EM TEMPO DE CRISE REAJA.

EM TEMPO DE CRISE REAJA.

Contexto: (1ª Sm 25.1-14-35).
Introdução: O desfecho desta prévia, vai nos levar a uma história dentro da bíblia, pouco difundida. Uma ação inopinada faz uma crise se instaurar na residência da personagem principal desta história. Veja bem: A Bíblia, não faz menção exatamente a que tribo esta moça pertencia. Sabe-se que seu marido era da casa de Calebe. Mais independente disto ela é usada neste contexto como mulher sábia, e vai agir em prol de sua família, por conta da insanidade de seu marido para com Davi, o futuro rei de Israel.

O nome da moça é Abigail, cujo significado é: "Alegria de meu pai". Sim! Era casada com o rico fazendeiro Nabal, homem cruel, e insensível.
*Seu nome não parafraseia um significado plausível como retrata a tradição Judaica. Mais sim, seu nome significava apenas: "Marido de Abigail, ou néscio!
Apesar da sua riqueza lhe dar alguma moral, Nabal era nada. Suas ações acabaram condenando toda sua casa ao morticínio que Davi Iria promover em sua fazenda.
*Sim! Nabal condenou sua vida e a de sua família a morte. CRISE instaurada.
REAGINDO EM TEMPOS DE CRISE.

O contexto da história vai nos dizer que Davi, e seus homens estavam se refugiando naquelas terras, onde residia Nabal.

Em momento algum Davi o destratou ou despeitou sua casa, pelo contrário, os homens de Davi, fizeram um bom relacionamento com os empregados talvez filhos deste homem.

Aproveitando o momento agradável, Davi faz um pedido a Nabal. Mais este comete a infelicidade de desdenhar dos mensageiros enviados por Davi, e assim ainda fazer pouco caso: Quem é Davi... filho de quem? Jessé?... não darei minhas reses, a quem desconheço e não sei de onde vem e não segue a seu senhor (referência a Saul)... (v.10,11).

E fato, os mensageiros de Davi retornam enfurecidos e ao transmitir ao futuro Rei o ocorrido; Ver se literalmente a revolta de Davi, e sem reservas o mesmo vai lançar-se contra Nabal (v.12,13).

Enquanto DAVI, está se preparando para vir. Na fazenda de Babal, os servos do mesmo fizeram Abigail (esposa do mesmo) tomar conhecimento dos fatos. 
E dizendo tais homens nunca nos fizeram mau, não nos agravaram em nada, e ainda nos serviram de ajuda e guardas nestas redondezas. Mais nosso amo os destratou.
Inclusive Já tentamos convencer-lo, mas nosso amo, é irredutível e filho de Belial. (v.17).

Note isto: Nabal provocou a crise.  A Iniciativa de Abigail em agir sem seu conhecimento, era porque, ela e sua casa estava condenada por um ato de loucura, de quem não tinha compromisso com Deus

REAJINDO LITERALMENTE SOBRE A CRISE INSTAURADA.


Agindo apressadamente, tomou duzentos pães, dois odres de vinhos, cinco cordeiros assado, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas, e duzentas pastas de figo seco, pôs sobre os jumentos e foi ao encontro de Davi. Acompanhada de seus mancebos

Observe: Quando notificada Abigail vai demonstrar cinco atitudes que tomaremos como base, para evitar uma tragédia e pôr fim a crise instaurada.

Lembrando que toda sua casa estava condenada. Ela agiu sem Nabal tomar conhecimento de suas ações.
Ela errou... Não! Porque. Porque tem coisas que é para você fazer, Nabal se soubesse não a deixaria agir e assim a crise não seria cessada.
Entenda. O fim da crise vai depender de sua atitude. Como disse tem problema que só você poderá resolver.

COMO... APRENDA COM AS DECISÕES DE ABIGAIL.

1ª Decisão: Ir ter com Davi o mais rápido possível. Por que o mesmo já estava vindo em sua direção (digo fazenda), com gosto de sangue na boca.
2ª Decisão: "Não ir de mãos vazias". O que fora negado por Nabal, ela de próprio punho se encarregou de levar (v.18).
3ª Decisão: "Humilhar-se diante do Rei". Esta atitude certamente lhe renderia alguns segundos até ela se explicar.
4ª Decisão: "Interceder por sua vida e por sua família".  

DAVI ATENTOU PARA O PEDIDO DE ABIGAIL.

    Vendo a expressão de angustia que se apoderava da mulher, mais também vendo sua generosidade Davi, não vê outra solução se não da por encerrada a missão de devastar a casa de Nabal. Elogia a atitude de Abigail e agradece a Deus por tê-la enviado, afim de evitar uma tragédia.

   Agradecido Davi aceita a oferta de Abigail, o conselho dela também e parte para seu destino enquanto Abigail retornava a sua casa e família.

   Bom! ela vai da ciência do que fizera a Nabal no dia seguinte. O mesmo fica espantado. E passados exatos dez dias A Bíblia vai dizer: E Deus o matou.

     Motivo? Se levantou contra o ungido do Senhor (Davi). O que ele tinha era benção do Senhor, negar a Davi, era  mesmo que negar a Deus que o abençoara tanto.

DEUS TIRA NABAL DA HISTÓRIA DE ABIGAIL.

      Mais não a deixa desamparada. A reação dela Diante da crise instaurada, foi levantar-se, agir, e buscar solução, ainda que para isto pudesse morrer. Mais a forma como reagiu mudou o contexto de sua história para sempre.

Oque se aprende com isto.

1-      Não deixar a crise superar nossas expectativas.
2-      Agir e sobrepuja-las é a melhor decisão.
3-      A crise vem par todos nas mais variadas formas.
4-      Algumas parecem tão agigantadas que não ver-se solução. Sim! Para Abigail esta era desta natureza. Mais sua atitude a tornou sabia. Um referencial, um modelo a ser imitado, quando a crise inspira, medo, terror e morte.
5-      Pense como cristãos que somos, a crise não é o nosso fim, mais o processo que nos levará ao despertamento espiritual, e reconhecer, que o nosso Davi divino, JESUS, veio condenar nosso pecado, e nos salvar das mãos de quem nos aprisionava. Amém.

Conclusão: Toda crise tem solução, é só saber agir diante delas. E A MAIOR REGRA É NUNCA DEXIAR DE honrar a Deus. NABAL morreu por que seu pecado, não foi negar a Davi somente, mais desvalorizar preceitos da Lei. Quando é dito que o mesmo era filho de Belial, ver-se sua característica de infiel e descompromissado. Tinha a benção, mais a sua fazenda era propriedade de DEUS.
Assim como temos vida, saúde é tudo graças a Deus. Vamos retribuir o que ele nos deu, amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO