SE LIVRANDO DO RANÇO

SE LIVRANDO DO RANÇO DA IDOLATRIA.

Texto:
Gn 12 1,2. Deus faz uma promessa de posteridade a Abrão, em um encontro inusitado, buscado, mais não exatamente esperado por Abrão da forma como o foi.
O fato é, foi, e dali por diante Abrão, agora era legalmente um representante da entidade que lhe falara, em uma hora de grande necessidade.

Mais apesar de ser agora seguidor de uma única entidade Divina, trazia resquícios que precisavam serem tratados. A prova vai ser feita por Deus no (Caps 15, e no 17), Deus lhe chama a responsabilidade.

Uma realidade: Abrão havia se livrado da idolatria que em nada o pode ajudá-lo. Mais ainda mesmo que sendo fiel a Deus.
Por conta disto, Deus vai, como já citado foi nos Caps 15 e 17 se  encarregar de livra-lo, no momento certo do ranço.

Uma prévia sobre o Ranço.

É preciso tirar o ranço: Abraão foi escolhido, recebeu promessas, viu o agir de Deus, mais tinha um ranço para ser tirado de sua vida; Deus aguardou o momento certo para livrá-lo dessa praga. Apelidada aqui de Ranço.

O que significa Ranço?

Ranço na gíria popular é usada para descrever sentimento de repúdio, raiva ou desprezo que uma pessoa pode desenvolver por algo ou alguém.
O fato real sobre isso, vai dizer que ranço é o que causa modificações ou faz parte de uma decomposição. Geralmente é também associado a algo grudento ou viscoso que insiste em permanecer, exalando mau cheiro e causando desconforto.
Mais pegando carona no Repúdio; é tudo aquilo que Deus não apreciava, não aprecia, e ele mesmo fará, com que o mesmo seja eliminado da vida do fiel.

Qual era o ranço de Abraão?

A idolatria de seus antepassados ainda estava viva no seu interior. Embora não mais agora tivesse tantos deuses para adorar, o que ele viu; o que certamente viu ser praticado em relação aos mesmos deuses. Em um momento pensou que sua nova Entidade Divina era igual aos outros.

Como provar isto?

Quando Deus pede Isaque, Abraão não questiona: Aceita, Deus vai mais além, teu único filho.
Que expressão é esta que Deus está usando? Se Abraão já tinha tido Ismael?
Veja isto: Aí é que está, se fosse para matar Ismael, seria mais fácil. Mais Deus foi no coração, quero o que tu mais ama, e mesmo assim, Abraão não questiona, obedece.

Sim! Deus pede Isaque, e apesar de ser Isaque ele não questiona?

É verdade que usa-se tantas firulas, ideias, meios termos para dizer que Abraão se comoveu enfim! Até pode ser que tenha de fato sentido, afinal Deus estava pedindo o filho de sua promessa. Mais ao obedecer sem questionar ainda que me abra uma diversidade de aplicações, o fato mais real é, ele aceita em levar Isaque, por que sua antiga conduta de vida diante dos deuses pagãos entendia que era a vontade dos deuses e deste novo Deus em sua vida viver sobre a sombra dos sacrifícios humanos.

Suma: Porque estava acostumado a ver sacrifícios humanos em Ur dos caldeus.
Era algo natural para ele, Apesar de como já disse se Isaque, o filho de seu amor, ver-se claramente a necessidade desse mau ser arrancado da vida do patriarca, para não contaminar a prole que viria.

Então Deus vai curar Abraão desse mal pondo-o a prova.

Aqui eu chamo a atenção para dizer que nem toda provação é sem sentido, ou objetivo, o que se consiste em uma breve e momentânea tribulação traz um peso de glória do final.
Note que Abraão Iria sacrificar literalmente Isaque.
Mais Deus intervém no último instante para dizer que sacrifícios humanos não lhe agradava. Porque? Porque ele é o criador da vida. Só ele dá e só ele tira.

Quando Deus intervém e providencia o cordeiro, Deus tirar de sua cabeça a ideia de sacrificar vidas humanas.
Todos nós sabemos do valor do sacrifico no Antigo Pacto, este ato é antes da Lei, e tinha como regra reaproximar criatura de seu criador, mais as práticas pagãs saíram dos limites e vidas humanas começaram a serem sacrificados a ídolos de paus e pedras.
Deus havia deixado um modelo a ser copiado e praticado. Mais Adão não conseguiu manter o foco, Caim e Abel até que tentaram; depois no período em que Enos filho de Sete nasceu uma comoção entrou nos corações, e o sacrifício veio à tona nos moldes do modelo. Mais quando o gênero se corrompeu apenas um homem seguia a ordem do sacrifício, Noé.

Mais no capitulo 11 Ninrode vai dá uma nova forma ao sacrifício, o paganismo cresce, e a humanidade continuaria longe de seu criador.

Mesmo assim Deus elege Abrão! Nomeia-o como seu arauto, e uma nova prole passa a ser representante do Senhor criador.
Mais esta prole precisaria ser livre dos resquícios da idolatria que Abrão viu, viveu e praticou antes de conhecer D’us. O ranço de Abraão saiu. Quando O cordeiro foi para o lugar de seu filho sobre o altar.

Sim! Deus vai aceitar o sacrifico de Animais, pelo fator significativo que tinha planejado para a humanidade segundo sua promessa profética em Gn 3.15.

Assim como Abrão vidas estão aleatoriamente, levando seus sacrifícios, para o altar, mais o fator Cristocêntrico de Deus é a substituição que Ele vai fazer.
Isaque saiu, Jesus entrou no lugar, e agora é Deus quem diz: Quem sacrifica sou eu, porque o meu sacrifico salva. Eu quero vocês livres para entender o que fiz em prol de vossas vidas.

Conclusão: Sim! É preciso se livrar do ranço, e Deus vai fazer isso na subida do Monte. É na subida do Monte que Deus vai se revelar, é na subida do Monte que Deus vai providenciar, e na subida do Monte que Deus vai te livrar, e na subida do Monte que ele vai te ensinar, a lidar com rebeldes e desobedientes. Fica ligado! Pega a visão.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO