O Líder segue padrões.

 O líder segue padrões.

E a ética faz parte de sua conduta, vida e testemunho diante da igreja, e da sociedade um padrão a ser seguido e imitado, tanto pelos novos crentes quanto por sua própria família. Seja um exemplo. Jesus é sempre o foco.

Previa: Conhecendo antes quem sou, e como se deu a minha chamada, e porque fui chamado.

Texto: Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro que não tem do se envergonhar, e que saiba manejar bem a palavra da verdade. (2ª Tm 2.16):

Reflexão: “De todas as missões que há no mundo, a do obreiro é a mais difícil e, ao mesmo tempo, a mais gloriosa”. Paulo define isto como: “Um bom combate, onde ele teve o prazer de estar combatendo”!

INTRODUÇÃO:

     A chamada ministerial diante de sua realidade: liderança, Família e a Equipe de trabalho.

 O líder o obreiro esta inserido na MORDOMIA Cristã.

Sim o papel da mordomia de inicio: “É o reconhecimento que Deus é o Senhor “dono” de tudo; e nos constituiu para sermos seus servos administradores da vida e das possessões (Posses). Como fazer isto? Simples de acordo com a vontade de Deus”.

.

1.  O CHAMADO DO OBREIRO.

*Toda chama deveria se exclusiva e única, somente de DEUS. Mais no decorrer descobre-se que as mesmas às vezes acontecem, também por vontades humanas.

*Para falar de chamada antes é preciso informar que, todo obreiro estar inserido no papel da Mordomia cristã, e isto quer dizer que os mesmos estão exercendo a liderança em alguma área dentro da obra.

Mais o que é mordomia cristã?

    A palavra: “mordomia”, advém da expressão em latim: “Major Domus”. Major = Principal e Domus = casa. Assim sendo, mordomo é o principal administrador da casa do seu senhor.

Sim! A expressão ‘Mordomia’, significa literalmente ‘administração’ (Lc 16.2).

Para elucida isto: A Bíblia nos dar dois exemplos de grandes mordomos na Bíblia: Eliézer (Gn 24.2) e José (Gn 39.4-6).

 *O termo Mordomia, parafraseia o papel que o mordomo recebe sob suas responsabilidades.

Sim! O termo esta associado a expressiva grega também, porque tem tudo a ver com o trabalho do obreiro: Diakoneim – serviço, e diakoneo- servir e ministrar.

*O papel do mordomo é justamente este. O primeiro cargo dentro destas alusões a fazer uso deste papel, é o Diácono.

A mordomia diáconal. 

O DIACONATO (1ª Tm 3:8-13) “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus”  (1ª Tm 3:13). 

É importante ao Obreiro saber que: independente de seu cargo; que sua chamada deu-se por vontade Divina, e como tal, o mesmo precisa entender, que todo investimento em seu desenvolvimento, ainda será pouco diante do que Deus, tem realmente proporcionado para sua vida particular.

Primeiro ato: tenha convicção de sua chamada.

Por quê? Sim! O obreiro tem cinco responsabilidades indispensáveis nesta vida que são:

 Com Deus. 2º Com o Trabalho, (1ª Pe 2:18 e Cl 3:22-23). 3º Família, (1ª Tm 3:2-5, Tt 1:6). 4º Igreja, (1ª Tm 3:2, Tt 2:7-9). 5º Consigo Mesmo.

Observe isto: *Toda chama deveria se exclusiva e única, somente de DEUS. Mais aqui quero parafrasear pelo menos três formas como a chamada ocorre, o que nem sempre quer dizer que tenha a aprovação de Deus.

2.  AS TRÊS CHAMADAS 

1ª – A Chamada Divina: é Deus quem chama; Ele o faz de modo inconfundívelNesta condição Deus, não chama só quem já estar pronto.

Veja por que:

*Moisés, não se achava pronto, *Isaias, não se achava pronto, *Jeremias, Também não se achava pronto. *Jonas até estava pronto, mais se recusou a ir

-Independente de estar ou não pronto, a chamada de Deus é sempre convicta. “Separa-me a Paulo e a Barnabé...” (At 13.1-3).

2ª- A Chamada humana: – utilizando uma verbalização comum e corriqueira, esta é do tipo: “vem pra cá”, um simples convite humano, sem Deus, ter qualquer participação no caso. (claro que Deus, também pode chamar através de uma pessoa).

Porém quando quer faze-lo por meio de Alguém ele mesmo faz como fez com Moisés. Deus Notificou ao mesmo, o chamado de Arão. Deixou sua preferência clara ao colocar Josué ao seu lado.

*Mais uma Observação se faz importante aqui: ‘Não podemos chamar por amizade, parentesco ou coisa qualquer, por que nem sempre é a vontade de Deus’.

Veja por que: Quando o próprio homem chama outro, ele só vê o lado externo do candidato. Exemplo: o homem pode se enganar, vejamos o caso de Samuel que quase ungiu Eliabe por si próprio (quando o homem de Deus era Davi, 1º Sm 16: 6). Deus advertiu a Samuel, dizendo-lhe: “O homem vê o que está diante dos seus olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1º Sm 16:7). 

O exemplo de Abraão e Ló.

Abraão foi, de fato, chamado por Deus (Gn 12: 1). Deus lhe deu um proposito e uma missão. Obediência sem questionar, apenas usando a fé para ser conduzido ao centro da vontade quem o chamou.

 .

O exemplo de Ló: Sim! Ló simplesmente foi com seu tio uma vez que este para ele (Abrão) era como se fosse um filho literalmente. (Gn 12:4).

Obs: Há Obreiro nessa situação: apenas seguindo alguém, sem terem qualquer chamada divina individual. Más hoje ou amanhã os tais desistirão do ministério

Note: que no caso de ló o mesmo foi chamado por seu Tio. Logo aprende-se que a chamada humana, não se compara a de Deus.


 3ª A chamada própria- A pessoa que se oferece, sem Deus ter qualquer participação no caso. Alguns tendem ir mais além, se fazem obreiros, ou buscam consagrações alheias em fundos de quintais. E saem como se fossem os donos da verdade.


3.  O OBREIRO E A OBRA

O obreiro para fazer parte da chamada com a devida honra, dever entender alguns fatores:

1  aperfeiçoamento (o tempo de Deus e o preparo de Deus). 2  posição do obreiro (o seu lugar no reino). 3  Responsabilize-se. (é o primeiro passo em direção a uma liderança pessoal respeitada). 4  Comprometimento. (com Deus, com a Família e com a obra). 5  A obra necessita de muitos obreiros (Mt 9.37,38). 6  Seja melhor a cada dia (excelência). 7  Seja exemplo. (muitos te observam e querem se iguais a você). 8  Deixe um legado (eficácia).

4.  O OBREIRO E SEU LÍDER.

1  Alivie a carga de seu líder (At 6.2-4). AJUDE-O2  Esteja preparado toda vez que seu líder precisar. NÃO SE OMITA. 3  Esteja disposto a fazer o que os outros não se dispõem a fazer. 4  Não usurpe sua liderança.

5.  O OBREIRO E AS PESSOAS.

1  Seja servo. 2  Invista em relacionamentos e nas pessoas. 3  Amplie seu círculo de relações. 4  Não finja ser perfeito. 5 Seja exemplo para elas.

6.  O OBREIRO E OS OUTROS OBREIROS.

1 Complementar seus colegas é mais importante que competir com eles. 2 Seja um amigo. 3 Evite a política eclesiástica (2Sm 15.3-6; Gl 2.11-13). 4 Seja exemplo no meio deles. 

