LIVRO DE JÓ.

PRIMEIRA MATÉRIA: O LIVRO DE JÓ.

Prévia: Existem várias formas de expressarmos as justificativas que nomeiam esses livros, que aqui serão abordados, serem chamados de poéticos.

Introdução aos livros Poéticos:

 *Alguém disse, são assim chamados por possuírem uma linguagem repleta de poesias e cânticos em sua forma literária. Sim! É fato, que os tais fazem parte do contexto sagrado das escrituras.

*As Historicidades de seus escritos asseguram que existe um paralelismo real, conceituado por uma ação Divina dentro deles.

 São eles: *O Livro de Jó, cuja expressiva é o idealismo: “Porque o Justo sofre”. Sim! Isto mostra que o socorro vem única e exclusivamente de Deus.

*O livro de Salmos: Uma coletânea de canções onde a adoração a Deus é o foco. *O livro de Provérbios: mostra o segredo de uma vida segura diante da Obediência em observar e guardar os sábios conselhos.

*O livro de Eclesiastes, trabalha com a relação paradoxal temporal. “Há tempo para tudo debaixo deste sol”. E Por fim o ultimo livro desta coletânea de poesias e canções, é: *Cantares de Salomão. Um livro de amor, repleto de poesias apaixonantes para o contexto da época de Salomão. O livro assegura e corrobora o amor de um homem por uma mulher cuja expressiva, arrebatava ambos a viveram os desejos e vontades que seus corpos almejavam, não por uma mera paixão, mais recheadas de amor, respeito e admiração. Amém!

O que são e quais são livros Poéticos?

 Bom! Esta pergunta nem precisava ser feita diante de tantas razões já apresentadas, mais vamos lá. São eles devidamente sob a ordem:

 Jó. Salmos. Provérbios. Eclesiastes. Cantares de Salomão.

 Bom! A melhor forma de concluir que tais livros são poéticos é justamente a forma como são escritos. Exemplo eles não relatam histórias. Quando isto ocorre, se situa em fatos isolados e sucintos.

 *E o livro de Jó, é o único a fazer isto. Afinal Jó é o personagem que principia o episódio, da disputa: entre Deus e o diabo pela alma de um justo.

 *O livro deste Personagem É importante ao leitor porque lida com umas das situações mais difíceis da vida: O Sofrimento.

*A forma como Jó é interpelado por ele, e ainda a forma como vai sair dele contando com sua fé única e exclusiva em Deus, torna seus relatos favoráveis, elucidativos quando o ser humano se acha em qualquer situação semelhante.

 Mais vale uma lição: Nunca se compare a Jó. Pois cada ser humano tem sua própria cota em relação às situações diante das provações.

 Vale lembrar que Jó estava sendo atacado, por que Satanás queria vê-lo fracassar diante de Deus. Então seja lá qual for a forma da provação pessoal de cada um, o segredo é se manter firme como Jó; mesmo que isso cause perdas durante o processo. O Final ainda vai ser melhor, quando a confiança em Deus, vai continuar sendo a segurança do justo. Pense nisso! Então vamos começar.

Primeiro Livro: O Livro de Jó.

Ponto de contato:

 Finalmente podermos fala com propriedade desta figura. Quem foi Jó? De onde veio? E porque sua história vai transcender os céus, sem que o mesmo, se quer imagine o que estava acontecendo em meio às provações pelas quais passou?

O Autor deste sacro livro esta recebendo uma inspiração jamais imaginada. Veja que Ele vai dizer: Um dia os filhos de Deus vindo apresentar-se ao Senhor, vieram com eles também Satanás. Essa afirmação confunde, pois como provar o que ele esta dizendo, como ele teve acesso a esse tipo de informação.

*O Fato é segundo alguns expositores: O Autor deste compendio, aqui não poderia ser o próprio Jó. Pois como explicar isto? Logo: Ele mesmo foi quem teve acesso a essa revelação Divina que envolvia sua vida e o enredo traçado em volta dela tudo por conta de sua fidelidade ao Eterno?

Porque não poderia? Sim! Deus chama ele de justo, reto, integro e desviado do mal. O que o isentaria de ser agraciado por Deus com essa revelação? Ou nada! Mais o campo da especulação e atribuído a Moises, a Salomão até e outros.

 Porque Moisés? A quem ouse dizer que o autor desta sacra obra foi Moisés. Sim! Como Moisés já estava acostumado com o sobrenatural.  Isso corrobora com a Ideia dele ter sido o autor desta obra.

 observação: O livro deste velho patriarca possui 42 capítulos e um enredo que causa certo pavor; quando sua vida vai ser alvo da insanidade de um Satã (adversário) permitido por Deus para assola-lo sem motivo!

 A vida de Jó pode ser Resumida a isto antes da Assolação.

 

1-      Um homem de Qualidades invejável.

·         Integro.

·         Justo.

·         Temente.

·         E que desviava do mal.

2-      Família: Casado e pai de Sete filhos e três filhas.

3-      Bens: Possuía 7.000 Ovelhas. 3.000 camelos. 1.000 bois. 500 Jumentas e uma boa quantidade de funcionários.

4-      Poder: Jó era o homem mais rico do Oriente.

 O livro de Jó é visto por alguns como a obra, mas Antiga das escrituras. Esta mais acentuada durante a época do exílio Egípcio. (ainda falarei mais sobre isso depois).

 Antes Entenda: Os relatos desta obra assegura a antiguidade de Jó, junto aos patriarcas. Assim sendo seu livro seria o primeiro a ser de fato redigido.

*A cópia Hebraica chama seus relatos de o Livro de Jó (o mesmo que ver-se em nossa versão portuguesa). A vulgata Latina também usa o mesmo termo. Já a versão Siríaca, prefere chama-lo de os Escritos de Jó. Outra versão Árabe o chama, portanto de: Os escritos do livro de Jó. Independente: O livro é poético por conta da forma como os Sábios expressavam seus conhecimentos. Assim sendo: podemos concluir que este livro é: Um poema dramático de uma história épica. (alguém disse isto).

 Um livro real ou uma imaginação literária?

Bom! O livro é real; mais muitos divergem quantos a forma de sua escrita para dizer que não passa de uma alegoria. O Livro parece realmente ser uma simples história de um Fazendeiro muito rico, o mais rico de sua região. Essa Riqueza é descrita no Cap. 1 de seu livro. Na verdade a Riqueza de Jó estava aliada no gado nas ovelhas enfim no realmente que possuía. Veja: E o seu gado era de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; eram também muitíssimos os servos a seu serviço, de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente. (Jó 1:3).

 O nome Jó, devaneia em significados:

 Na versão Árabe, seu nome principia o significado de: Arrependimento. Na versão Hebraica, sugere duas realidades: Perseguido, ou aquele que persegue. Também uma Ambiguidade vai dizer que seria uma ideia a, hospitalidade.

Porém diante da cena que o mesmo se encontra, o que mais principia sua história é o “arrependimento”.

 *Veja isto: O Estilo de vida de Jó assegura o significado mais próprio a sua pessoa: Arrependido, é sabido que seus filhos não nutriam temor a Deus e, portanto para aplacar a ira do Senhor sobre os mesmo; este velho patriarca sacrificava a Deus em prol dos mesmos. Veja isto: E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente...

(vv.4,5).

 O que corrobora Jó como um personagem real dentro das escrituras?

 O próprio Deus faz menção de Jó no livro de Ezequiel, comparando-o ao mesmo nível de Noé e Daniel (Ez 14.14,20).

O velho patriarca vai ser citado até por Tiago no Novo Testamento: Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. (Tg 5.11). O Apostolo Tiago deixa claro o fator que levou Jó a galgar vitoria diante de Deus, a Paciência.

 *O que nos sugere, portanto, se Jó fosse um personagem fictício, isto se quer seria dito.

 O livro de Jó esta alocado onde?

 Note porém: Sua posição no Canon parece divergir Apenas por uma questão de status.

Atualmente na versão hebraica situa-se entre Provérbios e Cantares de Salomão.

 *Na nossa Versão vem antes de Salmos. Porém como trata-se do primeiro relato bíblico existente; sua posição correta deveria ser antes de Gênesis, mais não daria.

*Jó faz menção à criação apenas em breves relatos, não que, não seja tão significativo quanto Gênesis o faz. Logo: Jó parece não ter uma posição definida no Canon sagrado, mais o fato é: Ele esta lá, e faz parte dos livros sacros inspirado, reconhecidos e lembrados.

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