O PROFETA OBADIAS O 4º PROFETA MENOR
O CUIDADO PARA COM A RETRIBUIÇÃO DIVINA
"Porque o dia do SENHOR está perto, sobre todas as nações; como tu fizeste assim se fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça." (Ob 1.15)
SÍNTESE
Uma analise sobre o cuidado Divino em realaçao ao seu povo!
Sim! O livro de Obadias nos desperta para esta realidade! E clato pontuada na lei da semeadura.
E diga-se de passagem, segundo a Biblia em geral: Esta é uma lei estabelecida por Deus.
Com toda propeiedade: Colheremos o que plantamos nesta vida.
Logo: Isto requer de cada um de nós um cuidado gigantesco em não sair deste padrão de vida, pautado na obediencia a Deus, por amor é não somentre pelo temor.
VAMOS OBSERVAR ALGUNS PONTOS QUE NOS AJUDARÃO NA COMPEENSÃO DESSA PRIMEIRA ALUSIVA APRESENTADA, VAMOS ENTÃO A ESTA LEITURA?
1- A gênese da inimizade com Edom: Parafraseia como tudo começou e
onde começou de fato.
2- O clamor de justiça pelos feitos
‘vis’ de Edom: Pecados e maldades contra seus irmãos, Israelitas.
3- O juízo chegará a Edom: Deus puniria ardorosamente esta nação.
4- A justa retribuição divina: Nada fica desapercebidos da atenção
Divina.
5- A lei da semeadura: Colhe-se o que se planta, é fato.
6- Ninguém escapará do juízo divino: Nada foge do golpe de vistas de Deus, e quando Ele vier cobrar, nem adiante se segurar.Rm 6.3-7-
ESTAS SEIS BASES NOS DELEGA OBJETIVOS, SEGUNDO O QUE SE APRENDE COM ESTA PROFETA EM SEUS RELATOS.
SIM! SEUS RELATOS VISA APRESENTAR: o livro de Obadias e sua mensagem; ATRAVÉS DA MENSAGEM: ESCLARECER: os motivos que levaram Obadias a profetizar um grande juízo sobre Edom; E CLARO, EXPLICAR, a partir do exemplo de Edom, como o orgulho e o ódio são prejudiciais a vida cristã.
ESTABELECENDO CONTATO.
Observe o ponto de contato: Obadias trouxe uma mensagem de advertência para o povo de Edom, LEMBRANDO QUE TAIS DESCENDENTES ERAM de Esaú.
A Mensagem era: Eles seriam punidos pelo Senhor
pela crueldade e orgulho contra
Judá.
Diante deste exemplo: Obadias nos mostra ou melhor seu
livro e sua mensagem, nos faz vê e entender que: que Deus é amor, mas Ele
também é justo e não tolera o pecado de ninguém.
Só pra constar: diz o autor, Existe uma
recompensa para a iniquidade: a morte. Paulo deixou isto bem claro: O
salario do pecado é a morte.
Mediante
o que será visto com a narrativa deste profeta: É o ódio e o orgulho não devem
ter espaço em nosso coração.
O
autor até aconselha: faça um autoexame agora neste exato momento. E veja, como
está seu coração?
1-Ele continua humilde, 2-Quebrantado, 3-Puro e confiante em Deus?
Bom! Pra não sermos dominados por estes sentimentos, devemos ter nossas vidas guardadas em Jesus.
TEXTO BÍBLICO
Obadias 1.1-4, 15-17
INTRODUÇÃO
O
menor livro do Antigo Pacto, um único capitulo e vinte e um versículos,
compõem, as narrativas deste ilustre servo de Deus. Suas Profecias estão
direcionadas aos Edomitas. Nação estrangeira, todavia eram descendentes de
Esaú, logo uma nação aparentada, mais a sua maldade, fez Deus se dirigir a
Eles com uma mensagem dura. |
I - OBADIAS
1. O servo do Senhor.
O
nome de Obadias parafraseia o significado de ‘Servo do Senhor’. *Seguindo
a pauta original: É um composto de 'ôbed, "servo", e 'yâ', uma
forma abreviada do tetragama 'yhwh' (Jeová). Bom!
Obadis simplemente aparece como profeta do Senhor, e nada mais. Não
temos informações nenhuma sobre ele, família ou trabalho, ou de onde veio. O
que se vai ver sobre le é apenas suposições. *É provável que o
profeta estivesse em Jerusalém durante um período em que a cidade foi
atacada. Os edomitas foram cruéis durante esta invasão. Diz
o autor: que sua narração foi a de quem estava presente na hora deste
acontecimento. Por
se um servo fiel a ortodoxia Divina alocada ao povo Judeu. Obadias
vai ser alocado pelo próprio Deus como interversor da sua Justiça Divina,
profetizando contra A MALDADE do Edomitas, lançada sobre os judeus.
|
*É provável que o profeta estivesse em Jerusalém durante um
período em que a cidade foi atacada. Os edomitas foram cruéis durante esta
invasão.
*Obadias narrou os acontecimentos
no estilo de uma testemunha ocular (Ob 11-14). Ele era um homem piedoso, que
seguia a ortodoxia judaica e acreditava na justiça divina.
*Ao ver a maldade dos Edomitas, anunciou impelido pelo Espírito de Deus o juízo que estava por vir sobre esta nação. Vale destacarmos que outros profetas também anunciaram o juízo sobre Edom (Jr 49.7-22; Ez 25.12-14; Am 1.11,12).
2. Sua época.
Observe: Não há nenhuma informação (já
até mencionado) precisa a cerca do autor, A quem acredite até que Obadias não
seja o autor desta obra de fato. Mais isso é outro assunto, vamos continuar.
-Embora
não tenhamos um registro sobre sua origem, á natural que pertencesse ao Reino
do Sul. Segundo alguns expositores foram até contemporâneo de Elias e Eliseu.
Talvez
por isso não tenhamos uma data exata para alocar seu ministério. Por isso não
da para afirmar quando o livro de Obadias foi escrito, pois o texto não oferece
datas, apenas apresenta indícios de um momento histórico em que os Edomitas
regozijaram-se com a invasão de Jerusalém, e até mesmo, lucraram com sua
destruição tomando parte nos seus despojos (Ob 14,15).
Não
fica claro a qual invasão o profeta está se referindo. Duas possíveis datas
estão entre as mais propostas: 848-841 a.C. e 586 a.C. A data mais antiga
refere-se ao reinado de Jeorão.
Neste
período os filisteus e árabes invadiram Judá e cometeram diversos saques (2 Cr
21.16,17), e os Edomitas se aproveitaram do momento para tratar os judeus de
uma forma hostil e ríspida (2 Rs 8.20-22).
A
segunda data refere-se à invasão da Babilônia a Jerusalém, por Nabucodonosor
(586 a.C.).
Os
Edomitas ficaram satisfeitos com a destruição da Cidade Santa (Lm 4.21) e
aproveitaram a ocasião para promoverem a vingança contra Judá (Ez 25.12).
Os israelitas exilados na Babilônia lembravam-se do tratamento desprezível dos Edomitas (Sl 137.7). Tudo indica que os versículos 10-14 se referiram ao ataque de Nabucodonosor.
3. Sua mensagem.
Assunto principal do livro: O julgamento Divinio sobre Edom. Segundo
o autor: Havia nisto uma alusão as bênçãos e maldições (Gn 12:23). |
Observação: Os edomitas eram parentes dos judeus
e a origem dessa história nos remete ao ventre de Rebeca (Gn 25.22,23).
Sim!
Edomitas e judeus provinham da mesma madre.
Como?