7.  A VIDA PESSOAL DO OBREIRO.

1 caráter2  Não se envergonha de sua conduta, pois dar bom testemunho: É UMA REGRA BASICA DO CRISTIANISMO. (1Tm 3.7; 3Jo 1.12; At 16.1,2; 22.12). 3  cuidado do obreiro, consigo mesmo. Inclui uma serie de fatores. Desde a saúde, ao asseio pessoal e a vida como cristão. 4  família. O maior patrimônio. 5  oração. Uma meta de todas as horas. 6 comunhão com Deus. Uma dedicação constante. 7 Seja exemplo dentro de casa. 

8.  O OBREIRO APROVADO.

 

(2ª Tm 2.15). 1 Maneja bem a palavra (Mt 13.52; Hb 5.12-14; Ec 12.9; Cl 3.16). A bíblia é a ferramenta do obreiro; ele precisa saber utilizá-la nas mais diferentes situações. 2  Não se embaraça (2ª Tm 2.4-7; Hb 12.1,2). 3  Não despreza o dom que há nele (1ª Tm 4.14; 2ª Tm 1.6; Rm1.11; 12.6-8; Hb 2.4; 1ª Pe 4.10). 4 Cumpre o ministério (2ª Tm 4.5). 

9.  PERIGOS E TENTAÇÕES DO OBREIRO.

(1ª Tm 4:16; AT 20: 28ª). 

1 -É preciso cuidado e vigilância com a: POPULARIDADE (1º Ts 2: 6). - saiba como manusear o sucesso! A popularidade é o engodo, a ilusão da juventude sem DEUS. 

2 -BAJULAÇÃO (1º Ts 2: 5) - é o servilismo, a lisonja, a adulação. 

3 -AMBIÇÃO POR POSIÇÃO (3º João. v.9). 

4 -Relacionamento inconveniente com o sexo oposto (Pv 31: 1; Ne 13: 26). 

5 -Imaturidade de todas as formas (1º Tm 3: 6; Ec 10: 16). 

6 -Rebeldia do obreiro contra DEUS (Ez 2: 8;1º Rs 13: 26; Jr 20: 7-9).

7 -Descuido com a saúde (3ª João vers. 2). 

8 -Considerar atentamente as seguintes passagens: (Mt 24: 25-46; 25: 14; 1ª Co 3: 10-15; Hb 13:17; 1ª Pe 5: 1-4).

10.     CAUSAS DE MAUS OBREIROS:

1 -Não tem chamada divina. Mais querem os púlpitos.

2 -Não tem direção divina. Mais querem liderar

3 -Separados para o trabalho antes do tempo. Obreiros prematuros, problemas a vista. 

4 -Imaturidade espiritual crônica: *Nunca se desenvolveram.* Nunca amadureceram. *Nunca crescem. 

5 -Trabalham somente com a capa dos outros. Síndrome de Geasi (2º Rs 2:13; 4: 29). 

6 -Admitidos noministério com defeitos morais e espirituais. (Ver:  Lv 21: 16, 17). 

11.     A BANALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO. 

1-      Falta de comprometimento com Deus e com sua Palavra.

2-      Esaú (Gn 25.29-34; Hb 12.16,17). Não liga pra chamada, se vende por qualquer moeda, ganha quem lhe fizer a melhor oferta. OBREIRO interesseiro.

3-      Nadabe e Abiú (Lv 10). Querem mostrar o que não são. Filho de sacerdote não é sacerdote. Deus abomina fogo estranho. Sansão (Jz 14.8,9; Nm 6.6). Tem chamada mais é obstinado, tem unção, mais é descuidado. Tem força, mais fraco. Tanta falta de descuido ocasiona fatalidades.Saul (1º Sm 13.8-13; 15.10-23). Escolhido por aclamação do povo, até admitido por DEUS, se não vigiar, poderá se tornar um fracasso.

6-      Os principais sacerdotes (Mt 27.3-5). Nesta época Jesus se depara com homens corrompidos pelo sistema. Queriam vê-lo morto. Sim a corruptela desta geração corrompida não muda, ainda existem tais espíritos atuando em classes atuais com a mesma oposição ao cristianismo, cuidado com os tais.

A)  INTERESSE PESSOAL (FP 2.21).

