PRÉVIA DA BIOGRAFIA DE CRISTO.

PRÉVIA: sobre a biografia do Messias, sob o ponto de vista dos quatro evangelistas sagrados.

Esta visão vai nos confrontar com uma realidade que consiste-se em tratar da pessoa humana do Messias. Vamos a ela?

 A HUMANIDADE DE CRISTO.
a) Jesus como homem humanizado.


*1- Nasceria de uma virgem. (Is 7.14:Mt 1.18-25). 
*2- Seria: Oriundo da tribo de Judá. (Lc 3.34). 
*3- Descenderia da linhagem de Davi. (Mt 1.1,17). 
*4- Seria Herdeiro do trono que foi de Davi. (Lc 1.32). 
*5- Seria Sacerdote, Rei e Profeta. (Mt 16.15; Hb 9.11-15). *6-Viveria como homem. (Mc 2.16). 
*7- Andaria como homem.  (Jo 1.14).  
*8- E morreria como homem. (Lc 9.22). Amém!

b) Quatro Evangelistas foram responsáveis por sua biografia.

Para o conceito Judaico, não valia uma testemunha apenas, era necessário duas ou três, quando a segunda não era suficiente!


1- A Primeira no caso da Biografia Cristológica foi o ex-cobrador de impostos “Mateus (que sig. Dom de Deus)” Um dos discípulos que andara com Jesus, isso o qualificava como uma forte testemunha! Mais não era o suficiente!


2- S. Marcos é levantado como a segunda testemunha. Até trouxe um testemunho forte! E apesar de se aceito, ainda não era também suficiente.  

Por quê? Por que Marcos era uma testemunha ouricular.

Como é isso? Simples! Ele não andou diretamente com Jesus. Sim sua vida estava ligada a de Pedro de quem foi discípulo.  

Logo: Ele (Marcos), escreveu segundo o que este Apóstolo lhe dissera ou falará! 

Assim sendo: Como Marcos estava trazendo relatos autênticos de quem esteve e andou com Cristo, (o Apóstolo Pedro).

Isto até dava algum crédito ao testemunho trazido por Marcos, sobre Jesus! 

Mais como os Judeus não queriam um servo, queriam um Rei. tiveram dificuldades em adotar o testemunho deste discípulo como autentico. Salvos somente pelo fato deste evangelho esta cheio de atos milagrosos referentes a pessoa de Cristo. Dos quais muitos até vivenciaram ou também tomaram conhecimento.

Sim! Essa era a visão de S. Marcos: Jesus é o servo que veio para servir!  

Por quê? Observe o porquê:

     O testemunho de Marcos só trazia relatos, isso todos já sabiam! A fama de Jesus era grande em diversos pontos (locais) de época! O que Marcos trazia só autenticava o ministério de Jesus, diante daquele que viriam depois! O que acabou precisando de outra testemunha.

3- Então Deus apresenta Lucas, como a terceira para que se desse o caso por encerrado! O Doutor Lucas se interessa pelo caso, e sai a procura de provas que convencesse de fato, e tornasse crédulo o testemunho de Jesus (Lc 1.1-4). Como Lucas trabalhou com provas adquiridas por meio de uma pesquisa minuciosa, não haveria como duvidar de sua autenticidade! Com esta atitude Lucas da provas concretas de seu ministério e de discípulo de Jesus, apesar de não ter andado com o mestre diretamente, foi crédulo o suficiente para se tornar uma testemunha autentica em favor da causa MESTRA
Ele é um exemplo claro do que Jesus dissera certa feita: “Bem aventurado os que não viram e Creram.” Esse era Lucas, assim como eu e você hoje. Bom! O testemunho da defesa estava pronto!


4- Mais a Bíblia descreve que os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos... e por conta disso Ele levanta outra testemunha fiel! Uma quarta Testemunha? 

Por que?

>Sim! Para que não houvesse hipótese alguma do ministério de Jesus se desvalorizado! É claro que a ultima testemunha da biografia escrita se estendeu a João, que também fora testemunha ocular do Mestre! A Idéia era amarrar todos os fatos a pessoa bendita de Cristo, por meio dessa biografia! Para que o mundo através da história que é viva, nas memórias dos seres humanos tomassem conhecimento do grande milagre operado por Deus para salvar-lhos de seus pecados!  
VEJA ISSO: “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mais tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Amém!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.