O LIVRO DAS CRÔNICAS
LIVRO DAS CRÔNICAS
Introdução:
Os livros de 1º e 2º Crônicas formavam um único livro na tradição
literária hebraica; juntos aos livros de: 1º e 2º Samuel, 1º e º Reis e eram
denominados de livro dos Reis.
Sim! As crônicas, também por conta da influencia dos Setentas e dois
sábios Alexandrinos, sofreram as divisões que horas conhecemos hoje.
As crônicas de Israel abrangem duas linhas de foco:
A Primeira: Uma alusão à genealogia Adâmica até a Genealogia Davidica.
O então Reino de Davi e o Reinado de Salomão marcam os períodos áureos
da monarquia unida.
A Segunda: Por fim todos os reis de Judá são referidos a este
conteúdo. Alguns reis de Israel são mui brevemente mencionados, pois o autor se
deteve em relatar os fatos relacionados aos reis de Judá em ambas as divisões.
PRIMEIRO
LIVRO:
Essa expressão é apenas para elucidar a divisão
do livro das Crônicas. Já foi dito que não existe essa divisão de fato nos
originais. Mais seguindo esse modelo é que estamos tratando cada divisão como
um livro de fato. Amém!
Genealogia: Cap. 1ss. Adão, Sete e Enos...
Observe isto: A Genealogia começa com Adão. No contexto dessas aplicações as
mesmas sempre se iniciavam com primeiro patriarca da família.
Exemplo: O primeiro contato Bíblico com essa aplicação de árvore genealógica
começa aqui com a Fuga de Caim e o Nascimento de Enoque: Veja - E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à
luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade
conforme o nome de seu filho Enoque; E a Enoque
nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael
gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque. (Gn 4:17,18).
*Aqui como se pode vê é apena suma prévia do que vai acontecer literalmente
no Cap. 5. A árvore vai se Iniciar em Adão e terminar com os três rebentos de
Noé: Sem ‘Cão e Jafé’.
*Somente no Cap. 10 de Genesis é que a História genealógica dos três
será contada: Começando por, Jafé, depois Cão e por ultimo Sem.
Lembrando que Cão foi amaldiçoado por vê a nudez de seu Pai (Gn 9.25).
Por esta falha, ‘Cão’ seria servo dos servos de seus irmãos (Jafé e Sem). E de
Fato, no contexto Geográfico a posição que irão se ocupar na terra, vai da
origem a diversos povos sem compromisso, devassos idolatras: (Gn 10.7-19).
Enfim, a terra deles seria ocupada por uma geração, oriunda de Sem.
Veja a prova de onde saiu à geração daqueles que seriam particularidade
de Deus: (Cap. 11.23-32). Aqui começa a História do homem que seria o Canal de
Deus, para uma geração só sua. Seu Nome? Abrão!
Em Abrão, mais tarde (Abraão), Deus literalmente faz menção da terra que
seria de seu povo. (Gn. 15:18-21). Só uma curiosidade: Quem eram os elementos
das terras?
*Veja isto: E o queneu, e o
quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o
perizeu, e os refains, E o amorreu, e o
cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu. Só pra constar!
A Pergunta é: Porque o Cronista se apega a esses contextos históricos? Bom! A árvore
Genealógica é o berço da família, ali tem – se a Historia real dos membros.
Isso assegurava ao monarca em ascensão certo cuidado, respeito e honras. Desta
forma. O Cronista faz questão de iniciar este Relato com essa visão.
Antes de entrar na importância dessa
árvore de Genealogias, é prudente observar um fato, dentro do Novo Testamento.
A árvore Genealógica humana do Messias é abordada por dois evangelistas,
e a Divina é vista por João.
Sim! Quando folheamos os Evangelhos De
S. Mateus e S. Lucas.
Temos um impasse. Calma? Não há controvérsia! Um pequeno impasse por
conta da forma como cada um vai trata a Genealogia.
*S. Mateus começa com Abraão e Termia em José e Maria;
a Mãe do Messias. (Mt 1.1-17), somando um total de 14 gerações.
*Já S. Lucas tem uma visão especulativa: E Começa pela
casa de Jose, Não Inclui literalmente o Nome da Mãe do Menino como fez
S. Mateus. Mais citou sua casa em herança por meio de Eli. Sim! Por quê? Porque
este ‘Eli’ passou a ser pai de José por laços matrimoniais entre
ele e Maria.
LAÇOS MATRIMONIAIS?
Aqui é importante entender já de início porque estudar e compreender as
genealogias.
Sim! Veja com calma: A lei dava esse direito a José de se ligado
à casa de Eli, por causa de Maria. (Veja: Nm.4.3,35,39,43,47). José era
legalmente da casa de Jacó... (Mt 1.16). Então: Este fato se dava quando o
Tutor não tinha sucessor para deixar sua herança, “Filho homem”. Sim! Maria
poderia até herda-la como foi o caso das filhas de Selofiate.
Mais como estava prometida a José: Como sua herança iria para ela, José
acaba assumindo o Papel de filho e direito a Herança do pai da Moça.
