A MOBILIZAÇÃO DE ASA

Textos:

E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na cidade de Davi, e Asa, seu filho, reinou em seu lugar; nos seus dias esteve a terra em paz dez anos; E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus; Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques; E mandou a Judá que buscasse ao Senhor Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento; Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz; E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o Senhor lhe dera repouso. (2 Crônicas 14:1-6).

Introdução: Perceba que quando Abias passa. o novo rei Asa, seu filho quando assume o trono se sente, mobilizado, a fazer o contrário de seus antecessores, Pai e Avô. Sim! O Rei Asa, ao contrario de seu Pai Abias, procura anda conforme os mandamentos do Senhor. Essa atitude vai causar uma diferença absurda no reino, ao menos nos dez primeiros anos seu reinado gozou de uma tranquilidade ocasionada por conta desta decisão em servir ao Senhor.

Logo descobre-se que a mobilização de Asa, foi fruto de um incentivo Divino, proveniente das profecias de Obede. 

Quem era Obede de fato? Claro um dos profetas do Senhor. (Cf Cap. 15.2). É importante também saber que nesta ocasião Deus levantou muitos outros profetas para alertar tanto  região Sul, quanto ao Norte, porém o Sul ganhava mais notoriedade nos planos de Deus. 

Claro isto não era acepção, mais o fato deste REINO ser mais sensível a vós de Deus, do que o povo do Norte. E neste contexto aparece Obede, sendo canal e porta vós de Deus, principalmente ao Rei Asa. Amém!

A Mobilização visava atingir toda a maça judaica, governada por este justo Rei, que procurou “Andar em Retidão diante do Senhor”. Cf Cap.14.2).

O que de fato Obede disse a Asa? Na verdade as profecias deste ilustre servo de Deus foi direcionada tanto principalmente ao Rei Asa, como Também a Maça Judaica.

Ele começa dizendo: “Ouvi-me Asa... em seguida: E todo o Judá. A declaração: “Deus estará convosco... enquanto estiverem com Ele.

Sim! Como já disse: Obede era profeta do Altíssimo. Asa era filho do rebelde Rei Abias, que não quis seguir a lei do Senhor, e assim como outros anteriores a Ele, causaram estragos espirituais no reino do Sul (A Saber Judá e Benjamim).

Na verdade ele era o terceiro Rei a ocupar o trono. O Primeiro foi Roboão, que levou o povo a se desviar do Senhor, que também foi responsável pelo cisma que dividiu o Reino de Israel em duas partes. Enquanto ele reinava na região Sul.

*No Norte dez tribos se uniram a Jeroboão, desde seu inicio até ser levado Pelos assírios em 722, nunca se acertaram com o Senhor sempre viveram na rebeldia da idolatria.

*Sim!” O Reino do Sul cambaleava entre a fé e a insanidade da idolatria. Robão e Abias como já disse fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Mais como também já disse:  Asa Resolveu fazer o contrario.

Ao Assumir o trono: O mesmo procurou fazer o que era bom aos olhos do Senhor. E isto vai mudar o reino completamente.

Por causa disso: O próprio Deus o encoraja: dizendo: Esforçai-vos (v.7).

(Aprendo: Que quando ouviu isto, a fé de Asa foi renovada, e por este motivo ele cobrou de si forças literalmente como descreve o v.8).

Vale até uma pergunta: O que é esforçar? Empregar forças para conseguir alcançar o objetivo.

Quando menciono Mobilização, é por que esta é uma atitude de quem é esforçado, que por sua vez indica alguém empregando forças, sejam espirituais ou físicas, para atingir o alvo certo.

Sim! Asa sentiu-se compungido através desta palavra advinda de Deus. Uma palavra animadora, e estimuladora que ascendeu no coração dele e atingiu toda a nação Judia, ao ponto de se voltarem para Deus.

Através disto: É possível vislumbrar onde o reino foi atingido inicialmente, isto vai dar-se ao menos em três áreas da vida de todos. E claro tudo porque o Líder resolveu fazer o certo e conduzir o povo na mesma direção.

A primeira área: A Paz retornou para o reino.

A Segunda área: A Angustia Espiritual, foi retirada.

A terceira área: A Espiritualidade literalmente foi restaurada.

O Segredo disso? Reafirmo a iniciativa de Asa. Quando resolveu que sua liderança andaria em retidão ao Senhor. A prova disto começa com sua ação renovadora, Abolindo do Reino a Idolatria.

Diante disto percebe-se que três coisas na vida de Asa nos chama a atenção como lição de vida e espiritualidade.

A PRIMEIRA REALIDADE: “Fez o que era reto diante do Senhor”.

Vamos entender? Sim! Fazer o que era Reto, significa: Agir de acordo com a Justiça.

A retidão nas escrituras pauta a vontade de Deus, como paramento para todos que almejam andar após Ele. Ver-se isto na Vida de um Abraão (cf Gn 17.1, Deus literalmente exige isto em Abraão quando lhe disse “Anda em minha Presença e seja perfeito”).

*Quando em outra oportunidade ver-se os filhos (anjos de Deus se apresentando diante dele segundo descreve o livro do patriarca Jó em seus Caps.1.1,2;2.1-3).  Um satanás esta entre eles e aproveita para apontar Jó.

Nestas alusivas: Deus declara ao adversário a Retidão de Jó. Visto como homem Justo, temente e que se desviava do mau. Perceba a pauta da retidão na vida de Jó.

