O SEGREDO DE UMA ALIANÇA Segundo a BÍBLIA.


TEMA:
REATANDO A ALIANÇA COM DEUS.
Base: (2º Cr 7.14).
Introdução:
Estamos diante de um contexto histórico de uma importância surreal. Digo quase incapaz de se imaginar.

Por quê? Sim! O Conteúdo desta prévia versa tratar nada mais nada menos que o Episódio conclusivo do Mega Templo.

Sim! Cujo desejo havia nascido no coração real de Davi, e por determinação Divina dada a Salomão o direito de vê-lo erguido.

Note: Salomão vai vê o desejo de seu pai Davi se realizar em suas mãos. A forma como se aplicou para realizar a obra. A Dedicação a busca e o vasto empreendimento, em uma aliança com  Hirão Rei dos Sidonios (Cap.2), fizeram de fato o templo ser concluído.

Note comigo (2º Cr 3.1; 1º Rs 6.1). Salomão esta no auge de seus 21 anos de idade. *Idade onde o sacro conceito Judaico/Israelita, assegura a maior Idade aos seus filhos. *Dentro deste período que seria o 4º Ano de seu Reinado, Toma a decisão de realmente realizar, o que seria em primeira mão um desejo de Davi, mais que ganhou proporções Divinas, quando se descobre que a planta do mesmo foi dada pelo próprio Deus

Logo: Salomão compreende que estaria realizando uma obra proveniente das mãos de Deus. Coisa linda!!!

*Depois da decisão descobre-se um  Salomão focado. Note que o mesmo já havia pedido a Deus sabedoria para governar. (Cap. 1.7ss).
As forças de Salomão e sua Riqueza foram motivos de admiração por diversas nações, foi justamente esta confiança e poder adquiridos que responsabilizam o jovem monarca a tomar a iniciativa de construir o legado de seu Pai. ‘um templo para o Deus verdadeiro do seu povo’.

*Como já foi citada a aliança com Hirão (Cap.2) vai leva-los a começar os preparativos e iniciar literalmente a construção do templo. (Cap.3).  Sim! Ainda no mesmo capítulo nos é revelado aparti dos (vv. 10ss), a beleza interior do mesmo, sob figuras ilustrativas, de querubins, meramente ilustrativas nada mais que isto. Sob a visão do (Cap. 4), a visão que temos é Faraônica.

Observe: Os Capitulos 5,6 e 7 são uma sequencia de fatos interligados.

A obra é terminada no Cap.5. Salomão Reúne o Povo, monta um Altar sacrificial, não há duvidas que sacerdotes e cantores tais quais Asafe e outros não estivesse ali. Pois era um dia inigualável na história do povo era a inauguração do Templo. Veja: v. 1 a obra chega ao fim.
V. 2 . a convocação maciça do povo.A tenda da congregação onde a Arca era posta é trazida ao santo templo. A mesma é posta no Templo. E um romper de louvores é visto e o povo todo em uma só voz unindo-se aos instrumentos; bendiziam e louvavam a Deus.
Tão grande foi à força da adoração que a uma nuvem encheu a casa, os sacerdotes não conseguiam ficar de pé diante dela. (vv.13,14).

Movido pelo grande poder que descia sob o templo:

No (Cap. 6), ele esta se dirigindo ao povo, abençoando-os e em seguido entra em um processo de oração.

Sim! Esta iniciativa seria em razão da grande comoção que invadia seu Reino, o mesmo aparti daquele momento teria um TEMPLO totalmente dedicado a Deus.

A revelação do Altar.

Note: percebe-se que este estava já erguido. E vai ser literalmente visitado por Deus aqui Cap. de número 7.

A nuvem estava sob a tenda da congregação deixando os sacerdotes impossibilitados por tamanha gloria que os invadia.
Agora seria a vez de toda a congregação sentir o peso da gloria nas mais distantes localidades de onde assistiam a grande festa.

Vem comigo: Primeiro a glória desce no templo. Do templo será distribuída as congregações depois do sacrifício ter sido aceito.

Chegamos ao Ápice da construção. O templo é concluído. Desde o capitulo 5.
Mais o que nos chama a atenção aqui, três coisas:

A Primeira: Tendo acabado de Orar... (v.1). Salomão vai visualizar:
  1. Fogo desce do Céu direto sobre o holocausto, consome o sacrifício.
  2. E a Casa se enche de glória.  Sim! Havia dentro do templo um poder tão sobrenatural que era impossível adentrar no recinto.
  3. De joelhos e rostos em terra. Ver-se: Adoração e Louvor ao nome de Deus.

A Segunda: Salomão oferece um sacrifício a Deus que foge dos parâmetros da mera igualdade comum da Lei. Acredito que tal iniciativa o leva a um nível onde para ele Deus merece muito mais que o mero corriqueiro e normal.

Adoração não estabelece limites. Quando a intenção é pura e santa é magnífica. Sim! Salomão esta adorando e nos ensinando que Deus esta acima de tudo que se pode oferecer a Ele. O Maior presente que um homem e uma mulher poder da a Deus, é sua adoração e fidelidade.

A Terceira: A Aliança do Senhor com Salomão.

  1. A casa é de Deus.
  2. Deus a escolheu para efetuar nela seu nome.
  3. E por meio dela faz uma determinação:
  • Primeira: Se o meu Povo...
  • Segunda: Que se chama pelo meu nome...
  • Terceira: Se Humilhar...
  • Quarta: E orar...
  • Quinta: E me buscar...
  • Sexta: E se converter...
  • Sétima: Então Ouvirei dos céus...
  • Oitava: Perdoarei os seus pecados...
  • Nona: E sararei a sua Terra.

Estarei atento, com meus olhos e ouvidos a toda oração que se fizer neste lugar. (V.15).
Porque escolhi e santifiquei este lugar (v.16).
Fixarei nela meus olhos...
Mais sito seria até onde o povo estivesse andando em sua presença.
Porque no primeiro momento que se desviassem desta promessa, desta aliança, Deus mesmo destruiria o templo e o tornaria uma desolação e espanto para quem o viu em toda sua gloria.

Conclusão: Uma coisa que Deus não tolera: É a quebra de suas alianças.
Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TÚNICA DE JOSÉ

A MOBILIZAÇÃO DE ASA

QUANDO O SENHOR NOS TROUXE DO CATIVEIRO