Observe isto: José estava tão ligado a Maria no ato do compromisso que: Isso dava a
José o direito com Lei ou sem lei de desposa-la quando chegasse a hora, isto
para que a moça pudesse gozar da herança do pai com toda a legalidade da Lei.
Meu Deus!
Logo: José não poderia deixa-la por dois motivos:
Primeiro ela estava sendo eleita por Deus para ser Mãe da promessa profética
proferida por Isaias (Cap.7.14). Mesmo sendo conhecedor das profecias Jose
intenta deixa-la por causa da Lei é fato. Mais a Lei nestas condições não lhe
condenava e Maria estava isenta, por se tratar de algo fora do âmbito natural.
Segundo: Maria ainda poderia ser sua. Desta forma Lucas vê José como aquele que
cuidava do Rebento sagrado, que residia em sua casa.
Então tudo o que se observa é que Deus tem a minuciosidade em trata
deste assunto sem que nada fique encoberto.
*Lucas pode ter ignorado o fato obvio não citando Maria e
tentando ligar José ao contexto. Porque era impossível, os Gregos aceitarem o
fato de este nascimento ser aceito sem uma explicação plausível.
Que no mínimo pudesse convencer a cúpula grega e estoica. Mais os
Pensamentos de Deus estão acima das menções Naturais, e não se alcança sem que
ele não permita. Amém!
A Visão do Cronista segue
cuidadosamente.
Sim! Voltando ao Cronista. Observe que o mesmo segue o padrão
normal de informações segundo o que já citamos acima na introdução do primeiro
contato. Depois de Adão, Sete e Enos.
1- Ele entra na Genealogia de Noé. O Fato interessante disto é que: o
homem era o escolhido para dar seguimento a Genealogia. Assim sendo Ele
aborda: Os filhos de Noé a começar por Jafé: (como já citamos previamente, ver-se que
ele esta seguindo o padrão de Gênesis). Sim! Esses nomes são importantes
porque serão eles (Os Jefenitas), os responsáveis por povoar as terras do norte
Europeu.
2- Cam: (Cão), O Filho amaldiçoado por Noé. Ocupa as terras do meio, entre o
norte Europeu e o Sul dos Semitas.
Note isto: Um Fato interessante - Cam é Pai de Cuxe de quem descende o Atribulado
Ninrode, e de onde vêm os Caldeus (Isto é visto em Gn 11).
Ainda: Cuxe também é pai de Misraim, de quem descende os Filisteus.
Note também que será da linhagem de Canaã, (também filho de Cam),
que virá a família dos Eus.
Uma observação: As terras que os tais irão ocupar são
as mesmas que Os Hebreus ao saírem do Egito 400 depois de residirem na Região
conhecida como Gosen, região campestre do Poderoso Egito, são guiados,
‘Primeiro Por um Moises imbuído da responsabilidade de lidera-los as novas
possessões’.
Importante frisar que: O Período de escravidão vai começar
literalmente depois do nascimento de Moises. Sim! Quais os últimos 80 anos
foram de pura dor, sofrimento e morte. Até Deus Levantar Moises.
3- Sem: O primeiro filho de Noé (Gn 6.10). Da origem aos povos Semitas. De
onde veio Abraão. Sim! De Abrão: Ismael e Isaque. Os Ismaelitas deram origem
aos povos Árabes. E Isaque, depois de quarenta anos de espera: Casa-se com
Rebeca com quem vai gerar duas nações. Esaú e Jacó.
Observe: Os Fatos importantes nestas Genealogias são os pontos de partidas: E
fulano gerou sicrano e etc.; são nestas observações que se descobrem fatos
importantes que ajudam a elaborar o contexto da história de cada nação, ou
mesmo reino, como é o caso dos Edomitas: Descendentes de Esaú. Segundo a
Historia estes se alocaram nas Regiões a Leste e Sul de Israel e assim foram
incluídos nas Nações Árabes. E mais se tornaram (Cf Cap.1.43-54). Os primeiros
a reinarem sobre a terra.
O Autor trás a tona estas observações, para que
aqueles sobre os quais seriam relatados seus atos como soberanos reais,
soubessem o quão importante era saber sua origem, uma vez que os mesmos agora
estavam ocupando cabeças sobre estas gerações.
A Genealogia de Judá a Davi.
O Cap.2 trás a genealogia: dos descendentes de Judá. Estes foram os filhos de Israel (a
saber, Jacó): Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, José, Benjamim,
Naftali, Gade e Aser. (vide ainda: Gn. 35.23-26). Não se pode esquecer-se da
jovem Diná.
*Aqui o cronista começa destacando a
Genealogia de Judá:
E no meio dela uma Jovem cujo nome era Tamar, vai roubar a cena.
*Por quê? Como já vimos a Genealogia era o registro histórico da família, como tal
uma família só seria reconhecida e respeitada por sua árvore genealógica
literalmente.
A Jovem do contexto sabia disso, e por causa de sua honra, vai lutar por
este direito e reconhecimento: Por quê? Por causa da atitude de Judá.
Vamos ver: quem era Tamar? Sim! Uma jovem supostamente Cananeia (Gn 38.2,6).
Tomada por Judá e dada em casamento a Er, (morto sem lhe dar descendência, por
causa de sua maldade); Seguindo o costume a pobre moça vai ser dada, a Onã
(também morto por agir de forma aleivosa, e negar-se a dar descendência a Er).
Então depois destas duas mortes: A mesma fica a espera de uma
Promessa feita pelo Sogro até o jovem Selá adquirir idade para o casamento.
Sim! Quando o Jovem cresce Judá ignora a promessa. E Tamar vai agir em
defesa de sua Honra.
Note: O Episodio desta jovem conforme narra o autor do livro de Genesis é um
Romance de tragédias e decepções. Cujo amor lhe é negado. (Cf Gn Cap. 38.1-30).
Mais a forma como agiu, percebe-se que era normal dos Cananeus, tomarem suas
decisões. Olhando pela ótica de Noé, eles descendiam de Cam.
Veja bem! Cam trazia sobre si o peso da culpa por ter visto a Nudez de seu
Pai. Logo os Cananeus traziam este peso de maldição. O que vejo então é uma
Jovem tentando mudar esse contexto de sua história.
*Não estou dizendo que a moça era amaldiçoada. Mais agiu
por vontade própria. Uma vez que não seria atendida.
Claro! Em se tratando de honra, houve uma permissão de Deus nisto.
Veja a razão do por que: Porque quem errou desde o inicio foi
Judá. E Deus vai permitir que a ação desta moça ponha-o no seu devido lugar.
Sim! Dessa forma a Moça conseguiu a atenção do sogro, e muito mais se
passando por uma prostituta. Dando-lhe dois Filhos gêmeos, a saber: Perez
e Zerá.
Note isto: Segundo S. Mateus (Cap.1.3), Perez esta na Genealogia de Jesus assim
como Tamar. (Ver-se aqui, que Deus esta além do que pensa o homem ou o
que ele faz). Outro caso deste tipo é quando Deus vai permitir que Raabe, entre
na Genealogia. (Veja isto: Uma prostituta pagã, convertida ao Deus
Israelita, por ocasião da invasão de Jericó). Neste contratempo, temos
ainda a Moabita também de terras estranhas a Lei, sendo alocada como Mãe de
Obede, que gerou Jesse, e este a Davi... Amém! Só pra constar.
*Voltando ao Cronista: Ele trás a tona. Falando de Perez Dentre
eles estava Hezrom(*), que veio a ser o pai de Calebe.
(v.18).
As gerações começam a serem importantes:
Claro: a geração de Calebe também é vista neste contexto. Qual Calebe? O Mesmo
que ao lado de Josué não se rendeu, as lamurias temerosas dos 10 companheiros
que os seguiram na espreita da Terra, sob a missão de Moisés.
*Sim! Calebe foi o herói que ao lado de Josué não se intimidou diante do
desafio da conquista, pois confiavam em Deus.
Observe: Sua geração consta como um descendente de Tamar: Calebe, filho de Hezron(*) (lembrando este descende de Tamar),.. Sim! Hezron
gerou Hur. E este Hur: foi o mesmo que esteve segurando os braços de Moises
na guerra contra os Amalequitas no deserto.
*Hur gerou Uri, este veio ser o pai de Bezalel. O escolhido de
Deus para ornamentar as obras do Tabernáculo.
Ainda das entranhas de Hur viriam: Sobal, fundador de Quiriate Jearim,
e Salma, fundador de Belém. (vv.50,51).
Seguindo esta linha
de raciocínio: Outro importante membro foi Naassom o primeiro a liderar a tribo de
Judá.
Naassom gerou Salmon, e este gerou a Boaz que veio a ser pai de Obede.
Obede geraria Jessé e este Geraria aquele que seria o Rei de Israel, a
saber o nobre Davi. (ate já foi citado).
*Lembrando que o Cronista esta redigindo a história na época da monarquia.
Ou esta visualizando a monarquia para dar um “UP” nas ações reais dos mesmos. Claro se o autor desta Obra for
mesmo Esdras toda essa história era uma alusão ao passado. Agora se foi Samuel,
e seus auxiliares, Nata e Gade. É possível que esteja alocado ao tempo da
monarquia legalmente.
Porque isto?
Porque antes de dar continuidade a genealogias das tribos, ele para, e
olha em direção a casa de Davi (Cap.3.1-22).
Os Irmão de Davi: Eliabe, o filho mais velho de Jessé; o
segundo foi Abinadabe; o terceiro, Simeia (ou Sama); o
quarto, Natanael; o quinto, Radai; o sexto, Ozém; e o
sétimo, Davi. Além disto Teve Davi duas Irmãs: Abigail e Zeruia.
(vv.13-16).
*Finalmente no (Cap. 3), vamos falar um pouco sobre a descendência de
Davi.
Depois da morte de Saul, Davi se estabelece como Novo Rei de Hebrom,
onde vai governar por Sete anos. Ali foi agraciado com seis filhos.