O que pode ocorrer com obreiros que seguem esta regra? Ve

1-Ló acabou em Sodoma (Gn 13.10-13).

2-A rebelião de Coré (Nm 16).

3-Geazi ficou leproso (2º Rs 5.19-27).

4-Demas desamparou Paulo (2ª Tm 4.10). Até onde leva o interesse pessoal na vida de uma pessoa? A distancia-se das verdades sagradas. 

B)  OS MERCENÁRIOS (JO 10.12,13; IS 56.10-12; JR 23.2; 50.6; EZ 34.2,3).

 

Tema bem atípico: Esta corja não difere muitos dos interesseiros por que no final são todos, farinha do mesmo saco. Sim! Os mercenários, são um pouco mais mesquinhos, se puderem arrancam tudo, destroçam e causavam arruaças. 

*Antes de escolher um obreiro o observe bastante, pesquise sua vida sua conduta sem que ele saiba. Seja sigiloso em tudo o que ele fala, fizer, se comportar. Enfim... 

Exemplos de obreiros mercenários:

 Balaão (Nm 22.5-7; Ap 2.14). Judas Iscariotes.

 

11.     O OBREIRO E A LIDERANÇA CRISTÃ.

Aqui o Obreiro vai encarar o papel de líder. E como tal o mesmo é obrigado a lidar com pessoas adversas quase que sempre.

Com a membresia eu diria sempre.       

1-      O Líder e o Gerenciamento Pessoal. Cuidando de si mesmo.

2-      O Líder E O Seu Relacionamento Com A Igreja.

       A Igreja do Senhor é composta de: diversas cabeças pensantes e pulsantes cada uma possui, divergentes formas, de ações; os mesmos ainda possuem comportamentos adversos. Isto vai requerer do líder, um princípio de responsabilidade ímpar.

3-      A Igreja está associada aos domínios divinos.

O cuidado do líder redobra com isto:

Então: liderar uma igreja requer do líder-pastor, muita diligencia dedicaçãoamor e obediência ao verdadeiro Senhor da Igreja – Jesus.

 

12. O LÍDER E A ÉTICA CRISTÃ.

1º O que é ÉTICA?

 O contexto filosófico diz que: Ética, está associada aos valores morais que regem o comportamento humano em uma sociedade.

Agora observe Ética e MORAL andam juntos como cara e coroa. Porém diferem: A Primeira rege comportamento, a segunda os costumes e etc.

Para melhorar “moral é isto: “costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por uma sociedade”.

 Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ÉTICA” vem do Grego ethos que significa modo de ser” ou “caráter”.

 Já a palavra “MORAL” tem origem no termo latino morales que significa “relativo aos costumes”. 

Poderia até dizer que: A ética é o padrão. O padrão estabelece regras e moraliza.

Quando se possui moral. Existe:  regras e leis até mesmo nos costumes, porque estes as vezes seguem tradições.

2º A Ética do CRISTIANISMO.

      Compreende-se um conjunto de normas que chamamos de Doutrinas Bíblicas. Tais doutrinas são as regras claras que padronizam o comportamento Cristão, tanto dentro da Igreja como fora diante da sociedade. Fica subtendido que o cristão tem a obrigação de mostra que seu modo ser, é quem o caracteriza.

Quanto a Moral deste: A Bíblia diz: que as más conversações corrompem os bons costumes.

E a boa doutrina gera, produz bons costumes, no viver do santo e da santa de Deus.

Como obreiros estas observações são constantes em nossas vidas. Pense nisso!

Ser obreiro não é só porta um título. É assumir postura digna diante dos outros, respeitar para ser respeitado, amar para ser amado, honrar para ser honrado. Seja qual for o título! Pense nisso também!

 Conclusão: mordomo cuida, zela e administra.

O líder segue padrões.

E a ética faz parte de sua conduta, vida e testemunho diante da igreja, e da sociedade um padrão a ser seguido e imitado, tanto pelos novos crentes quanto por sua própria família. Seja um exemplo. Jesus é sempre o foco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.