Vamos lá: Enquanto os edomitas descendiam de Esaú, os judeus descendiam de
Jacó. Lembrando que estes dois eram gêmeos, E desde o ventre Materno já
disputavam quem iria sair primeiro.
Bom! Esau ganhou o primeiro Round. Quando saiu da madre, seu Pai Isaque lhe chamou pelo nome de Esaú, que significa ‘Peludo’. Quando Erroneamente vendeu sua primogenitura por um prato de guisado Vermelho, passou a ser chamado de Edom, dai vem o nome dos edomitas. Bom! Jacó ganha o segundo Round. Mais teve que fugir.
Logo: O início do conflito começou entre dois irmãos que disputavam a primogenitura e com o passar dos séculos a tensão entre estes dois povos cresceu transformando-se em uma inimizade ferrenha
Deus ordenou que os israelitas tratassem os edomitas como irmãos (Dt 2.5-9), porém, os edomitas cultivaram um ódio velado pelos israelitas e em diversos momentos históricos, deixaram esse sentimento sujo aflorar.
Importante notar que: Os 21 versículos do livro de Obadias podem ser divididos da seguinte forma:
1- Destruição de Edom (Ob 1-9);
2-
As
razões para a destruição (Ob 10-14);
3-
O
veredicto divino (Ob 15-16)
4- A restauração futura do povo de Deus (Ob 17-21). Amém!
II - O JULGAMNETO DIVINO
1. O orgulho.
Localidade: Edom era a nação vizinha a
sudeste de Israel, ao sul de Moabe e do mar Morto.
Apesar
de serem parentes de Israel, comportaram-se como inimigos.
Um
mensageiro foi enviado para noticiar a destruição de Edom: "[...]
Levantai-vos, e levantemos nós contra ela para a guerra" (v. 1).
Embora
fossem pequenos em relação aos outros povos (v. 2), eram poderosos por causa da
posição geográfica em que estavam.
-A soberba do coração levou-os a pensar que eram invencíveis (v. 3). O texto diz que eles habitavam nas "fendas das rochas". Suas cidades foram construídas em uma região de cadeias montanhosas que protegiam a nação. A topografia do local fornecia-lhes uma proteção natural. Os cavalos das tropas inimigas jamais passariam pelas fendas das rochas. A altitude de 1.200 a 1.700 metros tornava a região de fácil defesa. Por isso perguntavam: "Quem me derribará em terra?" (v. 3). Sentiam-se inalcançáveis, como uma águia que sobe as alturas para guardar os seus filhotes em ninhos seguros (v.4). O orgulho gerou neles uma falsa sensação de segurança.
Diante desta história ver-se
claramente que Deus não tolera:
o orgulho (Pv 16.18).
O
autor diz que: Edom aprendeu a lição de que não existe lugar inacessível para
Deus.
Sim!
Não existe lugar onde Deus não tenha controle ou domínio. Tudo está ao alcance
de suas mãos e de seu poder.
Que para nós Igreja de Cristo, essa seja uma lição importantíssima! Nada se oculta, ou foge do golpe de vistas de Deus. Guardemos, pois nossas vidas debaixo de suas potentes mãos, e confiemos cada vez mais em sua palavra, para estamos em lugar de obadias e não de edmitas. Amém!
2. O juízo divino.
Um
povo saqueador. Acostumados a Roubarem outros povos diz o autor. Segundo as profecias de Obadias, iriam sentir o gosto do próprio veneno. E
quem vem julgar a causa é o próprio Deus. |
3. A maldade.
A
principal razão para a ira divina se derramada sobre Edom era a violência
praticada contra o "irmão Jacó" (v. 10).
A causa da intervenção Divina, era um acúmulo de comportamentos hostis para com Israel.
E o que se classificou como: A
gota d'àgua foi à aliança de Edom com os povos inimigos que assolaram
Jerusalém. Obadias declarou: "tu mesmo era um deles" (v. 11), em
outras palavras, Edom aliou-se ao exército invasor.
Detalhe: olharam com prazer para a
destruição de Jerusalém e se alegraram na má sorte do "irmão" (v.
12).
Segue a pauta do autor: Eles festejaram a derrota dos
israelitas.
Além
de Omissos foram agentes de destruições. Segue
o autor: pois no dia da calamidade de Jerusalém, também estenderam as mãos
contra os judeus e os perseguiram para entregá-los aos inimigos (vv. 13,14).
1-Agiram com grande crueldade. Contra seus próprios irmãos.
2-Não tiveram compaixão. A falta de compaixão é um grande
pecado diante de Deus.
3-Além de se alegrarem com a
derrota alheia, Falta
de compostura, não tiveram respeito.
4-foram instrumentos da maldade.
Importante saber que: Um indivíduo dominado pela inveja
tende a praticar atos desprezíveis.
A profecia descreve com veemência o quanto eram orgulhosos, e havidos por conta própria.
Então se aprende que: Orgulho e inveja são
sentimentos que devem ser extirpados de nossos corações.
O autor diz que Edom aprendeu a lição, bom! Será? Que viram que nada esta inacessível para Deus, há isso viram. Tudo está ao alcance de suas mãos e de seu poder.
III - A RETRIBUIÇÃO DIVINA
1. O "Dia do Senhor".
O profeta anunciou que o "Dia do Senhor" virá sobre todas as nações. Trata-se obviamente de um castigo Divino sobre Edom. Que também pode se visto como um prenuncio do que virá sobre todas as nações da terra neste descrito dia do Senhor.
Como
foi contrastante para Edom e Israel, (será para todas as nações que não se submeteram
a soberania Divina), Voltando:
enquanto um será humilhado e destruído (Edom), o outro será restaurado e
exaltado (Israel).
Note: O Dia do Senhor aponta para um momento específico da história em que Deus se levantará para fazer valer a Sua justiça.
*O Autor trás pra gente uma ideia clássica de como foi a cena da descrição da profecia de Obadias.
1- O juízo de Deus aplicará em Edom
o castigo imposto a Israel: "[...] assim se fará contigo [...]" (v.
15). Logo, eles "[...] serão como se nunca tivessem sido" (v. 16).
2-
Todavia,
em Sião haverá livramento. Enquanto Edom experimentará a taça da ira divina,
Judá receberá livramento (v. 17).
3-
Enquanto
a casa de Esaú será como palha, a casa de Jacó será como fogo (v. 18).
4-
Deus
aplicará a justiça na inversão dos papéis injustos: os exaltados serão humilhados e os humilhados
serão exaltados (Jó 22.29; Pv 16.18; Mt 23.12; Lc 18.14).
5- Essa palavra trouxe consolo para os judeus que sofriam diante da derrota imposta pelas tropas adversárias.
Lição:
Não podemos
perder a fé na justiça divina.
Pois
se escolhermos: Vivamos
de modo íntegro, confiando em Deus e em sua Palavra.
Mesmo que tenhamos que lidar, com aqueles que nos perseguem, se aproveitam da nossa debilidade para tirarem lucro, rindo zombando, e mesmo nos maltratando. A confiança na justiça Divina será nosso escape. Como foi Para Judá. Ainda que enfrentemos desventuras, no momento certo, o Senhor intervirá para fazer prevalecer a sua justiça e derramar o seu consolo sobre nós.
2. A retribuição divina.
Os juízos divinos são sempre fundamentados em motivos convincentes. Deus não comete injustiças. A doutrina da retribuição divina é bíblica (Êx 21.23-25; Dt 19.21).
1- Deus fez aos edomitas o mesmo que eles fizeram a Judá. Edom e Israel eram parentes, no entanto, os edomitas sempre trataram Israel com desprezo. Na época de Moisés, o direito de passagem dos israelitas pelo território edomita foi negado (Nm 20.14-21).
