CERIMONIA DE CASAMENTO

Inicio da cerimónia:

Entrada: Noivo, Padrinhos, Pais de ambos.

Entrada da noiva: Anunciando a Noiva: Pagens (Crianças). Sim! Momento especial, acompanhada de um fundo musical, ou musica mesmo.

Oficiante (Pastor, ou líder Religioso) saúda a todos: Dependendo do horário: Bom dia, Boa tarde ou Boa noite!

Ante de pedir que os convidados tomem assento dirá:

Agradeço a presença de todos, Pais, padrinhos, parentes e amigos convidados,
em nome dos noivos:___Noivo_____e___Noiva_____.
Estamos aqui reunidos para pedir as bênçãos de Deus para o casal: __Noiva___ e___ Noivo____.

Depois disto convida todos a participarem em concordância da Oração que fará, ou solicitará outro líder presente que o faça:

Lembrando que: Esta deve ser feita agradecendo a chegada dos Noivos no ambiente. E pedindo as bênçãos de Deus sobre a cerimônia.

Feito isto: Convida a todos para uma leitura Bíblica: Textos Preferenciais, a critério: Porém um que geralmente padroniza a cerimonia é este: (Gn 2:18-24).  Observações.

Obs-1: Evitar comentário sobre o contexto é importante, para não tornar enfadonha a cerimonia.

Obs 2: Mais caso não consiga, faça durante a leitura uma sucinta prévia. Lembrando que: o Idealizador da união entre um homem e uma mulher, foi Deus!...Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea...(Gn 2:18).

Obs-3: O casamento é alianhar de acordo, desta forma quem fez esse alinhamento prévio, que se tornaria o foco da vida a dois, foi Deus. Veja: Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.
-E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. (Isto é trouxe a Adão)... (vv.21,22).

A Ele (Deus) seja a glória! Por tão grande beneficio dado a sua maior criação, o homem e a mulher.

Faz uma pausa! Solicita que todos se assentem.

**Dependo da cerimonia durante a pausa: um espaço para uma Musica/louvor/ou declarações entre os noivos.

**Caso não tenha: Retoma a pausa: Para iniciar a Mensagem literalmente. Neste ponto o oficiante pode continuar de onde havia parado ou iniciar uma nova leitura.

A hora da mensagem.

-Pede a atenção de todos, pois esta mensagem esta mais para um aconselhamento entre os iniciantes de uma vida a dois.

Note: "O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor" (Pv18:22).

Observe: que no inicio Deus vai chamar essa mulher de auxiliadora idônea. Salomão aqui vai trata-la como benevolência de Deus. Logo: O casamento deve ser visto como foco de grande satisfação entre o casal.

Tópicos:
1- A alegria de uma vida a dois. (deixará o homem pai e mãe e juntar-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne, ‘Gn 2.24).

Obs: Uma só carne fala-nos de, uma mesma essência, de sentimentos compartilhados, de vida a dois como se uma só fosse literalmente.

Alguém disse: Os acontecimentos especiais se tornam mais especiais quando são compartilhados com quem se ama.

Entenda: É natural do ser humano durante uma cerimonia a dois, solicitar as bênçãos das divindades em quem acredita.
*Essa Ideia envolve crentes, e não crentes. Na maioria das vezes, é Obvio que Deus é o maior foco dessa solicitação. Ter a benção de Deus é essencial. Todos sabem disso.
*Mesmo assim todos sabem que nem sempre o casamento será um ETERNO MAR DE ROSAS! Haverá dias difíceis, de dores e contrições; Foi também por esta razão: Que viu Deus não ser bom o homem viver só.

2- As labutas de uma vida a Dois.

Bom! No inicio tudo será fácil de suportar. As dificuldades irão se adaptando ao estilo de vida que os dois escolherem.

Com o tempo essas dificuldades se tornarão os maiores desafios. Mais pensando nisso a escolha da convivência foi mutua. E deve permanecer mesmo sobre maiores intensidades.

Por quê?

1- Deus deseja que a união do casamento seja forte e de grande alegria.
2- Porém para haver alegria no casamento, em toda tempo, Deus tem que esta (precisa) esta presente.
3- A importância do casamento na visão de Deus.

Obs: Deus idealizou o casamento.

E no futuro nas Bodas de Caná Jesus entraria em um casamento para fazer a diferença. Note: na ocasião o mestre entrou como convidado especial.
E quando faltou o vinho, Jesus providenciou milagrosamente Vinho Novo.
O vinho era visto símbolo da alegria. Ao providenciar Vinho Novo Jesus estava trazendo de volta a Alegria do casamento. E detalhe este foi o primeiro Milagre feito por Ele. Em um casamento!

