formosa e sensata tinha que esta ao lado, como mulher sua. e foi o que fez, a tomou por esposa.

Aqui abre-se um novo prisma.

Note: A um paralelo, nesta história que merece nossa atenção. Davi vai ser o salvador de Abigail e ainda a toma por esposa. o que isto nos lembra dentro da linguagem interpretação?

O Caso de Abigail nos lembra a Igreja Gentia casada com o mundo. Calma a Palvra Igreaja do Grego é: Eklesia e parafraseia o siginificado de Assembléia, congregação, comunidade de povos. Então estes chamados gentius, eram a assembléia dos profanos dos erradas dos distanciados do favor, por estarem associados ao mundo preso ao mundo casados com o mundo e seus desejos.

Até a chegada de Jesus. Sim! Jesus vem para o mundo e o mesmo não quer seu favor... Não atende seus apelos... O mesmo que fizera Nabal com Davi. Mais sempre haverá aqueles no mundo que se sensibilizarão com a petição de Jesus e acabarão se dirigindo a Ele com contrição... como fizera Abigail.

Note: neste paralelo, Davi é casado com Mical, filha de Saul. quando este rei profano enlouqueceu e desejou amorte de Davi, O futuro rei passou a viver fugindo e se refugiando no deserto. Enquanto isto Saul para afrontar Davi, da a sua filha a Palti, como esposa.

Os paralelos  se revelam:

1- Abigail - é um tipo legal de Igreja Gentia, que busca a salvação, é salva e fica sob a visão do rei, até o dia em que será tomada definitivamente como Esposa. note: Abigail foi ao encontro de Rei. A Igreja Gentia esta indo ao encontro do Rei Jesus. A ação de Abigail salvou sua vida sua casa e sua familial.

2- Mical - aqui é um tipo legal de Israel. Note Mical poderia como esposa ter acompanhado Davi na fuga  se quisesse. Porém não o fez. ficando para trás. Essa decisão lhe custou caro, foi dada a outro pelo seu pai.
Embora ainda acreditasse na volta do futuro rei.

Ver-se isto na nção Israelita. A Esposa que rejeitou seguir o Rei Jesus.
Essa rejeição favoreceu a Igreja Gentia.

Conclusão: Davi quando retorna, o faz como Rei de fato e de direito, quem estava ao seu lado? Abigail. Ele até restaurou a dignidade de Mical, mais Deus a deixou estéril. No contexto explicativo. Jesus vai fazer o mesmo com Israel. quando voltar para estabelecer o Milenio. Porém o fato lindo aqui é quem vai esta ao lado Dele? A Igreja  esposa que foi comprada, por sua misericórdia, após ver o seu apelo, salve a minha vida, a minha casa, a minha familia. Amém!


Ao Rei Jesus com carinho e amor!
A minha digníssima Mulher Telma e minha linda filha Thaísa, meus amores, minha família, presente de meu Deus. Amém!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO