UMA PRÉVIA SOBRE A VINHA DE NABOTE

UMA PROPRIEDADE QUE VALIA MAIS QUE A PRÓPRIA VIDA.


Texto: E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. (1º  Rs 21:1).

Previa: O fato que será apresentado tem como pivores:

1-    Elias – o profeta do Altíssimo.
2-    Acabe - o Rei de Israel.
3-    Jesabel – a rainha, e esposa de Acabe, uma jovem de origem, Siro - Fenícia.
4-    Nabote - o proprietário da Vinha.

Valores:

1- A propriedade cuja vinha desperta em Acabe, um desejo surreal de possessão. 
Veja por si só: Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. (1º Rs 21:2).

Note que em lugar da vinha de Nabote, Acabe lhe promete outra em condições melhores. A Pergunta é: Melhor em que? Se seu desejo vai esta focado na possessão do ilustre fazendeiro?

Bom! Vamos entender esse melhor. Melhor em cuidados, sobre terreno aplainado e sem relevos, ou pedregulhos. Calma! A Vinha de Nabote poderia até não ter os mesmos cuidados, tratos e servos 24 horas cuidando com o mesmo esmero, que os servos do Rei com suas vinhas. Mais uma coisa ela tinha melhor que a de Acabe, sua produção era de causar inveja, e despertar desejo até no mais Nobre senhor do Reino. Que de nobre deixava a desejar.

2- A Lei de Deus, sob a, qual a propriedade estava assegurada como herança Vitalícia a Nabote... Ele faz questão de deixar isto bem claro: Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais... (v.3).
.
Essa Herança estava ligada a Lei do Levirato: (Veja: Lv 25.1: a terra é dada por Deus ao povo... Era uma propriedade perpétua... vv.23-27).
.
Só uma Observação: Se o dono da terra em caso de pobreza tivesse que vender sua propriedade, um parente próximo teria o poder de resgata-la, a comprando de volta. Isto mostra que Deus valoriza sua palavra, pois o povo era peregrino na terra, desta forma Deus deixa claro que; quem é o dono de verdade da terra. Amém!

3- A Justiça de Deus, Esta assegurava e assegura que ninguém fica sem punição, principalmente quando um justo morre por causa de sua fidelidade a Lei de Deus.

A Vinha de Nabote.

Obs: Quando uma propriedade vale mais que a vida. Não nos remete ao plano físico apenas, mais há algo muito maior que a própria vida. Que faz a vida ter sentido, ter razão para ser vivida. A afirmação de Nabote: Não te darei minha Vinha... (v.6). Mostra-nos seu Zelo, não só porque era sua propriedade, mais porque Era uma herança de Deus, lhe passada de geração por geração... (cf v.3).

*O Reconhecimento de Nabote, da a Acabe, uma lição de valores e respeito à vontade de Deus. Aleluia!!!
.
Veja isto: Paulo nos da um exemplo melhor, para esta compreensão quando, diz que o viver para ele, era Cristo, logo morrer, se constituía um bem maior que a vida (Fp. 1.21); Ainda que alguém pudesse ou ousasse tira-la. Nada o afastaria de seu objetivo de fidelidade. Sim! Nabote também vai esta na mesma direção desta afirmação.
.
Ainda falando de Paulo: Noutra ocasião quando o instigaram a não ir a Jerusalém, ele disse que iria, pois o que motivava sua vida e lhe dava sentido era a vontade de Deus. (At 21.13).
.
*Note mais uma vez: Que Nabote não vai esta distante desta realidade também. Veja suas palavras neste sentido: Guarde-me o Senhor... (v.3)!
*Assim começo a entender por que tanta fidelidade em assegurar-se da propriedade, sabendo que a mesma estava debaixo da soberana vontade de Deus... Então o que a valorizava era a vontade Soberana.
.
Obs: Assim como Paulo nos faz enxergar que o que recebemos do Senhor, é mais precioso que a vida limitada deste plano físico, terreno.
*Vemos no Exemplo de Nabote que a herança dada por Deus é maior que nossa vontade. Amém!

O Local da plantação:

O Texto vai dizer que era próximo ao Palácio de Acabe, logo de sua janela real o mesmo tinha a visão mais esplendorosa de uma plantação que era maior e mas ofuscante que as suas.
.
Porém o fato real do terreno não eram os melhores, em consideração aos terrenos dos vinhedos de Acabe bem tratados e cuidados. Já falamos sobre isto.
.
Mais o assunto merece um pouco mais de atenção: A terra tinha suas intempéries; mais nem isto foi capaz de impedi-la de gerar tamanha beleza; nem os pedregais em seu solo, a fizeram esmorecer sua força produtiva.
Ao ponto de atrair a atenção real do Rei, motivado pelo desejo de possuí-la.

Acabe era o típico Rei desviado dos valores de Deus. Que ignora a Lei do Levirato em todos os sentidos para tenta possuir o que nem ele tinha o direito.
Pois era ir contra uma vontade maior que a sua. A De Deus pautada na Lei. A mesma Lei que condenava, quem ousasse possuir as posses de outrem...

A decepção do Rei.

Volta para casa frustrado, desgostoso indignado, choroso, deitou-se sem comer. Ver-se que tamanha era sua frustração... (1º Rs 21.4).

A Intervenção de Jezabel:

 A Rainha Vendo a dor de seu Marido, toma-lhes as dores, e resolve agir. Após ouvir Acabe, a mesmo o aconselha a alimentar-se, e descansar, que ela se encarregaria do caso... (vv.5-7).

Uma rainha astuta e maléfica.

Se apossando do sinete real, escreve cartas e as sela com o selo real de Acabe. Na sua carta solicita um Jejum do povo e dos Anciões. A prática era comum pois tendia a revelar se Nabote era ou não culpado.

Veja isso: Agindo de forma aparentemente legal, ela aponta em Nabote uma culpa pela dor de Acabe, ou seja, Afrontar o Rei, era auto condenar-se a morte, segundo o laude da Lei (vv. 9,10).

Ela se apropriou legalmente de todas as informações necessárias para que não houve, nenhuma revogação no caso. Sim! Mais para que a culpa Fosse Real seria preciso testemunhas. Neste caso Jezabel se encarrega de Comprar filhos de Belial para serem tais testemunhas contra Nabote... Sob esta culpa, o mesmo não escaparia da condenação e do apedrejamento.

Nabote Morreu inocente.

Acabe se apropria da vinha tão desejada.
Suma: Acabe e Jezabel, Mentira, Roubaram, mataram, acharam que tudo estava bem. Porém não contavam que a justiça de Deus, viria, contra eles.

E a vez de Elias. Desce Acabe esta tomando posse da vinha de Nabote.
A Justiça de Deus pesou e causou na morte de Jezabel, Acabe se arrepende e Deus lhe da uma oportunidade. Mais sua tendência maliciosa em fazer o que era errado vai leva-lo a morte, mesmo assim.

Suma: Nada escapa da justiça. A Vinha era de um servo fiel. E Deus julgou sua causa. Assim como julga as nossas se formos fieis a Ele mesmo sob a ameaça da morte. Amém!

A Nossa propriedade é valiosa porque tem como Senhor e salvador Jesus. Amém!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

PRÉVIA SOBRE: HAMARTIOLOGIA.

O Líder segue padrões.