(Cap.3.1-4).
Quando veio reinar sobre todo o Israel, conheceu Bate Seba, (Ex- mulher
de Urias), com quem teve Quatro filhos.
Obs: onde Davi reinou trinta e três anos, nasceram-lhe os seguintes filhos:
*Simeia, Sobabe, Natã e Salomão, os quatro filhos que ele teve com Bate-Seba, filha de Amiel (Simei *v.5). Depois disto a genealogia dele vai dizer que o mesmo ainda teve nove filhos: *Somando um total de 18 filhos.
*Simeia, Sobabe, Natã e Salomão, os quatro filhos que ele teve com Bate-Seba, filha de Amiel (Simei *v.5). Depois disto a genealogia dele vai dizer que o mesmo ainda teve nove filhos: *Somando um total de 18 filhos.
*Depois disto o autor do livro segue uma genealogia dos descendentes de
Davi, depois de Salomão que ocuparam o trono real em ambos os reinos
(Norte/Sul).
Começando com Jeroboão, e terminando em Josias.
Depois disto menciona-se os filhos de Josias.
Note: Jeoaquim sucedeu Josias no trono. E foi substituído por Joaquim e
Zedequias. Mais Joaquim foi levado para o cativeiro. E sua descendência se faz
importante aqui; porque. Dentre os seus filhos esta Pedáias. E este por sua vez
é pai de Zorobabel, sendo assim este nobre, um príncipe.
E quando retomam do cativeiro, é ele quem vem no comando dos Ex-
Cativos.
Observação: Supostamente o Hanani aqui filho de Zorobabel, é o mesmo
que foi a fortaleza onde Neemias estava servindo como copeiro de Xerxes,
notifica-lo sobre o estado de Israel, depois do primeiro e segundo retorno dos
ex-exilados.
Bom! Como disse o Cronista vai narra as tribos do Cap. 4 ao 8. Então dos
caps. 9 a 29 temos o Reino Davídico em ascensão.
Prévia de Conclusão da primeira parte.
O SEGUNDO LIVRO
A realidade deste segundo relato do
cronista, vai se iniciar com o Reinado de Salomão.
Diferente de como vai iniciar o
primeiro relato dos Reis. Sim! A cena mostra Davi velho e seu trono em disputa,
por um Adonias se declarando rei.
* A intervenção do Profeta Natã, e de
Bate Seba, fará Davi, colocar a coroa sobre o rebento que havia prometido o
trono. Sim! Salomão um moço com apenas 17 anos de idade vai ser obrigado a se
assentar no trono não mais como um Vice - Rei, mais como Rei de fato.
Vice Rei?
Note isto: Até então por conta
da debilidade de seu Pai (Salomão), não passava de um Vice – Rei. Veja:
Salomão tinha sido nomeado vice-regente pelo seu pai dois anos antes (1º Cr
23.1).
Mais observe: Sim! Esta atitude em
Davi ao Prometer, e agora colocar Salomão temporariamente em seu trono fazia a
diferença. E essa diferença enquanto não oficializada de fato.
*Adonias tenta usurpa o trono, pois uma
vez sobre ele Salomão não poderia reinar. Para isto se tornar oficial, Davi
teria que passar a ele a coroa real. E como não havia passado.
*Sim! Enquanto isto não ocorria, dava
tempo a Adonias para agir. Mais o trono seria de Salomão isto é fato.
A Visão Do Crônista, dentro desses dois relatos é focado nos regentes do Reino do Sul.
E Como Disse o primeiro deles em
evidencia é Salomão. Veja: Salomão, filho de Davi, fortaleceu-se no
seu reino; e o SENHOR seu Deus era com ele, e o engrandeceu sobremaneira. (2º Cr 1:1).
Assim sendo o livro de Crônicas em sua
segunda divisão: Aloca a história deste regente dos Caps. 1 ao 9. Mostrando com
esmero as façanhas de um jovem Rei, agraciado por Deus.
Em que Deus Beneficiou Salomão?
O Autor do livro revela que este nobre
Rei, reuni o poço faz seu prévio discurso, em seguida acompanhado de todos se
dirige aos lugares altos em Gibeão, onde estava a Arca do Senhor. Local por
tanto tido como sagrada, para Sacrificar, adorar e buscar a Deus (V.3).
Onde ficava Gibeão? Na região do
Gibenitas; como se descrevia este local? (terras altas e compostas de regiões
montanhosas, sim! Os habitantes desta região por conta da aliança que fizeram
com Josué, teriam suas terras sob os domínios Israelitas para sempre).
*Como já disse Região montanhosa, e sob
estes lugares altos, O Tabernáculo permaneceu em juntamente com o grande altar
de bronze durante todo o reinado de Davi. Quando se dirige a tais locais: Salomão
o faz para buscar o seu Deus.
Finalmente hora de falar de Salomão.
Descrição: A adoração de Salomão
em Gibeão confirmou o concerto que unia Deus e a dinastia Davídica (1º Cr
17.7-14), e mostrou que Salomão aceitava as responsabilidades
O que Salomão queria mostrar a Deus?
Sim! Essa atitude mostra que seu maior
objetivo era governa sob a direção Divina (em primeira instância).
O Pedido de Salomão.
Depois de discursar, levar o povo ao
local sagrado, orar e sacrificar. Deus Recebe sua oferta. E lhe aparece em
sonho, lhe fazendo promessa.
O Jovem vai fazer um pedido duplo: Sabedoria e
conhecimento. Essas palavras frequentemente estão em paralelo e,
basicamente, são sinônimas. No entanto, hohmah em
hebraico, traduzida como sabedoria, denota discernimento, geralmente do tipo
espiritual, ao passo que maddá, conhecimento, diz respeito
ao acúmulo de informações ou fatos e seu uso apropriado.
Vamos a um Esboço geral do livro para termos uma
visão melhor destes fatos:
- O REINADO DE SALOMÃO.
O Reinado deste Jovem
se inicia com uma Vice-Regência (1º Cr 23.1). No Segundo relato como já
mencionamos, foi eleito literalmente Rei em lugar de Davi. A História de seu
Reinado neste Livro se inicia e termina de acordo com as referências (Cap.1.1
ao 9.33).
A)- A Coroação de
Salomão. (1.1-17). Como já vimos também deu-se de forma urgente, uma vez que uma
insurgência estava por acontecer sob a liderança de Adonias.
Quando Então coroado
o jovem Rei vai ao povo um belo exemplo de fidelidade quando associa seu
governo a dependência Divina. Como já vimos seu reino vai ser próspero por
conta de seu pedido. Sua fama vai se espalhar fora dos territórios Israelitas,
atraindo reis rainhas e curiosos. Seu Reino se consolida.
B)- A Construção do
Templo. (Cap.2.1-7.22). Ele vai fazer aliança (Renovar de fato). Principalmente com
Hirão Rei dos Sidonios. A Aliança vai resultar no cumprimento da promessa, e do
desejo de Davi, a construção do templo.
A cooperação de Hirão:
Texto: (1º Rs 6.1). A raiz da construção Partiu de um desejo de Davi. Mais caiu sobre a
responsabilidade de Salomão. Neste caso Salomão exímio conhecedor da Sabedoria
divina lhe conferida por Deus, sabia do que realmente precisaria para
finalmente realizar um desejo de Davi, e cumprir os desígnios de Deus para ele.
Antes de falar nitidamente sobre o pedido dele a este Rei, é preciso saber que
portanto a cooperação de Hirão. (Rei dos
Sidôneos): se faria notória e necessária (1º Rs.5)
Enfim o desejo:
Como disse ele Salomão faz aliança com Hirão. E ponhe em prática a
construção do "Mega templo".
Observação: O Reino herdado por Salomão estava em plena atividade, pode se dizer
que era um pequeno império, construído pelo destemido Davi. Um Reino grande e
sem inimigos aparentes, afinal Davi havia abatidos todos. Salomão herda uma
grande responsabilidade, um reino pronto. A Construção desta Obra só vai
ocorrer no 4º ano de seu reinado.
HISTÓRIA:
Sim! No 4º ano de seu reinado, ano de 420 a.C. (No mês de Abril), a obra
tem início (vide cap.6.1). A construção se deu depois de 592 anos da saída de
Israel do Egito, 1.020 anos depois de Abraão ter saído de
"Mesopotâmia".
Josefo é mais contundente ao dizer ainda: Isso se deu 1440 anos depois
do dilúvio.
O mesmo não para até ser totalmente convincente ele diz: "3.102
anos depois da criação do mundo". Vejo nisso a importância que esta
construção tinha para os Hebreus. É importante lembrar que a construção deste
templo foi um desejo manifesto em Davi. E Como se sabe Deus não lhe permitiu a
realização deste desejo, mais conferiu a Salomão. Como já foi visto no quarto
ano de seu reinado Salomão vai iniciar a obra.
O PEDIDO DE SALOMÃO (1º Rs 5.)
Note: o pedido de Salomão moveria dois reinos inteiro no empenha da mega
construção.
-Ele pediu cedros, a madeira mais volumosa gigantesca e preciosa de
todas as regiões de sua época.
E como se sabe: A cooperação de Hirão seria estendida ao que
Salomão precisasse, digo não só o cedro
seria cedido a Salomão, mais na cota veio:
Ouro, bronze, prata, pedras e enfim a madeira de cedro
e sândalos.
Sim! Mais isto ocorreu mediante uma troca justa que assalariariam
os trabalhadores cedidos por Hirão.
*O Salário segundo Hirão seria: - A troca: 20.000 coros de azeite
batido, isto era: 720.000 litros por ano de Azeite.
Sim! Também 20.000 kg de trigo = 700.000 kg por ano. Esta cota era
o salário dos trabalhadores de Hirão.
*No pedido veio também: O Ouro era o mais precioso de toda a
região. O chamado Ouro de Ofir. (2ºCr 8.18).
*Nesta época a nau capitânia já era uma evidencia comercial de grande
porte. E os Sidônios dominavam as naus em mar com grande esmero.
Observe isto: O fato de Salomão renovar a aliança feita com Davi quando ainda
reinava, com os Sidônios só nos mostram seus motivos sendo usados com
sabedoria.
Pois quase tudo o que ele precisaria para a construção do templo estava
naquela região.
Com esta atitude Salomão enriquece ainda mais o Reino.
Apenas para efeito moral: A trajetória de todo material
inclusive, os cedros, eram via mediterrâneo (Mar), sobre jangadas,
(embarcações) com destino a Jope.
Como já disse: Os Sidônios tinham um vasto controle. Desta forma: Os cedros eram
transportados por sobre o mar, até seu destino. Segundo a história nos conta
que eles chegavam ao templo já em condições de uso. "preparados" (1º
Rs 6.7). Onde eram colocados em um templo cuja extensão era de 70 metros
cúbitos de comprimento. Aproximadamente 27 metros. E mais uma altura de 13.50
Mts de altura, e 9 de largura.
Os cedros eram postos em todo ele, desde as poderosas colunas aos
enfeites talhados das paredes. Não havia sequer um lugar no templo onde eles
não estivessem.
OS CEDROS
A madeira do cedro, assim como o cetim, eram talvez as melhores madeiras
de lei da época.
Note: O cetim foi usado para construção do templo móvel (o Tabernáculo).
(Ex.26.15,30). O cedro aqui para enfeite e construção do templo fixo. (1º Rs
6.1).
*Mais o que tornava o cedro especial ao ponto de Salomão solicitá-lo
para usa-lo na construção do templo?
O que a Bíblia fala sobre eles?
1--Eram naturais das terras do Líbano (Is.2.13;14.8;37.24)
2--Eram altos e sublimes (Is. 2.13;Sl.104,16).
3--Encontrados nas grandes montanhas (Is.37.24;1Rs.4.35)
4--Na flora eram conhecidos como: Cedros brancos e cedros vermelhos.
5--Eram vistas ainda como árvores frondosas, por possuírem uma ramagem
formosa. Devido a sua majestosa estrutura, o profeta Ezequiel o comparou a
imponentes colossos de madeiras, dominando as montanhas. (Ez.31.3). Finalmente
o templo vai ficar pronto.
Note isto: A construção
finalmente é consagrada com a presença da glória de Deus no ambiente.
Assim! A casa será chamada pelo nome do
Senhor. Deus estaria atento às orações que se fizessem no local. “E se o meu povo, que se chama pelo meu
nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus
caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a
sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração
deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome
esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração
todos os dias”. (2º Crônicas 7:14-16).
E)- Riqueza e
realizações. (Cap. 8.1-9.28). Aqui O Rei vai consolidar seu lar,
estruturar seu legado e enriquecer ainda mais.
F)- A Morte de
Salomão. (Cap.9.29-31). Antes de Morrer aos 50 anos de idade, Salomão Vai
receber a ilustre presença, vinda sob o fato da fama dele ter chegado ao reino,
a Rainha de Sabá. Riquezas e enigmas vieram com ela. Visto que Salomão
respondeu a tudo, declarou a felicidade dos que sob eles tinham Salomão como rei!.
I.
OS REINADOS DOS REIS DE JUDÁ.
De forma bem alinhada veremos claramente que o
foco destes escritores, seja ele realmente quem for dentro das especulações
citadas, ver-se que o mesmo fez um trabalho minucioso, sobre a questão dos Reis
de Judá. Ignorando fatalmente os Reis do Norte.
Motivo? Não se saber realmente.
Suposição? Sim! Talvez por conta de que a Região Sul
foi vitima sim! De uma insanidade oriunda de Roboão, mais este lado do Reino,
ocupou espaço designado ainda à busca e ao arrependimento. Enquanto que o Norte
desviado desde o primeiro momento as divisão, nuca se acertou com Deus
verdadeiramente.
Porém a figura do Cativeiro seria a forma de
Deus trazê-los, de volta a sanidade espiritual. Por se assim. O Norte fica fora
desta Cronologia real, sulista. Vem conosco vamos conhecer os monarcas desta
rela.
1-
Roboão. (10.1-12.16). O protagonista da
Divisão do Reino.
2- Abias. (13.1-22). Ao contrário de seu Pai, foi um bom rei, pois repeliu a idolatria de Roboão,
guerreou contra o Reino do norte em busca de um repatriamento único.
3-
Asa (14.1-16.14). Um bom Rei seguiu
exemplo de seu pai.
4- Josafá (17.1-21.3). Um Bom Rei, sem
comentários a História deste monarca é realmente nobre. Claro que alguns
contratempo, mais foi o único que evitou literalmente guerrear contra seus irmãos
do norte.
5-
Jeorão (21.4-20). Este nobre monarca vai casar-se com Atalia (depois falarei dela). A união visava uma trégua entre os reinos Norte (Israel) e Sul (Judá
e Benjamim). Mais o tiro saiu pela culatra.
6-
Acazias (22.1-9). Assumiu o Reino após a morte de seu pai, mais seu tempo de governo não
durou, pois fez o que era mau aos olhos do Senhor.
7-
Atália (22.10-23.21). (Uma
regente sob o trono).
É fato que cada um destes Monarcas tem um
realto histórico, bom, ou ruim, segundo a visão do cronista. Porém temos aqui
uma mulher sobre o trono, a pergunta é: Como ela chegou nele? Por esta razão,
sua história já foi ate citado no livro dos reis. Mais quero destaca-la
novamente aqui.
Uma Rainha sem escrúpulos sobre o trono
Judeu.
Sim! Atália era filha de Acabe
(oriunda do Reino do Norte), Rei de Israel e de Jezabel. Casou com Jeorão, Rei de Judá, filho de Josafá.
Objetivo desse casamento?
Sim! Com este
casamento, procurou-se por fim aos conflitos e conseguir uma União Dinástica
entre os reinos de Israel.
Seria um bom motivo:
Porém quando Jeorão (seu esposo morre), seu filho Acazias (também
chamado de Jeoacáz: ‘Em 2º Cr 21:17; 25:23’ e Azarias em: 2º Cr 22.6); sim, ele assume o trono com 22 anos
de idade. No entanto seu reinado foi conturbado e problemático, foi desaprovado
por Deus. Sim! Seu reinado durou um pouco mais de um ano.
*Até que sobre a
Influencia profética Jeú se tornaria seu carrasco, e agente de Deus para dizimar
a casa de Acabe. Logo a morte deste rei foi ocasionada por Deus, haja visto a descendência
de Acabe ser uma perda no sapato do reino do Sul.
Então: Atália, sua mãe que sempre o influenciou
segundo o historiador, diante da morte do filho assume o trono como Regente de
Judá e durante seis anos exerceu seu poder como rainha.
Embora: Veja Bem ela não era considerada legalmente
uma Rainha, mais apena uma Regente do Reino.
Mais acho que ela
mesmo ignorou isso: Pois se achava literalmente Rainha. Sim! Foi adepta do culto a Baal, da
mesma forma que Jezabel. Com isto passou a ser odiada pelo povo e pelos
sacerdotes.
Note isto: Mais antes dela se tornar rainha,
havia uma sentença sobre a sua casa paterna. Sim! Por alguns anos antes, os
profetas Elias e Eliseu já anunciavam o fim da Casa Real de Acabe. A morte de Acazias portanto foi o
estopim, para ela também tentar erradicar a casa de Davi do mapa. Sim! Quando assume o
trono, tentou destruí também da história a dinastia da casa de Davi.
Vamos melhorar isto: Acazias era herdeiro
legitimo da casa de Davi. Com sua ascensão ao trono, casou-se com uma moça
chamada Zíbia oriunda de Berseba, com quem deixou um herdeiro, Portanto Neto de
Atália.
Um Fato o que a impediria de se lançar contra este
rebento? Bom! Sendo adepta da idolatria, e claro a natureza dos Seguidores de
Baal, eram sacrificadores também de vidas humanas. Então subtende-se que matar Jeoás, era apenas um mero acaso.
Note isto: Assim sendo temendo que isto pudesse
ocorrer com o rebento de apenas um ano de vida, uma mulher cujo era Jeoseba,
filha de Jeorão de Judá, (falecido marido de
Atália), escondeu o herdeiro do trono (como já disse: Jeoás).
Assim: Ele foi criado em segredo no Templo
de Jerusalém pelo Sumo Sacerdote Joiadá e por sua mulher. Quando Jeoás tinha
sete anos, Joiadá elaborou um plano para coroá-lo como rei no Templo de
Jerusalém, com a proteção dos guardas reais.
O fim de Atália.
Quando
Atália percebeu o acontecido, foi ao Templo na tentativa de impedir a rebelião,
mas acabou sendo executada no portão dos cavalos junto ao Palácio
Real, por ordem do Sumo Sacerdote Joiadá. Depois disso, é destruído o templo de
Baal e seu altar. Atália foi à última representante da Dinastia de Onri da família
de Acabe. (II Reis 11:1-20; II Crônicas 22:1–23:21).
- Joás (24.1-27). O Rebento de Apenas sete
anos vai esta sobre o trono rela, mais quem realmente vai governar a casa
é o sumo sacerdote Joiada, ate o moço ter idade para governar sozinho.
- Amazias (25.1-28). Bom cada Rei tem uma história marcante segundo relata o cronista. E Amazias de inicio fez o que era Reto aos olhos do Senhor, todavia por agir mal em um momento de sua vida, quase pós tudo a perde. Fica a lição, o coração pode ser terra que não conhecemos mais Deus é aquele que nos sonda, coração e alma são seus terrenos.
- Uzias (26.1-23). Uzias ou Azarias (hebr. עוזיהו) foi o 10º rei de Judá e teria começado a reinar por volta de 829 a.C até 778 a.C. O mesmo foi contemporâneo ao profeta Isaias.