2- A Bíblia apresenta quatro momentos em que os edomitas pilharam Israel: No reinado de Jeorão (2 Cr 21), no reinado de Amazias (2 Cr 25), no reinado de Acaz (2 Cr 28) e no reinado de Zedequias (2 Cr 36). Este ciclo de maldade não poderia ficar impune.
3- Deus escreveu uma lei no universo que não pode ser esquecida: A lei da semeadura (Gl 6.7). É a plantação que determina o resultado da colheita. O cristão não deve "semear na carne", isto é, "viver pela carne", mas deve "semear no espírito" vivendo de acordo com a vontade do Espírito (Gl 6.8).
4- Estejamos sempre atentos e não nos esqueçamos que também seremos julgados pelo Senhor.
5- Cuidemos para que sentimentos contraproducentes como a raiva, amargura ou até mesmo a maquinação do mal, jamais cresçam em nossos corações. Inimizades devem ser combatidas com perdão e reconciliação e não com vingança e ressentimento. Vivamos segundo o espírito e não segundo a carne.
3. O rebaixamento de Edom.
Importante: Obadias nos ensina que Deus cumpre suas promessas. Na verdade as escrituras nos ensinam isto, Obadias é mais uma prova concreta disto. Suas profecias se cumpriram historicamente.
Vamos entender esta afirmação: Os edomitas "foram como se
nunca tivessem sido" (v. 16). Para isto vamos a história:
1- No século VI a.C., eles foram derrotados e expulsos de suas terras, e como consequência, fixaram-se próximo ao Mar Vermelho; todavia, em 312 a.C., foram novamente destruídos pelos Nabateus. Este acontecimento fez o povo se espalhar.
Como voltaram? Sim! Diz nos o autor: Depois de
espalhados, sobreviveram através dos casamentos mistos com outros povos da
região. A principio no Sul da palestina onde realmente passarama viver e
sobreviver, passaram a serem chamados de Idumeus. Inclusiva foi da casa Deles
que veio o tetraca Herodes, chamado de o grande, reinar sobre Judá em 37.a.C.
só pra constar que durante esse período Judá (O povo Judeu/Israelita) estavam
subjugados a Roma.
*Porém
em 70 d.C., o GENERAL
ROMANO Tito
destruiu (aplacou uma revolta e sob sua ação o Templo de Jerusalém foi
incendiado, essa ação levou o povo realmente a uma ruina e a se espalharem
sobre a terra, a famosa diáspora). Nessa os idumeus também rodaram.
Bom!
Os israelitas depois de quase dois mil anos reviveram ou melhor rescenderam na
História, como uma nação, já os idumeus desapareceram da história para sempre.
A profecia de Obadias se cumpriu
(v. 10).
Seu livro confirma o princípio bíblico da retribuição divina. Cedo ou tarde, todos nós arcaremos com os nossos atos diante de Deus! Não nos esqueçamos jamais desta verdade cristã!
CONCLUSÃO
Observe isto: Ninguém pode desafiar as leis
espirituais e sair incólume.
Porque? Porque: O que Deus estabeleceu está
estabelecido!
E jamais, Devemos nos atentar para os maus exemplos a fim de observamos o fruto do pecado. Lembremo-nos de Edom diz o autor e concordo com ele.
Pois: O ódio e o orgulho não devem ter
espaço em nosso coração, pois uma vez inseridos, tendem a crescer dentro de nós
provocando grandes estragos espirituais.
Lembremo-nos
de que o arrependimento e a fé em Jesus nos conduzirão ao amor e ao perdão nos
livrando de tais sentimentos vis.
Deus abençoe a todos.
EBD ADELV – Direção: 1ª Superintendente: Deise siciliano. 2º Superintendente: Pastor Ricardo Lima
IBADELV-
DEPADELV – Direção:
Pastor José Francisco.
ADELV – Presidente:
Pastor José Carlos dos Santos
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