A FORÇA DO AVIVAMENTO ESPIRITUAL. 

Texto: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4).

PRÉVIA:

A Igreja desde quando foi oficialmente fundada; no dia de sua inauguração, foi agraciada com a promessa de um avivamento espiritual, promovido por meio do Espírito Santo; de acordo com o texto base desta prévia.

*Tal acontecimento, foi predito Por João Batista, como um Batismo, seria o batismo literalmente de fogo, cuja finalidade era consagrar e separar os Eleitos de Jesus, e aloca-los dentro de um nível espiritual, elevado.

Ainda: De acordo a descrição do (Cap 2.38,39)Tal batismo no Espírito Santo seria destinado aos crentes salvos em Jesus.

Sim! Esse batismo também faria a Igreja ser perseverante (At 2.42).

Melhoraria o nível de Comunhão entre os próprios crentes, e os condicionariam a serem sociais uns com os outros (At 2.44,45).

E tudo que procurassem fazer seria tudo para a glória de Deus. (1ª Co 10.31).

LEITURA BÍBLICA - ATOS 2.1-4

1- Cumprindo-se o dia de Pentecostes (Festa Judaico/Israelita, cuja finalidade era dar graças ao Senhor pelas Primícias das colheitas. Era vista com Plenitude graça), estavam todos reunidos no mesmo lugar;

(Reunidos no Lugar onde Jesus os havia designados  ficarem: “ficai em Jerusalém ate que do alto sejam revestidos do Poder” a Promessa da efusão). Não só ficaram, como se trancaram por dez dias dentro do Templo, orando incansavelmente por dez dias.

2- e, de repente, (Inesperadamente) veio do céu um som (Barulho intenso), como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.

3- E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

4- E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

Estava caracteristicamente comprovada a chegada do Santo Espirito de Deus.

INTRODUÇÃO

*A Igreja, sim! Esta nova instituição chamada de casa de oração descrita como Igreja pelo próprio fundador... Veja: A Minha casa será chamada casa de oração,... E a porta do Inferno não prevalecerá contra a Minha Igreja!

*Depois de sua inauguração ver-se então um povo avivado e caminhando sob a direção do Espírito Santo.

*E Servindo de modelo: Sim! Seguindo o modelo desta primeira Igreja é assim que ainda em dias atuais devemos também andar.

Pois o papel do batismo também era visto como uma espécie de enchimento (Veja Paulo dizendo: “Mas enchei-vos do Espirito” Ef 5:18b).

*Esse enchimento promovia um dinamismo avassalador nos primeiros crentes, ao ponto de nem o fogo acirrado da perseguição ter forças para detê-los.

*E ainda é mostrado em dias atuais com a mesma força e dinâmica. Era de fato o Espirito Santo, capacitando, revestindo, renovando e condicionando a mesma a dar continuidade a pregação da cruz, como ainda acontece conosco em dias atuais.

O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

A). Uma chamada abrangente.

Obs: A Primeira ideia deste movimento segundo a Profecia Joelmica é abrangente. Porém, por conta da ignorância humana em querer amar mais as trevas que a luz em suas pecaminosidades; Jesus estabeleceu regras.

**O Mundo não pode recebê-lo, mais somente os crentes remidos, lavados e comprados pelo seu precioso sacrifício nos quatro cantos da terra.

*Veremos a seguir algumas condições para receber tal batismo.

A primeira condição para receber o Batismo no Espírito Santo.

1- Ter passado pela experiência de salvação.

2- Mostrar –se literalmente arrependido.

3- Crer no Evangelho do Cristo (Mc 1.15).

Porque? Simples! Sem arrependimento e fé, não há salvação.

A segunda condição é obedecer a Deus.

1-      Sim! Pois nosso arrependimento e fé devem apresentar frutos dignos (1 Jo 5.2-4). E frutos são provenientes de quem seguem a regra, obedecem ao tempo e espera em Deus, a época de sua colheita.

A terceira condição é santificar-se.

1-      Sem santificação, ninguém verá a Deus (Hb 12.14).

2-      Pois o chamado ainda é para todos. Esse chamado de Jesus é para todas as pessoas. Que aceitar sua mensagem abraçando seu sacrifício.

3-      O Fato de dar ênfase ao Batismo, era sim por conta das profecias, mais para evidenciar ainda mais Jesus mesmo, antecedeu em si próprio a experiência do batismo no Espírito Santo.    

B). A promessa é para todos os salvos.

*Os primeiros a receberem essa manifestação sobrenatural do Espírito Santo foram os discípulos que, salvos, se reuniam no cenáculo para perseverar em oração (At 1.12-14).

*Eles esperavam o cumprimento da promessa feita por Jesus (At 2.1; cf.1.4,5,8). E, de repente, o Espírito foi derramado sobre todos os que estavam reunidos e assentados na casa (At 2.1,2).

*Ao final do segundo capítulo de Atos, o apóstolo Pedro afirma que a promessa “diz respeito a vós, a vossos filhos e todos os que estão longe: a tantos quanto Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39).

*Assim, o texto bíblico atesta a abrangência atemporal e perene da promessa: o batismo no Espírito Santo é para todos os salvos em todas as épocas, culturas e geografias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.