Pra finalizar esta prévia: Jesus qualifica a retidão na vida de seus servos dizendo o seguinte: “Sedes perfeitos, como perfeito é o nosso Pai que esta nos Céus”.

O que de fato Jesus quer dizer com isto? Simples: Seja Reto, seja honesto, seja justo, seja verdadeiro.

Logo: Retidão é uma exigência Divina para os retos de coração.

Suma: E O Rei Asa estava procurando ser literalmente Reto diante de Deus. Portanto não esqueça como o povo havia se esquecido que: Retidão é uma exigência Divina para os retos de coração.

Mas se por ventura você esqueceu: Hoje Deus trás um profeta com o mesmo espirito que envolveu Asa, para trazer ordem à casa de novo. Pega visão.

A SEGUNDA REALIDADE: “Cobrou animo e aboliu toda impureza do Reino, e das cidades dominadas”.

 A realidade disto era: Na verdade Asa estava se livrando do Pecado de Roboão e Abias seu pai. Sim! Pecados estes que feriu a alma do povo Judeu, os levara a andarem após o erro, por mais de setenta anos. Tais pecados deixará o povo em:

*Aflição de espirito.

*Caminhantes sem paz no coração.

*Sem a misericórdia de Deus.

>Porém quando viram a mobilização de Asa, o povo despertou: Através do impulso deste monarca fiel a Deus, um líder compromissado, o povo aproveitou para renovarem seus votos ao Senhor e se aliançarem com Deus.

Como seria essa Renovação?

1-      Renovação de Pacto.

2-      Renovação de compromisso.

3-      Renovação de obediência.

A TERCEIRA REALIDADE:  Na verdade a terceira coisa que fez Asa: “FOI RENOVAR O ALTAR”.

Veja quando aboliu as impurezas, deixou o altar de sacrifício limpo.

Porque Asa fez isto?

Vamos lá! Quando os reinos se dividiram, No Norte Jeroboão contaminou os lugares de sacrifícios de Deus.  Veja como foi:  Porque os levitas deixaram os seus arrabaldes, e a sua possessão, e vieram a Judá e a Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os lançaram fora para que não ministrassem ao Senhor; E ele constituiu para si sacerdotes, para os altos, para os demônios, e para os bezerros, que fizera. (2 Crônicas 11:14,15).

Em contra partida No Reno do Sul Roboão No inicio de seu reinado estava indo bem, embora tenha começado errado, ouvindo o conselho de seus amigos mal intencionados. E somente no quinto ano de reinado a bíblia diz que ele deixou a lei do Senhor, se desviou de vez e o reino passou a enfrentar a idolatria.

Veja uma pauta de como foi: Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel; E sucedeu que, no quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém (porque tinham transgredido contra o Senhor  (2 Crônicas 12:1,2).

E como se não bastasse: Seu filho Abias quando assume o reino também fez o mesmo,  veio na mesma viber destes dois maus elementos. Mais havia ainda um espaço para os fieis, e por causa destes Deus sempre interviu no reino de Judá.

Então quando Asa não aceitou estas coisas em seu coração, sua atitude de renovação, consistia em abolir eliminar tirar todos os resquícios de impureza do meio do povo, e do lugar de adoração a Deus principalmente.

MAIS O QUE ISTO SIGNIFICA?

Veja comigo: Renovar o altar significa se ‘desprender de toda sorte de males que o contaminem’.

Ou tudo que possa trazer confusão a este santo lugar.

Permitam uma alusão sobre isso: O Altar é nosso coração hoje.

Assim como Asa estava buscando restaurar o reino, ao mesmo tempo com sua atitude que nos leciona o segredo da retidão. Ver-se que foi restaurado no povo;

1-      A fé. (Para nos foi dito: Que sem fé é impossível agradar a Deus ‘Hebreus 11.6’).

2-      A espiritualidade. (Jesus deixou claro que Deus quer adoradores sinceros que o adorem em espírito e em verdade ‘Jo 4 24’).

3-      O contanto com Deus. (Só a Deus devemos oferecer cultos ‘Mateus 4.10’).

4-      O amor a Deus. (Jesus disse que devemos ama-lo acima de tudo e de todas as coisas ‘Mateus 22.27’).

5-      A Sua Lei, (Para nós sua Palavra, seus mandamentos ‘Jo 14.21,22’).

No contexto de Asa era A lei Mosaica, e os mandamentos da mesma. Porém como acabamos de ver quando a retidão entra a casa volta a ter ordem, sinceridade e fidelidade. Pega visão!

O Reino de Asa foi o Reino da restauração Espiritual do povo.

Por quê? Porque um homem resolveu fazer a diferença; o REI ASA. Quando uma decisão centrada no coração de Deus foi a sua pauta? Aceite! Pois ela  pode mudar o curso da historia, obedeça.

EXISTEM COISAS QUE SÃO EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS.

De todas as decisões de Asa. A restauração do altar era a mais significativa, pois aquele de fato era sua porta de acesso ao coração de Deus. E por causa disto a bíblia diz: Asa seguiu ao Senhor e foi abençoado.

Conclusão:

Quando Deus fala, assim como falou com Asa, somos literalmente animados. Criamos forças contra o mau, abolimos suas ações em nossas vidas. Procuramos manter o coração renovado, nossa fé intacta, nossa esperança viva, e nosso amor focado em sua soberania. Foi o que vimos Asa começou bem, por esta razão suas atitudes nos servem de lições, para manter uma relação sadia com Deus! Amém!

 

 

 

 

 

 

 

Pastor José Francisco – Ministro da adelv

Presidente: Pastor José Carlos dos Santos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.