Vamos melhora isto:

O Casamento é obra de Deus. E Jesus é a alegria deste casamento. Não deixo-os fora da vida de vocês.
Pois quando Jesus está presente: A alegria pode até querer ir embora
(São momentos difíceis em nossas vidas)

3- Casamento é constituição de família.

*E Família é prioridade para Deus. 
*E Deus deve ser prioridade na família.

Para ambos:_ NOIVO__E__NOIVA__ seja Deus prioridade na vida a dois e futuramente com a chegada dos filhos. (Fim da Mensagem).

Pausa para respira: Beber um copo d’água, ouvir uma canção: caso tenha.
Oficiante volta à atenção aos noivos para os votos.

Votos entre o casal.

Primeiro o Noivo: _nome do noivo__: Você se compromete e prometer diante de Deus e de todos os presentes aqui, a tomar:_Nome da Noiva_: como sua legítima esposa, para ama-la, honra-la, respeita-la, consolá-la e conserva-la, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como no sofrimento, e te conservares exclusivamente para ela enquanto ambos viverem, segundo foi ordenado por Deus?

O Noivo Responderá: SIM!

Segundo a Noiva: _Nome da Noiva_: Você se compromete e prometer diante de Deus e de todos os presentes aqui, a tomar:_Nome da Noivo_: como seu legítimo esposo, para ama-lo, honra-lo, respeita-lo, consolá-lo e conserva-lo, tanto na saúde como na enfermidade, na prosperidade como no sofrimento, e te conservares exclusivamente para ela enquanto ambos viverem, segundo foi ordenado por Deus?

A Noiva Responderá: SIM!

Pausa para um momento musical, caso haja.

Cerimonia de troca de alianças.

·       O oficiante pergunta ao Noivo: _Nome do mesmo__: Diante de Deus e destas testemunhas aqui presentes, o que você trouxe como penhor desta cerimonia para: _nome da Noiva__?

O mesmo Olhará para traz, dando sinal da entrada das Alianças.

Assiste a entrada da mesma sob um som musical/ ou literalmente uma musica, até que chegues as suas mãos, e estas serão repassadas ao oficiante.
De posse das alianças o oficiante, pede que todos se ponham de pé. Levanta as mesmas aos olhos de todos faz algumas considerações simbólicas dizendo: o significado da aliança.

Primeiro como: Um símbolo de compromisso. Hoje estas alianças significam um compromisso voluntário, consciente e responsável estabelecido por duas pessoas que se amam.

Depois: Entregue a aliança da noiva para o noivo.
E pedindo: Solicita que o mesmo coloque-a no dedo anelar da noiva, e repita a seguinte frase:Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

Dito isto voltar-se para a noiva:

Entregando nas mãos dela a aliança do noivo, para a mesma proceder da mesma forma que fez o noivo sob sua orientação: colocando no dedo dele a Aliança. E pedindo que repita: “Que esta aliança seja o símbolo puro e imutável do nosso amor”.

*Após este ato pede que ambos assinem a documentação (Ou declaração de casados). Feito isto antes de encerrar: Pergunta se alguém presente discordar ou e contra a cerimônia nupcial de: __Nome dos noivos__! Apenas se necessário achar!

Encerramento da Cerimonia:

Atos finais: Convidar os pais para se aproximarem (se houver como), em seguida peça que todos estendam as mãos em direção aos recém-casados e: faz uma Oração pedindo as bênçãos de Deus pelos noivos (que estarão de joelhos).

Quando os dois se levantarem faz a celebreDeclaração de casados’.

*Na qualidade de ministro do evangelho, Pastor /Bispo/Apostolo/Reverendo (enfim), “eu vos declaro marido e mulher”.

Feito isto dirá ao Ex-Noivo agora marido: Pode beijar a noiva (esposa). Selando a união literalmente.

*Pausa para mais um momento especial, caso tenha.
*Depois em seguida, despede o casal, E Assistindo a saída de ambos do altar.

Bênção final.

Quando o casal estiver no meio do salão e diante dos convidados, chama-os pelos nomes:_Fulano e Fulana__!  Os dois olhando para trás espera o que dirá o oficiante.

Que o Senhor resplandeça sobre vós o seu rosto e vos de a paz. Ou: Que a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, O grande amor de Deus, E as doces consolações do Espírito Santo, Sejam convosco, não só hoje mais sempre”! Amém!

Pastor: José Francisco- Ministro da ADELV.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.