- Uzias possuía grandes qualidades: Grande guerreiro, filho do Rei Amazias, foi considerado um engenheiro de notável saber, uma vez que as armas projetadas por ele arremessavam grandes pedras, e, atiravam lanças.
Foi um exímio conquistador: Possuiu grandes
fazendas, construiu reservatórios de água, fortificou torres e edificou uma
cidade chamada Elate e foi um dos reis que esteve
maior tempo no poder em comparação aos outros 52 anos no total.
Outra grande façanha: O seu exército foi
tão poderoso que a sua fama chegou até o Egito. Em suas empreitadas chegou a duela contra o
poderoso Tiglate-Pileser III.
*Porém nos últimos anos de sua vida,
foi amaldiçoado, com a lepra, A doença mais terrível e temível de época,
ao tentar subverter a lei de Moisés e queimar ele mesmo o incenso no
templo, o que era reservado para os sacerdotes. Sim! Morreu isolado em um
palácio, à margem do poder pois era leproso. Com sua Morte claro um dos maiores
profetas dos tempos Bíblicos vai despertar e se posicionar dentro de sua
chamada, após ser confrontado diretamente por Deus. (Is 6.1-9).
- Jotão (27.1-9). (Tempo de Isaias).
- Acaz (28.1-27). (tempo de Isaias).
- Ezequias (29.1-32.33). (Também no tempo de
Isaías).
- Manasses (33.1-20). Segundo a história assume o
trono com cerca de 12 anos, reina sobre Judá 55 anos. Três fatos estão
ligados a sua historia pessoal:
*1º Foi Rei mau aos olhos do Senhor.
*2º Foi aprisionado por Babilônia,
humilhado.
*3º Se arrependeu, orou e Deus
restaurou seu Reino.
Com esta última atitude baniu a
Idolatria acertou a casa e Morreu com dignidade.
O. Amon (33.21-25). Amom tinha vinte e dois anos quando começou a
reinar, e reinou dois anos em Jerusalém. Ele fez o que era mau aos olhos do
Senhor, como fizera Manassés, seu pai; e andou em todo o caminho em que seu pai
andara, e serviu os ídolos que ele tinha servido, e os adorou. Assim deixou o
Senhor, Deus de seus antepassados, e não andou no caminho do Senhor. Bom! Sua morte foi meio trágica: “E os servos de
Amom conspiraram contra ele, e o mataram em sua casa.” (1º Rs 21.19-23).
P.
Josias (34.1—35.27). Este é outro Rei que
merece atenção: Seu reinado começou aos 8 anos de idade. Pela lógica foi um bom
Rei. Sua História começa a se consolidar quando estava com cerca de 20 anos de
idade. Por sua atitude de ser justo diante de Deus. Foi poupado dos castigos
descritos por uma profetiza cujo era Hulda.
Sim! No 18º ano de seu reinado Josias acha o livro perdido da Lei, foi
orientado a consultar esta mulher (profetiza). Reinou 32 anos, morreu e foi
sucedido por:...
- Jeocáz (36.1-4). Aqui a história dos Reis de Judá começa a tomar outra proporção. Este Rei aqui foi o primeiro a se deportado pelo Faraó Neco e morto no exilo. Depois dele seus irmão irão ocupar a coroa. Nessa ocasião Neco, colocou em seu lugar Eliaquim a quem chamou de Jeoaquim. Ver abaixo.
- Joaquim (36.9-10). É importante saber que Havia um Joaquim governando o reino do norte, porém este aqui é do reino do Sul. E sua história vai esta entre dois conflitos poderosos, do Egito com Babilônia. Finalmente quando babilônia sagra-se vencedora, e começa a caminhar em direção a Judá. Jeoaquim vai cair. Reis ligado ao Cativeiro.
- Zedequias (36.11-21). Cativeiro.
Como foi visto alguns reis
ganharam a atenção apenas para corroborar a autenticidade da História dos
Cronistas. Caso haja interessem em saber mais sobre os demais, deixo por
conta de cada um de vcs.
|
- O DECRETO DO RETORNO DE CIRO (36.22-23).
Esse é o Ultimo episódio do livro. A
história de Ciro foi Profetizada por Isaias.
Note: Como a história dos reis de Judá, se
encerram com a chegada de Nabucodonosor em 586 a.C.
*A historia de Ciro será protagonizada entre 559 e 530 a.C. livro vai terminar com a libertação de
todo o povo: Judeus/Israelitas, voltando para casa.
Por quê? Sim! Reis faz um paralelo
sempre que cita um Rei do Sul, diz quem este reinado no Norte ou vice versa.
Aqui o Cronista é detalhista e não estar preocupado com que esta reinando no
Norte.
Par finalizar a Nação do Norte as 10
tribos desviadas após Jeroboão, será dominada e levada pela Assíria em 722 a.C.
assim sendo o Reino do Sul ainda fica cerca de 100 anos sob os seus domínios
até o ano 609 a.C.Dai por diante por causa das mesma falhas de seus irmãos do
Norte também serão levados cativos para Babilônia. Enfim! É isso.
Pr José Francisco – A DELV/ADEN CORTESIA: SER/SEDUC.
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