O RETORNO À CASA PATERNAL

 


O RETORNO À CASA PATERNAL
 

Leitura Textual: (Lc 15.11-32).

Introdução: O contexto desta leitura parafraseia a história de dois jovens dissolutos. O Mais novo que resolve sair de casa de posse de sua herança e de sua vida; e o mais velho que se revolta com a alegria do Pai em recebê-lo de volta ao seio da sua família. Na sua parte não demonstrou generosidade, nem liberalidade para com o irmão. Ao passo que o Pai demonstrou muito mais que generosidade, demonstrou amor e perdão. Sim! A narrativa do filho perdido consiste de duas ilustrações interligadas. Trata-se das figuras do filho mais novo (Lc 15.11-24) e do mais velho (Lc 15.25-32).

 A Analogia em questão é denominada de "A Parábola do filho prodigo".

 Qual o real Significado de Pródigo?

 1- O Significado mais comum a esta parábola seria: "Que ou quem esbanja suas propriedades"; que gasta mais do que possui ou necessita; gastador, esbanjador.

 Porém o termo também pode ser caracterizado como:

 2- Quem distribui algo de modo generoso, liberal. Que produz em grande quantidade; fecundo, fértil.

 Obs: O Rapaz mais novo dessa história é considerado pródigo no sentido de "Esbanjador".

Simplesmente exigiu sua parte na herança para viver dissolutamente (digo de qualquer maneira).

Generoso com o mundo, liberal com o pecado, produzindo perda em grande quantidade até se tornar fecundado na lama, e diante da miséria cuidando de porcos.

 3- A Exigência do filho estava dentro do contexto da Lei, porém só poderia se dada a ele quando seu pai estivesse morto.  Ao pedir sua parte o jovem estava dizendo quero minha vida, para vivê-la do meu jeito. Com esta decisão o jovem estava declarando a morte de seu Pai.

Logo ele não poderia mais voltar.

 Porque?

 O Jovem Judeu, ao fazê-lo desta forma estava declarando rompimento total com sua família, pois foi viver em terras estranhas e distantes, longe do pacto da Lei. Quando se viu na miséria foi cuidar de porcos. Ver-se claramente que seus preceitos já não valiam mais nada.

 Quando chegou nesta posição Segundo Davd H. Stern: "Ele parou de ser Judeu". “Vamos entender melhor: O termo Judeu, deriva do original hebraico: “Yadah”, cujo significado é: Dar graças, louvar, confessar abertamente e livremente”. Sim! Dentro deste significado o verdadeiro Judeu entendia que "Ser Judeu" Era Confessar abertamente Deus e sua Palavra, dar-lhe graças constantemente e louva-lo sempre.

Sim! Ver-se que o Jovem já não fazia mais isto. Estava longe de Deus, da palavra de Deus, da fé em Deus, e agora vivendo como um operário em terras estrangeiras, cuidando de animais imundos, a quem o verdadeiro Judeu tem Ojeriza (Novo e desprezo).

 Envergonhado o filho anseia voltar a casa do Pai!

Voltando para ser um escravo do Pai. Bom! Essa foi à primeira intenção! Voltarei como um operário... Isto pode ser dizer era parte de uma estratégia.  Pois ele não poderia voltar mais como filho... Sua vida poderia ser tirada antes mesmo do Pai vê-lo.

 O Arrependimento não mata, da uma nova chance!

  Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai e dir-lhe-ei: Pai pequei contra os céus e diante de ti. (vv.17-21).

Note: Esta parábola pode ser dividida em sete partes contendo assim uma descrição do filho mais novo, visto em sete estágios de desenvolvimento na sua vida, que podem se atribuído a um pecador que se converte:

 1- A decisão inconstante (v. 12). Dar-me a minha parte na herança...

2- A partida (v.13); Uma decisão de vida...

3- Vivendo e desperdiçando (v.13);... Gastando sua vida, seus bens, desperdiçando sua herança.

4- Alcançando a miséria em terra distante (v. 14-16);... No fundo do poço!

4- Caindo-se em si, vem à contrição pelo pecado (v. 17-19); O que lhe restava? Alfarrobas, bolotas, comida de porcos!

5- O retorno ao pai (v. 20s);... Alcançado o perdão e o amor do Pai de novo.

5- A aceitação do filho (v. 22-24)... Honrado na casa, como o filho perdido que foi achado, aleluia!

A Revolta do Filho mais Velho. Só serve para mostrar que mesmo os que estão em casa e debaixo da autoridade do Pai ainda estão propensos a falhas e que portanto também carecem do mesmo Perdão.

Na sua atitude de raiva não foi capaz de ver o quanto seu pai era honrado e amoroso. Sua instancia em casa além de lhe render o dobro da herança, o que custaria perdoar o perdido que foi achado?

A lição de Jesus aqui vai alem das nossas compreensões, perdoar ainda que o pecado seja o mais terrível que seja... Amar mesmo que o individuo não mereça sob a ótica humana. Estender a mão quando o perdido pede socorro. Resgata-lo que tudo estiver perdido. Amém!

 Conclusão: Estando Ele ainda distante, seu Pai correu ao seu encontro, abraçou-o e o trouxe para dentro de sua casa... 
1- Deu-lhe um anel novo... Honra restaurada. 2- Roupas novas... Vida Restaurada. 3- Bezerro Cevado. Um sacrifício que vale apena.Goste ou não o mais velho, tem honra para os filhos que retornam a casa paternal. Amém!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.