DEUS E O PAGANISMO

UMA VISÃO SEGUNDO A HERMENÊUTICA


Deus e o paganismo! 

    Note: Não é de hoje que o nome de Deus é associado ao paganismo. Veja por exemplo: quando recuamos, na história da Nação escolhida. Ver-se com clareza a idéia desta nação, querer algumas vezes, igualar Jeová com os deuses do paganismo! 

Observe que: Essa idéia vem de longe; Segundo consta no livro de Oséias: Israel Certa ocasião resolveu chamá-lo de “meu Baal”.

→O profeta em evidência viu-se obrigado a repreendê-los por ordens expressas e Divinas do Todo Poderoso. Veja: “Disse ele não me chamarás, mas meu Baal”, (Os 2.16,17). 

A Razão: Israel se comportará tal qual esposa adúltera, diante de seu marido.
Permita-me um prévia e parafrasear: Com relação à idolatria, este texto continua dizendo:“não me chamarás, mas, “meu Zeus”, “meu Júpiter”, “meu Marduque”, meu isso, meu aquilo e etc.

Porque não devemos? 

Porque não somos politeísta. Vamos melhora isto: (Poli= Vários + Theo = Deus, definição: é igual a vários deuses).
A Prática Israelita, foi focada pelos Patriarcas, sob um só Deus, dessa origem Cristo pautou sua Igreja como defensora da unicidade da Divindade, por esta razão somos Monoteístas. (Mono= Único+ Theo=Deus).

Razão: Segundo a Bíblia, os que fazem tal prática assemelham-se a eles, “os ídolos”: mudos, cegos e surdos” (Sl.115.4-8; Dt.4.28). 

Vamos mais adiante: Afrontar os adoradores de ídolos (imagens).  São todos cegos. E ignorantes. Onde já se viu chama a pedra de meu deus, a madeira de meu socorro, o barro de minha ajuda, ou ainda as fotos e desenhos de supostos “santos”, de minha esperança!?!

     É ai que Jeová resolve pergunta por meio do profeta Isaías: “A outro Deus além de mim”? (v.8). É como se ele estivesse dizendo, desconheço!  No (Cap. 45) Ele desmorona, de vez com o paganismo mundano, “Eu sou o Senhor e não há outro; fora de mim não há deus...” (v.5). “Desde o nascente do sol, ao poente (do mesmo), fora de mim não há outro...” (v. 6). 

Toda  Honra e Glória a Ele, o Eterno, o Todo-Poderoso, o  Único!

.Preste a atenção nestas três observações a seguir:

Obs1: O nome “Baal” trazia uma raiz pagã, assim como o Zeus dos gregos. Desta forma tais nomes jamais poderiam se quer ser usados, para nomearem o Todo-Poderoso, “Theo”. Assim como nenhum outro nome pode se comparado ao dele, nome este incomensurável. (fonte- O fator  Melquisedeque, um ótimo livro para missionários).

Obs2: O nome “Theo” parece ter algo de incomensurável, sua pronúncia anuncia um ser supremo, e inigualável. 

Note: Um fato histórico envolvendo o sábio Epimenides diz que: Os Atenienses agradecidos perguntam: que nome daria a tão grande Deus, que os livrara de uma tão grande praga? O Sábio indignado com a pergunta: “lhes disse não seria uma afronta darmos nome a um Deus, que nem se que o conhecemos”?! E que por infinita bondade resolveu nos atender?! Mas já que insistem escrevam em cada um destes altares o seguinte: “Agnosto Theo! (Fator Melquisedeque). Foi assim que Epímenides, sábio de origem Creta. Entendeu quando viu sua ação por meio da prova que fizera! Ele nunca tinha apreciado algo tão real e rápido!

Obs3: Embora o nome deriva-se de uma nação pagã nada tinha haver com o paganismo grego, Assim como El-Elyon, também não tinha. ATÉ AÍ TUDO BEM! Haja visto que a intenção de Deus, sempre foi a de unir os povos em torno de si, como se vê em (Ef 2,11-22). O Evangelho era tanto para os Judeus como para os Gregos (Rm 1.16). Como se não bastasse haviam os chamados Gentius, prosélitos, (pessoas adjacentes de outras nações), que Deus esperava alcançar. Para demonstrar a eles, quem Ele era de fato, um Deus supremo acima de todos os deuses. Sua intenção maior; levar o homem, achegar-se a ele, por meio do sacrifício da Cruz!

Entenda: Deus fez o homem a sua imagem (Gn 1.26, Façamos o homem...), Deus, faz o homem, e o ama! O Amor dado ao homem, não se compara com nenhuma outra criatura! Sim! Tudo o que Deus fez era bom! Mas nenhuma de suas criações conseguiu arrebatar, seu coração como fizera o ser chamado Homem, o ser humano!  A prova esta em (Ef .2-6). Fomos de modo geral criados para Deus! Para louvor da sua glória. Foi pensando nisso que ele sempre procurou aproximar-se dessa sua criação tão dura de coração! 

→Abraão por exemplo: saiu do meio de uma nação pagã, para se seu amigo e o pai da fé (Gn 12: 1). Não muito longe dessa idéia de aproximação, veremos um homem, oriundo de Salém, sumo sacerdote, de uma nação idolatra! Seu nome? Melquisedeque, Ele veio exercendo a função de servo do Altíssimo, a quem ele próprio chamava de El-Elyon.

Note: Isto no meio de uma cidade (nação), pagã  (Gn 14: 18-24).  Aprendo com isso que Deus, esta sempre disposto, a se revelar aqueles que mesmo distante da fé genuína, o admiram, o respeitam. Sim! como o grande General Naamã, segundo a história se converteu, depois de vê o milagre operado em sua pele (2º Rs 5.1ss). E o que dizer do centurião chamado Cornélio (At 10.1-8)! Onde estava Noé? A Bíblia diz que ele foi alcançado no meio de um povo corrompido, (Gn 6: 7)!  Enoque foi tirado do  meio  desse povo corrompido! (Gn 5:24; 6:9; Hb 11:5).

→Volto a citar  seu Abraão,  que também foi tirado do meio da corrupção! (Gn 11.26,27;12.1-3; 15.1-7).
      Então acredito que do meio de um povo exigente, mas idólatra; Ele (Deus) permitiu que Paulo viesse usar o termo "Teo" para identificá-lo, já que o nome não sofreria nenhuma contaminação, por parte da idolatria. 

Amém! (fonte lembrada: O fator Melquisedeque). Veja bem: essas informações são para o enriquecimento da Hermenêutica! Acabamos de vê que há possibilidades teológicas de se ignorar a raiz pagã (Hermes) e adotar o verbo “hermenevein
pelo seu teor lucrativo ao nosso  vocabulário! Não pela figura de (Hermes), mas pelo verbo expressivo que é (hermenevein). GLÓRIA A DEUS ! 

ESTA PRÉVIA FOI EM HOMENAGEM AO MEU AMIGO: PASTOR: Marcos Tavares, uma grande homem de Deus.


Tem se tornando um refencial na pregação!
Tem seu foco voltado, a palavra de Deus.
Tem deixado sua marca NESTA TERRA.
Parabéns vaso!

VOCÊ FOI E SERÁ UM DE NOSSOS MELHORES HERMENEUTAS!

QUE NA NOVA EMPREITADA SEU ALVO SEJA A CADA DIA CUMPRIR COM SINCERIDADE E INTEGRIDADE A SUA CHAMADA.

Comentários

  1. Amém meu amigo e mestre José Francisco. Convidamos a todos para uma aula sem compromisso em nosso seminário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.